Membros Luca Pedreira Postado Fevereiro 20, 2008 Membros Compartilhar Postado Fevereiro 20, 2008 Em setembro de 2007 fui com minha namorada para o Panamá e anotei estas peculiaridades para compartilhar com este fórum já que antes de ir achei poucas informações a respeito deste país. • HISTÓRIA – Mal chegando tivemos problemas com o taxista do aeroporto pois havia dois preços (US$ 25 por um carro particular onde poderíamos ir os dois ou US$ 11 cada um de nós para irmos numa van com mais gente). Além disso havia dois caminhos, um sem passar pela estrada boa e conseqüentemente sem passar pelo pedágio e a outra que passava pela estrada boa e conseqüentemente pelo pedágio e que era cerca de US$ 2 mais cara. Fizemos a opção de ir pela estrada sem pedágio e num carro particular e o primeiro motorista da fila possuía uma van e o mesmo ficou putíssimo com a gente pois se tivéssemos escolhido a opção de US$ 11 cada poderia ir mais gente e assim ele ganharia mais $. Fizemos a opção não para sacanear ele mas porque achamos que era a mais cômoda. Aí quando ele arrancou eu só confirmei o preço com ele e ele começou a reclamar dizendo que os turistas sempre que chegam já começam a barganhar e que aquilo irritava ele. Falou em tom alto e ríspido e eu disse a ele que se ele não estava contente poderia nos deixar ali mesmo que pegaríamos outro táxi. Ele fingiu que não ouviu e eu repeti ao que ele respondeu brabo que nos levaria. Foi puto e correndo muito até chegar no hotel e depois arrancou correndo de forma grosseira... • Os panamenhos adoram beisebol. Há campos públicos em algumas partes. • No dia 03/09/2007 presenciamos a explosão simbólica que deu início às obras de ampliação do Canal após aprovação em plebiscito popular. Estavam presentes Jimmy Carter, o presidente Torrijos do Panamá e mais dois presidentes sul americanos. • O Canal tem diversas peculiaridades tais como preços que podem a chegar a US$ 300 mil por travessia para navios cargueiros; durações das travessias entre 8 e 12 horas; o canal já chegou a responder por 15% do PIB panamenho mas hoje responde por cerca de 6%. O preço médio da travessia é de cerca de US$ 30 mil mas varia muito.....as travessias são feitas por turno sendo que na parte da manhã ocorrem as idas de um oceano a outro e na parte da tarde ocorre o contrário. Os portões das eclusas são originais de 1914. • As cervejas locais, Atlas, Balboa, Panamá e Soberana são boas sendo que tanto no meu gosto quanto no gosto da Marina a Soberana é melhor. • Há no shopping Multiplaza um restaurante chamado Tony Romas que é muito semelhante ao T.G.I Fridays e ao Outback. Muito semelhante mesmo, até os comentários nos cardápios... • Não fomos a Zona Livre de Colón por isso fica difícil dar palpite mas dizem que vale muito a pena para quem vai fazer compras no atacado. Dizem que é muito perigoso nos arredores da Zona Livre mas mais uma vez não presenciei para poder confirmar o fato. • DICA: Passeio de teleférico pela mata no Gamboa Resort (dispensa-se as visitas ao orquideário, ao borboletário e ao aquário). É meio caro mas legal. (US$ 42 por pessoa) • Em 2007 os aparelhos eletrônicos custavam a metade ou até menos do que no Brasil. • No Panamá é muito mais comum ouvir músicas em inglês do que na Colômbia mas ainda assim as músicas em espanhol dominam com ampla folga. • A gasolina no Brasil é cerca de 70% mais cara do que no Panamá. • Por este motivo os táxis por lá são muito baratos. No Panamá não há taxímetro. As corridas estão sujeitas a livre negociação. • No Panamá os carros são muito baratos. Dizem que são os carros mais baratos de toda a América Latina. • Há uma proporção enorme de camionetes (SUV’s) em relação aos demais tipos de carros. Uma proporção descomunal se comparado com o Brasil por exemplo. • DICA: Isla Drake em Portobello no Departamento de Colón (nos arredores do forte de Portobello). Muito linda! Só havia eu a Marina e mais um casal de americanos na ocasião. Um táxi para lá custou US$ 90 ida e volta. A distância é um pouco superior a 100 Km. • Em 2007 a Ciudad Vieja estava sendo restaurada. • A moeda local, o Balboa, só existe em moedas. De resto, só o dólar americano mesmo. • O Panamá se parece muito com os EUA. • Ótimo lugar para comprar. • Há diversos cassinos. • Um dos shoppings, o Albrook Mall é simplesmente gigantesco. Para quem quer comprar um dia não é suficiente para conhecer este shopping todo. • Salários maiores que no Brasil. Em setembro de 2007, salários mínimos: Brasil: US$ 180/mês – Panamá: US$ 300/mês. • No Panamá ainda não há uma cultura generalizada de TIP’s/gorjetas/propina que nem nos EUA. • Os táxis rodam com mais de um passageiro indo a diferentes destinos ao mesmo tempo. • Num dos táxis havia uma panamenha que falava dos ex-presidentes americanos como se fossem presidentes panamenhos ou como se ela fosse americana. Frase da dita senhora: “Para mim depois do Lincoln e do Kennedy o Carter foi o melhor presidente” ou “nós adoramos o Carter, aqui é a casa dele...”. • DICA: comer no restaurante do Canal do Panamá vendo os navios passarem pode ser uma boa pedida. Os preços não estavam tão caros mas a qualidade da comida estava bem fraca. Vale pela vista mesmo. • A impressão que tivemos é que o Panamá é um país sem muita identidade. Um país com pouquíssimo passado, até porque a independência da Colômbia só foi conseguida no início do século XX. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Alexmelo Postado Março 13, 2008 Membros de Honra Compartilhar Postado Março 13, 2008 Pessoal, estou começando a pesquisar algo para Colombia e Equador no 2º semestre, e vi que dependendo do que comprar na parte aérea, posso fazer uma escala de umas 10 horas em Panamá City, porém normalmente sai 100 dolares a mais. Minhas perguntas: 1) Vale a pena? 2) O que poderia ver durante o dia? O avião chega umas 9 AM e sai 7 PM, então teria o dia inteiro para conhecer a região. Obrigado, Alex Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros regish Postado Março 15, 2008 Membros Compartilhar Postado Março 15, 2008 Alex, Não sei se vale muito a pena...o Panamá é muito bonito para se ver em pouco tempo. Mas com pouquíssimo tempo recomendo você a visitar o Canal do Panamá que é um dos lugares mais importantes para o comércio internacional e também o Casco Viejo, que é a parte histórica da cidade... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros regish Postado Março 15, 2008 Membros Compartilhar Postado Março 15, 2008 O balboa é como os panamenhos chamam o dólar americano. As notas que são utilizadas são exatamente as do dólar americano mas as moedas não, as moedas utilizadas são as moedas locais com o brasão do país. Para sair à noite vá à Calle Uruguai, lá estão as melhores baladas da cidade...você pode caminhar pelas redondezas. No entanto, é muito popular no Panamá as Chivas Rumberas que são baladas que são realizadas em barcos ou em ônibus. O ônibus vai andando e parando, com bebidas e DJ's...Para ir nas chivas Rumberas, vá até o Causeway que é um dos lugares mais bonitos da cidade, um estrada construída com a terra que foi tirada do canal do panamá ligando a cidade até algumas ilhas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Alexmelo Postado Março 17, 2008 Membros de Honra Compartilhar Postado Março 17, 2008 É.. pensei só no canal mesmo. O problema é o que você falou, pouco tempo demais Bom, como ainda tem um tempinho pela frente, vamos ver. E obrigado, agora é só procurar mais do Casco Viejo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra RosanaSpider Postado Março 20, 2008 Membros de Honra Compartilhar Postado Março 20, 2008 O casco viejo é realmente lindo, adorei visitá-lo principalmente por poder ver e conversar com várias índias Kuna. São lindas, educadas, e seu trabalho, as famosas molas, são um dos trabalhos artesanais mais perfeitos que já vi. Eu que sou tremendamente pão-dura, hehehe, não resisti e comprei uma maravilhosa, que vou colocar em um quadro em breve. E o canal, ah, o canal, esse é imperdível. Único no mundo, é um must. E o tamanho das crianças (os cargueiros) é algo inexplicável, imensurável, que nem sua câmera vai conseguir captar tão facilmente. Portanto, espero que vc consiga ficar ao menos um dia inteiro lá pra poder curtir ao menos isso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra RosanaSpider Postado Março 20, 2008 Membros de Honra Compartilhar Postado Março 20, 2008 Regis, estive na cidade do Panamá no final de janeiro deste ano e me informaram que as chivas rumberas só saem aos sábados à noite e eu cheguei lá justamente no domingo de madrugada, não podendo assim curtir esse passeio que dizem ser o mais divertido da cidade. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros regish Postado Março 21, 2008 Membros Compartilhar Postado Março 21, 2008 Regis, estive na cidade do Panamá no final de janeiro deste ano e me informaram que as chivas rumberas só saem aos sábados à noite e eu cheguei lá justamente no domingo de madrugada, não podendo assim curtir esse passeio que dizem ser o mais divertido da cidade. É, creio que vc está correta mesmo, eu também nao consegui ir, mas vi algumas fotos da chiva rumbera feita no barco....fiquei com bastante vontade de ir, mas próxima à Calle Uruguai tem bastantes lugares bons... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros regish Postado Junho 22, 2008 Membros Compartilhar Postado Junho 22, 2008 Entre estes paises tenho a comentar: - Chile: o custo de vida em Santiago é muito caro, fora da capital é mais barato. Ao sul de Santiago a paisagem é mais parecida com o norte da europa e faz bastante frio durante os períodos de inverno, bem ao sul estão os glaciares. A norte de Santiago o clima é muito árido a paisagem é desértica. A costa é sem dúvida mais bonita (de se ver) no sul do Chile...mas até mesmo a praia mais parecida com as que temos no Brasil (Iquique) ainda é muito gelada. A temperatura da água em Iquique no verão é parecida com as praias de Santa Catarina no inverno. O mar do Pacífico é muito frio no sul das Américas. - México: o custo de vida é um pouco mais barato que no Chile, as praias mais bonitas estão na região do Yucatán e Quintana-Roo que é a região conhecida como Riviera Maia, que é a parte do Atlântico Mexicano...As cidades mais badaladas Cancún e Playa del Carmen estão cheias de turistas americanos e a tendência é quererem cobrar tudo em dólar e muito mais caro. Evite as regiões turísticas das cidades e o custo é menor. - Panamá: o custo de vida é um pouco mais barato que os dois países acima. As praias são mais inexploradas e peca em infra-estrutura. A costa do Pacífico é bonita, mas nada se compara à costa caribeña do atlântico. Acabei não conhecendo as praias mais bonitas (Bocas del Toro e Kuna-Yala). Mas se você vai estudar entendo que ficaria em Panamá City e teria tempo para conhecer todos os pontos turísticos do país. - Honduras: não conheço. Quanto ao visto de estudos não saberia te dizer, mas acredito que no Panamá deve ser mais fácil pois o governo brasileiro por muitos anos incentivava panamenhos a fazerem a faculdade em universidades públicas do país. Deve existir algum tipo de acordo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros joaowerlang Postado Agosto 25, 2008 Membros Compartilhar Postado Agosto 25, 2008 Olá viajantes! Eu e minha esposa estamos planejando viajar ao Panamá e Costa Rica em janeiro/2009. A idéia é pegar um vôo até um dos países e seguir o resto da viagem em um carro alugado. Com relação ao Panamá, o que vale a pena conhecer além da Cidade do Panama, Canal e Boca del Toro? Será que uns 4 dias são suficentes? Um grande abraço a todos! João e Leila Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.