Venho retribuir toda a ajuda que consegui por aqui planejando minha viagem. Moro em Maringá - PR, e fui sozinho de férias para San Andres. Espero que este relato possa auxiliar alguém, de alguma forma. =)
SP - Bogotá: 6 horas de voo com a LAN, tudo ok. Desci do avião e fui pra imigração, lá me perguntaram minha profissão, para qual cidade eu iria e onde eu iria ficar hospedado. Perguntas respondidas, o cara me deu um papel carimbado e pronto. Fui até a Aerocambio para comprar COP para pagar o hostel, a cotação estava 1.850 para dolar e 760 para real (eles trocam real de boa).
Bogotá - San Andres: na passagem dizia que o embarque seria no terminal internacional, mas isso não é verdade, o voo saiu no terminal doméstico! Na sala de embarque o pessoal da LAN armou uma fila para preencher um documento e pagar a taxa de entrada em San Andres (se não me engano COP 23.000 aceitos APENAS em COP). 2:30h de voo, tudo ok. Desci do avião e mais uma imigração, entreguei o documento que preenchi, cadastraram no computador e depois peguei um taxi para o hostel (El Viajero). O taxi saiu COP 11.000, mas não é necessário.. o El Viajero fica a 1km apenas.
Obs: os papéis pegos na alfandega de Bogotá e de San Andres devem ser apresentados na volta, portanto guarde-os em um local seguro.
O hostel (El Viajero): assim que cheguei acertei o restante da reserva, mas um outro brasileiro que chegou comigo acertou só a metade do que faltava, sem problemas nenhum.. da pra negociar tranquilo. Achei o hostel excelente, o staff é muito simpatico e bem atencioso, quartos limpos com armário para guardar bagagem, ar-condicionado e cofre (fiquei no misto para 8 pessoas). O café da manhã é firmeza (pão, manteiga, bolo, geleia, sucrilhos, leite, suco, iogurte) e tem até uma torradeira pra esquentar o pão. Recomendo o El Viajero e voltaria com certeza.
Vista do bar do hostel onde rola o café da manhã
Acuario + Jhonny Cay: COP 19.000 em um único passeio
Acuario é onde voce pode mergulhar com snorkel e lá tem vários peixes (mas achei que teriam mais) e ainda pode ir caminhando até Rose (ou Haynes) Cay, uma ilhazinha bem perto e bonita. A lancha fica lá umas 2 horas e o cara chama com um megafone o nome do barco pra ir embora para Jhonny Cay.
Jhonny Cay é uma ilha que fica bem de frente com a praia do centro de San Andres, e realmente é bem bonita. Lá tem lugar que faz comida por COP 20.000 o prato.
Rocky Cay: é uma ilhazinha com um navio afundado, na frente da praia de San Luis, onde voce consegue ir caminhando da praia até ela uns 700 metros com agua até a cintura. Da pra ir de onibus (passagem custa COP 1.600) até San Luis, só pedir para o motorista ou algum simpático morador no onibus te avisar onde é a entrada para Rocky Cay.
La Piscinita: COP 2.000 para entrar, é um paredão com uma parte para mergulho onde tem muitos peixes. Legal para fazer mergulho com snorkel!
West View: COP 3.000 para entrar, é identico a La Piscinita, porém bem mais fundo e tem um trampolim e um escorregador (e bem mais gente).
Todos esses passeios eu fiz nos 4 primeiros dias, mas os únicos que necessitam de um dia exclusivo são Acuario + Jhonny Cay (sai as 09:00 e volta as 16:00) e Cayo Bolivar (sai as 08:00 e volta as 17:00). Se voce tiver apenas 4 ou 5 dias, da pra alugar o carro de golf e conhecer, por exemplo, La Piscinita, West View e a praia de San Luis tudo no mesmo dia, sem pressa.
Cayo Bolivar: não fui, mas quem foi disse que é bonito.
Manta Raya: não fui, mas que foi disse que é bem legal.
Hoyo Soplador: não fui e não falei com alguem que foi.
Nos outros 5 dias da viagem, passei a viver um pouco mais da experiencia do povo da ilha. Voltei a San Luis outras 2 vezes de onibus (uma pelo litoral e outra pelo centro da ilha), fui muito a praia do centro (Peatonal / Sprat Bight) que é muito bonita e tem um lugarzinho mais afastado bem tranquilo.
A ilha possui estrutura completa para turista de todos os bolsos e gostos, seja alimentação, hospedagem, passeios, etc. Tem mercados e se quiser economizar da pra comprar e levar pra cozinhar no hostel de boa.
As lojas lá realmente são mais baratas, principalmente óculos, perfumes e algumas marcas de roupas. Comprei na La Riviera e President.
Utilizei o VTM em vários lugares e consegui sacar sem problemas também.
Consegui sacar direto da conta corrente (BB) em COP pelo caixa do Banco Social, sem problemas nenhum, só tive que ligar no banco e habilitar essa operação.
Comprei pesos no Aeroporto com dolares, levei o VTM com dolares e saquei COP direto da conta corrente.
San Andres - Bogotá - SP: no aeroporto de San Andres precisei carimbar um dos papéis para isentar o imposto de quem fica mais que 3 meses na colombia, foi na hora do check-in mas nao teve problema nenhum. Despachei a bagagem e retirei apenas em SP, tudo ocorreu normalmente.
Viajar sozinho é uma experiencia muito válida. Lá fiz amizade com argentinos, brasileiras, alemãs, chilenos, americanas, colombianas.. basta ser simpático, educado, humilde e perguntar o que não sabe, assim tudo irá dar certo! San Andres de longe é o lugar mais bonito que eu já conheci até hoje.