Saudações Lia, seja bem vinda.
Eu sugiro que você não vá para Machu Picchu com toda a sua bagagem. Os hostels de Cuzco já estão pra lá de acostumados com viajantes que decidem pernoitar em Águas Calientes e por isso têm esquemas para guardar as bagagens dos hóspedes. Combine isso logo no momento do check in e veja se eles cobram alguma taxa, mas mesmo que cobrem vai valer a pena desembolsar uma pequena quantia. Estar com toda a sua bagagem em Águas Calientes se torna uma dor de cabeça desnecessária, leve apenas o essencial em uma mochilinha.
A franquia de bagagem de mão permitida para a viagem de trem com a Peru Rail é de 1 mala ou mochila com no máximo 5kg e 157cm total entre a soma do comprimento, altura e largura. Não é permitido deixar a bagagem nos acessos, bancos ou portas de emergência dos trens.
Caso você leve uma mochila ou mala que ultrapasse as medidas estipuladas para Bagagem de Mão a política da Peru Rail é essa:
Bagagem de até 10 kg por pessoa a qual irá em um vagão de carga a parte. Tudo o que ultrapasse este limite de peso a Peru Rail irá cobrar diretamente na estação de trem de Águas Calientes a tarifa de US$ 1.80 por kg extra.
E de Águas Calientes para Puno você precisa pegar o trem de Águas Calientes até Ollantaytambo, de Ollantaytambo para Cuzco pegar o ônibus ou van e de Cuzco para Puno pegar um ônibus.
Muitooo obrigada!!