Fizemos esta viagem em janeiro/2012 e estou aqui repassando algumas informações sobre o parque, assim como dicas e fotos.
Saímos de Campinas em um grupo de quatro pessoas com destino a Maceió. Partimos para a divisa AL/PE e de lá seguimos finalmente no dia 11/01 rumo a Arcoverde (pegamos a BR-232 sentido Caruaru e seguimos até Arcoverde) pois tínhamos reservado um hotel lá (decidimos não ficar em Buíque ou na Vila). Chegamos a tarde, umas 17h, então decidimos conhecer um pouco de Arcoverde e seguir cedo no dia seguinte para o Parque.
De Arcoverde, segue-se pela PE-270 até Buíque. A estrada está reformada, sem buracos e novinha em folha!
De Buíque até a Vila do Catimbau (entrada do parque) é uma estrada de terra batida, tranquila pra andar, mas sempre devagar. (+- 10km)
Fizemos 2 dias de trilhas: 12/01 e 13/01.
No primeiro dia (12) chegamos cedo a Associação dos Guias do Parque. Ela é bem fácil de achar na Vila (fica na praça) e os guias são gente boa e conhecem bem a região. Contratamos para os dois dias um guia chamado José Pereira, que foi super atencioso, ele segue o seu ritmo, sem correr ou atropelar nada do que passamos.
Vi aqui mesmo no mochileiros que a melhor data para se ir pra lá é em janeiro, pois não chove e não corremos risco de ficar preso na estrada de terra. O nosso guia falou que em junho e julho é tranquilo pra ir, diz q faz mais tempo nublado, chove um pouco e que até ajuda a andar na estradinha de terra que liga Buíque a Vila.
1° dia - 12/01 - Trilha do Canion, Trilha das Umburanas e Igrejinha
Caminhada tranquila, sem muitas dificuldades. Chuva leve no fim da tarde, só pra refrescar um pouco.
Ficamos no Hotel Olho D'Água dos Bredos, em Arcoverde (+ - 25 km de Buíque) e pagamos R$ 120,00 (quarto duplo) com café-da-manhã.
2° dia - 13/01 - Trilha da Casa de Farinha, Loca das Cinzas, Torres e Lapiás
Caminhada mais pesada, demoramos quase 4 horas para fazer todas. Nas 2 primeiras temos inscrições rupestres datadas entre 2 mil a 6 mil anos atrás. O Zé Pereira disse que em 10 anos de parque, fomos o 2° grupo a fazer estas 4 trilhas juntas.
Uma percepção que tivemos sobre o Parque: ele tem 10 anos, mas ainda falta uma estrutura melhor. Falta divulgação para aproximar turistas e organização.
Foram apenas 2 dias no Parque. Aprendemos muito sobre a região e com certeza voltaremos mais e mais vezes!