Colaboradores Marthon Luiz Garcia Livram Postado Outubro 14, 2014 Colaboradores Postado Outubro 14, 2014 Parte II – Depois da Bolívia, vou continuar minha história, mas agora pelo Peru e um dia no Equador. Todos os registros, experiências e dicas, também compartilho na minha página no face, que convido todos para curtirem, e caso queiram alguma dica desta viagem ou de outros lugares dos álbuns da página, é só escrever por mensagem. https://www.facebook.com/clickspelomundo?ref=hl Meu planejamento inicial era passar por 3 países em 22 dias: Bolívia: La Paz e Copacabana – Já relatado (bolivia-la-paz-e-copacabana-t102533.html) Peru: Puno, Cuzco e região do vale sagrado, Nazca e Lima. Ecuador: Quito / Laguna Quilotoa – Ia pra Galápagos, mas um assalto e uma cirurgia me impossibilitaram. Dia 05- Data 17/09/2014 – Puno. Após passar a manhã toda conhecendo Copa, peguei o ônibus da agencia de viagem que fechei em La Paz com destino a Puno. O ônibus sai de Copa as 13h e chega em torno das 17 horas na rodoviária de Puno. Passar pela aduana é Tranquilo. Na rodoviária tem um guia esperando que te direciona a uma van que te leva até o porto, de onde parte o barco para as Ilhas Uros. A viagem a Uros leva uns 40 minutos, e é tranquila, vamos escutando a história da região e passa rápido. Chegando nas ilhas flutuantes somos apresentados a cultura local, como viviam, o que comiam, a história, e como constroem as ilhas, tudo muito interessante e apresentado pelo nosso guia, que após as explicações nos libera para fotos e para comprar os artesanatos locais. Vão te assediar muito, então se não tiver afim, já vai saindo fotografando para não te prenderem e constrangerem. Vemos o entardecer da ilha e em torno das 19 horas estamos novamente na rodoviária. Peguei um ônibus no mesmo dia as 22h para Cuzco. Conheci no passeio um casal pernambucano e conversamos muito até dar o horário. Tinha comprado minha passagem com antecedência e pelo site da empresa Cruz der sur – dita a melhor do Peru e acredito, pois é muito boa!! Tem refeição, TV com filmes... excelente. Achei Puno uma cidade feia e fedida! Eu não recomendaria pernoitar lá. Para quem esta de passagem, ou vai pra Copacabana ou sobe o Peru espere o próximo destino pra dormir. Não via a hora de um banho, tinha subido o calvário de Copacabana, andado pela cidade, fiz as ilhas Uros com todas minhas malas, mas banho agora só em Cuzco. As 5:30 cheguei em Cuzco. Dia 06- Data 18/09/2014 – Cuzco. Esperei até umas 6:30 , tomei café na rodoviária da Cruz der Sur, que é bem limpinha e bem localizada, estava achando que o Taxi ia ser uma fortuna, e quando fui ver 10 soles até o hostel que eu estava ou região da Plaza e Armas. Fiquei no Intro Hostel, tinha visto a indicação na revista viagem e turismo, e recomendo, adorei o clima do hostel e tudo nele! Bem bacana! Não é 100%, mas é um bom hostel! Tinha programado este dia pra definir meus dias na região. Andei na rua, pesquisei em umas 3 agencias como ir pra Machu Picchu e fazer o vale sagrado e acabei fechando com a agencia que ficava no próprio hostel. Cometi um erro, comprei a passagem pra Macchu Picchu e não comprei a passagem de trem, e ficou complicado de fechar minha programação, assim, acabei tendo que pagar caro e mudei tudo que havia programado. Depois fui curtir a cidade: Andei por tudo, as igrejas, Plaza de armas, mercado, e o único museu que fui foi o INKA, que não está no bilhete turístico. É 10 Soles e bem legal, tem múmias lá dentro, bem interessantes! Comi o Cuy, prato típico, na verdade o que chamamos de porquinho da índia, fiquei com nojo, confesso, mas estava bem bom. Comprei muitas lembrancinhas. Depois fui em um mercado e direto para o hostel e dormi, que no outro dia ia pro Vale Sagrado. Dia 07- Data 19/09/2014 – Vale sagrado. No passeio, passamos por feiras antes para sermos incentivados a comprar, e é mais barato que Cuzco. Arrependi das compras anteriores... rs! Primeira Parada Pisaq: Pisaq é o lugar pra se comprar prata. Passamos nas lojas, conhecemos o processo de fabricação dos artigos de prata e somos incentivados a comprar e compramos... rs! Prata da boa. Pechinche sempre, dá certo! Antes de entrar no sitio arqueológico de Pisaq vc compra o boleto turístico completo por 130 soles, ou parcial 70 soles, como não ia ter tempo pra fazer o city tour completo de Cuzco, comprei o Parcial, que era os passeio do dia mais Morays, que iria no Domingo. Este boleto parcial vale por dois dias consecutivos e ninguém avisou, e eu comprei, já o boleto completo vale por 10 dias. Após as explicações do guia saímos pra conhecer as ruínas por uns 40 minutos. Segunda parada: almoço em Urubamba: eles param em um restaurante pra almoçar a vontade por 20 soles. Dois brasileiros que conheci lá e leram um relato e comprovaram pra nós, fizeram o teste de fingir que não ai almoçar no restaurante e na saída eles foram abordados por funcionários que ofereceram o almoço pela metade do preço. Terceira parada Ollamtaytambo: As ruínas de Ollamta são enormes e muito lindas. Vale a pena. Mais histórias Incas. Quarta Parada: Igreja de Chinchero. Aprendemos mais sobre a cultura e o sincretismo religioso da região e suas marcas. O passeio todo foi das 9:00 até as 20:00 – um dia cansativo mais produtivo! Dia 08- Data 20/09/2014 – Machu Picchu. Foi extremamente cansativa minha ida pra M.P e minha falha no Peru. O plano inicial era ir de Ollamtaytambo, as 19:00 depois do passeio do Vale e dormir dois dias em Águas Calientes e subir Huayna Pichu, mas por falta de bilhete de trem, tive que mudar minha programação. Sai as 3:30 de Cuzco rumo a Ollamtaytambo, as 6:10 peguei o trem pra Macchu Picchu. É muito caro o trem $ 100 dolares (ida e volta), mas tem outras alternativas mais baratas e menos cômodas, mas eu não tinha tempo a perder. O caminho é lindo demais, e chegamos as 7:40 em Águas, e as 8:25 subi rumo ao santuário, em uma estrada incrível! As 9:00 comecei com um guia o tour por Machu P, e fiquei lá a manha toda, meu ingresso para subir Huayna era para as 7:00, então perdi! Depois das explicações, fiquei andando admirando as ruínas e fotografando.. É lindo e incrível, ver como é perfeita a engenharia e conhecimento dos Incas e a escolha do local, cercado por montanhas. Para descer de bus pra Águas Calientes são $10, foi uma surpresa pra mim. rs Cheguei umas 14:00 horas, almocei e fui conhecer e fotografar águas Calientes. Bem interessante a cidade. Encontrei os amigos paranaenses que havia feito no passeio do vale sagrado e fiquei tomando umas com eles até meu trem, que era só as 22h pra Ollamta, de onde peguei uma Van da Agencia até Cuzco. Cheguei as 1:37, quase 24 horas acordado!! Mas que dia perfeito! Dia 09- Data 21/09/2014 – Morays e Salinas de Maras. Passeio mais curto: das 9:00h as 15:00. Primeiro, fomos conhecer as salinas de Maras, um local bem interessante de extração de sal de um curso d’água de concentração de sal de 50%. Segundo: Ruínas de Morays para entender a agricultura dos Incas. Muito interessante o conhecimento deles de agricultura! E entender como funciona o desenho. Meu boleto turístico estava vencido, fiquei preocupado de observarem, mas não observaram e eu passei e não precisei comprar outro! Não penso que sacaneei, pois ninguém me orientou que ele era válido por 2 dias. Chegando em Cuzco, almocei e arrumei a mochila pra ir para rodoviária. As 18 horas tinha bus pra Nazca. Comprei antecipado Cruz der sur. Dia 10- Data 22/10/2014 – Nazca. Viagem longa de 14 horas sem parada, e quando o dia amanhece vemos o perigo que é a estrada, muita curva fechada e os ônibus tem que curvar buzinando pra alertar, e as vezes parar para dar passagem a outros veículos, o trecho é de arrepiar! Cheguei cedo na cidade e logo fui abordado e me falaram $ 80 o voo, como tinha lido $ 95 o preço dos voos achei um bom negócio, mas era tocaia RS RS ! Como eu estava desesperado por um banheiro e cheio de malas também nem quis pesquisar pela cidade, aceitei! Depois de muito tempo no banheiro, algo que foi constante no Peru e Bolivia, sai pra negociar com o cara. Daí veio a história, $ 80 é um avião maior, que vc pode não ir à janela, o menor de 5 pessoas é $ 150, reclamei e fechei com ele $ 115, mas com café da manhã, e eu ficaria no hotel em um quarto até o horário do meu bus que é as 23 h. No aeroporto percebi, e depois a tarde lendo nos avisos, que eu devia ter ido direto da rodoviária para o aeroporto e lá ter fechado o passeio ou ido em uma agencia, mas meus problemas intestinais me fizeram ter pressa e na verdade aquela hora pagava qualquer coisa por um banheiro, mais que pra ver as famosas linhas. Rsrs Fui pro aeroporto, lá assistimos um vídeo do National G. de uns 40 min sobre as linhas, e depois sobrevoamos em uma aviãozinho de 5 pessoas, que chacoalha e dá muita tontura por uns 20 min, devemos sobrevoar uns 12 desenhos... é legal de se ver! Pra quem ta sem grana, tem uns mirantes no deserto que vc sobe e pode observar alguns dos desenhos, mas nada como sobrevoar. Depois do voo andei pela cidade, almocei e consegui trocar minha passagem das 23h para as 16h, não quis ficar mais na cidade e fazer os aquedutos, pois tinha muitos dias ainda de férias e Cuzco me quebrou.. também Nazca em si não é uma cidade atraente! Dia 11- Data 23/10/2014 – Lima. Cheguei de madrugada em Lima, e antecipei minha diária no Hostel Pariwana, já no caminho de Taxi pela cidade fiquei surpreendido, Miraflores parece Europa! É linda, limpa e organizada! O Hostel Pariwana foi o dos melhores que já fiquei, e olha que já fiquei em hostel em 14 países, sou rodado! RS Muito bom mesmo. Sai no dia pra conhecer a agradável Miraflores pela manhã: Praça Kenedy, toda Orla, com o Parque do Amor e do Farol, Lacomar Shopping, e na parte da tarde por 30 soles, fui de Taxi para o centro histórico ver o palácio do governo, Praças famosas etc.. A noite fui apresentado a Lima por um Peruano amigo de uma amiga, que me levou ao bairro Barranco um bairro boêmio e cheio de vida, gostei muito! Mas era terça e estava vazio. E conheci outros pontos da cidade! Lima é linda e surpreendente! Dia 12- Data 24/10/2014 – Lima. Meu último dia no Peru conheci o centro arqueológico de Miraflores, bem interessante, andei mais por Miraflores, e fui comprar coisas que estava precisando. No fim da tarde rachei o taxi com uma Holandesa até o aeroporto, onde as 21:20 eu ia pegar o voo pra Quito. Neste mesmo voo, encontrei o meu amigo de tempos de facul, que ia continuar a viagem comigo! Agora com companhia. Dia 13 - Data 25/10/2014 – Quito – Laguna Quilotoa. Chegamos em Quito de Madrugada, e logo pegamos um Taxi até o Vibes Hostel, nosso próximo destino. O aeroporto é bem longe e da $25. Taxi no equador é barato! Como íamos acordar as 5:30, encontramos mais uma amiga na entrada do hostel e já fomos dormir. As 6:10, pegamos a excursão que pagamos a empresa Gulliver que fechamos do Brasil, um passeio para Laguna Quilotoa. Um lugar longe 150 km de Quito, e este passeio leva o dia todo! Até chegar no passeio, passamos pelo interior do pais, conhecendo mercados de animais, artesanatos, verduras etc... tudo muito típico, mas achei que ficamos tempo demais nestes passeios, sendo que preferia gastar mais tempo na Laguna! Conhecemos também como vivem os índios do Equador. Chegando na Laguna não tem como não se impressionar! É lindo demais... A descida é muito difícil, escorregadia, cheio de areia e pedra, temos que descer nos apoiando, quase caindo toda hora, e subir, meu amigo, pior ainda! Achava que o calvário de Copa foi difícil, nem se compara a isso, ainda mais a quase 4.000 m de altitude. Descemos eu e meu amigo até a beira da lagoa, na hora de subir, tem a opção de subir com mula por $10, optamos por voltar a pé! Que burrice! Meu amigo arregou na metade, quando viu uma mula sobrando com um dos caras e pediu pra subir com ela. Eu não tive opção, continuei subindo, foi muuuuuuito difícil, achei que não ia dar conta! São apenas 2 km, 4 km ida e volta, mas muito íngreme e na altitude, além de escorregadia, é difícil! Mas dei conta e fiquei todo orgulhoso. Morto de cansaço e sede, fui recebido com o almoço muito bom! Conheci outros vários brasileiros, e foi um dia bacana demais. Voltamos então pra Quito, e chegamos umas 20:00 h, decidimos eu, meu amigo e amiga das antigas do Brasil e uma nova brasileira que conhecemos ir direto para um bar! Nem tomar banho, pois estávamos cansado, fomos então.. comemos porção e bebemos cerveja, meu amigo foi um pouco mais cedo para o hostel e ficou eu e a Luana, esperando beber mais uma para ir. Fechamos a conta aproximadamente meia note e meia e fomos embora a pé pro hostel, que fica bem próximo. FIM DA VIAGEM! – TRISTE E SEM GALÁPAGOS. No meio do caminho, a uns 20 m do hostel, percebi que íamos ser assaltados, olhei pra minha amiga e gritei “corre que a gente vai ser assaltado”, e eu não corri, fiquei, pois se corresse eles pegariam ela, que eu corro mais, e eu não ia conseguir ver, como homem e amigo, ela ser roubada por aqueles vagabundos sem fazer nada. Os 5 voaram em cima de mim e a menina tentou correr atrás da Luana, só que ela correu e deu uns tapa pra trás e ela desistiu, Lu saiu ilesa e chegou até o socorro. Enquanto me assaltavam pra me derrubar quebraram meu joelho, e quando cai saquearam todos meus bolsos, e rasgaram até minha calça. Uma mulher de rua começou a gritar, e o fato da Luana ter fugido fez com que eles fossem rápidos, nem observando que eu estava de mochila. Perdi meu iphone e levaram minha carteira, que tinha uns $ 20 dólares. Meu dinheiro estava no Money Pocket dentro da calça, e não viram.. graças a deus, tinha uns 600 dólares! Além de não levarem minha mochila, onde estava minha canont3i nova com todas as fotos da minha viagem e minha maquina de tirar fotos embaixo da água que comprei pra ir pra galápagos e o passaporte, se levassem minha Mochila estaria ferrado. Só percebi que meu joelho estava quebrado ao tentar levantar pra correr depois do assalto e cair duas vezes, que então olhei e me dei conta e fiquei parado aguardando alguém vir! Logo chegou a Luana, e mais gente! E um tempo depois o socorro, que imobilizou minha perna e foi a novela pra conseguir um hospital, fui pra 2 hospitais públicos que não aceitaram, e só as 5 horas da manhã deram entrada em um hospital particular mas que pertence ao próprio governo do Equador( de graça) onde fui medicado e fiz raio x, que o diagnostico foi fratura patelar e precisaria de cirurgia. Eu tinha seguro viagem, mas não conseguiram contactar! Nunca viagem sem Pessoal!! A Luana e o Beto perderam o dia. Eu ia operar de graça no Equador, mas como ia voltar e receber cuidados depois, até teria coragem, pois o hospital e os médicos pareciam ser muito bons, mas e meus amigos coitados, iam perder as férias. Então resolvi operar no Brasil, me dei alta, peguei a autorização, a Luana ficou o dia inteiro correndo atrás pra mudar minha passagem o Beto comprando remédio e tala, e até me ajudando no banho RS RS ... e assim troquei a passagem e sai umas 22 h do hospital, as 7:50 peguei o voo pro Brasil, dormimos no aeroporto. Meus amigos na fila conheceram um brasileiro, Pedro, que me ajudou o caminho todo até chegar em SP. Com o joelho quebrado tive que viajar até SP, de SP até BH e BH até Montes Claros, onde minha namorada me recebeu! Viagem muito difícil, mas muito feliz pelo apoio recebido pelo caminho pelas companhias aéreas e os Brasileiros que fui encontrando no caminho. Ahhh Que inveja depois do meus amigos em Galápagos nas férias que planejei por 6 meses! RS RS RS ... mas dos males o menor, já operei, estou em recuperação e cada dia melhor, vai demorar um pouco, alguns meses pra eu ficar bom 100%, mas já penso no meu próximo mochilão, agora com muito mais cautela. RS RS Lado Ruim: A Policia no Equador não deu a mínima atenção pra mim, nem B.O fizeram, nem tentaram rastrear meu Iphone ou conversar comigo!! Diferente da equipe de socorro e do Hospital que foram 1.000%! Espero ajudar alguém na sua mochilada Abraço Dicas em Resumo: 1- Não troque dinheiro na fronteira Peru x Bolívia, eles te passam a perna no cambio. Tente trocar na próxima cidade. 2- Taxi no Peru é barato! 3- Compre ingresso pra Macchu Picchu com antecedência, e compre também a passagem de trem, que é muito cara e acaba rápido! Tem que comprar os dois. 4- O Boleto parcial de turismo de Cusco vale por dois dias somente, ao contrário do completo que vale 10 dias, e isso ninguém avisa! 5- Pechinche sempre no Peru – Dá certo! Se for desistindo da compra, vão abaixando o preço. 6- Faça o Vale Sagrado antes de Machu Picchu. 7- Nazca: fuja do assédio e vai direto pro aeroporto, e lá feche seu passeio com as próprias empresas aéreas. 8- Equador: depois que fui assaltado e de todo ocorrido, meus amigos disseram que todos falaram que o país esta muito violento e que tem que ter muito cuidado o tempo todo! Evitar andar sozinho, de mochila, mochila na frente, pegar Taxi sempre etc... então, quem for ao Equador Cuidado! Citar
Membros PriscilaKlaus Postado Novembro 1, 2014 Membros Postado Novembro 1, 2014 Que pena que a sua viagem acabou dessa forma, porque até esse momento o relato estava incrível. Estou indo com o meu namorado para a Bolívia e o Peru em janeiro e a dica do ônibus Cruz del Sur foi ótima, estava com medo dos ônibus de fazem esse trecho. Muito obrigada! Citar
Membros Psil Postado Novembro 2, 2014 Membros Postado Novembro 2, 2014 Nossa que final triste! Espero que se recupere logo. Obrigada por compartilhar as dicas. Em dezembro meu marido e eu faremos um trajeto parecido, porém de carro. Gostaria de uma dica sobre Agência para Galápagos, seus amigos aprovaram a agência? Quantos dias e quanto foi o pacote? Melhoras. Citar
Colaboradores Mochileiro Peregrino Postado Novembro 2, 2014 Colaboradores Postado Novembro 2, 2014 Quito é uma cidade que passa bem longe de ser segura, já estive nela 2 vezes e infelizmente posso dizer que conselhos básicos de segurança nesta cidade não funcionam Em relação aos táxis só para reforçar, os brancos são clandestinos, apenas os amarelos são legalizados :'> Já teve algumas tentativas de assalto comigo, mas todas falharam. Lhe desejo bons ventos. Citar
Colaboradores Marthon Luiz Garcia Livram Postado Novembro 15, 2014 Autor Colaboradores Postado Novembro 15, 2014 Que pena que a sua viagem acabou dessa forma, porque até esse momento o relato estava incrível. Estou indo com o meu namorado para a Bolívia e o Peru em janeiro e a dica do ônibus Cruz del Sur foi ótima, estava com medo dos ônibus de fazem esse trecho. Muito obrigada! Priscila... Esta empresa é muiot boa, e relativamente barata... eu não arriscaria outra! Pode confiar...rs Boa viagem,... e lembre-se sempre.. vc esta viajando na America Latina, não na europa!! Cautela e desconfiança sempre... ( eu esqueci disso...rs) Citar
Colaboradores Marthon Luiz Garcia Livram Postado Novembro 15, 2014 Autor Colaboradores Postado Novembro 15, 2014 Nossa que final triste! Espero que se recupere logo.Obrigada por compartilhar as dicas. Em dezembro meu marido e eu faremos um trajeto parecido, porém de carro. Gostaria de uma dica sobre Agência para Galápagos, seus amigos aprovaram a agência? Quantos dias e quanto foi o pacote? Melhoras. Oi... então, nos só tinhamos pesquisado os passeios que queriamos fazer, sem fechar com agencia nenhuma.. a ideia era fechar lá... e eles fecharam tudo no dia mesmo.. disseram qye tem muitas agencias lá e foi tranquilo. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.