Membros victorufu Postado Janeiro 27, 2010 Membros Postado Janeiro 27, 2010 Olá Pessoal! Estou indo passar o carnaval no Parque Nacional da Emas e gostaria de saber se alguem pode me passar algumas dicas do local. Onde hospedar, quais locais valem a pena visitar... Estou buscando um lugar tranquilo...lá é uma boa opção??? Obrigado Citar
Membros claytonxr Postado Janeiro 27, 2010 Membros Postado Janeiro 27, 2010 Estado: Goiás Cidades próximas que oferecem apoio de hospedagem para visitação no Parque Nacional das Emas, entre elas: Chapadão do Céu, Costa Rica, Mineiros Localizado em Goiás, esse Parque é ideal para observação de animais como a ema (origem do nome do Parque), capivaras, tamanduás-bandeiras, seriemas e veados-campeiros. Foi criado em 1961 e tem vegetação típica do cerrado. ATRAÇÕES Trilha 1 Esse percurso de, aproximadamente, 50 km é ideal para ser feito de carro. Pelo caminho passa-se por diversas paisagens como o cerrado, o campo limpo e a cabeceira do Rio Jacuba. Animais como veados-campeiros, tamanduás, emas e aves silvestres. Durante o passeio é possível parar o carro e fazer algumas trilhas. Uma delas passa perto do córrego Jacubinha, onde se pode beber água. O acesso é pelo portão Jacuba, a 86 km de Mineiros pela GO-341. Trilha 2 A paisagem desse passeio é bastante parecida com a da Trilha 1: cerrado, campos limpos, matas de galeria. O trajeto ainda passa pelo Rio Formoso. As araras e os tamanduás-bandeira são vistos com facilidade. O acesso é pelo Portão Guarda da Bandeira, a 163 km de Mineiros pela GO-302. Rio Verde Localizado no município de Mineiros esse Rio é ideal para prática de canoagem. Salto do Rio Formoso A 20 km da cidade de Chapadão do Céu esse local oferece descida pelo rio, corredeiras, remansos e uma pequena praia. É possível visitar a Gruta dos Morcegos, uma formação rochosa dentro da mata. O salto do Rio Formoso fica na fazenda Alvorada dos Formosos. Água Santa A Água Santa é um fenômeno natural composto de 14 poços d´água térmicos. São antigos géiseres em extinção, que jogam água para cima em um espaço regular de tempo. A atração fica na cidade de Costa Rica. Atividades Noturnas Na cidade de Mineiros é possível encontrar choperias, churrascarias e bares. Turismo / Ecoturismo: Atividades de ecoturismo: Canoagem, Trekking GEOGRAFIA e HISTÓRIA Clima Tropical subquente úmido. No inverno a estação é seca com ocorrências de geadas. Já na primavera e no verão a temperatura aumenta bastante. Vegetação A vegetação mais típica do local é o cerrado, com campos abertos cobertos por gramíneas e por pequenas espécies arbustivas. Nos trechos de cerrado típico, as árvores variam em torno de 5 a 6 metros, com formas retorcidas. Relevo A altitude na região varia entre 350 m e 1.000 m. Os terrenos mais elevados do Planalto Central se concentram na serra dos Caiapós. As áreas mais baixas estão junto aos vales dos rios. O relevo é suavemente ondulado e o solo predominantemente arenítico. História e Cultura Na época colonial a região era habitada por povos indígenas. Os primeiros homens brancos apareceram na região no final do século XIX em busca de terras para o plantio. A descoberta de diamantes às margens do Rio Verde atraiu muitos garimpeiros. Atualmente a região é utilizada para cultivo de soja, algodão, girassol, milheto e outras culturas. LOCALIZAÇÃO e ACESSO Como chegar Saindo de São Paulo siga pela SP-270 (Raposo Tavares) até Presidente Epitácio. De lá siga pela BR-267 até Capim Verde, passando por Campo Grande. Em Capim Verde pegue a BR-060 até Paraíso e de lá siga em direção a Costa Rica. Para quem sai do Rio de Janeiro segue-se pela BR-116 (Dutra) até São Paulo. A partir desse ponto o caminho é o mesmo de quem sai de São Paulo. Distâncias das capitais: - São Paulo (SP): 1359 km - Rio de Janeiro (RJ): 1771 km - Belo Horizonte (MG): 1331 km - Brasília (DF): 638 km - Salvador (BA): 2165 km - Porto Alegre (RS): 2525 km Aeroporto mais próximo: Campo Grande http://www.parquenacionaldasemas.com.br/links.htm flwss Citar
Membros victorufu Postado Janeiro 27, 2010 Autor Membros Postado Janeiro 27, 2010 OLá claytonxr, muito obrigado pelas dicas! grande abraço! Citar
Membros _angelita Postado Março 23, 2014 Membros Postado Março 23, 2014 Olá, pessoal. Moro em Mineiros e conheço alguns guias habilitados para trabalhar no ParNa Emas. Inclusive no feriado da Semana Santa, em abril, tem programação especial com atividades aquáticas no Rio Formoso, ciclismo, trilha e passeio em carro safári. Citar
Membros christiangump Postado Maio 6, 2014 Membros Postado Maio 6, 2014 Quantas das atrações da região podem ser visitadas sem guia? Pretendo ir sozinho. Citar
Membros _angelita Postado Maio 14, 2014 Membros Postado Maio 14, 2014 Oi christiangump! Dentro do território do Parque só é permitido entrar com guia, mas fora de lá tem bastante coisa pra se conhecer. Recomendo as cachoeiras da Pinguela, do Sucuri, Dois Saltos e a região do Pinga Fogo, que eu já conheci (lembrando que tem muito mais lugares além desses!). É interessante ter alguém que conheça os lugares porque aqui não tem quase nada sinalizado, mas se não tiver ninguém, basta se informar que vc chega. Espero ter ajudado. Citar
Membros de Honra LiCo Postado Dezembro 10, 2014 Membros de Honra Postado Dezembro 10, 2014 Angelita Estava pensando em passar uns dias nessa região, agora na semana do reveillon. Mineiros ou Chapadão é o lugar mais perto das cachoeiras? Citar
Membros _angelita Postado Abril 21, 2015 Membros Postado Abril 21, 2015 Oi LiCo! To atrasada! Desculpe-me! Espero que vc tenha conhecido o Parque e, mais ainda, que tenha gostado! Se não chegou a ir, respondo agora tua pergunta: nas cidades de Mineiros e Costa Rica, ambas no entorno do Parque tem cachoeiras. As que eu falei ficam no município de Mineiros e ficam um pouco afastadas do centro urbano. Já em Costa Rica tem o Parque Salto do Sucuriu com duas cachoeiras bem próximas a cidade, com acesso bem fácil por rodovia asfaltada, lá eles ainda oferecem atividades de rapel, passeio de bote, tirolesa e arvorismo. Todas as atividades devem ser agendadas com antecedência. Eu fiz a tirolesa e é bem legal! Mais uma vez, perdão pela demora para responder! Abraços! Citar
Membros de Honra LiCo Postado Abril 22, 2015 Membros de Honra Postado Abril 22, 2015 Olá _angelita Mineiros fica longe do parque e acabei não indo pois os guias estavam cobrando R$150 e seria um dia inteiro andando só de carro. Intééé Citar
Membros lclelles Postado Abril 27, 2016 Membros Postado Abril 27, 2016 Reativando o post. Moro em Campo Grande-MS e estou pensando em visitar o Parque junto com o estadual de Costa Rica mas não há quase nada de informação disponível sobre hospedagem e localização dos atrativos, pensei em ficar em duas cidades, costa rica e chapadão do céu ou mineiros, pretendo ficar uma semana em outubro. Guia 150 pila não está nos meus planos, mas tb tenho a impressão que é difícil rodar sozinho e achar alguns dos picos, sei que o parque de costa rica tem uma infra melhor e placas, mas será que dá para rodar e conhecer bem o lugar? tem hospedagem boa ou só hotelzinho muquifo? QQ informação eu agradeço, VLW!!!! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.