Em BsAs de 31/1/2011 a 4/2/2011.
Assim que cheguei fiz o cambio no Banco Nacion (acho que o nome completo é Banco de la Nacion). Para quem não sabe; saindo do setor de desembarque, entrando o salão principal, dobrar à direita e logo encontrarás o La Nacion. Em 31/1 fiz o cambio a $2,40. Deveria ter feito todo o cambio alí pois para trocar reais em casas de câmbio no centro tem que levar o passaporte (ou algum outro documento que a imigração te dá no aeroporto comprovando o controle de sua entrada no pais).
Passados alguns dias precisei de dinheiro e passando por uma agência do HSBC usei meu cartão de débito Visa Electron para sacar uns $300. O HSBC me cobrou uma taxa de $16,08 e fez câmbio de $2,31 (piada, né). Em outro dia, estando no centro, achei a casa de câmbio MultiFinanzas (Sarmiento 448, tel: 5217-2900 - www.multifinanzas.com.ar). Ofereceram cambio a $2,43. O cambio dava uns mil pesos e fui logo avisando que não queria nota de $100, mas não consegui mer livrar de receber um punhado das de $50. Eu deveria ter verificado cada nota de $50 - veja na net uma imagem das notas de pesos, as mais altas, $100 e $50 tem uma linha vertical de um filamento prata tracejado e deve ter a marca do rosto da "personalidade" qdo exposta à luz. Resultado, alguns dias depois recusaram uma das notas de $50. A nota falsa, não continha esses 2 itens que relacionei acima.
Ah, também para evitar os golpes dos taxistas, eu gastei uns 20 minutos, no total, em 3 idas à banco para trocar as notas de $50 por notas de $20 e $10. Por conta do exposto acho que teria aproveitado melhor meu tempo se tivesse feito o cambio todo na chegada no La Nacion.
Ah, também fiz algumas compras usando o cartão de débito HSBC sem problemas. O único senão é que em muitas lojas (e restaurantes mais simples) eles só aceitam "efectivo" - o nosso "em espécie".