Gente, fiz uma viagem para Foz e CDL no fim de Abril e lá vai um breve relato para ajudar os próximos viajantes:
Dicas gerais:
Vá o mais cedo que puder pra CDL. Se puder chegar lá as 7h tá ótimo.
Concentre no que você realmente quer, lá tem muita coias, e se você perder 2 minutos pra ver cada coisa que achou legal vai ficar lá um mês.
Pegue um mapa com a localização das principais lojas, evite ao máximo pedir informação/parecer perdido. Caso não tenha outro jeito tente um policial (artigo meio raro, mas enfim)
Compre uns Guaranis tbm. Em CDL tem uns supermercados, é legal curtir um pouco da cultura dos caras. Cervejas diferentes, comidas, guloseimas. Aproveite que está na chuva e se molhe
Sempre peça descontos. Não vai ganhar sempre, mas não custa nada tentar.
E mais algumas coisinhas...
- Troque dólares lá: Você sempre ganha uns centavos de vantagem, e isso dependendo da quantidade pode fazer uma boa diferença.
- Travessia da ponte: É indiferente. Pode ser de ônibus, a pé, moto taxí... A pé é rápido, pois frequentemente tem congestionamento, mas dependendo do horário pode ser perigoso (pouca iluminação, a ponte é estreita). De ônibus o fiscal entra e da uma olhada por cima nas coisas de todos. Sacolas maiores ele manda abrir, se achar um eletronico sequer manda descer e declarar. Moto taxi atravessa tranquilo e as chances de ser parado são bem pequenas.
- Compras: Vá com sua lista pronta e vá nas lojas já recomendadas aqui. Não tem mistério. Dica: Não fale com vendedores de rua!!! Um "não, obrigado" já pode ser motivo pro cara te seguir quadras e mais quadras incomodando. Diga apenas NÃO e nem olhe mto para o que ele tiver oferecendo.
- Lojas: Shoping Del Este, bem na entrada é bom mas um pouco caro. Nave, Monalisa, Macedonia são equivalentes. Todas boas, se tiver tempo faça uma pesquisa antes da compra. Casa china é ótima. tem muita coisa. Mega, Dien, Master 10, Compubras... Todas boas tbm. pesquise e encontre o melhor preço. se for em lojas menores ou camelos peça desconto, muito desconto. Eles costumam colocar o preço das coisas lá em cima, pra ver se tem sucesso, se tu não cai na deles o valor vai caindo. chore bastante que dá resultado.
- Duty Free: Nada de mais. um pouco mais caro que as lojas paraguaias, mas muito mais tranquilo para comprar. É como um shopping de qualquer grande capital do país. tem degustações de vodkas, cervejas, whiskies... É bom, mas é mais caro.
Não banque o esperto com a receita. Falamos tão mal de políticos e cia, então não é correto que tentemos tirar vantagem e passar um monte de tralhas. Comprei um Playstation, camera, celulares e declarei tudo.
No aeroporto TODAS as malas passam no raio x, se há algo suspeito mandam você tirar todas as coisas e ai pode dar merda.
Fiquei em Foz, no Hostel Paudimar Campestre: Ótimo, embora seja um pouco distante. Lá no tópico de Foz vai ter mais informação a respeito
Acho que é isso. Qualquer coisa perguntem!!!!