Olá, dia 07/09/2011 também subi à cratera do Vila Rica. Confesso que os guias não são nada carinhosos, mas concordo que a atitude deles seja meio severa pois a maioria das pessoas que tentam subir são muito fracas fisicamente, não praticam esportes, tem problemas de saúde, não estão acostumadas com temperaturas negativas. De 3 equipes que tentaram escalar, só uma de estranjeiros (pela metade) chegou ao topo e eu que estava junto com as duas equipes de desistentes. Para alcançar o outro grupo, que distava a mais de uma hora de escalada tivemos duas parada de 5 minutos em 2 horas. Andando a passos largos os alcançamos na cratera. As condições são severas e arriscadas. Quanto mais os guias estiverem próximos uns dos outros, melhor, pois significa ajuda em algum caso de acidente caso haja. O guia é responsável pelo grupo, e um acidente pode acabar com a carreira/emprego dele.
Depois de chegar ao cume, o guia estava super gentil, muito amigável inclusive fiz aula de ski com ele mesmo no dia seguinte.
Entenda que toda a suposta ignorância é para o bem de todos, e escalar o Vila Rica não é para qualquer um. Se não está acostumado com isso, não tente!!!! Se o tempo não estiver muito bom, não tente!!!
Quanto mais as pessoas desistirem, melhor será, pois os guias irão ganhar a mesma cota sem ter que passar por todo o trabalho de chegar ao topo.
As agências não estão nem ai para as pessoas que acham que conseguem escalar. O que importa é ganhar o valor que pagamos e que não é pouco (cerca de R$140,00).
Ainda assim, sugiro o passeio, é muito bom. Faça exercícios, prepare-se, suba morros, Pratique esportes!!!
Recomendo o guia Jorge. Trabalha nas agencias Araucania e Florencia que ficam no centrinho de pucon, pelo número 460 da avenida principal.
Abraços
Ricardo Mazin