Boas noites!
Obrigado pelas informações, pessoal. Quanto ao passeio de Islas Flotoantes, sei que sai de Puno, eu queria saber é se dar pra fazer tudo num dia só (Isla del Sol manhã, ir para Puno no almoço e fazer o passeio das Islas Flotoantes à tarde, retornando no pôr-do-sol para ir para Arequipa. Mas é claro que isso vai ficar muito corrido, mesmo porque não deve ter jeito de ir de Copa para Puno no exato horário pra encaixar as duas cidades num dia só, e também não sei qual o tempo que se gasta neste trajeto). Copacabana de fato fica meio deslocada neste roteiro que é um pouco apertado, mas não queria abrir mão da cidade não. De Puno não faço questão (inclusive do passeio das Islas Flotoantes), o problema é que não há modo de ir para Copa sem passar por ela, e ainda tem o problema da fronteira, que pelo que vi aqui fecha às 17 horas (é isso mesmo?).
Opa Luiz! Então, seu site tem muita coisa boa, vai ajudar bastante com alguns detalhes que ainda não tinha pensado. Há voo para Arequipa sim, é o mesmo voo de Cusco, em verdade, que faz escala em Lima e depois para em Cusco e Arequipa (e vai para Santiago, se não me engano). Mas acho que vou preferir chegar por Cusco mesmo; tem o fato de que 15 de agosto (chego no Peru dia 14) é aniversário de Arequipa, e pelo que vi em relatos aqui a cidade vira uma festa mas também uma confusão. Talvez seja melhor chegar lá quando a festa já tiver terminado (dura uma semana).
Oi Gustavo. Obrigado, um dos tópicos que mais utilizei para montagem do meu roteiro foi o seu mesmo... Como ele anda? Daquele jeito que está no tópico?
Trota, valeu pelas dicas, cara. Esse esquema da viagem Cuso-Puno pela V.I.P. eu certamente vou levar em conta, parece bom de fato. Sobre esse esquema em Cusco, em estava pensando em fazer sim, só que na volta de Machu Picchu. Faria assim: depois de voltar de MP, dormiria em Ollanta, aproveitando para ver a cidade à noite e no início da manhã. Aí pegaria esse ônibus para Urubamba, e lá tentaria arrumar (ou em Ollanta mesmo) um jeito de ir nas Salinas de Maras, pode ser nesse ônibus que você fala, que sai para Cusco. O foda é saber os horários, pra ver se encaixa num dia só... Tem que saber direitinho porque ir pra estrada na raça contando que vai passar um bus é osso! Alguém sabe se dá pra fazer esse roteiro? Acho que vi um relato aqui no site de um tour combinado em Ollanta... É fácil esse esquema?
Ah, e pode deixar que eu aviso pra MP sim, hehehe.
Por enquanto, o roteiro ficou assim:
14/08 - São Paulo - Cusco. Chego à tarde, descanso e conheço um pouco a cidade à noite.
15/08 - Cusco - citytour
16/08 - Cusco - Vale Sagrado - Ir para Ollanta para pegar o trem para Aguas Calientes.
17/08 - Acordar bem cedo para subir para Machu Picchu. Noite em Ollanta.
18/08 - Tentar tour em Ollanta para Maras e Tombomonchay (ou ir no ônibus que vai para Uruamba). Voltar para Cusco e passar a noite lá.
19/08 - Embarcar para Puno pela manhã (ônibus turístico, VIP Travel). Passar a noite em Puno (esse esquema que está ruim...)
19/08 - Ir para Copacabana logo cedo. Passar o dia lá e dormir na cidade.
20/08 - Isla del Sol. Voltar a tempo de voltar para Puno (qual o último horário da saída do ônibus de Copa em que consigo atravessar a fronteira?). Em Puno, embarcar para Arequipa à noite.
21/08 - Arequipa - Dia livre
22/08 - Canyon del Coca
23/08 - Canyon del Coca
24/08 - Volta Arequipa - São Paulo.
Uma outra possibilidade de roteiro, que talvez pudesse me ajudar nesse problema com Copa-Puno, é o seguinte (e peço a ajuda dos colegas): Em vez de ir de Cusco a Puno, ir de Cusco direto para Arequipa, passar lá os três dias programados, depois ir para Puno, viajando à noite, chegar pela manhã e ir direto para Copacabana, ficar lá os dois dias (um para a cidade e outro para a Isla del Sol, onde poderia ficar o dia todo sem preocupação) e no terceiro ir para La Paz (vi no fórum que são cerca de 3 horas de viagem), de onde eu voltaria a São Paulo. Sai um pouco mais caro vir de La Paz, mas talvez valha a pena. Principalmente se a viagem de Copa a Puno for muito longa (não sei), porque aí eu economizaria o tempo de um trajeto destes. O que acham?
Obrigado pela colaboração de todos!
Abraços,
Leo.