Trilhas no Sul do Brasil
Trilhas e Travessias no Sul do Brasil: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas, travessias e trekkings na região Sul do Brasil
Subfóruns
43 tópicos neste fórum
-
- 5 respostas
- 8.3k visualizações
[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110517212651.JPG 500 375 Parque Estadual Carlos Botelho]São Miguel Arcanjo- Parque Estadual Carlos Botelho Estivemos na cidade há uns 8 anos atrás, visitando o Parque Estadual Carlos Botelho na primeira vez. Cabe aqui, ressaltar que “descobrimos” a existência deste Parque, através de um Guia que nos foi muito útil e fonte de inúmeras viagens. Senta que lá vem história, mas como esse guia foi muito, muito usado, preciso dar os créditos a quem de direito... Falha nossa, tenho que atualizar na lista das Fontes Ogrotur.... É o" Guia Parques de São Paulo – O único guia de Parques Estaduais de São Paulo", autores:…
Última resposta por Raulz!to, -
- 11 respostas
- 8.5k visualizações
Pessoal, Tava pesquisando sobre o cânion Fortaleza e achei um site interessante (http://www.jacintomachado.sc.gov.br/Turismo/trilhas.php), da cidade de Jacinto Machado, falando sobre esta trilha, que sai desta cidade até o planalto, vencendo um desnível de 1000 metros. Esta trilha, pelo que pude ler, dá acesso a outra borda do cânion Fortaleza (quando se entra por Cambará do Sul, chega-se no outro lado). Pergunto : alguém aqui já fez esta trilha? Pretendo fazê-la do que subir por Cambará do Sul.... Abraço! Carlos
Última resposta por gvogetta, -
- 2 respostas
- 1.7k visualizações
Como muitos sabem (e outros talvez não), a Fazenda da Bolinha, que dá acesso ao Cirirca, Tucum, etc, leva este nome devido a uma finada cadelinha que acompanhava os montanhistas nas trilhas. Mas isso já faz bastante tempo... No dia 25 de março deste ano, um domingo, eu e meu irmão resolvemos fazer um ataque ao Tucum durante a tarde, só pra dar uma descontraída a aproveitar aquela tarde livre. Pois bem, chegamos la com chuva e previsão de continuar a chuva por toda a tarde. Deixamos o carro, trocamos uma idéia com o proprietário da fazenda, e numa pausa da chuva, por volta das 13h30 iniciamos a trilha (está sendo cobrado 5 reais por pessoa para ter acesso às trilhas …
Última resposta por gvogetta, -
- 12 respostas
- 4.1k visualizações
[align=justify][t1]Travessia Jaboticaba – Monte Claro[/t1] “...Foi o 20 de setembro, o precursor da liberdade.” Segunda-feira, feriado de Independência do Estado do Rio Grande do Sul. Há quatro dias do feriadão, estava tentando programar algum trekking, porém em cada destino pensado, um empecilho comum: apenas três dias para tal façanha. Aqui onde moro é assim, a distância atrapalha um pouco o planejamento e dependendo do local planejado, existe a necessidade de incluir um ou dois dias de viagem e alguma eventual hospedagem, então pensei: “Porque não criar uma travessia por estas bandas?” Situado em Veranópolis, Monte Claro é um dos pontos mais altos da Se…
Última resposta por edver carraro, -
- 9 respostas
- 5.1k visualizações
Eai pessoal, gostaria de informaçoes sobre a caminhada ate a ponta do Pontal de Tapes. Alguem aqui ja fez? Achei uma galeria de fotos de uma pessoa que fez essa caminhada e acampou durante o trajeto (da pra ver pelo Google Earth tambem): http://picasaweb.google.com/eco.patas/AventuraTrekkingEAcampamentoSelvagemEmTapesRS# http://www.panoramio.com/user/193120 Sera que poderiam me esclarecer algumas duvidas e passar algumas dicas? Tipo, eh tranquilo de acampar la e aonde deixar o carro; precisa de permissao dos donos da terra (que eu saiba aquilo tudo eh particular) ou indo pela beira da lagoa eh liberado; etc. Obrigado.
Última resposta por ManuCabadas, -
- 4 respostas
- 6.5k visualizações
BEIRANDO OS ABISMOS DA SERRA GERAL ATÉ APARADOS Parece "deja vu". Mal havíamos retornado meses antes de uma travessia pelos cânions de Urubici q novamente nos sentimos impelidos a retornar àquelas gargantas de pedra q servem de divisa natural entre SC e RS. Desta vez nos aventuramos bem mais ao sul, indo alem do extremo norte do PN Serra Geral ate seu "rincão" sul, em Aparados da Serra. Criados recentemente p/ proteger uma das paisagens mais bonitas do sul do pais, o primeiro tem pouca infra-estrutura e por isso mesmo oferece uma bela caminhada cercada de natureza intocada. Iniciando a pernada bem além do limite norte do parque, foram 5 dias e quase 50 kms por campos de …
Última resposta por Valdirene, -
- 6 respostas
- 2.8k visualizações
Companheiros, Estive em julho de 2011 no PARNA São Joaquim, na região de Urubici-SC. Fui ao Morro da Igreja, também estive dentro da Pedra Furada, aproveitei pra conhecer as cachoeiras Véu de Noiva, a da Gruta de Nossa Senhora e as que ficam no Arroio do Engenho. A cidade é pequena, simpática e com um povo incrivelmente acolhedor. As paisagens são espetaculares, os cânions gigantescos, a exuberância da natureza bem conservada, a maravilhosa obra natural da Pedra Furada, o gelo pelas trilhas e a harmonia do homem simples enfim em paz com o meio ambiente tão mal tratado no passado pela extração desenfreada da madeira. Vale ressaltar que há por lá centro de informações t…
Última resposta por Frida_ssa, -
- 4 respostas
- 2.6k visualizações
não disponível
Última resposta por Helderzito, -
- 7 respostas
- 8.8k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/al ... do_Cadeado TRAVESSIA SUL DA SERRA DO CADEADO Araucárias rodeadas de imponentes montanhas, planícies de pasto ralo e belas cachoeiras são o cenário recorrente da Serra do Cadeado, respeitável elevação do Planalto de Guarapuava q nada mais é um trecho erodido e desgarrado da famosa Serra Geral no norte paranaense. A apenas 90km de Londrina e 25km da localidade de Mauá da Serra, os paredões verticais q compõem esta cadeia montanhosa são bastante conhecidos por suas vias de escalada, mas tb guardam diversas possibilidades de caminhadas pra ninguém botar defeito. E num simplório fds palmilhamos uma generosa porção sul da serra d…
Última resposta por MarcosPoncio, -
- 11 respostas
- 10.1k visualizações
21 e 22 de Maio de 2011 Foto Panorâmica do Morro do Araçatuba Histórico O Morro do Araçatuba, pertencente ao município de Tijucas do Sul, é uma das montanhas mais frias do Paraná, pois recebe ventos sul diretamente sem nenhuma barreira. Ele é também uma das maiores elevações do Estado do Paraná e é todo recoberto com campos de altitude. Como chegar Localização Siga pela BR 376, que liga Curitiba a Joinvile em Santa Catarina, aproximadamente 4 km após a segunda ponte sobre a represa do Voçoroca tem uma entrada para o Bairro do Matulão, siga esta estrada por 5 km e chegará até o estacionamento. (R$ 10,00 por carro) Ficha Técnica Perfil de Elevação …
Última resposta por lucci, -
Na verdade o título seria “Perdi o emprego e fui caminhar”, mas como demorei mais de mês pra fazer a trilha, arrumei outro trampo antes de fazer o roteiro. Ainda assim a história é a mesma. 13 anos depois de ter entrado naquele trabalho, o laço se rompeu, e eu achei que era necessário um tempo para pensar na vida, e nada como uma boa trip para pensar, refletir, orar. O roteiro já estava nas pretensões, e a oportunidade veio a calhar. Senti que seria um dia perfeito quando o busão que subia a serra emergiu na névoa que cobria os vales, acima de Dois Lajeados. Já passava das 8:30 da manhã e o sol brilha forte, luminosidade majorada pelo branco do nevoeiro abaixo de nós. …
Última resposta por Cacius, -
- 3 respostas
- 7.2k visualizações
Já estava me sentindo deprimido. Não fazia nenhuma trilha desde setembro, quando realizamos a travessia pelos platôs da serra geral. Na sexta feira, dia 08.11.10, o Elder (que vcs irão conhecer em outros relatos) perguntou se eu estava a fim de ir com ele levar um grupo de 12 pessoas para subir o Pão de Loth no domingo. Meu "desespero" era tanto que nem pensei pra responder, topei na hora. Já tinha tudo em mente, planejei subir o Morro do Canal no sábado para contemplar o anhangava e no domingo subir o Pão de Loth para vê-lo mais de perto.Quando cheguei em casa dei uma olhada no Climatempo, a previsão era das piores pra sábado mas, pelo menos, pra domingo era bom. Já ha…
Última resposta por marciovm911, -
- 0 respostas
- 1.8k visualizações
Domingo (21/12) voltamos (eu, Andressa, Gil, Ale, Digo, Flávia, Carlos e Guilherme) da aventura de subir as montanhas Camapuã e Tucum. Foi um final de semana maravilhoso! Tudo começou no sábado! Logo pela manhã, recebi uma mensagem do Marceleza confirmando que não iria conosco, estava engripado desde quinta e a subida iria acabar mais ainda com sua saúde. Combinado as caronas saimos eu e a Gil, levados pelo nosso pai; no viaduto do Orleans paramos para pegar a Andressa. A Flávia e o Digo pegaram o Carlos e o Guilherme na PUC e foram até o boqueirão pegar a Ale, enquanto isso já estávamos a caminho da chácara. Já era cerca de 9hs quando passamos pelo posto do Túlio (di…
Última resposta por jrompkovski,