Ir para conteúdo

Natal


Lika

Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Postado

[t1]Natal - Rio Grande do Norte[/t1]

 

por Claudia Severo da Redação Mochila Brasil

 

O Estado do Rio Grande do Norte, sobretudo sua capital, Natal, é daqueles lugares onde você chega e já gosta. Se chegar durante uma tarde de, seja qual for o dia, em Ponta Negra (a praia mais famosa e descolada da cidade) aí não vai querer mais sair dali!

 

Sol e o ar mais puro das Américas (pela Nasa), clima de festa com gente de todas as partes do mundo fazem do local, cercado de bares de frente para o mar e o Morro do Careca (uma duna cercada de vegetação, com mais de 120m de altura) um dos pontos mais privilegiados do litoral brasileiro.

 

Mergulhar em águas cristalinas, cruzar imensas dunas brancas, visitar locais de grande valor histórico-cultural, caminhar pelo segundo maior parque florestal urbano do país (o Parque das Dunas)... Hospitalidade e cordialidade típicas de cidades do interior, mas infra-estrutura e serviços de capital não é pra qualquer lugar. Natal é realmente especial!

 

A cidade já foi chamada de Nova Amsterdã - sim, hoje há muitos holandeses e gente de toda a Europa; mas o nome se deu por causa da conquista dos Holandeses em 1633. Antes a cidade havia sido dominada por portugueses, depois corsários franceses e índios hostis. Em 1597, mais precisamente em 25 de dezembro daquele ano (por isso Natal) os portugueses aportam suas esquadras na foz do Rio Potengi, que marca a divisão entre as zonas norte e sul do município e retomam o local.

Às margens do Rio Potengi e sobre arrecifes foi construído em formato de estrela, o Forte dos Reis Magos, um dos cartões postais natalenses. Na parte superior do prédio estão expostos canhões.

Outro atrativo histórico-cultural de destaque é o Museu Câmara Cascudo. Fica na avenida Hermes da Fonseca, 1398, no Bairro Tirol. Ambientes nordestinos, fósseis, esqueletos e utensílios indígenas podem ser vistos no local.

 

Luís da Câmara Cascudo foi escritor, professor, maior folclorista brasileiro; levou o precursor do Modernismo, Mário de Andrade, ao Rio Grande do Norte onde realizou importantes pesquisas na área da cultura popular.

 

Já no Centro de Turismo, um prédio do século XIX, antiga Casa de detenção, é possível conferir boa parte do rico artesanato potiguar (lindas peças em cerâmica, cestaria, couro, madeira, rendas e bordados, pedras e alimentos caseiros).

 

Outros prédios de valor arquitetônico estão espalhados pela cidade (na rua Chile há belos exemplares) como o Teatro Alberto Maranhão e os Palácios Potengi e Felipe Camarão (prédio da prefeitura), além de belas igrejas.

 

O mar calmo de águas cristalinas, mornas e verdes encanta. Da Ladeira do Sol é possível ter uma bela visão das praias centrais de Natal: Areia Preta, Praia dos Artistas, do Meio e do Forte. Para transitar entre Praia dos Artistas e Ponta Negra você certamente passará pela Via Costeira. Ali, à beira-mar, estão os maiores complexos hoteleiros da cidade. Hospedagem pra quem está com o orçamento folgado e sem muita disposição pra curtir o destino.

 

 

 

[t1]Baobá, Coca-cola, Forró, "Ginga" e outras curiosidades[/t1]

 

Os natalenses foram os primeiros sul-americanos a consumirem Coca-cola, em 1942. Naquele ano, o Departamento de Guerra dos EUA considerava Natal "um dos quatro pontos mais estratégicos do mundo" e a região sediou uma base americana que levou o nome de Parnamirim Field. Desta base aviões americanos partiam para a Europa e África durante a II Guerra Mundial. Este foi o cenário do filme brasileiro "For All - O Trampolim da Vitória", que explora a lenda de que o nome Forró teria surgido da expressão For All (para todos), festas abertas ao público onde os soldados se divertiam a noite inteira. A versão não se sustenta e o ilustre Potiguar Câmara Cascudo definiu Forró como sendo uma abreviação de forrobodó, que significa, além de arrasta-pé, farra, confusão e desordem.

 

Natal, assim como Florianópolis (SC), foi parada do escritor francês Saint-Exupéry, aviador na Segunda Guerra, que citou o pôr-do-sol da cidade no livro "Atlântico Sul". Já em "O Pequeno Príncipe" ele cita o Baobá, árvore africana que tem três exemplares centenários no Rio Grande do Norte. Cerca de 15 homens eram necessários para abraçar o tronco da árvore, o que dizem, impressionou o francês!

 

Comer "Ginga" com tapioca em Natal é boa pedida. Ginga é peixe frito! No mercado municipal da Praia da Redinha é certeza encontrar a combinação.

 

Natal é a "esquina do mundo". Olhando o mar natalense você está mais perto da África que de São Paulo e mais perto da Europa que da Argentina!

 

O nome Potengi, significa Rio Grande (Tupi-Guarani para português). O Rio Potengi é o principal do Estado do RIO GRANDE do Norte!

Norte-rio-grandense, Rio-grandense-do-norte ou Potiguar é o habitante ou quem nasceu no RN. De acordo com a enciclopédia online Wikipédia, "Potiguaras eram os nativos que habitavam a região litorânea do que hoje são os Estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Em tupi-guarani quer dizer comedor de camarão. Vários descendentes da tribo dos potiguaras adotaram, ao serem submetidos ao batismo cristão, o sobrenome Camarão, sendo o mais famoso deles o combatente Felipe Camarão.", que dá nome ao prédio sede da prefeitura municipal.

 

Augusto Severo (de Albuquerque Maranhão), o nome do aeroporto que atende a cidade de Natal, na vizinha Parnamirim se refere ao professor de matemática, abolicionista e inventor do dirigível PAX que cortou os céus de Paris em 12 de maio de 1902 (Severo e o mecânico, George Sachet, morreram neste dia, depois de o dirigível estar a 400m de altura).

 

PAX simbolizava a crença de Severo no instrumento que criara, pois achava que este, poderia evitar guerras entre as nações.

 

 

[t1]Bem pertinho, outros cartões postais do Estado[/t1]

 

Passeios de buggy "com ou sem emoção" (já deve ter ouvido essa frase se já viajou pelo nordeste). Lagoas, Mata Atlântica e até passeio de dromedário (só pra bancar o turista) são algumas das opções em Genipabu, pequeno vilarejo a 30 km de Natal. Se você alugou um buggy na capital siga confiante, porém nas dunas é melhor contar com a ajuda de um bugueiro. O assédio por eles é grande, não vai ser por falta de opção!

 

A cerca de 60 km de Natal via BR-101, mais 15 km por estrada de terra e mais 5 km em barco mar adentro irá se deparar com os Parrachos de Maracajaú. Um mergulho nesta piscina natural de água cristalina repleta de espécies marítimas é a festa dos visitantes.

 

Menos conhecida dos turistas, Barra do Cunhaú é para aqueles que buscam mais sossego e um maior contato com a natureza. O local fica a 86 km de Natal e o passeio pelo rio Curimatau é um de seus atrativos.

 

[t1]Como chegar[/t1]

 

De carro, moto ou bike

O acesso à cidade pode ser via BR-101 ou BR-116.

 

De ônibus ou avião

A maioria das capitais brasileiras oferece transporte até Natal.

 

[t1]Onde ficar[/t1]

 

Natal tem grande oferta de leitos, para todos os gostos, bolsos e necessidades.

Confira boas dicas de hotéis e pousadas em:

http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/gheb_rn_natal.shtml (Natal)

http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/gheb_rn_barradocunhau.shtml (Barra do Cunhaú)

http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/gheb_rn_maracajau.shtml (Maracajaú)

 

[t1]Hostels/Albergues:[/t1]

http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/albergue_em_natal.shtml

 

[t1]Camping[/t1]

Praias Belas - RN-313, Km 13. Faz parte do município de Parnamirim, a 23K de Natal, onde também está o aeroporto Augusto Severo, que atende a capital natalense.

  • Membros
Postado

Bruno...

 

Bom vou te passar o que sei e espero ajudar.

Não deixe de ir a praia de Ponta Negra, é nesta praia que fica o Morro do Careca, e como dizem : "Se vc for a Natal e não for no Careca, não foi a Natal" ... a vista da parte superior da duna é imperdível.

Na parte histórica tem o Forte dos Reis Magos (entre outros)

Tente achar o bugueiro MOAL pra ir pra Genipabú, um dos melhores. Ele costuma ficar em Ponta Negra, e quando estive por lá estava montando um Albergue, "Albergue do Moal", acho que não deve ser difícil de vc encontrá-lo.

A noite rola bem em Ponta Negra, com vários bares à beira mar pra todos os gostos. No Hostel Lua Cheia tem em anexo uma taverna onde rola um bom rock'roll, tbem na praia dos artistas (salvo engano) a noite é agitada.

espero ter ajudado ...

Boa Viagem !!!

 

Lika [;)]

  • Membros
Postado

Brother, seguinte... o melhor lugar para comer em Natal é o Tábua na Carne, pq pariu... lá a comida é deliciosa, infra-estrutura de primeira, bom atendimento, bem localizado(existem 2 em Natal, que ficam numa mesma avenida que nao me recordo o nome, mas é a pricipal da cidade, e o melhor de tudo, é baratíssimo, eu me surpreendi com os preços, pelo menos comparados com os da minha cidade, que é um absurdo !

e pra balada não tem taaaaanntas opções não mas eu conheci uns lugarsins maneros em Ponta Negra, acho que é esse o nome do bairro, hehehe, quando eu fui em março, eu fui a uma rave muito massa que fecharam uma rua, que era a festa da BLAKOUT

 

boa viagem !id="green">id="size3">id="Comic Sans MS">

  • Membros
Postado

Ola bruno blz, eu tambem estarei nesta data em Natal tambem, vou ficar no albergue lua cheia, quem sabe não nos encontramos la para conhecer uns lugares e umas garotas é lógico.

Um abraço e até lá.

  • Membros de Honra
Postado

BRUNO

 

ESTIVE EM NATAL ANO PASSADO NESTA ÉPOCA, ENTÃO POSSO TE DAR ALGUMAS DICAS

A CIDADE ( PRINCIPALMENTE O CENTRO) É MEIO FEIO E SEM GRAÇA, NÃO PERCA TEMPO SÓ VALE UMA VISITA AO FORTE DOS REIS MAGOS

O MELHOR ESTÁ FORA

AO NORTE GENIPABU, ETC

AO SUL PIPA ETC

O MELHOR É CONTRATAR UM BUGUE , NA ÉPOCA ERA R$ 40,00 POR PESSOA (PODE PECHICHAR)

POR UM DIA INTEIRO DE PASSEIO

O MELHOR DO BUGUE É QUE VC VAI COM EMOÇÃO , PASSANDO PELA AREIA DA PRAIA, PELAS VILAS DE PESCADORES ETC

CUIDADO COM AS AGENCIA DE TURISMO, TENTAM TE VENDER MIL MARAVILHAS POR UM PREÇO ABSURDO.

PARA FICAR NA CIDADE, O MELHOR É NA PONTA NEGRA, MAIS MOVIMENTO E AGITO

AINDA É BAIXA TEMPORADA, ENTÃO OS PREÇO DEVEM ESTAR BONS

ACHEI A COMIDA MUITA BARATA ( COMPARADA COM FLORIPA)

COMEMOS MUITO CAMARÃO E LAGOSTA!!

LEGAL TB SE TIVER MAIS TEMPO É IR MERGULHAR EM MARACAJAÚ

MAS CUIDADO COM O HORÁRIO DA MARÉ

SE ESTIVER MUITO CHEIA, FICA UM POUCO COMPLICADO

NO MAIS É SÓ CURTIR

DETALHE ACORDE CEDO, PQ LÁ É O MESMO HORÁRIO DO SUL , MAS DEVIA SER OUTRO FUSO, ENTÃO AS 5:00 hs DA TARDE JÁ É NOITE

 

QUALQUER OUTRA DICA, É SÓ PEDIR

 

ADRIANO

  • Membros de Honra
Postado

Pessoal, valeu pela força! Quer dizer que a melhor coisa é contratar um bugueiro ao invés de ir com alguma agência de turismo? Pelo menos com um bugueiro se tem mais liberdade né...

 

Abraços

 

Bruno

  • Membros
Postado

Correto Bruno, e não se esqueça de procurar pelo MOAL ... vou ver se ainda tenho o tel dele, caso tenha, posto aqui pra vc.

 

Lika

  • Membros de Honra
Postado

Valeu Lika, espero que vc encontre o tel dele, de qualquer forma obrigado mesmo assim pela dica! Comida lá é barata? Quanto é a faixa de preços?

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...