Ir para conteúdo

Posso viajar só com a identidade?

grfranco

Posts Recomendados

• Respostas 46
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros de Honra
Postado
to prentendendo viajar para bolivia e peru em julho, mas to sem passaporte, nao da nenhum problema ir só com o rg nao?

Vc pode ir somente com a identidade para estes paises nas seguintes condições:

- RG em bom estado emitido a menos de 10 anos

- Necessita certificado vacina contra febre amarela

- Permanência máxima 90 dias. Para periodo superior é necessário visto e passaporte

• Membros de Honra
Postado

Esse mínimo de 10 anos não existe, é equívoco frequente. Os documentos precisam se enquadrar nas seguintes exigências do Acordo sobre Documentos de Viagem:

http://www.portalconsular.mre.gov.br/antes/acordo-sobre-documentos-de-viagem-mercosul

Bolívia e Peru não fazem parte do Mercosul, mas são estados associados. Logo, vale pra lá também.

PS: não custa frisar o que está no parágrafo único do artigo primeiro, documento precisa estar em bom estado e não gerar dúvidas sobre o reconhecimento da pessoa.

• Membros de Honra
Postado

Esse mínimo de 10 anos não existe, é equívoco frequente. Os documentos precisam se enquadrar nas seguintes exigências do Acordo sobre Documentos de Viagem:

http://www.portalconsular.mre.gov.br/antes/acordo-sobre-documentos-de-viagem-mercosul

Bolívia e Peru não fazem parte do Mercosul, mas são estados associados. Logo, vale pra lá também.

PS: não custa frisar o que está no parágrafo único do artigo primeiro, documento precisa estar em bom estado e não gerar dúvidas sobre o reconhecimento da pessoa.

Marcos,

Sei desta situação pois o RG não tem validade mas trata-se apenas de uma recomendação feita por todos os agentes de viagem para que o viajante não tenha maiores problemas no momento de fazer a imigração quando do ingresso no estrangeiro.

• Membros de Honra
Postado

Pois é, mas é uma recomendação equivocada. O engano vem do fato de as identidades dos hermanos terem validade. Logo, existe uma exigência para que a identidade deles esteja na validade. A nossa não tem validade e segue o acordo citado, do Ministério das Relações Exteriores.

Faço questão de ressaltar isso porque tem gente que teria que tirar passaporte só por causa disso e numa dessas até deixa de viajar, pois você não estala os dedos e chega o passaporte. É uma burocracia dos infernos e ainda por cima paga. Aqui no Rio você tá levando 3 meses só pra conseguir agendar.

E mesmo pra quem tem passaporte, é um tanto quanto incômodo você levar documento extra por "precaução". E se você perder, o documento molhar, for roubado, como fica ? Um amigo meu que também frequenta o forum, o Enrico, foi nessa de levar "por precaução", foi roubado e depois teve enorme dor de cabeça pra tirar outro. A PF não facilita, roubo de passaporte é coisa séria.

Por fim, minha esposa também teve problemas com essa brincadeira, conforme relatei aqui no forum.

Então é isso. Eu por exemplo levei RG E passaporte quando fui pro Chile, mas porque meu RG estava em mau estado. Mas mesmo em mau estado e com 15 anos de expedição, foi aceito sem problemas. Já minha esposa dessa vez deixou o passaporte dela bem guardadinho e usou só o RG, traumatizada que só.

• Colaboradores
Postado

Gente, RG tem validade SIM. Atualmente é de 5 anos, você não pode apresentá-lo para nada oficial se ele tiver mais de 5 anos. Um amigo foi para a Argentina mês passado só com o RG, que foi tirado há 9 anos e não pôde embarcar, teve que providenciar outro documento.

• Membros de Honra
Postado

Bem, o seu RG deve ter validade. É de classe, como esses do CREA, OAB ? O meu e o da maioria das pessoas não tem. Estive na Argentina, Chile e Uruguai há 3 semanas e viajei normalmente com meu RG expedido em 1997.

Se seu amigo não pôde viajar, como disse, ou o RG dele tem validade estampada no documento e estava vencido, ou estava em mal estado, ou a fotografia não permitia reconhecê-lo a contento.

Lembrando que apenas o RG oficial é aceito. Esses de classe não servem, assim como identidades militares.

• 1 mês depois...
  • 5 meses depois...
  • Membros
Postado

Pessoal estou indo para America Latina na primeira semana de Janeiro, porem minha identidade esta vencida, e não ha prazo mais para retirar passaporte.

Terei que viajar com ela vencida mesmo.

Alguem sabe relatos, se realmente eles conferem ou implicam devido a isso? Ou ate mesmo, se há outro meio de indetificação valido?

Minha indentidade venceu a 3 meses!

Os paises que irei passar são, Bolivia, Peru e Chile.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...