Ir para conteúdo

Opinião para Bolívia+Peru

grinf

Posts Recomendados

• Membros

Prezados,

Após comentários de um amigo que foi a La Paz e também após ver o globo repórter especial que esteve na nascente do rio amazonas, no Peru, fiquei com muita vontade de conhecer. Para isso, estou querendo (provavelmente em abril do próximo ano, que é após o período de chuvas e também mais barato) fazer um passeio de 12 a 14 dias na Bolívia e no Peru, junto com a minha esposa.

Em princípio estou pensando em um orçamento em torno de 4k. Sendo 2k para passagens aéreas (fiz uma busca rápida no decolar.com c/ ida SP-lapaz e volta cuzco-SP e deu em torno de 950 reais por pessoa). 2k é algo realista para 2 pessoas passarem de 12-14 dias por lá? e fazer os passeios que proponho abaixo?

Bolívia: estrada da morte de bike, lago titicaca e solar yuni (aceito outras sugestões, claro).

Peru: (arequipa) vale del colca + canyons + vulcoes, nascente do amazonas; e (cuzco) machu-pichu (aceito mais sugestões).

A idéia seria ida pra lapaz, faço os roteiros bolívia de lá, depois vou de onibus para arequipa, faço os roteiros de lá, e depois cuszco. Gostaria também de uma opinião de quantos dias dividir em cada lugar...

O que acham? Agradeço todas as opiniões que me ajudem a elaborar uma boa viagem pra lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Colaboradores

olá grinf,

sendo sincero acho que 12/14 dias é bastante curto pra fazer tudo isso.

acho que você deveria priorizar o que gostaria mais de ver.

dando uma visão geral dessa viagem, segue:

de la paz a uyuni (cidade mais próxima do salar) a viagem direta de ônibus dura em torno de 12 horas.

você perderia um dia inteiro só nesse deslocamento la paz-uyuni-la paz.

o passeio no salar pode durar 3, 4 ou apenas 1 dia: 3 dias de passeio caso você vá pro chile ou 3 dias de passeio mais um dia inteiro de volta até uyuni. também há a opção de passeio de um dia, mas é extremamente cansativo (12 horas de viagem de ônibus+um dia inteiro de paseio em um 4x4 + 12 horas de viagem de ônibus) e você só veria o salar, perdendo todas as maravilhosas lagunas altiplânicas.

uma vez de volta a la paz você poderá fazer os passeios que tem esta cidade como base (eu recomendo o chalcataya, o downhill até coroico, tihuanaco e um dia andando pela cidade). caso você faça apenas os passeiso que você mencionou, a essa altura da viagem, se não houvessem imprevistos, você já estaria no 6º ou 7º dia da viagem.

de la paz a copacabana (cidade boliviana as margens do titicaca) dá pra fazer de ônibus em umas 4 horas. agora pra conhecer o titicaca, o ideal seria ir até a isla del sol a partir do lado boliviano, gastando mais um ou dois dias. já do lado peruano, é imperdível conhecer também urus, a cidade flutuante, esse passeio dura apenas meio dia.

até aqui você já estaria no 10º ou 11º dia de viagem.

para evitar deslocamentos desnecessários a lógica seria que vocês fossem de puno até arequipa, viagem que dura em média 9/10 horas. em arequipa eu recomendaria um dia pra conhecer a cidade e o passeio de dois dias ao colca canyon (o canyon mais profundo do mundo), evite o passeio de um dia, pois você chegara a mais de 5.000 metros de altura e isso e brutal p uma viagem de um dia, ida e volta.

não sei a respeito da duração do passeio a nascente do rio amazonas pois não o fiz, mas no passeio do colca, o guia nos indicou as proximidades da nascente.

aqui você já estaria no 14º ou 15º dia de viagem.

de arequipa a cusco, recomendo que você saia no ônibus noturno pra chegar em cusco pela manhã, a viagem dura em torno de 9/10 horas.

agora aqui é o maior problema, em cusco tem MUITA coisa pra fazer além de machu-picchu é claro. uma diversidade de passeios e atrações que te tomariam fácil uma semana, mas caso você vá apenas a machu-picchu sem trekking (de trem) o passeio dura um dia inteiro. aqui você estaria no 16º/17º dia.

enfim, observe que essa estimativa de tempo foi extremamente otimista imaginando que você consiga todos os ônibus e passeios no horário desejado e não tenha que passar uma noite a mais em qualquer um dos destinos. eu acrescentaria mais uns 3 dias para essas eventualidades, visto que principalemnte na bolívia os ônibus quebrados/atrasados são uma constante.

além disso acho desnecessário perder um dia apenas no trecho la paz-uyuni-la paz, pois faria você viajar em sentido contrário ao seu destino, cusco. se você se concentrasse na região la paz-cusco, quem sabe daria até pra ir a arequipa.

pelo que entendi, as suas prioridades são arequipa e cusco, certo? acredito que nesse período de 14 dias daria pra conhecer, ainda que superficialmente essas cidades e explorar seus arredores e passeio, mas isso sem uyuni, e sem gastar muito tempo em la paz e no titicaca.

a minha dica é: planeje bem o início e o fim da viagem, chegando lá você vai improvisando e vendo o que dá pra fazer com o tempo.

bom, já falei muito. quando você decidir um roteiro posso te ajudar com os valores.

espero ter ajudado, te mostrando de forma rápida a lógistica de uma viagem como essa.

qualquer coisa me contate.

um abraço

Link para o comentário

• 4 meses depois...
  • Membros

Muito obrigado pelas informações baraun,

De fato, vou ter que sacrificar o Salar Uyuni e deixar para uma outra viagem.

Consegui passagens mais em conta indo primeiro direto p/ Cusco. Também acho que será melhor começar por lá, ao invés de La Paz, onde o aeroporto fica a mais de 4 mil metros.

Então, começando por Cusco, chegando em um vôo lá as 7 da manhã, poderia tirar o dia para conhecer Cusco e ficar + 2 dias lá para conhecer Machu-Pichu.

- Aqui estaria no 3o./4o. dia certo?

Depois gostaria de ir para Arequipa ou Chivay, onde faria o passeio no vale do colca e até a nascente do amazonas (estou tentando mais detalhes desse passeio, creio que terei que fazer algumas ligações antes, mas me disseram q dá p/ fazer em 2 dias desde Chivay).

- Estaria aqui pelo 7o./8o. dia?

Depois iria para Puno ou copacabana (Titicaca)? Acho que daria p/ passar um pernoite em um destes dois locais, o que aconselham? Depois disso iria para La Paz.

- 8o./9o. dia?

Em La Paz teria 3 ou 4 dias. Quero fazer a descida de bike na death road, chacaltaya e algum tempo para conhecer a cidade e compras, algo mais?

13o. dia. e volta para SP.

Agradeço quem puder dar mais uma polida neste roteiro e me dar uma idéia dos custos para eu poder comparar com minha planilha atual, que está dando em torno de 4k2 (1k7 de passagens aéreas).

Mais uma vez muito obrigado baraun e se puder comentar este meu novo post, melhor ainda.

Ahhh... estou quase fechando a ida para 12 ou 13 de abril e volta para 24 ou 25 de abril.

Link para o comentário

• Membros

grinf

Copacabana é mto mais bonita e barata, recomendo pernoitar ali e ver o por do sol do alto do calvário. A ilha do sol é imperdível.

Em La Paz junto c/ chacaltaya tem o passeio do vale de la luna, e recomendo tiwanaku.

Quanto a voar p/ cusco ou la paz escolha o mais barato, a altitude do aeroporto não tem relevancia, vc vai começar a passar mal já chegando no hotel.

Depois poste detalhes desse tour até a nascente do amazonas.

Link para o comentário

• Membros

Agradeço os comentários. Tenho mais algumas atualizações.

Aproveitei que tenho um amigo peruano e fiz algumas ligações pra lá para definir os passeios em Chivay, no Colca. Vou postando abaixo.

Dia 1 - Irei mesmo SP-Cusco (está mais barato mesmo).

Dia 2 - O vôo chega as 7 da manhã em Cusco. Então penso em não contar com a manhã, almoçar e depois conhecer algo em Cusco. Sugestões?

Dias 3 e 4 - Machu-Pichu. Me deram a dica de um pacote ($200/pessoa) com passeio a PISAC e Ollantaytambo +onibus + guia + trem para Águas calientes + hospedagem em águas Calientes + passagem de onibus ida e volta para Machu Picchu + entrada para Machu Picchu + trem de volta para Ollantaytambo + onibus de volta para Cusco. Está bom ou devo tentar diferente?

Dia 5 - Cusco (mais dicas para o dia em Cusco?) e ônibus para Chivay as 10pm.

--- Este ônibus vai para Puno, chegando lá tem um café da manhã e em seguida segue outro ônibus direto para Chivay, que deve chegar lá no início da tarde. Este deslocamento (Cusco-Chivay) custa em torno de $70/pessoa c/ alimentação inclusa. ---

Dia 6 - Chivay. Chegada no início da tarde e ida para águas termais.

--- O agente de turismo lá de Chivay (o mesmo que deu a dica do ônibus) é o responsável pelos passeios lá. Ele falou que dá pra fechar (na pior das hipóteses se só tiver eu e minha esposa), tudo por 225 soles/pessoa (recepção em Chivay com ida p/ aguas termais no dia 6; e mais o que se segue nos dias 7 e 8 em camioneta 4x4).

Dia 7 - Canyon do Colca e Cruz do condor

Dia 8 - Ida a nascente do Amazonas (ele frisou que, estando 2 dias antes lá em Chivay, daria para chegar até a nascente em 1 dia, que está a mais de 5500m, no nevado mismi. Tem uma parte que dá pra ir de 4x4, e depois trekking até a nascente. Se não estivesse lá, teria que fazer o passeio em 2 dias, com ambientação de 1 dia).

Dia 9 - Chivay - Puno. Devo chegar em Puno a tarde, então gostaria de saber o que fazer, se vou direto para Copacabana e pernoitar lá? Isso é possível? Ou se fico na parte de Puno do lago titicaca mesmo. Aqui tenho estas dúvidas, agradeço quem puder me sugerir algo (pelas dicas anteriores gostaria de ir a copacabana e pernoitar lá, para aproveitar o dia seguinte por lá no titicaca, mas não sei se é possível). No dia seguinte quero seguir para La Paz.

Dia 10 - Chegada em La Paz (queria chegar lá não muito tarde da noite, até umas 8-9pm, para não estar cansado no dia seguinte, tem como?.

Dia 11 - Death Road.

Dia 12 - Chacaltaya (vi que dá pra ir em meio-dia). E a tarde conhecer La Paz (sugestões?) e fazer algumas compras.

Dia 13 - Pela manhã ainda terei tempo de dar mais um rolé por La Paz e fazer mais umas comprinhas. A tarde pego o vôo La Paz - SP.

Dia 14 - Chegada em SP pela manhã.

Desde já, agradeço todos os comentários que possam me ajudar nessa viagem com a minha esposa. Se tivesse mais dias, sei que com certeza daria para incrementar, mas estes 14 dias é tudo o que tenho disponível, depois voltamos ao trabalho.

Abraço.

Link para o comentário

• Membros

Prezados,

Tenho uma questão importante: não tenho mochilas cargueiras, irei levar uma mala grande para as roupas em geral (e para trazer as compras) e somente mochilas pequenas para o dia-a-dia. Neste caso, seria inviável essa parada em Copacabana ou Puno, sem ter um hotel/pousada para poder guardar a mala? Alguma dica quanto a esta questão?

Sds

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...