Amigos apreciadores de Atins , boa noite.
Meu filho e eu estivemos nos Lençóis Maranhenses duas vezes, sendo que na última esticamos até Atins, por Barreirinhas.
Nossa, foi a melhor esticada da minha vida até hoje! Sofremos pra chegar, primeiro porque não havia transporte regular aos domingos (e era, mas felizmente um funcionário de pousada conseguiu pra nós uma toyota de linha, extra!), segundo porque por terra (ou água? rsrsrs...) sacode demais e a gente corre o risco de atolar (ou naufragar) e precisar de resgate, dependendo da época (nas duas vezes fomos em época de pouca chuva, terceiro trimestre do ano).
Até 2009 havia poucas opções de pousada, ficamos na Filhos do Vento: arrumadinha, café da manhã simples, perto da foz do Rio Preguiças, donos simpáticos e atenciosos, mas os pernilongos e os ventiladores vagarosos (energia muito oscilante) nos incomodaram bastante à noite.
Em um único dia, munidos de um quadricilco pilotado por um superhipermegashow de guia local, conseguimos fazer excelentes passeios, desde a manhã até o anoitecer: 2 lagoas, cachoeira do bonzinho, canto da Luzia e camarão do Antonio, praia, igarapé, restaurante do Pedro Bruno p/ combinar o jantar e pôr do Sol na foz do Preguiças, ufa! À noite, o superhipermegashow nos conduziu ao jantar, um delicioso e enorme filé de robalo grelhado.
No dia seguinte, pela manhã, a pé (sem o superhipermegashow, infelizmente), voltamos aos igarapés c/ amigos turistas. Antes, porém, fomos conhecer o Rancho do Buna, considerada a melhor pousada da região (e parecia ser mesmo!). Almoçamos comida simples, mas saborosa, na nossa pousada, arrumamos as malas e fomos embora p/ Barreirinhas pelo Preguiças, por lancha voadeira (com direito a uma parada pra banho em Caburé), que nos deixou no cais central da cidade, de onde subimos até a avenida principal e pegamos o ônibus de volta p/ São Luís.
Enfim, 2 dias e 2 noites em Atins nos renderam imagens e passeios maravilhosos, que jamais esqueceremos. E o superhipermegashow? Hoje somos + do que bons amigos kkk!