Ir para conteúdo

Foz do Iguaçu - Relato de Viagem


Posts Recomendados

  • Membros

Boa noite,

 

Estive em Foz no dia 11/6/10 até o dia 13/6/10 ( um simples fim se semana ) com uma grande amiga e pudemos juntos desfrutar desse local que Deus caprichou e muito!

 

Nosso roteiro:

 

12/6 = Paraguai / Parque nacional do Iguaçu incluindo: Parque das Aves / Passeio do Macuco / Passarela das cataratas.....poderiamos ter feito a usina do Itaipú, mas prefirimos ficar desfrutando um pouco do hotel.

13/6 = Cataratas Argentinas ( garganta do diabo, passarela superior e inferior ) / Duty Free

 

Hotel: Harbor Colonial km 16 da Av. das Cataratas, Foz do Iguaçu.

O hotel tem um pequeno e belo bosque, academia de ginástica, bar, restaurantes, piscina externa e interna, sauna....O quarto na minha opinião bem básico, mas um chuveiro bem bacana. É um hotel que não possui luxo, mas não deixa nada a desejar. O mais vantajoso foi a sua localização. Pelo menos uns 4km do aeroporto, menos de 1km do parque das aves e do parque Nacional Iguaçu.

 

Saida de Sp por volta das 00:20 pelo aeroporto de Guarulhos, chegada no hotel por volta das 2:30hrs. Acordamos as 6 da manhã, banho, um belo café da manhã bem reforçado. Partindo então para o Paraguai, chegamos lá por volta das 8 e meia da manhã. Eu sinceramente esperava por algo bem pior. Talvez a poluição visual, a falta de lei de trânsito e de educação faz com que muitas pessoas falem mal daquela cidade. Pelo menos eu não vi nenhuma cena de violência, assalto ou qualquer outro relato negativo que eu já li em alguns fóruns. Na ponte da amizade percebi que muitas pessoas entravam e saiam numa boa, apesar das filas quilométricas. Por tanto, aconselho irem de ônibus, taxi, mas jamais de mototaxi!!!! No próprio hotel tem uma van que leva até o Paraguai, apesar de pagar por esse serviço achei bastante seguro.

 

Bom, como eu pessoalmente não tinha intenção de ir as compras, apenas comprei um pen drive de 16 Gb no galeria China e me dei mal, o Pen drive não funciona. A loja se localiza na parte inferior. Visitamos também a galeira BONITA, eu sinceramente não achei os preços nada de excepcional, claro, moro em SP e aqui existem também muitas opções de Compra. Minha amiga, comprou muitas roupas Femininas, belos casacos por 50 reais e teve um que tanto que pertubou o vendedor que conseguiu por 30 reais.

 

Destaque no Paraguai ? Com certeza as belas vendedoras..rsss

Ponto negativo? Como eu disse, muita poluição visual, falta de lei de trânsito e falta de eduação por quem anda na rua.

 

Saimos do Paraguai por volta das 10:30hrs, negociamos o taxi numa rua paralela e por 50 reais conseguimos uma corrida ao hotel sem nenhum problema. Um pouco de fila para sair, mas o foco da fiscalização são as vans e ônibus.

 

Chegamos no hotel por volta das 11:00hrs, deixamos as "muambas" no quarto e partimos para o parque das Aves. Como tinhamos o privilégio de estar muito próximo ao parque das Aves e ao parque do Iguaçu, em 3 minutos estavamos lá. Começamos pelo parque das aves, local que deve ser conhecido por todos, muitas aves lindas e bem tratadas pelos parque. O passeio sem pressa e sem muita enrolação deve durar por volta de 1hora e 10 minutos.

 

Destaque ? Organização, contato próximos com os animas, onde muitas vezes você fica dentro do viveiro junto com eles.

Ponto negativo ? Impossível ter...

 

Atravessamos a estrada e lá estavamos no tão sonhado momento. Conhecer o parque e as cataratas do Iguaçu. Pegamos o ônibus logo na entrada e por coincidênia encontramos o apresentador Ratinho com a sua equipe. Tiramos uma foto, muito simpático conosco. O ônibus nos levou até o macuco. Ao chegar, Pegamos um jipe por uma trilha que deve durar em torno de 30 minutos, no caminho, o guia vai dando alguns detalhes do parque e também de algumas árvores nativas e quase em extinção. Paramos em uma parte que faz a pé ( opcional, pois quem quiser segue de carro até o final ) e o destaque é uma cachoeira bastante bonita. Enfim, chegamos ao passeio do macuco. Experiencia sem comentários, eu me "arrependo" de ter colocado a capa, pois um banho daquele lava a alma totalmente. Algumas paradas são feitas para tirar fotos, depois o guia informa que eles vão entrar embaixo de uma queda. Então foi a hora de esconder a máquina com muita proteção. Mesmo com a capa no corpo, todos saem bem molhados, mas como eu mesmo disse......ir até lá para sair seco não tem graça, portanto, aconselho a levarem uma mochila com troca de roupa e também uma toalha. Podem deixar a mochila no pier e na volta tem local apropriado para troca de roupa.

 

Passeio realizado e voltamos com um jipe fazendo o mesmo caminho até a saída do Macuco. Na saida eles vendem o video do passeio e você também pode assistir em uma tela.

 

Destaque ? Natureza, nota 1000!

Ponto negativo ? Valor do passeio muito caro!! Entendo que existe um custo do bote,guias, etc,etc,etc, mas achei abusivo o valor em torno de 150 reais por cabeça.

 

Continuando o nosso passeio, então caminhavamos ao nosso objetivo maior........conhecer a tão famosa cataratas! Seguimos de ônibus até as passarelas. Na descida,você já vê um cena maravilhosa de encher os olhos, onde ela se encontra bem ao fundo proporcionando uma bela visão. Aa caminhada até a última passarela, deve levar em torno de 40 minutos, 1 hora...é que paramos tanto para tirar fotos e curtir o visual que você esquece da vida!

 

Enfim, chegamos ao final dela, realmente era tudo o que eu imagina........curtimos bastante aquele momento.Na hora de ir embora eu acabei voltando até a ponta dela, eu não acreditava no que eu via, que cena fantástica!!!! O sol já estava se pondo, quando então subimos ao mirante, pegamos o elevador e curtimos até o inicio da noite. Então, pegamos o ônibus até o portão principal do parque. Lá existe alguns taxistas, com preço a combinar. Como pagamos a van para levar e trazer, bastou ligar para o hotel e eles em poucos minutos chegaram para nos levar de volta para o hotel.

 

Destaque ? Parque com uma infra estrutura invejável, guias qualificados, falando em diversos idiomas, prestativos e educados. Me senti muito orgulhoso em saber que no país que eu nasci, moro e pretendo passar o resto da minha vida tenha um lugar tão belo em todos os sentidos como o parque nacional do Iguaçu.

Ponto Negativo? Igual o parque das Aves.....impossível ter..

 

Tinhamos tempo de ir para Itaipu, mas como não era o nosso grande objetivo, preferimos curtir um pouco as fotos e descansar, pois o outro dia seria de muita caminhada.

 

13/6 - Domingo = Acordamos as 6:30, fazendo o mesmo ritual do dia anterior, banho, cafe reforçado e por volta das 8 horas da manhã, já estavamos dentro da van rumo a Argentina. Os "Hermanos" estavam um pouco euforicos com a vitória da Argentina sobre a Nigéria, então foi um prato cheio para tirar uma casquinha dos nossos "clientes".

 

Atravessamos a fronteira Brasileira sem nenhum problema, onde todos têm que descer e apresentar a documentação. Alguns km a frente, passamos pela ponte que divide o Brasil e Argentina e até então chegarmos logo adiante chegamos na alfândega Argentina. Nessa, não foi necessário descer do veículo. Alguns metros para frente,descemos para trocar dinheiro na casa de câmbio, mas como haviamos feito câmbio no Brasil, ficamos aguardando o restante do pessoal dentro da Van.

 

Chegamos então no parque nacional do Iguazú por volta das 9:30, onde o cenário é totalmente diferente ao nosso. Não quer dizer que o nosso é mais feio ou mais bonito, mas são aspectos diferentes. No parque de Iguazú, preferimos fazer as 3 passarelas principais : Passarela superior, inferior, garganta do diabo. No lado Argentino, vc tem mais acesso as águas, pois elas ficam bem próximas no caminhar das trilhas. Destaque para os quatis Argentinos, em pouco tempo observando eles devem ter feitos uns 2,3 "assaltos" aos desavisados sendo motivo de risada principalmente para a criançada ::carai::

 

Após fazermos a trilha inferior e superior,ja era por volta de meio dia, foi então que a barriga já dava sinal de fome. Então paramos para almoçar e desfrutar de uma bela picanha Argentina. Paramos por 1 hora e continuamos o nosso passeio até a garganta do diabo. O cenário é maravilhoso, o acesso é feito por trem e depois uma caminhada de 1,5km talvez com um visual gratificante. Ficamos curtindo o visual e depois retornamos até a primeira estação via trem. Encontramos o pessoal na van, no horário combinado, as 15:30hrs.

 

Destaque ? VIsual espetacular em todas as passarelas, principalmente a garganta do diabo

Ponto negativo ? Talvez deveriam caprichar um pouco mais na faixada da entrada do parque. Um lugar daquele merece algo chamativo desde a entrada.Outro ponto negativo são as informações que são sempre em Espanhol. No lado Brasileiro toda sinalização é feita em pelo menos 3 idiomas.

 

 

Saimos de lá rumo ao Duty free, por sorte estava um pouco vazio, pois falam que as filas são enormes. A loja é realmente de muito bom gosto, para quem é consumista de carteirinha é um prato cheio.

 

Destaque? Como eu citei acima, loja de muito bom gosto

Ponto negativo ? Talvez deveriam colocar mais caixas para pagamento.

 

Às 17:30, estavamos todos na van rumo ao Brasil. Tivemos que fazer todos os trâmites da ida e não tivemos nenhum problema. Um pouco antes das 18hrs, estavamos no hotel. Como já haviamos deixado as malas prontas e feito o check out pela manhã, passamos somente para pegar os nossos pertences. Malas nas costas,pacotes lacrados e uma lembrança na mente que eu quero levar para o resto da minha vida.

 

Resumo final: Lugar perfeito para quem gosta de caminhar e ver paisagens maravilhosas, curtindo a natureza o tempo todo. Para essa viagem, sugiro que conheça os 2 lados, o Brasileiro e o Argentino. Cada um deles tem a sua própria beleza e fica difícil opinar qual lado é o mais bonito, talvez um complementa o outro. Destaque negativo, talvez seria os preços altos dos passeios,taxis,etc. Sugiro, que façam uma planilha antes de viajar para evitar "surpresas". O hotel foi o mais "em conta", mas depois de tudo que você vê nesse lugar encantador, o dinheiro, o gasto, o cansaço ( e que cansaço gostoso!) vale muito a pena!

 

 

Bem pessoal, espero ter colaborado com vocês! Boa trip a vocês!

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110807140850.JPG 500 375 Legenda da Foto]Chegando em Ciudad del leste[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110807141146.JPG 375 500 Legenda da Foto]Parque das aves....contato com a natureza é muito bom![/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110807141459.JPG 500 375 Legenda da Foto]Parque Nacional do Iguaçú[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110807141811.JPG 500 375 Legenda da Foto]Macuco Safari....aqui era só o começo[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110807142304.JPG 500 375 Legenda da Foto]Orgulho de ser BRASILEIRO![/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110807142720.JPG 500 375 Legenda da Foto]Lado Argentino...[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110807143415.JPG 500 375 Legenda da Foto] Na passarela chegando na garganta do Diabo..........já de longe eu imaginava como seria a visão de perto..........VALEU A PENA![/picturethis]

Editado por Visitante
  • Amei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Membros

Fiz o mesmo roteiro da ultima vez e parecia que era tudo novo para mim......Gostaria de fazer algumas observações:

 

1. Documento para entrar na Argentina:

 

A pé: RG, CNH, ou Passaporte. Obs: Em relação ao RG, leio em muitos tópicos que o RG não pode ter sido emitido a mais de 10 anos, inclusive em sites "especializados" em viagem. Pessoal, isso é pura LENDA conforme a lei CMC N.º 18/08. art 1º

 

Art. 1º - Reconhecer a validade dos documentos de identificação pessoal de cada Estado Parte e Associado estabelecidos no Anexo do presente como documento de viagem hábil para o trânsito de nacionais e/ou residentes regulares dos Estados Partes e Associados do MERCOSUL em seus territórios.

O prazo de validade dos documentos do Anexo será o estabelecido nos mesmos pelo Estado emissor. No caso de não possuir data de vencimento, entender-se-á que os documentos mantém sua vigência por prazo indeterminado.

Caso a fotografia gere dúvidas sobre a identidade do portador do documento, poderá ser solicitado outro documento efetivo para sanar tal circunstância.

 

Ou seja, como o R.G Brasileiro não tem validade, nada impede tú apresentar o Rg nas fronteiras que fazem parte do Mercosul. Caso a foto não for muito recente e gerar dúvidas, outro documento com foto pode ser apresentado. Lembre-se que o R.G deve estar em BOM estado de conservação. Geralmente quando eu faço viagens pela américa levo esse artigo impresso, pois sempre alguém diz que o R.G não pode ter emissão superior a 10 anos.

 

Carro: RG, CNH, ou Passaporte. Obs: Eu aluguei um carro e a empresa emitiu uma autorização de entrada na Argentina e Paraguai. Porém, essa autorização é válida somente em CDE e Puerto Iguazú. Não tentem ir para outra cidade, pois podem ter problemas. O valor dessa autorização custou 11 reais. Apesar de ninguém ter solicitado a autorização, não quis correr o risco.

 

Paraguai: Não aconselho ir de carro. Tentem ir de van ou ônibus mas jamais de moto taxi e carro próprio ou alugado. O problema de ir de carro é o seguro, onde não tem cobertura fora do Brasil e como sabem roubos e furtos são constantes nessa região. Além disso, na volta....filas e filas para sair de CDE e pessoas más intencionadas querendo obter vantagens por conta disso. Caso for de carro, a opção é estacionar antes da ponte......talvez vale a pena...

 

Parque Nacional Foz do Iguaçú: Sem querer fazer propaganda, mas quem for cliente ITAÚ, paga a metade ao apresentar o cartão do banco.

Bom pessoal, é isso......qualquer dúvida estamos ai.....good trip!

Editado por Visitante
  • Amei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Babi...

 

Eu fui no fim do verão e no inverno..............No inverno estava friozinho, mas nada que incomodasse muito, e eu achei o volume dágua igual ao que eu vi no verão. A probabilidade de chuva no inverno é menor do que no verão e em ambas as vezes fez belos dias de sol.......Na minha opnião vale a pena sim....lá é lindo demais!

 

Qualquer dúvida estou a disposição.

 

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Excelentes as informações aqui. Estou indo no próximo dia 27. Ficaremos apenas o fim de semana como você ficou. E valeu muito ler o seu relato, pois confirmei que dá para fazer o que eu tenho mente. Igual ao seu planejamento.

Valeu muito também por saber sobre o documento para entrar na Argentina. Não consegui fazer identidade nova, mas minha carteira de mototrista e a carteira da OAB são novas. Acho que vai dar certo.

Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Lu Ribeiro,

 

Fico contente em poder colaborar com a sua viagem. Espero que possa desfrutar desse paraíso e conte a sua viagem aqui.

 

Não sei como funciona a OAB, se são aceitos em aduanas, mas posso dizer que em relação ao Rg, fique tranquila pois estou no Chile, cruzei para Mendoza, voltei para o Chile e estou indo para a Bolivia sem problema algum nas alfândegas. Claro que sempre eu encontro alguns desinformados em cia aéreas ( sempre no Brasil ). Parece que são treinados para atrasar a nossa viagem.

 

Qlqr dica ou dúvida fico a disposição.

 

att,

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi Ricardo!!! Voltei de Foz e foi tudo como vc descreveu aqui. Vou escrever meu relato e desde já peço licença para apresentar o destaque e o ponto negativo, exatamente, como vc fez. Achei perfeito!!! A propósito, basicamente, a única diferença entre nós foi que eu fiz o passeio pelo lado argentino e vc pelo brasileiro e eu não fui ao Paraguai.

Assim como vc me sinto orgulhosa de viver num País tão lindo como o nosso. E como eu disse no meu facebook, acho que todo brasileiro deveria ter o direito de ir às cataratas ao menos uma vez na vida.

Ah, e quanto ao documento entrei com a carteira de motorista e foi tranquilo. A da OAB não podia mesmo.

No mais agradeço pelas dicas valiosíssimas!!!

Espero que esteja aproveitando bastante a sua atual viagem.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

fala Marcos, blz ???

 

Essa época era friozinho pela manhã.......mas durante o dia era tranquilo....claro é sempre bom levar uma blusa na mochila..Eu tive sorte, pois mesmo com aquela brisa fria, fez sol todos os dias.

 

Chegando essa hora, a dica é ir de noite na Usina de Itaipú com visita noturna, que inicia-se as 20hrs no valor de 12 reais ( melhor consultar o site )ou ficar em Puerto Iguazu indo em algum cassino e jantar ou até mesmo ir no duty free.

 

Boa Trip! Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...