Bem, cheguei ontem de Cuba. Passei 5 dias em Havana somente. Aqui vão algumas informações e um relato de parte de minha viagem.
TARJETA DEL TURISTA: Pode ser comprada no Brasil, no guichê da Copa Airlines. No Rio de Janeiro, quando fui fazer o check in, perguntaram se eu já tinha a tarjeta. Como não tinha, comprei ali mesmo por 35 reais.
SEGURO SAÚDE: Não me pediram, mas é sempre bom levar.
ASSÉDIO: 95% dos cubanos que te abordarem, irão ofercer algo. No meu primeiro dia andando sozinho pelo Malecón, um músico cubano me abordou e foi caminhando ao meu lado, mesmo eu não querendo. No final, depois de rejeitar rum, charuto e até o próprio fumo, ele pediu 5 CUC's.
DINHEIRO: Euro é a melhor opção. Assim que cheguei, troquei a 1,32 CUC's.
ESTADIA: Quem não quiser ficar em casa particular, indico o Hotel Saint Johns. Fica em vedado, a 2 quadras do Malecon, na rua do Hotel Nacional. Fiz a reserva direto do Brasil e paguei 272 reais por 5 dias, já com a taxa do Decolar. Se eu fosse pagar lá, seria quase o dobro. É um ótimo hotel, barato e muito bem localizado.
ALIMENTAÇÂO: Na rua desse hotel, tinham várias opções, mas eu comia no Le Cortijo. Grande variedade de pratos, de 4,50 e 8 CUC's. Tomava Cristal e Bucaneo a 1 ou 1,50 CUC's.
TAXI: Aeroporto - Vedado custou 25 CUC's.
No mais, ia a pé para todo lugar. Vez ou outra um cubano abordava, mas era só dizer que não queria charuto e agradecer, que eles se afastavam. Quando sabem que você é brasileiro, sempre falam das novelas. Enfim, um povo muito simpático e uma bela cidade.
Algumas fotos de Havava: