Olá
Acabei de voltar de viagem, depois de passar por torres del paine e buenos aires. Gostaria de contar como foi, mas depois de toda tragédia, é meio triste fazer isso.
Passei 7 dias fazendo o circuito completo. Foi bem tranquilo. O tempo estava ótimo, uma raridade pelo jeito. não peguei chuva em nenhum dia! O pântano do inicio do paso não existia, estava seco! Isso foi bom, pois esse clima permitu ver tudo: o glaciar inteiro, o vale francês inteiro, as torres, o caminho do seron. Infelizmente isso também contribuiu para propagar ainda mais o fogo...
Só não foi melhor porque minha câmera pifou. acho que foi o frio. deixei ela solta na barraca a noite e deu nisso... Fiquei inconsolável durante boa parte do trajeto ...
No último dia, indo do los cuernos para las torres vi a fumaça do incêndio. Parecia que estava entardecendo, às 12:00h! Depois cheguei a ver cinzas voando! Por sorte minha, era meu último dia. mas o cenário era desolador. Mal se podia ver as montanhas...
Dicas que posso dar:
O acapamento coiron está fechado. No mapa da CONAF ele nem aparece. mas você pode ficar lá. é só uma clareira na beira de um riacho, não tem nem indicação. Ouvi uma história de que tinha uma praga de ratos nesse camping, mas comigo não passou nada.
Não se aflijam de fazer sozinho o caminho. é muito fácil encontrar pessoas. E mesmo que não ache, é muito legal andar sozinho também. Fui sozinho fazer o percurso completo. E já de cara encontrei uns israelenses e segui junto. depois de 2 dias encontrei 2 brasileiros e terminei o trajeto com eles.
Não achei o paso assim tão difícil. tudo bem, peguei um tempo ótimo. com chuva deve ser bem pior... mas mesmo assim.
O que é de matar é a descida depois, até o campamento el paso. não é tão rápida não.
Para quem vai fazer o w, por favor estique a caminhada, vale muito a pena. Seja subindo do grey até o campamento el paso, ou indo até o seron.
Indo até o campamneto paso se encontra mirantes sobre o glaciar que são geniais. O caminho até o seron, é um dos mais lindos que já vi. Foi uma das coisas que mais gostei no parque.
só o w realmente é muito pouco.
Achei o parque meio largado. Vi muitas pessoas fazendo fogueira onde supostamente não podia. Senti falta de uma orientação firme na entrada do parque, sobre o que podia e o que não podia ser feito.
abraços