Membros omarboechat Postado Agosto 16, 2011 Membros Compartilhar Postado Agosto 16, 2011 (editado) Companheiros, Estive em julho de 2011 no PARNA São Joaquim, na região de Urubici-SC. Fui ao Morro da Igreja, também estive dentro da Pedra Furada, aproveitei pra conhecer as cachoeiras Véu de Noiva, a da Gruta de Nossa Senhora e as que ficam no Arroio do Engenho. A cidade é pequena, simpática e com um povo incrivelmente acolhedor. As paisagens são espetaculares, os cânions gigantescos, a exuberância da natureza bem conservada, a maravilhosa obra natural da Pedra Furada, o gelo pelas trilhas e a harmonia do homem simples enfim em paz com o meio ambiente tão mal tratado no passado pela extração desenfreada da madeira. Vale ressaltar que há por lá centro de informações turísticas rico em material sobre a região, sendo que fui muito bem atendido. Algumas observações preciso registrar sobre a região, tais como: - É muito frio mesmo no inverno, sendo que fiquei na região por uns quatro dias, não só para conhecer, como também na esperança de ver neve, o que não aconteceu, mas encarei todas as noites com temperatura abaixo de zero e geada que congelou até o sobre teto da barraca. Acampei no Arroio do Engenho, local muito legal, afastado e mais alto que a cidade, com diversos atrativos, dentre eles camping com estrutura básica, por R$15,00 a diária; - Cheguei lá de ônibus, foi complicado pra conhecer a região, todos os lugares interessantes ficam muito longe e transporte público não há para esses pontos, ficando você obrigado a alugar uma carro; - Tem que ter dinheiro, pois só se pode transitar pelo PARNA acompanhado por guia credenciado, foi o que me informaram. Ao procurar por tal serviço, não encontrei passeio algum por menos de R$100,00, o que me frustro em um de meus principais objetivos, a travessia do parque pelos cânions até a cidade de São Joaquim, sendo que me pediram R$450,00 por tal. O que posso dizer, no geral foi muito bom, pois quem pratica montanhismo e tem pouco dinheiro no bolso, tem que ser artista da flexibilidade, tem que estar pronto para tirar o máximo do mínimo e não se aborrecer porque as coisas não foram do jeito idealizado. O negócio é não se render e não deixar de ir, pois só aqueles se dispõem a ir aonde a maioria não se atreve, é que conhecem o verdadeiro sabor da conquista e da liberdade. Grande abraço. Omar. Editado Agosto 24, 2011 por Visitante Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Frida_ssa Postado Agosto 16, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Agosto 16, 2011 quem pratica montanhismo e tem pouco dinheiro no bolso, tem que ser artista da flexibilidade, tem que estar pronto para tirar o máximo do mínimo e não se aborrecer porque as coisas não foram do jeito idealizado Olá omarboechat, Muito bacana seu relato, deve ter sido fantástico curtir o frio do sul. É frustante não poder visitar determinados lugares pq o valor dos guias locais é alto, e a grana muitas vezes não dá... mas como mesmo vc falou o importante é não deixar de ir. Coloca umas fotinhas!!! Abraços!!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros sérgio - graxaim Postado Agosto 20, 2011 Membros Compartilhar Postado Agosto 20, 2011 Concordo que muitas vezes o valor dos guias é caro, muitas vezes ele é que vai tirar você de uma enrascada. Serração que cobre a trilha, abrigo quando chega uma chuva inesperada, rotas de fuga quando são necessárias, além é claro de todo um trabalho para que os proprietários permitam a passagem ou mesmo a visitação dos turistas em suas terras. Falo isso porque sou guia e venho me especializando a cada ano para melhor atender os turistas que chegam na minha cidade. Cursos de condução, orientação, resgate e atendimentos de emergência, tem um custo que somente é reconhecido quando uma situação de emergência ocorre e quem lhe tira dela é o seu guia. Claro que existem pessoas que se dizem guias mas na verdade não passam de oportunistas que por conhecerem uma região se aproveitam disso para tirar alguns trocados. O importante é verificar se a pessoa que será seu guia tem mesmo capacidade para isto. Não estou fazendo propaganda, apenas tentando mostrar que o valor pago a um guia de verdade, é sempre um investimento e não um custo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros omarboechat Postado Agosto 21, 2011 Autor Membros Compartilhar Postado Agosto 21, 2011 Olá sachetjr. Concordo sobre a importância de guias realmente preparados, não apenas conhecedores da região, mas sim profissionais bem treinados, prontos para todos os momentos e eventuais emergências que possam ocorrer. Também concordo com uma remuneração a altura de todo esforço em se preparar para prestar um serviço de qualidade. O QUE NÃO ADMITO É A IMPOSIÇÃO, PRINCIPALMENTE POR SE TRATAR DE UM PARQUE NACIONAL, LOCAL ONDE SE DEVERIA SER OBRIGATÓRIO PARA O TRÂNSITO APENAS A IDENTIFICAÇÃO DO VISITANTE E NO MÁXIMO A COBRANÇA DE UM TAXA ACESSÍVEL A TODOS OS BOLSOS, !!! Perdoe-me, mas fico indignado com imposições descabidas, essas que acabam por elitizar e inviabilizar o acesso dos mortais assalariados a áreas públicas. Abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros sérgio - graxaim Postado Agosto 23, 2011 Membros Compartilhar Postado Agosto 23, 2011 Olá Omar, respeito a sua opinião. Contudo, volto a dizer que tudo que acontece dentro do parque é de responsabilidade dele, por causa disso é que se exige o acompanhamento do condutor. Agora no caso de montanhistas acostumados com estas atividades, o que custa entrar em contato com a adm. do parque e se identificar como tal e solicitar a autorização para adentrar nas áreas naturais desacompanhado? Assim eles saberão aonde você está e não serão pegos de surpresa caso alguma coisa aconteça. A figura do condutor é para dar segurança ao parque e aos visitantes, caso abra mão disso, assine um termo de responsabilidade e pronto. Esta nossa região é linda demais e deve ser explorada por todos que adoram estar em contato com a natureza. Mas sempre seguindo as regras, afinal até mesmo para entrar na casa de alguém deve-se pedir licença antes. Ps.: Posso lhe garantir que este debate já está trazendo para o parque informações para um melhor ajuste da política de visitação. Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra gvogetta Postado Agosto 26, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Agosto 26, 2011 Olá Omar! Bela trip! E com direito ao frio do sul. Prá ti que é do RJ deve ter sido hardcore... Parabéns pelo relato, sincero e objetivo! Abraço, Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Frida_ssa Postado Agosto 26, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Agosto 26, 2011 Omar!!! As fotos estão lindas!!!! que frioooooo!!! Uma maravilha poder conhecer o nosso Brasil que tem tanta diversidade!!! Abraços!!!! Fernanda Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.