O CARA FECHOU O GUICHE NA NOSSA CARA! Ai ele e 2 “seguranças/carregadores” que tavam lá falaram que não tinha mais passagem, que era impossível comprar passagem. Bateu o desespero! Ia ter que ficar preso naquela cidadezinha sem nada, só com o dinheiro que tinha conseguido trocar com umas mulheres na fila da imigração. Que que eu ia fazer???? Pior era que eu sabia que a galera que tinha chegado lá uns 5 minutos antes de mim tinha conseguido comprar a passagem.
Nisso os 2 seguranças vieram de mimimi, falando que eles conseguiriam colocar a gente dentro do trem, era só a gente deixar um documento com ele e pagar uma caixinha. Por sorte eu tinha lido sobre um caso semelhante por aqui onde um cara teve que dormir no vagão restaurante no meio da noite qnd lotou o trem e sabia mais ou menos como ia funcionar. Contei pra minha prima e pros 2 caras que tinham dividido o taxi com a gente e tavam sem passagem, perguntamos pra eles se não perderíamos os assentos durante as outras paradas e eles prontamente disseram que não... SAFADOS! Bem, era isso ou ficar preso La em Puerto, e isso ninguém queria....
Rodoviária de Puerto Quijaro
Aceitamos e na hora do embarque entregamos pra eles nossos RGs (E O DESESPERO???) e pagamos uns 10 reais de caixinha cada um. Nossa sorte foi ter acordado o preço da passagem igual ao que tava tabelado pq os negos de dentro do trem queriam cobrar mais uma grana nossa!
O trem em si é um espetáculo a parte, velho e sujo. Fomos num dos mais baratinhos, sem ar condicionado. Cara, SE PREPARE. Leve comida, bebida e algo pra fazer. Fiquei muito angustiado no trem, a paisagem não muda e não chega perto nunca, vc começa a ficar meio desesperado qnd vai vendo o quanto andou (tem plaquinhas com a kilometragem) e a hora.
Imagem do trem
Vista do trem as 12h
Vista do trem as 19h
As pessoas do trem são bem curiosas, em todo lugar que para tem gente entrando e vendendo de tudo, desde água em garrafa de refrigerante, refrescos, pães aos tradicionais pollos com papas. Me arrisquei num refresco e em alguns pãezinhos, torcendo pra não começar a viagem com a famosa dor de barriga que da em todo mundo que vai pra esses lados. Vale a pena experimentar as comidas, entretanto.
A viagem seguiu tranquila. Encontramos uma familia de peruanos/brasileiros que moram em campo grande que vão pra Cusco todo ano e eles falaram que demos sorte por o trem estar meio vazio, normalmente é super lotado. Falaram que isso devia a nova estrada que tinha sido construida e que agora onibus faziam esse percurso com bem mais segurança e conforto.
Vale lembrar que dezembro de 2011 e janeiro de 2012 era a época do Michel Teló, tinha algum desgraçado com o celular tocando a viagem inteira. Numa parada grande que tem por lá ouvimos até "Ai se eu te pego" em "boliviano", muito engraçado. haeuhaeueuahehau
Nessa parada grande da pra comprar água de verdade, refrigerante, cerveja e uma comida. Só tem que ficar esperto pq roubaram chinelo e baralho que uns brasileiros deixaram no trem.
Bem, a noite foi chegando ai amarramos todos os nossos pertences pra não roubarem e resolvemos dormir.
Quando é umas 3h da manhã sou acordado aos berros e aos cutucões, sem entender nada!