Colaboradores aletchos Postado Agosto 21, 2013 Colaboradores Compartilhar Postado Agosto 21, 2013 Bom galera, estive no Peru e na Bolívia em fevereiro deste ano e resolvi deixar minha contribuição por aqui, já que também utilizei muito o fórum para preparar a minha viagem. Antes de partir para o relato de cada dia, queria deixar algumas informações que julgo importantes: Fevereiro é a época de chuvas no Peru e a trilha inca clássica é inclusive fechada. Li muitos relatos por aqui e fiquei assustado, inclusive. Mas não foi tão mal. Choveu em alguns dias, sim, mas nenhuma tormenta capaz de impedir que alguma atividade fosse feita. É verdade, sim, que temos que estar preparados, e isso significa uma jaqueta e calçados impermeáveis, no mínimo, além de capa de chuva para a mochila. Contratei a trilha com a agência de viagem do Loki. O link é esse aqui: http://www.lokihostel.com/en/travel/tour/inka-jungle-trek-machu-picchu. Lá consta a listagem de preço de cada atividade opcional que é cobrada a parte (transcrevo abaixo para facilitar): Preço: US$152 adultos US$132 com carteira de estudante ISIC VALOR NÃO INCLUI O TREM DE VOLTA DE ÁGUAS CALIENTES A CUSCO ATIVIDADES OPCIONAIS: - Rafting (day 1): US$38 - Zip Line (day 3): US$30 - Huayna Picchu: US$10 - Machu Picchu Mountain: US$6 - 4.22pm TREM DE VOLTA: US$70 - 6.45pm TREM DE VOLTA: US$65 - 9.30pm TREM DE VOLTA: US$58 Não tenho absolutamente nenhuma reclamação para fazer. Nosso guia era realmente muito bom, todos os lugares que ficamos tinham ótimas condições (dentro do esperado para a situação), todas as refeições foram muito boas (inclusive superando o que eu esperava para a trilha) e nosso grupo era excelente. Mas enfim, vamos ao relato. Eu incluí algumas fotos para ilustrar o relato, mas para quem tiver interesse em ver todas as fotos que tirei na trilha e em Machu Picchu, além dos vídeos que fiz das atividades na trilha, sugiro uma visita ao meu blog. As fotos estão nesse link aqui http://www.getoutside.com.br/?page_id=433 e os vídeos nesse aqui http://getoutside.com.br/?page_id=655. Dia 1 – Cusco à Santa Maria – Downhill Bike e Trilha O primeiro dia da Inka Jungle Trek inicia cedo, com uma viagem de van de Cusco até Abra Malaga, um local situado a aproximadamente 4.300 metros de altitude. De lá, partimos para um trajeto de bike até Santa Maria. O trajeto todo tem aproximadamente 70 km, praticamente todo “ladeira abaixo”. Em razão da altitude, o início do trajeto é frio, em um clima de montanha. Conforme se desce, você nitidamente sente a troca de clima, para uma temperatura mais tropical, entrando no clima de floresta. O trajeto é todo feito no asfalto, e por inúmeras vezes você cruzará cursos d’água que transcorrem por cima do asfalto. É certeza que você terminará o dia encharcado. Então, se possível, leve um par de tênis extra. [googlemap]https://maps.google.com.br/maps?saddr=Cusco,+Peru&daddr=Abra+Malaga,+Urubamba,+Cuzco,+Peru+to:Trajeto+28B+to:Estrada+desconhecida&hl=pt-BR&ll=-13.173097,-72.355957&spn=1.056338,1.234589&sll=-13.052724,-72.612762&sspn=0.066054,0.077162&geocode=FfifMf8dgsq1-ykxhFkm2NVtkTFdMRgjzJapKg%3BFWiTN_8d77qw-yntEgJ7F-1tkTEhb2kwf1nT5w%3BFSKLOf8d_z2s-w%3BFbMUOf8d1sar-w&t=h&mra=mi&mrsp=3&sz=14&z=10[/googlemap] A: Cusco B: Início da Bike C: Parada do almoço D: local aproximado de onde inicia a trilha para se chegar ao local da primeira noite As paisagens no caminho são indescritíveis. Veja aqui um vídeo que fiz do trajeto de bike: Após o trajeto de bike é servido um almoço em um restaurante local. Comida muito boa: De lá, seguimos de van até o trecho onde se inicia a trilha para o local da nossa primeira noite. A trilha é curta, de aproximadamente meia hora. O local da primeira noite é espetacular, fica situado no meio da floresta, com instalações bem simples. Todo o grupo dorme no mesmo cômodo, que possui algo em torno de 20 beliches. Destaque fica para o mongoose “domesticado” que vive lá: Algumas outras fotos do primeiro dia: Dia 2 – Santa Maria à Santa Tereza – Trilha O segundo dia é inteiro de trilhas, uma caminhada longa, exaustiva, e que me causou um sério problema no joelho. Verdade seja dita, o problema não foi culpa da trilha, e sim de uma pré-condição já existente minha. O resto do grupo, além do cansaço, não sentiu absolutamente nada. Resumindo, do segundo dia em diante eu só conseguia mancar, e com muita dor. Mas isso tornou a viagem ainda mais desafiadora, e não arruinou em absolutamente nada toda a aventura. Mas falando da trilha em si, mais uma vez paisagens lindas, algumas paradas para descanso/conversa/fotos. Esse dia rendeu fotos lindas. Depois de mancar muito e ficar para trás no grupo, enfim chegamos, ao fim do dia, às águas termais de Santa Tereza. Algumas fotos do segundo dia: Águas Termais de Santa Tereza Uma das principais razões que fizeram essa experiência ser tão marcante foi a forma como todo nosso grupo (aproximadamente 15 pessoas) se deu bem. Isso rendeu boas conversas, novas amizades e um desafio de futebol ao fim do segundo dia entre os 3 escoceses do grupo mais um australiano contra 2 brasileiros e 2 argentinos. O jogo terminou 2 a 2 e sim, mesmo sem conseguir andar, eu joguei. Dia 3 – Santa Tereza à Águas Calientes – Trilha e Tirolesa Nem todos do grupo fizeram a tirolesa, mas os que fizeram certamente não se arrependeram. Essa foi a primeira atividade do dia, e eu não poderia ter feito escolha melhor, não só pela diversão em si, mas também por ter poupado algumas horas de caminhada com o meu joelho ruim. O maior trecho da tirolesa fica situado a 150 metros do chão, e percorre uma distância de aproximadamente 400 metros. Aqui segue um vídeo que fiz: Algumas fotos da tirolesa: Depois da tirolesa, o grupo todo se encontra para o almoço, na hidrelétrica de Santa Tereza. De lá, parte a trilha até Águas Calientes. Essa trilha é feita praticamente toda sobre os trilhos do trem, em superfície plana. É uma caminhada leve, apesar de longa, e com paisagens também deslumbrantes. Algumas fotos da trilha da hidrelétrica até Aguas Calientes: Em Águas Calientes há também um local para banhos em águas termais. Sinceramente, fiquei decepcionado ao chegar até o local e decidi nem entrar na água, que tinha cor turva e muita gente. Optamos por conhecer melhor a cidade e descansar, já que no dia seguinte subiríamos muito cedo para Machu Picchu. Dia 4 – Machu Picchu O 4º dia inicia com uma subida íngreme e cansativa até Machu Picchu. Infelizmente, não pude fazer esse trecho, já que meu joelho não aguentaria. Decidi, então, pegar o primeiro ônibus que sai de Águas Calientes até Machu Picchu. É um trajeto rápido, que me poupou das dores que certamente eu teria se encarasse a subida a pé. Ao chegar em Machu Picchu, temos um tour de aproximadamente 2 horas com nosso guia pelo complexo. Após, pode-se explorar a cidade livremente, ou subir a montanha de Huayna Picchu (a famosa montanha que fica ao fundo das tradicionais fotos de Machu Picchu) ou a montanha de Machu Picchu, no lado oposto. A opção é feita quando se contrata o pacote, e nós havíamos optado por Huayna Picchu. Mesmo com muitas dores, encarei a subida íngreme, mas fui recompensado com uma vista incrível de Machu Picchu. Descrever Machu Picchu é certamente um exercício difícil, que prefiro deixar para as fotos que tirei por lá. O link para o álbum está aqui: http://getoutside.com.br/?page_id=659#!prettyPhoto. Após a visita iniciamos o retorno à Águas Calientes, que pode ser por ônibus ou pela trilha. Em Águas Calientes pegamos o trem de volta até Ollantaytambo, de onde sairia a van que nos levaria de volta à Cusco. Todo o problema no joelho e as dores que senti me renderam o sentimento de ter conquistado Machu Picchu. Além de uma experiência diferente e marcante, a Inka Jungle Trek me rendeu novas amizades, que embalaram alguns drinks e boas conversas na volta à Cusco e depois em La Paz. Mais do que chegar à Machu Picchu, todo o caminho que percorri até lá, com as dificuldades que tive, foi o que realmente me marcou. E decidi, ao final, registrar isso de uma forma especial: Tatuagem que fiz em Cusco. Outras fotos de Machu Picchu: Qualquer dúvida que tiverem, fiquem à vontade para perguntar! Abraço!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros fernandocorreia Postado Agosto 26, 2013 Membros Compartilhar Postado Agosto 26, 2013 Cara, sensacional! Uma viagem pelo relato e pelas fotos, ótimo trabalho. Tô dando um saque nas fotos do seu blog e são realmente muito boas... Cheguei aqui através do outro post, falando sobre coisas essenciais a serem feitas em Cusco, também muito irado. Agora fica impossível não querer ir e voltar com um relato fotográfico tão bom quanto. Uma dúvida: usou qual equipamento? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores aletchos Postado Agosto 26, 2013 Autor Colaboradores Compartilhar Postado Agosto 26, 2013 Cara, sensacional! Uma viagem pelo relato e pelas fotos, ótimo trabalho. Tô dando um saque nas fotos do seu blog e são realmente muito boas... Cheguei aqui através do outro post, falando sobre coisas essenciais a serem feitas em Cusco, também muito irado. Agora fica impossível não querer ir e voltar com um relato fotográfico tão bom quanto. Uma dúvida: usou qual equipamento? Obrigado, Fernando!! Fico feliz que tenhas gostado! Tirei a maioria das fotos com uma Nikon D5000 e fiz os vídeos com uma GoPro Hero1. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Be_diniz Postado Agosto 27, 2013 Membros Compartilhar Postado Agosto 27, 2013 Que trilha incrível!! Eu fui pra lá esse mês e não fiz nenhuma trilha, mas quando voltar lá vou fazer esse com certeza! Adorei os videos. Só fiquei com um pouco de medo da tirolesa.. huahauha Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores aletchos Postado Agosto 27, 2013 Autor Colaboradores Compartilhar Postado Agosto 27, 2013 Que trilha incrível!! Eu fui pra lá esse mês e não fiz nenhuma trilha, mas quando voltar lá vou fazer esse com certeza! Adorei os videos. Só fiquei com um pouco de medo da tirolesa.. huahauha Obrigado, Be_diniz! Se tiveres a oportunidade de voltar e fazer alguma trilha, aproveita! Eu gostei bastante! E sobre a tirolesa, tenta não olhar pra baixo só hehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros CaLordello Postado Agosto 27, 2013 Membros Compartilhar Postado Agosto 27, 2013 Sensacional a Tiroleza! Mas um cabo tão fino, q dá medo...rs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Licabdala Postado Agosto 28, 2013 Membros Compartilhar Postado Agosto 28, 2013 Olá, muito legal seu roteiro! Estou programando para fazer essa viagem em 2014 e o que vc fez era exatamente o que eu tava procurando Você pode me ajudar em duas dúvidas? Essa bike que vc pegou lá é tipo um pacote em agência ou vc com seu grupo resolveu alugar e ir? E outra coisa, as trilhas são muito pesadas? Não tenho muita experiência hehe Obrigada! Bjss Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores aletchos Postado Agosto 28, 2013 Autor Colaboradores Compartilhar Postado Agosto 28, 2013 Sensacional a Tiroleza! Mas um cabo tão fino, q dá medo...rs CaLordello, hehe verdade! Mas é bem seguro, pelo menos essa que eu fiz. Existem outras empresas que fazem essa atividade na região, é bom pesquisar bem. A que eu usei se chama Cola de Mono (http://www.canopyperu.com/) e parecia bem estruturada! Abs! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores aletchos Postado Agosto 28, 2013 Autor Colaboradores Compartilhar Postado Agosto 28, 2013 Olá, muito legal seu roteiro! Estou programando para fazer essa viagem em 2014 e o que vc fez era exatamente o que eu tava procurando Você pode me ajudar em duas dúvidas? Essa bike que vc pegou lá é tipo um pacote em agência ou vc com seu grupo resolveu alugar e ir? E outra coisa, as trilhas são muito pesadas? Não tenho muita experiência hehe Obrigada! Bjss Licabdala, obrigado!!! Tenho mais fotos da trilha no blog, o link para o álbum é http://getoutside.com.br/?page_id=659. A bike fazia parte do pacote todo, que contratamos com a Loki Travel (http://www.lokihostel.com/en/travel/tour/inka-jungle-trek-machu-picchu). Se você não fizer a Inka Jungle Trek ou qualquer outra trilha, mas mesmo assim quer curtir o downhill, é possível contratar como um passeio independente. Eu não achei as trilhas pesadas, sinceramente. É claro que você caminha bastante, mas existem inúmeras paradas ao longo do caminho. É bom estar preparado fisicamente, sem dúvida, mas não é preciso ter muita experiência em trilha ou um preparo físico impecável. bjs! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros CaLordello Postado Setembro 2, 2013 Membros Compartilhar Postado Setembro 2, 2013 Eu e meu esposo optamos pela trilha! eee... Graças a este tópico... e vc, claro... Pergunta: vc não fez reserva de MP? Fez o pacote já com o ingresso e guia no local...??? Ou comprou ingresso e descontou o valor... fico preocupada de fazer tudo na hora, uma vez que a reserva é nominal... bjos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.