Membros de Honra edver carraro Postado Abril 8, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Abril 8, 2009 A pedido do amigo Cacius (vou tentar não estender muito ) Era uma quinta-feira (26.03.09) e eu estava na frente do pc pensando no que fazer no final de semana, afinal teria a sexta-feira livre... Teria que ser um programa light, que desse pra levar a namorada junto e de preferência algum lugar próximo. Bingo! Na hora surgiu a idéia de camping no Parque das 8 Cachoeiras em São Francisco de Paula / RS. O Parque tem a maior concentração de cachoeiras e trilhas da serra gaúcha, com 130ha de mata virgem e belas paisagens. Está localizado a 130km de Porto Alegre, 42km de Gramado, 361km de Florianópolis, 4km do centro de São Francisco de Paula e 2,5km do lago São Bernardo. Pega informação daqui, faz conta dali, convence a namorada de que vai ser legal e não vai ser cansativo, que as trilhas das cachoeiras são fáceis e bem demarcadas e pronto! Roteiro feito, previsão de gastos também, reservas no parque feitas... Só nos resta esperar a sexta-feira... Saímos de casa na sexta às 5h da matina com chuva e levamos cerca de 3h para chegar em São Francisco de Paula indo pela fantástica Rota do Sol, percorrendo exatos 268km. Tomamos um delicioso café no centro de São Chico e fomos direto para o parque. A estrada de acesso é boa. Chegamos no parque as 9h e fomos muito bem recebidos pelo proprietário, o Sr. Anildo que nos acompanhou até o local reservado para o camping. Montamos a manaslu organizamos as tralhas e já de cara fizemos a trilha da Cachoeira do Quatrilho com 40m de altura e das Gêmeas Gigantes com 98m de altura. Levamos 7h para fazer o percurso ida e volta e atravessamos o rio 22 vezes. Apesar da distância percorrida, a trilha é de grau médio e bem demarcada. Como choveu o dia todo, ficou um pouco mais difícil o trajeto e o cuidado tinha que ser redobrado. Já na sexta de noite minha namorada queria me matar . A infra-estrutura no parque é show de bola, tomamos um banho gostoso, jantamos muito bem e descansamos muito bem também, pois o dia seguinte prometia. No sábado fizemos as trilhas para a Cachoeira da Ravina de 30m de altura e dos Pilões também com 30m, situadas no Rolantinho da Areia. No percurso podemos ver a Cascatinha dos Xaxins, o Perau Redondo, o Topo dos Pilões e após descer uma escadaria de ferro com 24m de altura , contempla-se a beleza da Cachoeira da Ravina. Nesse trajeto o cuidado teve que ser triplicado, pois chovia muito e a escada estava muito escorregadia. Pra variar, minha namorada escorregou no finalzinho e a culpa foi minha "por não ter segurado ela"... Adivinhem, pro meu lado!!! Mas estávamos curtindo de montão. Após as escadas, a trilha continua até a Cachoeira dos Pilões. O Templo da Ravina, considerado místico por muitos visitantes, é uma beleza a parte. Eu estava acabado e minha namorada maaais ainda, a chuva atrapalhava muito e após 5h voltamos para o conforto da nossa manaslu. O sábado foi o dia mais puxado e cansativo e as trilhas muito difíceis e o pior, faltavam ainda 4 cachoeiras para serem vistas, mas felizmente essas estavam beeeem mais próximas do parque. Conseguimos conhecer todas, mesmo sob chuva. No domingo, após saborear um delicioso chimarrão (parceiro pra toda hora) e um café pra lá de gostoso, a Cachoeira da Ronda foi a que mais impressionou, com seus 100m de altura. A Cachoeira da Neblina faz jus ao nome e fica em meio a belíssimas paisagens. Na Cachoeira do Remanso com seus 75m de altura, existe uma micro usina hidrelétrica que abastece o parque (idéia do Seu Anildo) e ao lado da usina encontra-se a trilha para a Cachoeira Escondida. Essas 4 últimas são as mais fáceis de se fazer e querendo em 4h dá pra ver todas. O final de semana poderia ter sido perfeito, não fosse toda a chuva que caiu por lá, mas mesmo assim aproveitamos muito. A barraca se saiu muuuuito bem sob chuva forte, valeu o investimento!!! Pra aguentar toda aquela chuva os anorak's Salomon deram conta do recado!!! O parque é fantástico e quem não ta afim de encarar camping, tem cabanas para alugar por R$ 120,00 diária casal . O restaurante tem uma comida caseira formidável e com um preço muito bom. Os gastos no parque foram R$ 6,00 entrada / pessoa + R$ 12,00 diária / pessoa. O atendimento que tivemos foi pra lá de bom e como fomos num final de semana pouco movimentado deu pra descansar muito em meio a natureza apesar da dificuldade das trilhas e da chuva. Creio que 3 dias apenas não foram suficientes para conhecer com calma e carinho o que a natureza de lá merece, mas com certeza vão ficar guardados e serão lembrados em nossas histórias . Mais informações acessem http://www.parque8cachoeiras.com.br/ Quanto as fotos, preciso parar um tempinho pra atualizar meu perfil no Picasa, mas logo logo estarão lá!!! No mais é isso, espero que tenham curtido e na dúvida é só gritar Grande abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Cacius Postado Abril 8, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Abril 8, 2009 Boa, Edy! Eu passei apenas algumas horas no parque, numa volta de Cambará. Certamente merece mais tempo para ver e aproveitar melhor. Galera, as distâncias envolvidas nas trilhas não são grandes não: são trilhas beeem íngremes, trilha de mato mesmo. O parque fica num platô intermediário de uma formação de canion, onde o topo é a cidade. Aliás, aí vem a parte bem interessante: fica dentro da cidade, praticamente. Coisa de 6 km do centro. Quer dizer, vc pode tomar um bus até São Chico e de lá pegar um taxi pro parque. E dentro do parque, tôme perna! Trip show, bom relato, mas posta umas fotos, tá, Edy? Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra carlanog Postado Março 11, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Março 11, 2011 Acabei de fazer 4 das 8 cachoeiras (Quatrilho, Pilões, Ravina e Neblina). O parque é lindo e vale muito a pena... Quem quiser ler meu relato na íntegra é só acessar: http://expedicaoandandoporai.blogspot.com/2011/03/sao-francisco-de-paula-rs.html Qualquer dúvida estarei por aqui... Bjs e Boas Viagens! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Celso Machado Postado Julho 20, 2017 Membros Compartilhar Postado Julho 20, 2017 Olá! Fiz esta trilha! Valeu muito a pena!! Link do meu relato: post1288259.html Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.