Não me lembro do nome das empresas de ônibus. A maioria provavelmente nem site tem. O que eu fazia era chegar em um lugar era ir perguntando como chegar a outro, com antecipação e confirmar. Muitas vezes não tem rodoviária. Muitas vezes para chegar no lugar que eu queria tinha que trocar várias vezes de ônibus e esperar. Para outros lugares tinha que chegar até um certo local de ônibus ou van para depois chegar de carona. É bom perguntar para onde o ônibus/van/camionete/carro vai e não se ele vai para tal lugar, se não eles te enganam e te levam pra outro lugar. Não aconteceu comigo, mas aconteceu com outras pessoas que eu conheci.
Também tem algumas cidades/lugares que já têm tudo mais organizado. Depende do que você quer ver/fazer.
No Lago Atitlán na Guatemala, a gente pode chegar na cidade de Panahachel e depois ir em barcos pequenos para as cidades que ficam ao redor do lago.
Dos países que eu visitei, o que eu mais gostei foi a Guatemala, pelo povo, pelas ruínas maias e por lugares de natureza muito lindos! Principalmente Semuc Champey, próximo a cidade de Lanquín (onde tem uma pousada muito boa pra ficar do lado de um rio!) e Laguna Lachuá, além é claro, do conhecido Lago Atitlán. Não cheguei a ir, mas dizem que Rio Dulce também é muito bonito.
IMPORTANTE na América Central: Cuidado com o troco! Inúmeras vezes me devolveram o troco errado, pagando qualquer coisa. Cheguei a ficar puto, pois isso acontecia muito!!! Mas não houve maiores problemas. Eu dizia que estava errado e eles me davam o que deviam na mesma hora. Só que fica aquele clima ruim dos caras sempre querendo fazer a gente de bobo.
Acontece de os motoristas de transportes quererem cobrar "preço de estrangeiro" (mais caro), mas isso não existe. Basta falar que você vai pagar o que todos estão pagando que eles aceitam.
Eu contei umas coisas pra ter atenção quando for para a América Central. Depois posso contar de coisas legais para fazer! Qualquer coisa deixa mensagem. Tenho prazer em ajudar! Gosto de lembrar dessa viagem, pois foi a primeira que eu fiz sozinho. Conheci, aprendi muitas coisas e principalmente, essa viagem confirmou e solidificou meu espírito viajante.
[]s
BRuno