Membros Rafael Toledo Postado Dezembro 19, 2011 Membros Postado Dezembro 19, 2011 (editado) [align=]Do dia 8 ao dia 11 de Dezembro, eu e um grupo de mais 4 amigos passeamos por Presidente Figueiredo (km 106, BR-174), passando por diferentes corredeiras e cachoeiras, acampando e nos aventurando para conhecer belezas remotas por trilhas e ramais. Dia 1 O passeio começou na quinta, com saída de Manaus às 11 horas, chegando a Presidente Figueiredo (PF) às 13 horas, a primeira parada foi no CAT (Centro de Atendimento ao Turista), onde informam as possibilidades de visitação das diversas atrações da região e viabilizam contato com guias, agências de turismo e de esportes radicais. [col]|[/col] De antemão possuíamos um pré-planejamento, portanto, já saímos do CAT acertado com um guia para no dia seguinte nos levar à cachoeira do Nevoeiro, e com o contato da Acqua Ventura - agência que exerce atividades radicais como boiacross, caiaque, voos em paramotor e afins. Às 14 horas partimos do CAT em direção a Lagoa Azul - uma peculiar Lagoa, que possui a coloração azul esverdeado alterando de tom de acordo com sazonalidade climática, situada no km 120 da BR-174, dentro de uma comunidade que agora não recordo o nome, mas de fácil acessibilidade -, quando entramos na comunidade, percorremos 8 kms de ramal até chegar no intencionado sítio, porém ao descermos do carro recebemos a infortuna notícia de que a lagoa azul estava seca por esse período, recomendaram visitá-la a partir do fim de Janeiro. Como a lagoa fica dentro de um sítio, o dono cobra o valor de 5 reais por pessoa. O tempo passou e como já eram umas 15 horas, resolvemos ficar pelas redondezas e conhecer o paredão das Lajes, área próxima da corredeira da Lajes, km 113 da BR-174, onde acamparíamos a primeira noite. O paredão é bastante visitado para prática de rapel. O camping custou 15 reais por pessoa, particularmente não recomendo o lugar, ainda mais se comparando com outras áreas de camping em PF, o lugar possui pouca área para banho e o campo de montagem da barraca e rede era bem restrito, e, mesmo acampando somente o nosso grupo, ficamos num lugar que era rota de migração noturna dos morcegos e do lado de uma árvore atolada de lagartas de fogo hahahaha. [col]|[/col] [col]|[/col] Dia 2 O segundo dia, todos acordamos às 6hrs para nos preparar e encontrar o guia às 8hrs na frente do CAT. A partir de lá, o guia seguiu de moto até o sítio, no qual inicia a trilha, e nós o seguimos atrás de carro. A entrada da trilha do Nevoeiro inicia num sítio no km 51 da AM-240, a estrada da AM começa no km 103 da BR-174. São 8 kms de trilha selva adentro, levamos 1 hora e 50 minutos para fazer o trajeto numa caminhada contínua e moderada. A trilha é bem conservada, tem momentos largos e estreitos, e, no caminho, ainda vislumbramos sapos-folhas e macaco-aranha. E sim, após todo o trajeto, que pode ser árduo e cansativo, é uma experiência ímpar de poder sentir a atmosfera da floresta - no fim do arco-íris chegamos ao pote de ouro. Observações: a entrada cobrada é de 5 reais por pessoa, e o custo do guia foi 100 reais para o nosso grupo de 5 pessoas. [col]|[/col] [col]|[/col] A cachoeira do Nevoeiro é a mais alta da região, com seus grandiosos 35 metros, e também a mais longa das trilhas de PF. Repousamos por umas 2 horas e depois retornamos mais uma vez para a longa caminhada, finalizamos próximo das 15 horas, todos já bem exaustos, e seguimos para o nosso próximo acampamento: a corredeira dos Pássaros no km 13 da AM-240. Para o dia seguinte já acordamos, com agência Acqua Venture, um passeio de caiaque - uma dica: aproveitem para fazer a ligação quando estiverem próximos do centro da cidade, porque nas regiões afastadas não há sinal de celular. A cachoeira dos pássaros é um lugar muito bonito, bem infraestrutura, e ainda com bastante verde, mantendo a região próxima à corredeira bosqueada. Tivemos um atendimento bem atencioso. O valor cobrado para camping é de 15 reais por pessoa, a área é ótima para se banhar, nadar, sentar próximo da cachoeira... possui também tirolesa por 5 pila e restaurante, não é dos mais baratos, mas acessível. [col]|[/col] [col]|[/col] [col]|[/col] Dia 3 No sábado, como havíamos combinados com o pessoal da acqua venture às 12 horas, estendemos nossa estadia no Pássaros a manhã inteira, e quando saímos fomos direto para PF encontrá-los na agência, num corredor da cidade que antecede a corredeira de Urubuí. Nessa parte tivemos um mal entendido com os caras, achávamos que o valor referente ao caiaque seria 100 reais para o grupo, porém quando chegamos lá, nos fora esclarecido que o valor era individual para um passeio de 2 a 3 horas, contudo o preço do boiacross era de 20 reais por pessoa. Então, optamos pelo boiacross - a única possível para os nossos bolsos naquele momento Mas aí, como eles já tinha armado o passeio e também queriam fazê-lo, os caras resolveram nos ofertar um promocional do caiaque para o grupo inteiro por 100 reais - para conhecermos a primeira vez e divulgarmos a aventura - entretanto, esse valor é realmente inviável para os caras, as despesas de logística são bem custosas. Os instrutores são o Herman e o Camarão, ambos atenderam nosso grupo com bastante atenção e boa vontade, com certeza os recomendo. E para andarmos de caiaque íamos, mais uma vez, nos aventurar para uma região remota e pouco visitada, o passeio é introduzido na cachoeira do Natal, um belíssimo cenário e uma das cachoeiras mais largas de PF. O deslocamento até esse ponto de partida é de 10 km de ramal - que inicia na própria cidade e um tanto dificultosa para um carro popular comum, com vários trajetos empoçados de lama e desnivelados. Fora as batidas no carro - que no caso promocional, tive que usar o meu - foi bem divertido por remeter a sensação de rally, esse percurso de 10 km pelas obstruções levou mais de meia hora. Chegamos já na cachoeira de Natal por volta das 14h30, lá colaboramos para a arrumação de todo material: os caiaques, material de segurança (capacete e colete), remos e afins; depois de descermos tudo do ponto em que estacionamos até a corredeira, fomos orientados sobre como controlar o caiaque e também os procedimentos caso alguém caia. [col]|[/col] [col]|[/col] Descemos a corredeira por duas horas e, nesse meio, conhecemos a cachoeira do rio branquinho, que tem duas quebras de um metro e meio, e foi possível descê-la de caiaque. A sensação de andar de caiaque é muito legal e animador, isso sem contar as dezenas de visões lindas que tivemos a oportunidade de contemplar fluindo com a corredeira. Em relação ao perigo, acho um tanto atenuado pela facilidade de retornar ao caiaque caso ele seja inflável e pelos materiais como o colete que lhe força a boiar. [col]|[/col] [col]|[/col] A aventura finda numa prainha que fica num sítio, lá tem um cara na espera, que vai levar os motoristas até o ponto onde eles deixaram o carro, e depois os motoristas buscam o restante do pessoal no sítio para voltar à cidade. Devido alguns incidentes, que atardaram nossa saída, só chegamos em PF por volta das 20 horas, todos já exaustos e em êxtase pela experiência. De lá, todos rumo a última pernoite no camping da cachoeira da Porteira, km 13 da AM-240. Dia 4 O último dia foi mais sossegado e um tanto relaxante, em tom de despedida de PF, a porteira indubitavelmente é um dos lugares mais bonitos da região, possui uma infraestrutura inferior a dos pássaros, porém conta com uma vasta área para acampar e montar rede, é um lugar bem tranquilo. A porteira possui duas regiões de queda d’água e várias partes para banhar e refrescar, mais uma elevada pedra de uns 5 metros, que possibilita um grande salto numa parte bem profunda da corredeira. Finalizamos a viagem saindo da Porteira meio dia e retornando para Manaus. O preço para acampar assim como as demais é de 15 reais por pessoa, as fotos seguem abaixo. [col]|[/col] [col]|[/col] Observações Presidente Figueiredo conta com dezenas e dezenas de atrações (cachoeiras, corredeiras, grutas, esportes radicais), desde as mais conhecidas e fácil acesso até as afastadas que necessitam de experiência e levam alguns km de trilha. O CAT dispõe de valiosas informações que podem ser usadas para planejamento do que pretenderem fazer. A disponibilidade do guia e a prática de esportes como caiaque, boiacross, rapel são viáveis e de preços acessíveis; muitos desses esportes são exercidos em lugares belíssimos e variados, podendo ser acordado entre você e o instrutor. O custo da nossa aventura foi moderado, resultando em torno de 200 reais por pessoa, englobando gastos com alimentação, combustível, bebidas, gelo, camping, guia e o passeio do caiaque. Tentamos fazer algo econômico com as nossas possibilidades e e ainda mantendo um nível de conforto legal. Qualquer questionamento pode ser feito aqui pelo fórum mesmo, que respondo o que souber, e espero que o relato ajude mais e mais pessoas a conhecerem a região incrível de Presidente Figueiredo no Amazonas. abraços! lol:[/align] Editado Janeiro 24, 2014 por Visitante Citar
Colaboradores psoares Postado Dezembro 22, 2011 Colaboradores Postado Dezembro 22, 2011 Caraca mano, bacana o teu relato, também ja fiz um relado aqui no site sobre figueiredo so que so foi de dois dias e para as cachoeiras mais conhecidas a Cachoeira da Neblina ou nevoeiro é um sonho que pretendo realizar em maio. Ja tinha me informado sobre os valores do passeio de caiaque e confesso que achei caro 100,00 por pessoa, e é dificil encontrar alguem que queria pagar esse valor pois não tenho coragem de ir somente eu e minha namorado com pessoas desconhecidas para um lugar desabitado. Parabnes pelo relado e obrigado por divulgar. Citar
Membros Rafael Toledo Postado Dezembro 23, 2011 Autor Membros Postado Dezembro 23, 2011 Oi Ricardo, que bom que você gostou e espero que ele possa te ajudar a conhecer mais de Presidente Figueiredo, também já havia lido seu relato, e achei muito bom, e é mais legal que também ajudamos a divulgar sobre as possibilidades de visitação em Presidente Figueiredo que sofre de bastante de carência informativa como demais localidades belíssimas desse Amazonas. Te recomendo muito a ir em Neblina (ou Nevoeiro? n sei qual o nome oficial) você vai sentir um impacto maior do que a cachoeira de Iracema, Neblina não é tão larga como Iracema, porém é mais alta, e fora que depois de quase duas horas de caminhada em mata fechada, encontrar algo assim torna mais impressionante ainda. Conversando com o guia, ele me informou que Neblina é a maior trilha que eles tem na região, entretanto tem outras cachoeiras que também necessitam de um longo percurso de 4 a 5km como Salto do Ipy (km57, am240) e Sussuarana (em Balbina), e falaram que Sussuarana é belíssima , uma cachoeira alta e quebra em 3 níveis, a estou mirando. Em relação ao caiaque, realmente é salgado o valor, mas como relatei, pelo o que foi necessário fazer, considero justo o preço, e se você tiver a oportunidade, te recomendo concerteza, porque pra mim foi a primeira vez e achei uma daquelas experiências foda na vida, pois todas as horas que você fica navegando o que é muito legal só como esporte, você também fica em contato com região quase intocável com aquela flora ao redor do rio. E assim, achei os cara muito bacana, eu e o meus amigos tivemos um tratamento muito bom. Abraços! Citar
Colaboradores psoares Postado Dezembro 23, 2011 Colaboradores Postado Dezembro 23, 2011 Me responde uma coisa, como é a estrutura para camping na Cachoeira dos Passaros a pesar de ja ter ido la não me ligei em buscar essas informações, la tem banheiros e chuveiro para bomar um banho de manhã? Também ja houvi falar nas cachoeira do Salto do Ipy e Sussuarana, pelo que eu sei a cachoeira do Salto do Ipy não necessita de guia, ja a de Sussuarana precisa, ja me falaram de varias cachoeiras, infelismente como vc disse é dificil encontrar informações, quando estive disse isso ao guia, nos tempos de hoje presidente figueiredo não ter uma pagina na internet que mostre todas as cachoeiras chegar a ser um absurdo. Mas é assim mesmo tu ja mostrou alguns lugares que eu não conhecia e que pretendo conhecer. Abraços. Citar
Membros Rafael Toledo Postado Dezembro 23, 2011 Autor Membros Postado Dezembro 23, 2011 poisé, nos pássaros tem banheiro, mas é só aquele cubo e a privada, e nd de chuveiro... lá também tem restaurante. e a estrutura para camping, ele tá montando agora uma área mais apropriada para barracas, porém ainda assim como n tem tanta procura para dormir, sobra bastante espaço que dá pra fazer isso, fora que é possível dormir nas próprias tendas que tem por lá com a rede. Citar
Colaboradores psoares Postado Dezembro 23, 2011 Colaboradores Postado Dezembro 23, 2011 Po vc tomaram banho de água gelada na corredira de manha cedo? sinistro Citar
Membros Rafael Toledo Postado Dezembro 23, 2011 Autor Membros Postado Dezembro 23, 2011 esse parte que é a melhor ;D, banho pra acordar a alma Citar
Colaboradores psoares Postado Dezembro 23, 2011 Colaboradores Postado Dezembro 23, 2011 kkkkkkkkkkkkkk, deve ser mesmo. Citar
Colaboradores psoares Postado Fevereiro 1, 2012 Colaboradores Postado Fevereiro 1, 2012 Ai Rafael como vcs chegaram a cachoeira do Natal, foi no carro de vcs mesmo? se não, tu acha possivel chegar em um carro 1.0? Citar
Membros rute.nobre Postado Agosto 6, 2016 Membros Postado Agosto 6, 2016 Tenho uma dúvida: no Camping Porteira pode fazer fogo pra assar carne? Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.