É isso aí Tomita.
Hoje tenho 33 anos. Trabalhei numa empresa por 15 anos aqui no Brasil. Sou formado em ADM, mas não consegui sucesso na minha carreira profissional. Para se ter uma idéia, eu saí desta empresa com um salário de R$ 1.200,00 (15 anos de empresa heim!). Fiz muita coisa lá, sempre fui elogiado, sempre vesti a camisa. Fui funcionário exemplar e respeitado por todos nesta filial. Fiz vários testes p/ vagas na matriz, mas em todas fui recusado. Pedi demissão e saí "nú com a mão no bolso". rss
As coisas tbm não está fácil aqui no Brasil, tentei achar emprego por 4 meses, e por salários ainda menor do que recebia. Fiz algumas entrevistas mas tbm não fui chamado.
Dizem que sou doido por ter pedido demissão, mas não me arrependo nem um pouco. Eu poderia me aposentar lá e me contentar, mas não era o meu destino.
Em meio das dificuldades em arrumar emprego aqui, meu tio me sugeriu que eu fosse pro Japão. É isso aí, com crise ou sem crise. Sou solteiro, não tenho filhos, porque não ir? Não é verdade?
Não estou indo só pelo dinheiro, ainda pq realmente não se ganha mais como antigamente. Estou indo pq tbm quero aprender o idioma, vou levar dicionários. Quero conhecer o Japão tbm, acho que não precisa gastar muito para conhecer lugares. Sei que tem muitos lugares p/ gastar uma grana boa como: parques, esquiar, comprar tecnologia, etc. Nada contra blz? Mas prefiro algo mais simples como: visitar um templo, tirar fotos de tóquio, ver se a areia da praia é escura mesmo, ver as lindas cerejeiras (sakura) no inverno, e etc.
Pretendo ficar lá por 3 anos, e quando voltar quero estar pelo menos falando nihongo. Vou ter muita coisa p/ colocar no meu currículo e voltar a concorrer no mercado de trabalho do Brasil.
Sinceramente, acho que preparar a mochila e encarar a vida dura aí no Japão é como encarar o Monte Everest. Uma experiência e tanto, encaro desta forma.
Acho que se olha a vida de 2 formas. Lado bom e lado ruim. Se ficar olhando só o lado ruim a gente cria o próprio inverno na nossa vida.
Gostei muito do seu relato, parabéns e felicidades.