"CUIDADO! corta como navalha, literalmente."
Repito essa frase sempre que entrego minha Mora nas mãos de alguém.
Para quem se pergunta o que uma faquinha tão simples e barata, com aparência de faca de cozinha tem de tão especial, aqui vai a opinião de quem está usando duas delas há algum tempo.
Por dois motivos:
1) Porque corta MUITO!
Facas Mora fazem com excelência aquilo que se espera de uma faca: Cortar!
2) Porque respeitam seu bolso, custam pouco(menos do que uma Tramontina, como alguém já citou aqui neste tópico)e oferecem muito por ele.
Posso enumerar outros motivos, como leveza, conforto de empunhadura, simplicidade, versatilidade,serve para tudo, das tarefas mais pesadas como rachar lenha, até tarefas de precisão, como entalhar madeira, ou cortar couro ( é especialmente competente para entalhar madeira), facilidade de afiação,ótima retenção de fio,ser recomendada por alguns dos mais conhecidos instrutores de Bushcraft, como Cody Lundin ,Mors Kochanski e Ray Mears. Mas os motivos principais são os dois primeiros.
Tenho uma Classic original Mora of Sweden, aço carbono. É minha companheira para todos os momentos outdoor.
Minha esposa tem uma Clipper, aço inox Sandivik, muito cortante, boa retenção de fio, ótima faca de cozinha e aceita também trabalho pesado.
Uma coisa interessante, não só das Mora, mas de todas as facas escandinavas é o tipo de fio, chamado Scandi Grind, essa é a grande sacada.
O fio Scandi consiste de apenas um fio principal, ocupando mais ou menos um terço da largura da lâmina e se estendendo até o Gume, sem fio secundário.
Isso torna ela fácil de afiar usando qualquer ferramenta de afiação plana, como uma pedra, tocando todo o fio ao mesmo tempo na pedra, da linha de cintura até o gume. assim o desgaste na lâmina vai ocorrer uniforme, sem mudar o ângulo do fio scandi até o fim da vida útil da faca, por mais gasta que ela esteja.
Na faca da minha esposa, de aço inox, eu usei muito a chaira, o que acabou provocando um desgaste grande na lâmina (ela é macia, 57 HRC), criando um indesejável fio secundário e mudando o ângulo de corte, fazendo com que ela perdesse o fio de navalha, que só retornou depois que acertei o fio Scandi na pedra.
Gostei tanto delas, que aposentei minha Cold Steel SRK e pedi para um amigo trazer mais uma dos EUA, modelo Classic Original, de aço laminado, e algumas pederneiras de boa qualidade, da marca Firesteel.com. Quando chegarem vou testar elas com com as pederneiras para ver se geram bastante faísca e outro dia posto minha opinião.
Grande abraço a todos.