Membros pankers Postado Dezembro 18, 2012 Membros Postado Dezembro 18, 2012 Olá, pessoal! Então, no fim de ano vou passar uns 10 dias acampando em Ubatuba. Como nessa época sempre chove, e em Ubatuba já chove naturalmente, comprei uma lona pra colocar por cima da barraca e dar mais segurança, já que a barraca não é muito confiável. Portanto, gostaria de dicas da melhor maneira de colocar a lona por cima. Gratidão! Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Dezembro 19, 2012 Membros de Honra Postado Dezembro 19, 2012 A lona não deve encostar na barraca, deixe um espaço para ventilar. Uma boa maneira é esticar uma corda (ou cordelete) por cima da tenda e jogar a lona, fixando a mesma no chão. Citar
Membros Gribel Postado Dezembro 19, 2012 Membros Postado Dezembro 19, 2012 Lona é bacana pra calor. Única maneira deu conseguir ficar de dia em barraca. Sem falar que protege a barraca do sol. Mas isso, pra acampamento fixo. Até lençol tá valendo... Citar
Membros de Honra gvogetta Postado Dezembro 21, 2012 Membros de Honra Postado Dezembro 21, 2012 (editado) Olá pessoal! Acho que o Pankers queria mesmo dicas sobre como fixar a lona... Não? Obviamente não existe uma receita padrão, que sirva sempre, pois a forma de fixar a lona irá variar um pouco de acordo com as condições do local onde o acampamento será armado. Partindo do presuposto de que camping na praia geralmente dispõe de sombra de árvores, o melhor a fazer é fixar a lona no mínimo em 6 pontos (4 extremidades ou cantos e pelo menos em 2 pontos intermediários nas laterais - lados, da lona). Obviamente a lona deverá dispor de ilhoses ou presilhas de nylon costuradas para permitir a amarração (ancoragem) com segurança (para a lona não rasgar com o esforço de possíveis ventos). No momento não encontrei pronto um desenho esquemático de como "montar" a lona, mas depois, em casa, procuro com calma e posto aqui. DETALHE: Este "subterfúgio" geralmente é usado para "reforçar" a situação de barracas mais simples, de menor impermeabilidade, ou de forma a criar uma "área" ou "varanda" que permita uma melhor habitalidade, especialmente no verão (onde as barracas ficam insuportavelmente quentes), para uso em campings estruturados. Nem preciso dizer que é totalmente desnecessário no trekking ou montanhismo, em situações de camping selvagem. Abraços! Editado Dezembro 22, 2012 por Visitante Citar
Membros de Honra gvogetta Postado Dezembro 22, 2012 Membros de Honra Postado Dezembro 22, 2012 (editado) Olá Pankers! Como falei, volto aqui para ilustrar algumas situações de uso de lona sobre a barraca. Imagens valem mais do que mil palavras... Sugiro também ler o artigo Um guia para o seu acampamento, do Mário Nery. Abraço! Editado Dezembro 22, 2012 por Visitante 1 1 Citar
Membros de Honra gvogetta Postado Dezembro 22, 2012 Membros de Honra Postado Dezembro 22, 2012 Olá Pankers! Mais três imagens boas: Repare no "acabamento" da borda, para evitar que a lona plástica fique balançando ou batendo, evitando barulho e melhorando tremendamente a fixação/firmeza do conjunto, tornando-o bem mais resistente a ventos. Abraço! 1 Citar
Membros José Camargo Postado Dezembro 22, 2012 Membros Postado Dezembro 22, 2012 Ótimo tópico, acho que talvez uma dúvida que eu tenho possa ser solucionada aqui: Imagine a seguinte situação: Você tem uma barraca boa, de 2 pessoas, digamos assim uma TNF Rock 32, e uma lona, como uma daquelas da Nautika 4x5 por exemplo. Aí no meio de uma travessia de 10 dias, digamos assim, uma volta em ilha grande por exemplo, começa a chover. Muito. Na hora de armar acampamento o mais aconselhável seria colocar a lona primeiro para não molhar o habitáculo da barraca já que neste caso o mesmo deve ser erguido antes da parte impermeabilizada, certo? Ou existe um jeito de ir armando a parte de dentro "abrigado" na parte de fora? Perdoem-me a falta de clareza, mas deu para entender, não deu? Citar
Membros pankers Postado Dezembro 22, 2012 Autor Membros Postado Dezembro 22, 2012 Orra, irmão, era isso mesmo que eu queria! Formas de prender a lona por cima da barraca da forma mais eficiente e segura. Excelente, ajudou muito! Gratidão! Mas se mais gente tiver mais idéias, são sempre bem vindas! Citar
Membros de Honra gvogetta Postado Dezembro 24, 2012 Membros de Honra Postado Dezembro 24, 2012 Ótimo tópico, acho que talvez uma dúvida que eu tenho possa ser solucionada aqui: Imagine a seguinte situação: Você tem uma barraca boa, de 2 pessoas, digamos assim uma TNF Rock 32, e uma lona, como uma daquelas da Nautika 4x5 por exemplo. Aí no meio de uma travessia de 10 dias, digamos assim, uma volta em ilha grande por exemplo, começa a chover. Muito. Na hora de armar acampamento o mais aconselhável seria colocar a lona primeiro para não molhar o habitáculo da barraca já que neste caso o mesmo deve ser erguido antes da parte impermeabilizada, certo? Ou existe um jeito de ir armando a parte de dentro "abrigado" na parte de fora? Perdoem-me a falta de clareza, mas deu para entender, não deu? Olá José! Na TNF Rock 32, dado o sistema de montagem do quarto nas armações com clips é possível armar o sobreteto de forma independente do quarto interno, mas para isso seria necessário possuir o "footprint" dela, vendido em separado. Dá para fazer um idêntico, com nylon resinado (aliás fica muito mais barato), dotado de ilhoses nos cantos, basta medir com precisão pelo fundo do quarto. Com o sobreteto estendido sobre o footprint você terá abrigo para armar "por dentro" o quarto. Isso no entanto irá requerer alguma prática. Creio que se procurar no Youtube encontre vídeos de situações parecidas, ainda que com outros modelos de barracas. Com prática creio que montaria o abrigo em menos de 3-4 minutos. A lona seria uma boa também, mas a fixação correta da mesma seria a meu ver mais demorada e dependeria muito do local (existência de árvores, pedras ou outro ponto de apoio próximos). Se estiver acampando com mais alguém seria mais fácil alguém segurar a lona, fixando apenas duas pontas para agilizar o processo, pelo menos para concluir a montagem da tenda e, depois, concluir a fixação da lona ou mesmo recolhê-la. Abraço! Citar
Membros NATHRSO Postado Dezembro 21, 2013 Membros Postado Dezembro 21, 2013 gvogetta, Que resposta completa! Mais útil e explicativa impossível! Estou amando esse fórum...tô achando todas as informações que preciso. Abraços à todos! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.