Membros Wesley Fortes Postado Julho 23, 2012 Membros Postado Julho 23, 2012 (editado) Como tenho férias no meio do ano decidi fugir do frio de São Paulo e junto com um amigo decidimos ir conhecer a Ilha de Marajó. Destino decidido quis assegurar que não teria problemas com hospedagem e já reservei a Pousada do Fonte, no Marajó, (R$ 50,00 a diária p/ 2 pessoas c/ ventilador, tel: 91-3765-1207) e um hostel bacaninha em Belém, o Residência B&B (R$ 35,00 a diária p/ pessoa c/ ar, tel: 91- 3087-0330). A passagem mais em conta que encontrei foi pela TAM, saindo do aeroporto de Congonhas com conexão em Brasília (R$ 556,04). Reservas feitas bora viajar. 07-07 - Saímos de casa umas 11:30 rumo ao aeroporto de Congonhas. Ônibus (R$ 3,00), trem (R$ 3,00) e ônibus (R$ 3,00). Partimos por volta de 16hs e depois da conexão em Brasília chegamos em Belém por volta das 22:30. Eu tinha pesquisado que há um microobinus que faz a linha aeroporto-centro, mas nos informaram que a essa hora já não tinha mais. Fomos pra rotatória, à esquerda do aeroporto esperar um outro coletivo, nos disseram que demoraria muito. Um cara muito gente boa agilizou um taxi pra gente até o hostel (R$ 25,00 /2). Como chegamos na noite do sábado pernoitamos em Belém pra ir cedo ao terminal hidroviário comprar passagem pro Marajó. De domingo há apenas uma saída às 10hs. Gasto do dia: R$ 21,50 08/07 - Acertamos a pernoite no hostel (R$ 35,00) e fomos pro terminal hidroviário; compramos a passagem pra sala vip que custa R$ 25,50, 2 águas (R$1,25 cada). São 3hs de viagem até o porto de Camará. A Pousada do Fonte fica em Salvaterra, então ao chegar em Camará entramos numa Kombi (R$ 5,00) e fomos. É só pedir pra deixar na pousada... o motorista te deixa na porta. Nos apresentamos pra D. Ruth, a dona da pousada, subimos, deixamos as coisas e voltamos pra almoçar um PF de peixe na chapa com suquinho de cupuaçú (R$ 11,00 c/ suco). Depois fomos conhecer a Praia Grande, pertinho da pousada, e à noite um passeio pela Praça das Comunicações, onde fui de cara provar um tacacá (R$ 6,00) e no fim da noite um refri pra rebater o calor (R$ 3,00). Gasto do dia: R$ 88,00 09/07 - Dia de conhecer a Praia do Pesqueiro, rumamos pro "portinho" de Salvaterra pra pegar o bote pra Soure (R$ 2,50). Chegando em Soure compramos uma água (R$ 1,50) nos informamos e fomos para a travessa 17 de onde sai o ônibus (R$ 3,00). Um detalhe é que o ônibus só sai quando tem um número razoável de pessoas, então é esperar, ou procurar uma kombi q tem lotação menor e pode sair mais rápido. A praia é bacana demais, areia fininha, água ótima pra banho, nem se vê o tempo passar. Curtimos a praia, depois fomos almoçar (R$ 15,00) enquanto caía a famosa chuva da tarde... Depois fomos curtir um pouco mais da praia, tirar fotos e antes de ir embora uma boa água de coco (R$ 2,00). Pegamos a van pra Soure (R$ 3,00) e o bote de volta pra Salvaterra (R$ 2,50). À noite voltamos pra praça de Salvaterra e como estava tendo uma programação de verão toda noite tinha alguma coisa rolando, então ficamos por aí e voltamos sempre na mesma barraca pra repor um pouco de energias. Dessa vez fui de caruru (R$ 6,00) e uma sobremesa recheada com cupuaçú (R$ 3,00). Gasto do dia: R$ 38,50 10/07 - Fomos mais uma vez a Soure, dessa vez pra Praia da Barra Velha. Atravessamos de bote pra Soure (R$ 2,50), compramos uma água (R$ 1,50) e perguntamos como chegar à praia. Bastante fácil, é só seguir direto pela rua à frente do porto; é desembarcar do bote e seguir em frente. O acesso à praia se dá por uma ponte-trilha ao fim da estrada do lado direito. No caminho vimos uma manada de búfalos se refrescando. É uma praia também bonita... bastante frequentada, areia fininha, água boa... Na hora de repor às energias fui experimentar um caranguejo (R$ 4,00), deu trabalho mas é bem gostoso . Andamos mais pela praia, fotos e tals, aguinha de coco (R$ 2,50). Dica: não economize no protetor solar... o caminho até à praia e da praia de volta ao centro de Soure é exposição total ao sol. Depois de aproveitar bastante, voltamos para Salvaterra (R$ 2,50). À noite, praça de Salvaterra e um vatapá (R$ 6,00). Gasto do dia: R$ 19,00 11/07 - Esse foi o dia de fazer uma das coisas talvez mais diferentes no Marajó: andar de búfalo. Daí fomos fazer o passeio na Fazenda São Jerônimo, que custa R$ 50,00 p/ pessoa e inclui passeio de búfalo, uma trilha sobre o mangue e um relaxante passeio de canoa pelo igarapé. Para chegar à fazenda é só pegar o ônibus ou uma kombi/van sentido praia do pesqueiro (R$ 3,00) e pedir pra ficar na fazenda. O passeio tem horários pré-definidos que não recordo agora, mas demos sorte e conseguimos nos encaixar no passeio das 11hs, que já tinha uma família agendada. Demos uma andada pela fazenda enquanto esperávamos, compramos uma água (R$ 1,50) e pouco depois das 11hs saímos. O passeio dura em média 2hs e é bem gostoso... Fomos de búfalo até a trilha do mangue e no final da trillha saímos numa praia deserta, de uma beleza ímpar... da praia partimos de canoa pelo igarapé até voltar à sede da fazenda. O cara da kombi foi nos buscar na fazenda pra voltarmos pra Soure (R$ 3,00). Fomos almoçar no Restaurante Ilha Bela, quase em frente ao portinho, do lado direito (R$ 14,00 c/ suco), uma comida bem saborosa, e depois voltamos pra Salvaterra (R$ 2,50). À noite experimentei a maniçoba (R$ 8,00), feita com uma folha venenosa (maniva) que é cozida por uma semana inteira para eliminar o veneno...rsrs. É uma delícia!!! Gasto do dia: R$ 84,50 12/07 - Como não poderia deixar de ser, toda viagem tem algum perrenguezinho... e esse foi o dia do nosso...kkk. Fomos a Joanes. Os ôniibus e vans saem por volta das 9hs perto da prefeitura de Salvaterra (R$ 2,50). Pedimos ao motorista para nos avisar perto da Praia, tudo tranquilo. Descemos pra praia, tomamos uma água de coco (R$ 2,00) e fomos ver as ruínas; depois voltamos pra tomar um banho nas águas calmas de Joanes. Bem, águas calmas e cheias de plástico..rsrs.. um pouco suja a praia. Almoçamos (R$ 15,00 c/ suco) e fomos andar pela praia, tirar mais fotos... Na hora de voltar pra Salvaterra a surpresa: não tem ônibus, nem van, nem nada à tarde de volta pra Salvaterra . Compramos uma água (R$ 1,00) e perguntamos se tinha algum transporte, falaram que só moto-taxi. Andamos, andamos e nada... resumindo, fomos voltando à pé, andamos por uns 8km até que um senhor nos chamou, ofereceu água e depois nos deu uma carona de volta pra Salvaterra... sr. Geraldo, salvou o dia rsrs. Ajudamos com a gasolina (R$ 2,50 cada um). Depois, já em Savaterra, fomos na lan-house (R$ 1,00) e à noite o de sempre, praça das comunicações. Pra comer: um caruru (R$ 6,00) e depois um refri (R$ 3,00). Gasto do dia: R$ 33,00 13/07 - Último dia pra curtir o Marajó, por algum motivo não lembramos de ir conhecer a praia de Água Boa, e fomos pra Soure conhecer a Praia do Araruna. Mas antes fomos comprar nossas passagens de volta pra Belém (R$ 25,50 sala vip) e meu protetor solar (R$ 26,35). Lembre-se de fazer isso pela manhã, pois à tarde fica fechado o local que vende as passagens. Atravessamos pra Soure (R$ 2,50) e pegamos o mesmo caminho para a Praia da Barra Velha, a diferença é que a do Araruna está na ponte à esquerda, mas a ponte estava quebrada e repetimos a Barra Velha. Então, nada de novidades; almoçamos (R$ 20,00 c/ uma breja), e depois voltamos pra Salvaterra (R$ 2,50). Nossa última noite ganhamos presentes da Kedma, uma das filhas da dona da barraca que foi nosso "QG" nesses dias... comi o que ficou sendo meu prato favorito lá, a maniçoba (R$ 8,00), e um refri (R$ 3,00). Gasto do dia: R$ 88,85 14/07 - Dia mais burocrático digamos. Acordamos cedo pra ver o nascente, muito bonito por sinal, depois, um pouco mais tarde, fomos acertar as diárias (R$ 150,00 cada um = 6 diárias), arrumamos as coisas, almoçamos (R$ 11,00 c/ suco). Depois ficamos esperando a van passar na pousada pra nos pegar e levar até o porto de Camará (R$ 5,00). É só falar com a D. Ruth na véspera da sua viagem de volta que ela tem um contato que sempre pega gente lá. Embarcamos às 15hs e lá pelas 18hs estávamos em Belém. Fomos para o hostel em que havíamos ficado na chegada deixamos as coisas, nos arrumamos e fomos jantar num shopping perto (R$ 24,50). Gasto do dia: R$ 190,50 15/07 - Dia de conhecer um pouco da capital paraense. Começamos pela Estação das Docas, um dos cartões postais da cidade, continuamos em direção ao mercado Ver-O-Peso, outro cartão postal, onde tomamos um açaí (R$ 5,00). Dali seguimos rumo ao Mangal da Garças, passamos antes no Forte do Presépio (R$ 1,00) que além da própria construção histórica tem uma "sala-museu" bem interessante sobre a os povos originários da região e a fundação de Belém. Compramos água (R$ 1,00) e saímos, então, para o Mangal das Garças que é um parque bem bonito onde pode-se avistar bem de perto garças, guarás, flamingos e tuiuiús. Há outras várias espécies de pássaros no viveiro (R$ 3,00). Voltamos à tarde para o hostel, conversamos bastante com uma amapaense gente boa, a Andreia, e combinamos de ir jantar mais tarde em outro shopping (R$ 17,10). Gasto do dia: R$ 26,10 16/07 - Último dia de Pará. Fomos andar um pouco mais por Belém, começando pelo Complexo "Ver-o-Rio", nada de excepcional, mas é bonitinho...rsr... Depois voltamos passando pela Estação das Docas, Ver-o-Peso, onde tomamos um suco de bacuri (R$ 3,00) que parece mais uma vitamina rsrsrs... Subimos para a Praça da República, onde está o Theatro da Paz, e fomos conhecer a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, famosa pela festa do Círio. Almoçamos (R$ 10,00 c/ suco) e voltamos pro hostel. Arrumamos as coisas e depois fomos jantar (R$ 22,00 c/ refri). Na volta acertamos as diárias do hostel (R$ 100,00 *ganhamos um desconto de R$ 5,00 cada um..rsrs) e fomos para a Av. Pres. Vargas, perto do hostel, pegar o ônibus (Pratinha-Pres. Vargas) para o aeroporto de Belém (R$ 2,00) e depois esperar até às 02:20 quando sairia nosso voo para Brasília onde faríamos conexão para São Paulo. Gasto do dia: R$ 137,00 Ir à Ilha de Marajó é bastante fácil e tranquilo. Portanto, se estiver pensando em ir, vá!!! Em julho há mais movimento pelo que me disseram, principalmente depois do dia 15!! Eu curti muito o passeio e espero que esse relato ajude a quem quiser aventurar-se por lá!!! Abraços!! Editado Julho 28, 2012 por Visitante Citar
Colaboradores psoares Postado Julho 24, 2012 Colaboradores Postado Julho 24, 2012 Cara esse teu relato ta muito bom, vai servir com guia para a minha ida a marajo. Em Marajo vc fez reserva na pousada? Citar
Membros Wesley Fortes Postado Julho 24, 2012 Autor Membros Postado Julho 24, 2012 Opa...eae cara.. Que bom que curtiu o relato!!! Eu fiz reserva sim, vi o telefone da pousada na foto da Paula, liguei e reservei, achei mais seguro. Tem bastantes pousadas até, mas já ter onde ficar quando chegar agiliza bastante. Você entra na van em Camará e já diz onde vai ficar. Eu recomendo a Pousada do Fonte, é bem familiar, fica bem localizada e tem um bom custo-benefício!! Vlw... e boa viagem!!!! Citar
Membros de Honra MariaEmilia Postado Julho 24, 2012 Membros de Honra Postado Julho 24, 2012 Wesley Fortes, Amei o seu relato e as fotos. Me deu uma saudade danada do "meu" Pará, terra linda. Fico contente que tenha gostado e relatado as belezas do lugar. :'> :'> Maria Emilia Citar
Membros paula gross Postado Julho 27, 2012 Membros Postado Julho 27, 2012 Oi Wesley! Show demais sua viagem hein? Que bom que gostou do hotel da dna Ruth: a relação custo x benefício salvou né? rs Putz, e vc foi pra n lugares shooow! Pena que o modem aqui em Manaus tá difícil, então não consegui ver suas fotos.... Amanhã eu tento ir num lugar de melhor sinal... Bom, dentro de 1 mês espero estar em Fortaleza, mas vamos trocando viagens! Onde vc mora em SP? Bjs, Paulinha. Citar
Membros de Honra Dete Postado Julho 27, 2012 Membros de Honra Postado Julho 27, 2012 Muito legal mesmo seu relato... tambem estive recentemente nos dois lugares, confesso que me senti viajando de novo! Parabéns! Os Relatos são como livros que sempre é bom ler! Pra mim a pessoa mais conhecida da Ilha é o Edgar que faz transporte tanto em Soure quanto em Salvaterra. Ele busca na saída da barca e não cobra caro. Apanha de volta na pousada e ainda vende ingresso para as Barcas. Fiquei hospedada no Canto do Francês. Tudo muito limpo... só refeição carinha. Proximo a pousada tem onde comer barato: principalmente o bife de búfalo que é uma delícia. Ganha da carne argentina de 10 x 0. Dá para ir a pé pro centrinho. A Pousada dos Guarás é contra-mão e em baixa temporada fica às moscas! Pena que não pude aproveitar o banquete mararajoara muito famoso em Soure no restaurante Delícias da Nalva. Vale muito a pena ir quando estiver com bastante fome! Entre Salvaterra e Soure, sem duvida Soure é bem melhor!! Citar
Membros Wesley Fortes Postado Julho 29, 2012 Autor Membros Postado Julho 29, 2012 Paulinha.. Eu sou de Jandira, região metropolitana de SP, fica a uns 32km da capital!!! Trocar experiências de viagens é um barato... eu viajo nos relatos!!! rsrs Dete... Também experimentei o bife de búfalo e é mesmo mais gostoso que a famosa carne argentina, que pude experimentar em janeiro. Achei também Soure melhor que Salvaterra, tem mais opções, uma estrutura melhor, apesar de ter sido bacana ficar em Salvaterra, e acho que ficaria lá outra vez!!! Citar
Membros Jeann Froeslley Postado Agosto 1, 2012 Membros Postado Agosto 1, 2012 Wesley,parabéns pelo relato. Simples,bem redigido e o mais importante;OBJETIVO! Conhecer Belém é um dos meus próximos projetos,ano que vem no máximo,se Deus quiser! Mês que vem farei a Rota das Emoções,saindo de São Luís/Ma até Fortaleza,com uma esticadinha ao Recife! Você já conhece Minas Gerais?As nossas lindas Cidades Históricas como Ouro Preto,Mariana,Tiradentes,Sabará,e tantas outras? Abração e obrigado pelo relato tão preciso! Citar
Colaboradores psoares Postado Agosto 10, 2012 Colaboradores Postado Agosto 10, 2012 Qual foi o hostel que vcs ficaram em belém? E qual foi o horario do barco que tu foi para Marajo? Citar
Membros Wesley Fortes Postado Agosto 10, 2012 Autor Membros Postado Agosto 10, 2012 (editado) Fala Ricardo..blz? O hostel que ficamos foi o Residência B&B, praticamente em frente à Praça da República. Achei boa a localização, andamos por Belém tudo a pé a partir do hostel, e o terminal hidroviário fica a uns 10 ou 15 minutos de caminhada, bem facinho. O café da manhã é muito bom...rsrs. Vou deixar o link: http://www.residenciabeb.com/ Os horários de saída do navio de Belém para Camará são os seguintes: Segunda a Sábado: 06:30 e 14:30; Domingo: só às 10hs; Qualquer outra dúvida tamo ae... Abraço! Editado Agosto 10, 2012 por Visitante Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.