Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

A culpa desta bagaça toda é do Mestre Véio Du Mato!!!

598d9f74605d5_LminasemD-2Tahar01.JPG.419e4ed0aef09563ceda914d3efbcb3e.JPG

Afinal, foi ele que nos introduziu no mundo do D-2 com sua Ka-Bar Fin, aquela “faquinha frágil”, que provavelmente nem com ele tentando com afinco consiga detoná-la!

Eu por minha vez, critiquei o D-2, reclamando e excomungando o fio “meia boca”, mais parecido com uma micro-serrilha, ainda que durasse um longo tempo.

Mas, também disse que “Veja da seguinte forma: mesmo uma faca em D2 com cerca de 4mm de espessura e com o devido tratamento térmico e dureza ao redor de 60 HRC deve "sobreviver" relativamente bem ao bushcraft, desde que se utilize as técnicas de forma correta e não se cometa abusos. O problema aqui é se ela perder o fio... refazer o fio em um D2 com 60HRC não é a "trabalheira" ou o bicho de sete cabeças que muitos falam, mas não dá para ser feito usando uma pedra de rio por exemplo, pelo menos não em uma janela de tempo e num empenho de esforço razoáveis!”.

Algumas pessoas podem ter interpretado isso como o D-2 não sendo apto ao bushcraft ou tarefas mais árduas, podendo se quebrar em uso.

598d9f7466bfe_LminasemD-2Tahar02.JPG.8e3b14b19ff03a8157533b0284f21deb.JPG

Bom, se uma fratura catastrófica ocorrer em uma lâmina talhada para bushcraft em D-2, ou foi uma falha intrínseca naquele billet de aço em si, tal como uma inclusão de impureza ou um tratamento térmico mal feito.

A não ser que alguém ache que faz parte do escopo de desempenho para o qual é desenhada uma faca de bushcraft, servir de cunha/alavanca para rachar um tronco de árvore ou coisas do gênero ( partir côco verde ao meio com casca e tudo, usando a faca para clivá-lo, tanto a “laranjinha” quanto a Hunter já fizeram! ).

Mas por que o Cabral está enfatizando e repetindo tudo isto? Porque se o mérito de nos apresentar ao aço D-2 no fórum é do Mestre VdM, eu tenho a “culpa” de ter apresentado as acessíveis lâminas do Tahar. Então nada mais justo que atestar a qualidade das mesmas.

598d9f746d132_LminasemD-2Tahar03.JPG.56f697bb52a48f1f214f71d0aed283e1.JPG

O principal segredo de qualquer aço é seu tratamento térmico e em facas, a principal e talvez única forma que temos para avaliar se ele foi bem feito ou não é observando a qualidade e a retenção de fio, já que isso nos dirá muito sobre a dureza, distribuição e homogeneidade dos carbonetos formados ( quando for o caso ), tamanho dos grãos, etc.

No caso especifico do D-2 há ainda mais 3 outros indicativos simples e objetivos que podem atestar se o tratamento térmico foi bem feito ou não: a tendência de ficar “amarelado”, mesmo com os devidos cuidados de lavar e secar após o uso; a rapidez com que “mancha” quando exposto a um agente corrosivo e o quão “dentuço” fica seu fio ( quanto mais “dentuço” significa que houve algum problema no TT, já que a precipitação dos carbonetos secundários de cromo deve ter se dado de forma exagerada e mal distribuída ).

Pois bem, a única comparação que eu tinha para fazer era com o Sodbuster “Country Cousin da Queen Cutlery. Notem que esta é uma empresa americana, que produz suas peças nos EUA e é antiga e de sólida reputação quanto à qualidade de suas lâminas ( menos o fio original, que é considerado horrível quase por unanimidade ).

598d9f7450abb_LminasemD-201.JPG.3b7386181f1ab1b48828e285155555d7.JPG

Pois bem, o D-2 deste meu canivete da QC fica “amarelado”, tem o fio mais “dentuço” mesmo sendo afiado e polido exatamente igual aos do Tahar e mancha igual pele com limão no sol!

Na questão da mancha, uma parte significativa pode ser atribuída à sua menor dureza RC quando comparado às lâminas do Tahar, já que ele marca 58 contra os 60 de média do Tahar ( se bem feito o TT, quanto maior a dureza, maior a resistência à corrosão – mais cromo dissolvido na matriz - ).

Então, como podem ver, lâminas baratas em D-2 ( quando comparadas a preços de mercado até de lâminas comerciais ), de origem supostamente americana ( há válidas dúvidas quanto à veracida disso ) e de qualidade no mínimo igual à das produzidas comercialmente, são uma realidade e o melhor, acessíveis para todos nós!

598d9f7458d65_LminasemD-202.JPG.d25312128826f343cc85d7ab041e863e.JPG

Só a titulo de curiosidade, fiz um teste de oxidação usando gotas de suco de limão que foram pingadas em 2 lâminas do Tahar e no “Sodbuster” da Queen Cutlery.

598d9f747a830_testelimo01.JPG.857dc57aeaafe7574f19a8fe63682a9b.JPG

O campo de prova “A”, a gota permaneceu por 30 minutos e foi removida com um papel toalha; o “B”, permaneceu por 60 minutos e foi removido da mesma forma; o “C” permaneceu por 120 minutos e também foi removido por papel toalha. Após este último, todas as lâminas foram lavadas com sabão, enxaguadas e bem secas.

598d9f74811a3_testelimo02.JPG.0b76c8be99f2c1c8780c1bf2dba88872.JPG

As manchas, quando ocorreram, se apresentaram em sua forma definitiva já após a limpeza com a toalha de papel, ou seja, não houve progressão ou aprofundamento da mancha após a remoção da gota de limão com a toalha de papel, o que parece provar que não é necessário obrigatoriamente lavar o aço D-2 para evitar seu manchamento ( ao menos com estes níveis de dureza e polimento e claro, com suco de limão ).

598d9f7488778_testelimo03.JPG.3b4b64b9aaa4a7620df6d2d3043a9ec1.JPG

Espero que isto deixe os amigos compradores destas lâminas um pouco mais “confortáveis” e seguros com suas aquisições e que estimule aos demais amigos a se darem de presente uma ou mais lâminas desta qualidade.

598d9f7490139_testelimo04.JPG.8ca5b7b49bff71e4f080e0b7374ae9f4.JPG

O Mestre VdM deve estar rolando de rir e doido para me dizer: “Eu não te disse? Eu não te disse?!!!”.

É meu Véio, eu dou a mão à palmatória e admito que já inclusive me viciei no desempenho deste fio nano-serrilhado, que no caso das do Tahar é bem menos acentuado e comparável até com o CPM-S30V! Adorei!!!

598d9f7497942_testelimo04a.jpg.edc7140a5c5fbe7eb90bf35004bc11a9.jpg

• Membros de Honra
Postado

Eu não concordo com a relação entre dureza do TT e resistência à corrosão, mas não vale a pena discutir porque.

Quanto ao teste do alho, limão, vinagre, salmoura, sal grosso, beira de praia, etc todas as minhas inox se saem bem, sem manchas permanentes como aconteceu com essa QC, inclusive a D-2 que só manchou quando foi usada para furar uma lata e ficou com duas marcas no fio que podem ter sido provocadas pela raspa do aço da lata presa no fio. (Aquele teste que eu fiz com um multímetro e um fundo de garrafa pet com salmoura também mostra algumas coisas interessantes desse aço D-2.)

Até o momento, o único problema que eu tive com as facas do tahar é o cabo. Na aço mola ele está dilatando e descolando (por isso não gosto de cabo colado), na D-2, ele está soltando micro nódulos e deixando buracos de cor mais clara ou está, a cada lavagem, mostrando que o superbonder usado como selante/verniz, não foi bem aplicado.

Me parece que são facas pra colecionador e não para uso diário, de rotina, em função do cabo bonito mas frágil.

Além desse teste do alho, limão, etc, tem outro teste que é o do cheiro, alguns aços são inapropriados para lidar com peixes, abacaxi, etc porque deixam um cheiro e sabor "metálico" que algumas pessoas percebem e acham desagradável ou até intoleravel, uma coisa que tornou as facas cerâmicas populares entre os japoneses. Eu não sou muito bom para esse teste mas vou tentar ver o que acontece assim que lidar com isso (peixe, etc) usando a d-2.

No geral, sobre essa questão de bushcraft, eu nunca consegui quebrar uma faca no mato e nem fiquei fora de açao porque o fio de algum deixou de raspar cabelo e eu não tinha nada para retocar, muito menos fui limitado pela dureza ser 50 e não 60 HRC. Por isso esse apelo "IMBEL Bombeiro on steroids" não me toca muito em relação à funcionalidade.

Cada vez que eu leio esses testes em sites de "mateiros" gringos cortando corda de cânhamo ou picando lenha com micro-canivetes que trazem pendurados no pescoço eu lembro do meu avô migrou para o Uruguai onde foi capataz da Estancia La Carpinteria, que pertencia a um deputado federal chamado Fernando Osório. Lá ele e minha avó criaram 11 filhos e filhas e ele trabalhou na demarcação da fronteira seca Brasil-Uruguai e na aclimação de raças como Hereford e Merino Australiano à campanha entre outras coisas até morrer em 1939.

Não existia direito trabalhista e minha avó teve que juntar as coisas e os filhos e migrar de volta para o Brasil. Meus três tios eram maiores de idade, criados como peões em cima de cavalo o dia todo sem estudo, só tiveram os frigoríficos da Swift para trabalhar. Era a 2a guerra e o Brasil exportava montes de carne via Armour, Swift, etc para os aliados. Sorte deles.

A guerra acabou e um deles, que sabia lidar bem com armas na estância virou guarda noturno, o outro abriu um açougue e o terceiro continuou na Swift até aposentar.

Esses dois criaram e educaram seus filhos a partir do trabalho com uma faca em punho diariamente e jamais eu vi eles obcecados(*) por dureza, resistência à ferrugem ou fratura. Na verdade eu não lembro de nenhuma menção a facas por parte deles nos churrascos da família.

Muitas vezes eu penso que nós aqui perdemos a noção totalmente e não me surpreenderia de um ou outro chamar os velhinhos de amadores por não usarem a lâmina modelo XX com o aço YY ou ficar com pena deles achando que com essas faquinhas de hoje eles seriam os ninja do matadouro e produziriam o dobro.

(*) no sentido de cego, de cegado pela "febre do aço perfeito".

Agora, voltando à turma dos obcecados, essa subida de preço das facas do tahar, a fragilidade dos cabos e aquela lapa de aço desperdiçado entre o cabo e o fio me fez voltar a atenção para o 440c, um inox bom para lâminas e disponível em muito mais modelos do que o Sandvik, que eu acho perfeito pelo preço baixo. Se não me engano,o 440c é outra sugestão do VdM, não? Eita veio sabido

• Membros
Postado

Moçada é o seguinte e leio estes forum aqui tem um tempão e ja aprendi pacas. Mais parece que todo mundo aqui tem medo de fala umas verdade. Esse trauco tem uma inveja disgraçada do Cabraljr e vive dano kutuco no kra. Eu comprei uma faca do thar e ja quebrei o pau nela e ela ta firmeza. O Cabraljr elogia as faca e o trauco vem com mimimi. E muita kara de pau, por que ja li que depois que ele pego a primera faca dele ele tento compra mais umas 3 pelo menos. Agora vem com essa que as faca num saõ boa. Mermão inveja mata. Kara mais xatooooooooo. Fui

• Membros
Postado

E ae galera, quanto tempo...

Welcome again Cabral.

Agora, ao tal senhor intitulado FUI:

1º Se está lendo este fórum a "um tempão", então sabes que aqui é um fórum de discussão, onde os membros tem opiniões diferentes.

2º Opiniões devem ser respeitadas.

3º Cutucos aqui todos deram uns nos outros, basta ler todos os posts, aliás, desculpe, mas o senhor referiu ter lido todos, não parece, pois senão saberia que é isso que movimenta este fórum, as DIVERGENCIA DE OPINIÕES, pois se todos tivessem a mesma, comprariam todos as memmas facas, afiariam todos do mesmo jeito, seriam os mesmos canivetes...

4º Todos nós aqui sabemos brincar e acredito que muitos aqui, pela estrada da vida, são adultos o suficiente pra absorver críticas ou sugestões.

5º me desculpe, mas querer polemizar, procura um blog do BBB que é mais vantagem. Se você quiser se apresentar a todos com o devido respeito, eu apoio, mas querer CHEGAR CHEGANDO, meu amigo, por favor, continua SÓ LENDO que tá de bom tamanho.

Aqui cada um dá a sua o´pinião, sem agredir ninguém.

Até mais aos amigos

• Membros
Postado

Hahaha! Que interessantes as três postagens do Fui. Impressão minha ou... ::lol3::::lol3::::lol3:: Essa internet me mata.

Re: Discussões & Notícias sobre o Aquecimento Global

Ai galera

fui obrigado em me registrar pra poder comentar essa treta que ta rolando porque eu tava so lendo e apruveitando as informaçoes. eu ja achei que o Cabral era doido mesmo mas depois que fui conferi as treta que ele falava mudei minha opiniao do kra

Ai xalibex o kra ti jantou nas ideias e respondendo a pergunta que foi a intençao de eu registrar pra responder é o siguinte: o Cabral ta com toda razao meu. Ou o xalibex num sabe nada de ingles ou num entendeu nadinha do video.

O tal do cabral deve ser o tipo todo certinho e engomadinho que eu normalmente num dou nem trela mas que o kra sabe do que ta falando ele sabe.

Ai pediram e eu dei a minha opiniao

Fui

post516022.html#p516022

Re: Facas... Qual comprar?

Ai galera blz?

Com as dicas do cabraljr comprei em dezembro uma faca do tal thar que chego sexta. Gostei pra cacete da faca. Num tenho um tantão de faca igual a turma aqui mas vou falar uma coisa viu a faca é boa d+.

Ja mandei ela pro pau e ela num ta nem ai. Aguenta tudo e qué +. cabraljr valew pelo mapa da mina.[attachment=0]faca.jpg[/attachment]

post680710.html#p680710

Re: Facas... Qual comprar?

Moçada é o seguinte e leio estes forum aqui tem um tempão e ja aprendi pacas. Mais parece que todo mundo aqui tem medo de fala umas verdade. Esse trauco tem uma inveja disgraçada do Cabraljr e vive dano kutuco no kra. Eu comprei uma faca do thar e ja quebrei o pau nela e ela ta firmeza. O Cabraljr elogia as faca e o trauco vem com mimimi. E muita kara de pau, por que ja li que depois que ele pego a primera faca dele ele tento compra mais umas 3 pelo menos. Agora vem com essa que as faca num saõ boa. Mermão inveja mata. Kara mais xatooooooooo. Fui

post689512.html#p689512

Relaxa! Aqui é um fórum de DISCUSSÃO. Os argumentos apresentados são de alta qualidade e não contrariam as normas deste ou de qualquer espaço com a finalidade de troca de conhecimento. ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Abraço!

• Membros
Postado

Me afastei do fórum por uns dias por achar desnecessário algumas polêmicas e continuo com a mesma opinião!

Uma ou outra opinião do Trauco, assim como do VdM, do Diegão e assim por diante podem não bater exatamente com as minhas, mas respeito a de todos!

A única coisa em que mudei, é que não mais serei incisivo em minhas posições e não mais me extenderei argumentando, replicando e treplicando pois acho eu que este foi um dos motivos de desconforto no fórum e que me levaram ao afastamento voluntário. Me conheço e sei que por vezes exagero na paixão com que defendo meus pontos de vista.

Vou me policiar para que não volte mais a acontecer.

E gostaria de deixar claro ao Fui, que aprendi e aprendo muito com o Trauco e que é verdade que divergimos à vezes, assim como também é verdade que acho o Trauco um pouco cabeça dura às vezes, por interpretar erroneamente uma colocação minha. Mas isto não é exclusividade dele, já que eu também faço parte do clube dos anciões cabeças-dura!

E basta fazer uma leitura atenta para verificar que o Trauco não fez pouco das facas do Tahar, apenas comentou uma falha no encabamento de uma delas e que com a escalada de preços ele acha muito mais interessante optar por outras facas em outros bons aços!

Nós por exemplo compartilhamos da mesmo opinião que o aço Sandvik é um excelente aço, barato e de desempenho formidável, só que infelizmente pouco conhecido aqui e pouco divulgado.

Não vou me alongar mais para não dar importância a um comentário infeliz que alguém que nem participa ativamente do fórum fez.

De minha parte vou sempre continuar com minhas opiniões, buscando embasá-las sempre que possível e acatando a de todos como sempre fiz. Sempre disse e reforço que aqui todos somos aprendizes e aprendemos muito uns com os outros.

• Membros
Postado

bla bla bla....

Voltemos as facas ::love:: ... o resto é o resto!!!!

Agradeço as menções elogiosas e não quero a paternidade D²essa febre. Apenas levantei a bola desse aço de alto desempenho e a um custo pagável, uma vez que o ZDP 189 é impagável, assim como as outras siglas, tipo cpm154, s90v, vg10, ats-34, etc. O Cabral lembrou bem do sankvik 12c27 e do china 8cr13mov. Inclusive li uns relatos bem elogiosos pro outro china o 9cr18mov. A série dos 440 também tem um ótimo custo.

Trauco,

Concordo com você em parte, pois a rezão de existir de fóruns como este é a discussão da excelência, as facas são certamente as ferramentas mais primitivas da humanidade e chegamos até aqui sem os "super aços" de que discutimos, e vou além, é sim um consumo de luxo, somos todos meninos grandes e esse é o nosso mimo. se for num fórum de vinho, a turma lá gasta enormidades, de carros um horror!!! mas como muquinhas que somos, damos o caminho das pedras para pagar pouco por facas de qualidade, pois de outra forma, jamais pagaria o preço de uma Ka-bar pelo que é vendida no mercado nacional.(até já enxotamos um comerciante).

Ps1. tem uns chineses produzindo facas em aço ATS-34, será que são falsas? ou será que a hitachi está exportando aço para a china? eu mesmo pergunto e respondo, sim a Hitachi tem escritório na china http://www.hitachiconsulting.com/officedirectory.cfm#china . desta forma, facas como essa http://www.aliexpress.com/product-fm/530449673-2012-New-Y-start-Fixed-Blade-Kn-Survival-Knife-G10-handle-Multi-function-camping-knife-Free-wholesalers.html podem realmente ser em ats-34.

Ps2. esse ano pode ser que eu tire o escorpião do bolso e compre uma faca do tahar.

ps3. não tenho nada contra a cutelaria nacional, só não concordo com os preços que são praticados por aqui.

inté...

• Membros
Postado

Oh peste de Véio!!! ::carai::

Já estou aqui colocando o termômetro pois suspeito que estou meio quente... parece ser febre... :roll:

E eu li direito o frete free? ::tchann::

Véio, quando for postar coisas deste tipo coloque um aviso EXPLICITO para aqueles que estiverem em recuperação passarem direto... ::grr:::mrgreen:

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...