Concordo com tudo que foi dita aqui pelo pessoal.
Mais tempo no Atacama.
Em Cusco, no dia que for para Aguas Calientes, faz o passeio do Vale Sagrado...
Nesse dia vc faz o tour que passa por Ollantaytambo. Ai, ao inves de voltar com o onibus pra Cusco, fica em Ollanta e pega o trem de la pra aguas calientes. Dorme em aguas calientes e acorda cedinho pra aproveitar Machu Picchu. Ai, nesse mesmo dia, ja pega o trem de volta pra Ollanta.
Realmente nao tem mt pq ficar duas noites em Aguas Calientes. Alem de MP, tem la os termas, mas não acho que seja fundamental visitar não.
Outra coisa: acho que vale mais pegar o trem de volta para Ollanta do que para Cusco. Ai vc salta em Ollanta e pega uma das vans que deixam em Cusco. Sai mais barato e mt mais rápido.
NAO DEIXE DE COMPRAR OS TICKETS DE TREM COM ANTECEDENCIA. COMPRE PElA INTERNET ANTES.
Nao sei se vc já planejou legal a visita a MP, mas eu compraria antecipado também para subir a WaynaPicchu. Vale a pena. TEM QUE COMPRAR ANTECIPADO TAMBEM.
O ideal é comprar a subida de 10:00hs da manhã. Ai vc chega cedo em MP, faz o tour guiado (fundamental para entender as coisas, senao vc vai achar so legal um monte de pedra empilhada, mas nao vai entender td o significado).
O Tour vai de 7:00 ou 7:30 ate as 9:30. ai vc parte para WaynaPicchu. Quando descer de WaynaPicchu ainda tem umas horas para explorar Machu Picchu por conta própria com calma.
Ate ano passsado, so quem tinha Bradesco conseguia comprar o ingresso de MP/WP pela internet pelo site do governo peruano. Mas comprei por uma agencia que indicaram aqui no mochileiros e foi tudo certo. Cobram uma taxa, mas vale a pena pagar. Dá pra parcelar também a compra. Os caras mandam por email os tickets. Foi tudo certo. E vc pode pegar o ticket e confirmar no site do governo peruano que está tudo certinho.
Se nao tiver hospedagem em Cusco ainda, sugiro ficar no Loki. Tem td tipod e quarto... desde bemmm confortaveis e privados (niveld e hotel bom, mas com preco mais alto) até quartos compartilhados e bem baratos. O bar é bem animado e até melhor que as boites em Cusco. Ou seja, da pra compartilhar festa e animacao com momentos de descanso... E lá msm eles ajudam bastante em programar os passeios. Vá a moray, pisac e tds as ruinas... se tiver com tempo, faca tambem o free walking tour que eles oferecem diariamnete. nao é nadaaaa assimmm de surpreendente, mas pra comecar é bom. faz uma boa introducao da cidade e cultura quechua. Mas se tiver com pouco tempo, vá so nos passeios principais.
Abs.