Ir para conteúdo

Atins

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Oi Luca, eu já fiz esse passeio tb, e conheci o cara de jaca, muito gente boa, mas fiz o passeio com o amigo dele e guia Maduro, me hospedei em Atins, muito melhor que ficar em Barreirinhas, fiquei na pousada Sol do Atins, muito boa, indico porque além de um ótimo custo benefício a dona da pousada é muito gente boa, a Cris, fui por indicação e gostei muito, e indico tb, o site deles é www.pousadasoldoatins.com ela me indicou o guia, passeios, tudo bem legal, as lagoas estão cheias, ta muito bonito os Lençóis, show de bola, fora a praia que é uma delícia e deserta, fiz kitsurf, muito bom tb, pra quem gosta do esporte lá é um ótimo lugar por causa dos ventos e a praia é muito grande, são quilômetros de praia, ai da pra se divertir, a pousada fica a uns 200 metros da praia, ai fazia kit todo dia qd não fazia passeio nos Lençóis.

• 3 semanas depois...
  • Respostas 78
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Colaboradores
Postado

frlcosta,

sinceramente, acho a travessia Atins-Santo Amaro IMPERDÍVEL. Na minha opinião, é o melhor jeito de conhecer os lençóis.

Se pra vc fica caro assumir o guia sozinho, entra em contato prévio com algum deles e tenta entrar num grupo já formado, daí barateia os custos.

Quanto à alimentação, fica sossegado, porque é muito tranquilo. O guia te pergunta na véspera o que vc quer comer e vc escolhe (sempre tem arroz, feijão, macarrão, farinha/farofa, salada e fruta). Faz um estoque de frutas e leva no caminho, daí vc não sente fome! ;)

Abraços,

Ana

• Membros
Postado

Bom tarde galera, to com minha passagem comprada pra sao luis, chego dia 12 e vou direto pra barreirinhas, fico 3 dias e duas noites la, podem me indicar passeios por aquela regiao?

Os passeios que sao feitos por Atins e Santo Amaro da para fazer saindo de Barreirinhas ou é necessario eu me hospedar nos locais para poder curtir os passeios? Se for necessario me hospedar tem meios de levar malas e bagagens?:

Desde ja agradeço a ajuda.

• 3 semanas depois...
  • Membros
Postado

Estou chegando no aeroporto de são luis dia 31 de julho 2h da manhã. Alguém mais vai neste horário? Quem topa dividir uma van? Quero ir direto pra Barreirinhas ou pra Atins...

• 4 semanas depois...
  • Membros
Postado (editado)

Oi!

Voltei de Atins ontem. Lugar incrível mas ainda mais incrível são as pessoas de lá e as que eu encontrei que estavam passeando como eu. Talvez demore para fazer um relato da viagem, então vou deixar dicas aqui.

Agosto é alta temporada. Ferias na Europa. Atins esta semana virou a embaixada da França e da Itália.

Como Chegar

Para chegar até Atins a partir de São Luís, você tem que ir primeiro para Barreirinhas e só aí pegar o transporte para Atins.

Do aeroporto de São Luís para Barreirinhas:

Eu liguei para um dos inúmeros telefones do Sr. Edilson (ou será Denilson?) disponíveis pela internet. Se ele não puder, vai outra pessoa te buscar. Quem me trouxe foi o seu Guilherme (tel. 98 8857-3995). A van sai do aeroporto de São luís entre 03:30 e 04:00. Chegamos em Barreirinhas às 07:15 (e olha que ainda teve parada para tomar café!). Porém, acho mais prudente calcular uma duração de 4h de viagem.

Obs.:

--- Reparei também agora em agosto que há algumas vans estacionadas aguardando passageiros para Barreirinhas. E ficam algumas pessoas te perguntando se você quer ir para lá. Não sei se isto está frequente ou se é apenas porque é alta temporada.

--- Você também pode ir de ônibus (Cisne Branco) ou ir com outras empresas como a BrTur.

De Barreirinhas para Atins:

Você pode ir de voadeira (lancha) ou de carro 4x4 (toyota adaptada).

(a) de lancha

Como é alta temporada, há diversas voadeiras (lanchas) que fazem o trajeto Barreirinhas - Atins por R$ 50. A viagem dura de 1h a 1h30min, dependendo do tipo de lancha.

Uma dica é fazer o passeio pelo rio Preguiças (parada em Vassouras e em Mandacaru e almoço em Caburé) e acertar de levar para Atins, que é logo depois de Caburé. Pesquisem, pois tem agência cobrando R$ 60, 70 e 90, o maior valor estava sendo cobrado pela São Paulo Eco Turismo. Em baixa temporada, sugiro você sempre ligar para o hotel/pousada que for ficar em Atins para esquematizar pra você como chegará no vilarejo. Ah, a parada para o almoço é em Caburé e o prato de peixe para duas pessoas está custando R$ 80! Se seu orçamento for curto, leve lanche e não esqueça da água. Ah, você chegará tarde, peça ao barqueiro para te levar enquanto o pessoal almoça por lá (10min de lancha). Um casal que conheci comentou que o barqueiro do passeio os esperou almoçar para depois levar para Atins. Comida em Atins é mais barato que Caburé. Fique de olho!

Vantagem: rapidez e conforto, se for direto. E se fizer o passeio, também é vantagem pois está matando dois coelhos.

Desvantagem: é mais caro que o 4x4 e dependendo de onde você for ficar, terá que andar com bagagem na areia fofa. É pouco mas você pode dar o azar como eu e o barqueiro te deixar em frente ao rancho do Buna que é um pouquinho mais longe. Não deixe ele fazer isso!

Se estiver com grupo grande, vocês podem contratar diretamente o barqueiro. Escutei comentários em Barreirinhas que a lancha está R$ 225 a R$ 300. Algumas cabem 6 a 9 pessoas, se não estou enganada. Deixo aqui alguns contatos: Alan: (98) 8130-5727 (Tim), Chico:(98) 8121-7141(Tim); (98) 9608-3166 (Oi)

(b) de toyota

Peça ao motorista para te deixar no ponto das Toyotas para Atins. A viagem saculejante dura umas 2h a 2h30min e custa R$ 25.

Vantagem: te deixa em frente a sua pousada.

Desvantagem: você provavelmente vai espremido no banco.

Hospedagem

Fiquei na Pousada Sol do Atins, na rua Principal. A proprietária, Cristina, me adotou! Um doce, boa de conversa. Agendou passeios, agendou aToyota para ir embora. Adorei toda a hospitalidade. A pousada é simples, tem café da manhã, mosquiteiro no quarto. Nada a reclamar. Mesmo. Paguei R$ 60 (uma pessoa).

Os passeios

Eu fiquei dois dias mas eu recomendo ficarem mais. Por quê? Porque tivemos alguns contratempos, como gente furando com os passeios pela manhã. Além disso, o sol está de rachar! Façam os passeios à tarde e curtam a praia pela manhã. Além disso, podem apreciar o pôr-do-sol que é incrível ver do alto das dunas. Mas isso é só uma opinião, ok?

Os passeios de manhã saem por volta das 08:00 e os da tarde saem às 15:00.

Passeio 1: Lagoa Verde, Lagoa da Capivara e parada em restaurante do Canto de Atins para comer camarão.

Sobre os restaurantes. Pelo que eu ouvi (eu não como frutos do mar), ambos são bons mas quando o restaurante da Dona Luiza ficou famoso, o seu Antônio, irmão dela e a esposa do seu Antônio, dona Magnólia trabalhavam lá. A fama começou com um artigo publicado por Ricardo Freire. Na época, quem fazia os camarões era a Dona Magnólia. Tempo depois, seu Antônio abriu o restaurante e com ele, levou a Dona Magnólia. Então, tirem suas conclusões...

Preço: R$ 50

Eu não fiz este passeio, furaram comigo. Acabei alugando um quadriciclo e conheci a Lagoa do Mário e a lagoa das Sete Mulheres.

Passeio 2: Lagoa Tropical

Aqui a Toyota leva a gente até um ponto e depois temos que subir por 3 dunas altas (!) para chegar à lagoa Tropical. Água morna, já não tão profunda. Ótima para crianças. É cansativa a subida mas vale a pena. Imprescindível aqui: água, chapéu, protetor solar. No final do passeio, a Toyota parou no restaurante Canto dos Lençóis cuja média de preços dos pratos está R$ 60 para duas pessoas.

Preço: R$ 50

A volta do passeio da lagoa Tropical, o carro volta sob a luz do luar. Que céu! Quantas estrelas! Todos ficaram admirados... É indescritível!

Importante:

--- Para conhecer as lagoas, você pode ir andando. Não precisa fechar passeio e ir com Toyota. Contrate um guia. Eu conheci o Silas, bem recomendado. Tem outros guias. O pessoal da pousada que você estiver hospedado pode te ajudar com tudo. Mas ó, é caminhando na areia fofa.

--- Outros passeios: andar de cavalo, passeio de quadriciclo. O aluguel de quadriciclo custa R$ 50 a hora (dá para negociar o preço);

Saindo de Atins e indo para Barreirinhas

Mesmo esquema da chegada: você pode voltar de Toyota(R$ 25), duração 2h a 2h30 ou de lancha, 1h a 1h30min (R$ 50)

Tenham em mente que Atins não tem horário padrão como em cidades grandes. É bom você começar a procurar meios para ir embora logo quando chegar à vila. Um dia antes, pelo menos. Como é alta temporada, as Toyotas estão saindo pela manhã 08:00 e à tarde, 14:00. Assim como as lanchas, que saem 14:00. Preço da Toyota, R$ 25.

Aquele banco é para 4 pessoas mas eles se puderem põe 5, 6 pessoas! Quem fica sentado na ponta, por vários momentos os galhos das árvores no percurso vão encostar em você e podem te arranhar. Se estiver com orçamento gordo, vá de lancha que é bem mais confortável.

Eu fui de lancha com mais um casal que se hospedou no Buna e me deixou lá alegando que este cais era mais perto do que o outro. Não é verdade. Do Buna para a rua Principal, onde estão a Pousada Sol de Atins, Pousada da tia Rita, dá uns 20 minutos caminhando na areia fofa. Visualiza isso com bagagem? Por sorte e por uma gentileza do Buna, ele me levou até a pousada que reservei.

Comes e Bebes

Água: R$ 2,50

Refri: R$ 4,00 ou 3,50

Cerveja garrafa: R$ 7,00

Refeição no restaurante do Irmão, em frente a pousada da tia Rita: R$ 25 a R$ 30. Tem carne de sol, frango, peixe e camarão. Acompanhado de arroz, feijao fradinho, farofa. Tudo muito bem temperado.

Dica de restaurante:

--- Maresias. Pizza italiana. Preço R$ 34 a 38, dá umas 12 fatias. Muito bom! Um casal que conheci também comeu um peixe na praia. Não lembro o preço.

--- Ao lado do restaurante do Irmão, tem o Niky que em dias específicos dá 50% de desconto no espaguete para mulheres.

Sobre Atins

--- Atins é "meio de mato". Seu smartphone não vai funcionar. Aquele seu celular antigão talvez funcione (Tim ou Oi). Há 3 orelhões na rua Principal (perto do restaurante do seu Chico e do restaurante do Irmão de Atins). Não sei se funcionam.

--- Aparecem aquelas pererecas pequenas no banheiro do seu quarto. As libélulas,pererecas e companhia aparecem em todas as pousadas. É a natureza.

--- Se já é ruim celular, imagine internet? Não tem.

--- As ruas são de areia fofa. É preciso ter um mínimo de disposição.

--- Há pousadas para todos os bolsos, pouquíssimas tem ar condicionado. A maioria dispõe de um ventilador de mesa para cada quarto;

--- A maioria das pousadas não tem TV no quarto.

--- Não tem este negócio de baladas, forró todos os dias, etc;

--- Se tiver que usar a Toyota, use na volta para Barreirinhas. Na ida para Atins, você corre o risco de dividir espaço também com cargas;

--- Se você for muito urbano, pense bem se valerá a pena. Para ir e ficar reclamando de tudo, é melhor nem sair de casa.

--- Mas mesmo assim, eu diria para se arriscar. Eu estava precisando de um refresco (notícias de crimes, trânsito, estresse, blá blá blá) e ali achei um pequeno paraíso!

--- Deixe Atins por último. Eu fui fazer Atins primeiro e agora estou em Barreirinhas, já estou aqui morta de saudades.

--- Achou rústico demais mas ficou curioso? Dá pra conhecer um pouco do Atins a partir de Barreirinhas. Preço: R$ 100.

O que levar para Atins

--- Lanterna

--- Protetor solar

--- Chapéu

--- Repelente

--- Água. Aqui vi muita gente com o camelback, achei superprático. Pena que eu não levei o meu ::putz::

Por último mas não menos importante

Amei Atins! Encontrei pessoas incríveis como eu falei a vocês. A gente se sente em casa. De tanto ler relatos de viagem, parecia que eu conhecia as pessoas há séculos: conheci a Tia Rita (um amor!), os guias da travessia (Madruga, Maciel e Bimbinha), os argentinos do quadriciclo, o Henrique do restaurante do Irmão... O guia Silas...

Gostei mesmo e recomendo a todos, desde que saibam dos pormenores (condicionamento físico, isolamento das comunicações e pererecas pequenas no quarto). Sei que é um fórum de mochileiros mas muitas pessoas que conheci vem aqui e pegam dicas. E como boa parte do pessoal aqui já está acostumado, esquecem de falar destas coisas que podem não ser problema para maioria mas para outros, pode ser até impeditivo.

Última observação: Para quem quer fazer a travessia, ligue antes para os guias. Eu não tenho o telefone mas tem vários relatos aqui com os telefones deles. E claro, se você já tem ideia de onde vai ficar, pode solicitar ajuda ao pessoal da pousada.

Editado por Visitante
  • Membros de Honra
Postado

oi Pat, mto bacana as informações.

li e deu aquela saudades...

Atins é um local mágico.

eu vi mto bicho, fora e dentro do quarto e banheiro, tem q entrar no clima ::otemo::

real/te quem curte shopping, balada, asfalto, concreto, tem q ir p/ outro local.

Relatos 2013:

11 dias na BA - dez/2013 - Parte 1 e 3: Salvador | Parte 2: Costa do Dendê - Ilha de Boipeba e Morro de São Paulo

21 dias em SE e AL - fev-mar/2013 - Parte 1: Aracaju | Parte 2: Maceió | Parte 3: Maragogi

• 8 meses depois...
  • Membros
Postado

Acabei de chegar do Maranhão e venho deixar meu relato.

Bom peguei uma promoção pela Gol, onde paguei R$200,00 ida e Volta Rio - SLZ.

Cheguei em São Luiz as 3:00 da manhã e aguardei o transporte até Barreirinhas que saía somente as 05:00, fiz o translado com o Santos Turismo e super recomendo, são bem pontuais e paguei o valor de R$50,00, fiquei na pousada Igarapé, mas achei cara pelo custo X beneficio, então não indico. No mesmo dia a tarde fiz o passeio da lagoa bonita - com o Santos Turismo também e paguei o valor de R60,00 - e realmente é linda, porém as lagoas não estavam muito cheias e o tempo estava nublado, mas mesmo assim valeu a pena. A noite fui em um barzinho na beira Rio, que foi bem legal tinha um rapaz tocando uma música bem bacana e a comida boa tb.

No dia seguinte fiz o passeio a Vassouras, Farol e Caburé, em Vassouras - também com o Santos Turismo e paguei o valor de

R$50,00 - tinha uma lagoa bem bonita e os macaquinhos mt engraçadinhos e ladrões ::otemo:: , mas vale a pena! Farol não achei nada demais, mas vale para conhecer e em Caburé fiz um passeio de quadriciclo que custou R$50,00 com o pessoal que já vem logo te abordar assim que o barco chega, chore o preço que eles caem um pouquinho,e o passeio também é bacana tem o encontro do rio com o mar que tem um visual lindo!!! não almocei por lá pois estava sem fome e louca para chegar em Atins... ::love:: , Fechamos com o rapaz do barco e ele cobrou mais R$10,00 para nos levar até lá.

Chegando em Atins peguei uma carona com o rapaz de uma outra pousada que foi buscar o pessoal no "porto" - pois não é um porto propriamente dito eles te deixam a margem do rio e você precisa ir caminhando se a pousada for perto, caso não seja peça para eles enviarem um carro para buscar pois é longe e as ruas são de areia.

Fiquei hospedada na pousada da tia Rita que fica rua principal de Atins, gente Atins é simplesmente maravilhoso!! Único, lia o relato das pessoas aqui e quando cheguei lá achei meio que "demais", não havia visto nada de ó meu Deus e a pousada da Tia Rita é bem simples e aparecem umas pererequinhas as vezes, mas me hospedarei lá quantas vezes voltar, pois ela e toda sua família são uns fofos, parece que estamos mesmo na casa de nossa família, é um clima muito intimista e propicio a fazer novas amizades , e voltando ao Ó Meu Deus, então no primeiro dia, ainda cansada fui a praia que é meio rio, meio mar...rs e ali já comecei a encantar-me por aquele lugar, uma praia deserta com vento constante e um por do sol espetacular, vale muito, muito a pena!!! Neste dia jantei no restaurante Nikis bar que fica em frente a casa da tia Rita, é de um espanhol muito bacana e a massa muito boa também.

No dia seguinte fiz o passeio a uma lagoa maravilhosa que não me recordo o nome agora, - a própria Tia Rita que organizou para nós, pagamos o valor de R$40,00 - muito melhor que em Barreirinhas, depois fomos ao canto do Atins comer o famoso camarão, fui no restaurante do Seu Antonio - uma dica é pedir a comida antes de ir para a lagoa e marquem um horário para voltar para comer, pois eles fazem a comida na hora e demora - demorou bastante mas deu para relaxar em seu redário e o camarão simplesmente D-I-V-I-N-O, vale a pena! depois do almoço fomos a uma outra lagoa próxima, bem legal também, a noite comemos na pousada do irmão, que é genro da tia rita e lá funcionam alguns telefones e dando muita sorte você consegue um sinal de internet.

No último dia, fiquei papeando com o pessoal da pousada da tia Rita em seu redário, quantas histórias... Vale a pena ficar um pouco na pousada para conhecer mais do pessoal do povoado, é uma experiência única, depois praia e a noite fomos ver os planctons na praia e o céu que parece que jogaram tinta prata para o alto, mais uma experiência única, gente o mar parece que está lotado de estrelas, devido aos planctons é lindo demais!!!

Ah, almocei em um restaurante em frente a pousada da tia Rita que não me recordo o nome mas que é uma comida caseira muito boa e o atendimento nota 10.

Para voltar a Barreirinhas a Tia Rita agendou com uma voadeira e pagamos o valor de R$35,00 até Barreirinhas e de lá pegamos um carro particular que eles chamam de táxi e fomos até São Luiz, eles cobram R$60,00 mais chorando cai também.

Enfim... Atins é um luga ímpar, maravilhoso que vale muitoooooo a pena conhecer!!!

Atins, ah! Atins já quero voltar!! ::love::::love::::love::

• 2 semanas depois...
  • 5 semanas depois...
  • Membros
Postado

Oi, pessoal!

Acabei de chegar em casa. Atualizando as informações (Junho de 2015):

Como chegar a Atins

A partir de São Luís | Você tem que ir primeiro para Barreirinhas e só aí pegar o transporte para Atins, que pode ser voadeira (lancha) ou caminhonete (Toyota Bandeirante). A sugestão é que você faça o passeio de voadeira pelo rio Preguiças com parada em Vassouras, Mandacaru e Caburé. De Caburé para Atins, são mais 10 minutos de lancha.

Preços: o passeio pelo rio Preguiças custou R$ 70 e a lancha de Caburé para Atins, custou R$ 10, totalizando tudo R$ 80.

Observação:

* Sua mala/mochila vai na lancha. Não é necessário deixar a bagagem maior em uma pousada em Barreirinhas.

* Por falar em mala, agende com sua pousada em Atins para te buscar no "porto". As ruas são de areia fofa e não é nada agradável carregar peso, fazer esforço andando na areia e ainda mais com um sol de fritar os miolos.

* Por causa disso, se puder vá de mochila.

A partir de Barreirinhas | Conforme dito no item anterior, você chega por Toyota ou Lancha. Não sei os horários e os preços a partir de Barreirinhas. O melhor custo/benefício é fazer o passeio do rio Preguiças. Se chegar cedo em Atins ainda dá para fazer um passeio.

Como sair de Atins

- Você pode escolher lancha ou toyota. Os preços são R$ 35 e 25, respectivamente. A duração da viagem é de 1h para a lancha e de 2h a 2h30min para a caminhonete.

- Horários de saída para Atins (vale para ambos os meios de transporte): 06:00 e 12:00. Vale lembrar que nem todos os dias tem lancha.

- Se já está com o horário apertado, escolha o transporte da manhã. Esta semana, a Toyota de 12:00 quebrou e o pessoal foi relocado para a lancha.

- Com isto, mais um motivo para assim que você chegar a Atins, tente reservar o trajeto de volta.

O que fazer em Atins?

- Admirar o céu estreladíssimo (com a pouca iluminação do vilarejo e um ceú sem poluição pode-se admirar um céu pra lá de estrelado. Eu não vejo isso no Rio! ::otemo:: )

- Passeio às lagoas: Ano passado eram dois passeios - um para a lagoa Verde e o Canto do Atins e outro para a Lagoa Tropical. Como choveu pouco este ano e a lagoa Verde está seca, o pessoal do Atins mesclou dois passeios em um. Agora em junho estão fazendo o passeio Lagoa Tropical, Canto do Atins e Lagoa das Sete Mulheres. Preço: R$ 60.

- Este passeio também pode ser feito a pé. A diária de um guia custa R$ 150. Aproveite e conheça também a Lagoa do Mário;

- Já para ir somente ao Canto do Atins, parece que dá para ir pela praia (informe-se antes na pousada!). É um bom chão de caminhada.

- Ver os plânctons na praia. Você vai na praia, desliga a lanterna e mexe com o pé na água. Você perceberá uns pontinhos fosforecentes. São os plânctons bio luminescentes.

- Aproveitar um pouco a praia;

- Fazer o passeio de barco para ver os guarás. Preço: R$ 30.

Onde ficar

Pousada da tia Rita - Fiquei lá desta vez em um quarto triplo com ar condicionado. Levei um susto quando minha amiga disse que atia Rita já tinha quartos com ar condicionado. Pagamos R$ 150. O detalhe é que lá, ela só liga o ar quando você confirma com ela que vai dormir e lá pelas 06:00 ou 06:30 ela desliga o ar. Ah, tem quartos com ventilador e tem o pessoal que fica nas redes por R$ 35.

Outras pousadas: Ano passado fiquei na Sol de Atins e recomendo. Conhecemos pessoas que elogiaram a Jurará (ao lado da escola, R$ 190 o casal com ar condicionado) e a do Irmão (R$ 120 o quarto com ventilador).

O lugar

Atins já mudou um pouco de um ano para outro mas ainda é um lugar onde as pessoas te dão bom dia sem te conhecer e por ser pequeno, em pouco tempo todo mundo se conhece. Não esqueça de levar lanterna e repelente. Celular aqui, geralmente funciona Oi ou TIM mas naqueles aparelhos antigos. Quando vamos embora, dá uma tristeza danada pois a cidade é muito acolhedora. Isto sem falar nas dunas e lagoas que não deixam nada a dever às de Santo Amaro.

Em breve faço um relato sobre os Lençóis Maranhenses, que por enquanto é o lugar mais TOP que conheci no país.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...