Trilhas no Sul do Brasil
Trilhas e Travessias no Sul do Brasil: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas, travessias e trekkings na região Sul do Brasil
Subfóruns
43 tópicos neste fórum
-
- 6 respostas
- 7.5k visualizações
Aee Mochileirosss ... Continuando aquela trip em Florianopolis ... fiz uma trilinha rapidinha perto do local onde eu estava acampado .. na Praia do Santinho, logo ao lado do Costão do Santinho (um Resort mto fera), existe uma trilinha que sai na Praia de Moçambique. No final da praia apos passar o Costão do Santinho, vc ira ver umas escadinhas, onde se inicia a trilha, pelo fato de ter o Resorte ali do lado, tem uma estrutura basica na trilha, então naum tem muito erro ate a Praia de Moçambique ... Início da Trilha ao lado do Costão do Santinho No início da trilha vc encontra umas Pintura Rupestres e talz, ate que é legalzinho, mais pra frente tem umas est…
Última resposta por Leonardo Flôres, -
- 0 respostas
- 830 visualizações
De Paranaguá até Superagui, Praia Deserta até Ilha do Cardoso, travessia para Ariri/SP e de Ariri, pra Guarqueçaba Essa expedição me veio como presente, a convite de uma amiga incrível, sabe aquelas pessoas que "não existe"! Ela topa tudo e é de um astral contagiante: Lucy Tsuruko é essa pessoa. Juntas já fizemos algumas outras aventuras como andar 245 km no vale europeu e descer a Serra da graciosa, entre outras pequenas grandes coisas. Sendo dela o convite, já fica por si só tentador. Somado a isso, Guarqueçaba é aquele lugar que eu sempre sonhei conhecer, eu costumo manter uma lista de sonhos a realizar escrita no papel e conhecer o Parque Nacional de Superagui …
Última resposta por Patricia Lopes Szcspanski, -
- 3 respostas
- 9k visualizações
Olá! Vou relatar uma trilha que realizei faz um tempinho aqui em SC na conhecida Ferrovia das Bromélias. Esta trilha eu fiz com dois amigos e um guia de Ibirama. Essa trilha inicia no município de Ibirama e segue até Lontras e tem uma distância de aproximadamente uns 15km. O percurso dela é feito pela antiga ferrovia que cortava algumas regiões do Estado passando por estes dois municípios. Durante a trilha é possível ainda observar algumas estruturas que eram da antiga ferrovia. Ao longo da trilha existem trechos onde o mato torna a caminhada bastante difícil e eu creio que em épocas mais quentes é bom ter cuidado com cobras. É possível também observar o rio Ita…
Última resposta por schulz_amanda, -
- 0 respostas
- 1.1k visualizações
Bom dia, amigos viajantes. Estou planejando uma viagem de carro pelos três estados do Sul do Brasil com minha namorada. Vamos passar todo o mês de maio viajando em busca de trilhas. O roteiro ainda não está fechado, mas alguns locais já estão na lista, como Ilha do Mel, Urubici e São José dos Ausentes. Vamos fazer algumas trilhas guiadas e travessias nos cânions. Acontece que a viagem será longa, e ficará financeiramente inviável se contratarmos guias todos os dias. Poderiam, por favor, sugerir trilhas auto-guiadas no Sul do Brasil? De preferência trilhas de um dia. Muito obrigado!
Última resposta por Rodrigo P.C., -
- 5 respostas
- 21.3k visualizações
E AI GALERA, TÔ DE VOLTA…. Desta vez, fiz umas fotos no Vale da Utopia, espero que gostem e que esclareça algumas dúvidas.... O Vale da Utopia, fica próximo a Pinheira e Também da Guarda do Embaú.... no Município de Palhoça-SC.... Tem uma trilha pela pinheira e outra pela guarda... Fiquei hospedado no Chalé do Xaxa,que é mais pro lado da Guarda do Embaú... bem legal também.... e de lá parti de carro até a praia da Pinheira, onde Começa a trilha (a menor delas), é bem fácil e tem visuais ótimos..... Na pinheira, indo pra trilha..... Logo na entrada da trilha já apareceram uns cachorros, que acabaram por mostrar o caminho da trilha…
Última resposta por Alan Diniz, -
- 15 respostas
- 16.5k visualizações
Esta travessia faz parte do meu projeto pessoal: Travessia Trans Aparados da Serra RS/SC. Será uma travessia com cerca de 320 Km entre a rodovia Rota do Sol (trevo para Cambará do Sul RS), até Alfredo Vagner SC. Atualmente o projeto desta grande travessia brasileira esta em andamento com 3/5 já realizados. Nas fotos abaixo apresento duas partes já realizadas no ano de 2014. Começamos no Morro da Igreja em Urubici SC e fomos até a Serra da Rocinha, mais precisamente no Vale das Trutas em São José dos Ausentes RS. 1° DIA: Morro da Igreja até os Campos de Santa Barbará - SC. Loja Clube Trekking – Tudo para sua aventura! 2° DIA: Campos de Santa Barbará ao…
Última resposta por rodrigo0o, -
- 1 resposta
- 968 visualizações
Bom dia pessoal!!! Estou reunindo uma galera pra fazer a travessia das Bordas dos Cânions, de 23 à 25/09. Segue um link com o roteiro aproximado da travessia: http://soldeindiada.com.br/travessia-pela-bordas-dos-canions/ Lembrando que esse link é apenas para conhecimento da travessia, ela será realiza sem nenhum custo para os participantes. Quem animar é só mandar mensagem aqui para acertarmos os detalhes. Abs
Última resposta por Cristianerj, -
- 0 respostas
- 1.5k visualizações
Olá mochileiros! Estou planejando uma empreitada para a região do Campos do Quiriri. Não conheço a região e gostaria de saber como é a trilha, se é bem demarcada e também se alguém tem o track log saindo da Pedra da tartaruga até o Marco da Divisa. Abraço;
Última resposta por Magnum Brito, -
- 5 respostas
- 7.8k visualizações
Trekking realizado nos dias 21, 22 e 23 de julho de 2012 entre a estação ferroviária de Jaboticaba localizada em Bento Gonçalves até a estação ferroviária de Feitor Faé em Vila Flores, com a extensão de 34 km de linha férrea percorridos por mim Rafael Spiekermann e por meu amigo Rodrigo Bruxel. Primeiro dia 21/07 Saímos de ônibus as 14:15 da rodoviária de Lajeado e chegamos em Bento Gonçalves as 16:10, como pretendíamos apenas acampar na estação de Jaboticaba no sábado para podermos começar a travessia domingo de manha bem cedo resolvemos dar uma volta por Bento para conhecer um pouco da cidade e tomar uma cerveja bem gelada em um bar. Após conhecermos um…
Última resposta por silviomoser, -
TRAVESSIA MORRO DA IGREJA – CÂNION LARANJEIRAS (URUBICI A BOM JARDIM DA SERRA – SC) Ou “Expedição Era do Gelo” Passo a relatar a seguir uma travessia que mobilizou montanhistas dos três estados do Sul do Brasil em prol de um objetivo comum: a consolidação do Parque Nacional de São Joaquim e a consagração do direito de acesso às áreas de conservação federais sob gestão do ICMBio. O relato é extenso e as fotos não estão todas publicadas aqui. Veja ao final os links para o material complementar. Travessia realizada entre os dias 07 e 10 de junho de 2012 (feriado de Corpus Christi), entre o Morro da Igreja e dois pontos distintos de saída – Cânion Laranjeira…
Última resposta por Otávio Luiz, -
- 15 respostas
- 24.4k visualizações
O que é o Caminho das Missões? O projeto "Caminho das Missões Jesuítico-guaranis" é um roteiro místico/cultural de peregrinação que percorre os mesmos trajetos que ligavam os antigos povoados missioneiros e que compunham o conjunto - urbano e rural - das Missões Jesuíticas, cujos remanescentes encontram-se, hoje, situados em parte do território brasileiro, argentino e paraguaio. As antigas trilhas guaranis, os caminhos missioneiros e, depois, as velhas estradas dos tropeiros serviram de orientação para o traçado do caminho que ora se apresenta como uma jornada, seja de peregrinação mística, ou de pesquisa, lazer ou esporte. O percurso indicado segue naturalmente a mes…
Última resposta por carla.tonetti, -
- 22 respostas
- 14.7k visualizações
Realizamos no período de 19 a 28 de julho de 2015, o circuito completo do Vale europeu em Santa Catarina. Foram 10 dias contemplando e vivienciando lugares, pessoas maravilhosas. Destaco alguns locais incriveis: Pomerode, blumemau, fazenda campo do zinco e sua maravilhosa cachoeira, lindos mirantes, estradas encantadoras, pessoas hospitaleiras e cordiais. Nāo tivemos nenhum incidente. Começamos antes do circuito, fazendo o caminho entre blumenau e pomerode a pé, e no final fizemos do mesmo modo a rota enxaimel em Pomerode, por isso o roteiro foi concluido em 10 dias. Brevemente relato completo.
Última resposta por casal100, -
- 9 respostas
- 4.2k visualizações
Fala pessoas! Vou fazer um relato duplo aqui porém todo sobre o Cânion do Espraiado. Eu fiz o trekking com um grupo de amigos no inverno de 2014 e agora em 2015 fui apenas com a minha noiva. É possível você simplesmente subir sem pegar autorização, você corre o risco de ser tocado embora como já aconteceu com alguns grupos. Infelizmente essa parte de trilhas na região não tem incentivo e a troca de informação entre guias é muito pobre. Em todo o caso, eu conhecia o proprietário da área onde fica o Cânion do Espraiado e ele no ano de 2014 permitiu que eu e meus amigos ficássemos em uma cabana que ele tem próximo ao cânion. A cabana é muito humilde, porém com eletricida…
Última resposta por haveroth, -
- 0 respostas
- 1.6k visualizações
Olá, pretendemos caminhar da Barra do Arroio Chui, fronteira do Brasil e Uruguai até a divisa do RS e SC, cidade de Torres. pelo litoral. Será uma jornada de 25 a 35 dias, conforme clima. Interessados entrar em contato até final de fevereiro para preparação logística. OBS - somos um mochileiro com 69 anos de idade, rsrsrsrsr. Jesus Santos.
Última resposta por JesusFLSantos, -
- 1 seguidor
- 1 resposta
- 2.5k visualizações
Prezados companheiros mochileiros, Vou passar uns dias no Sul em Janeiro próximo, e gostaria de saber as opiniões de vocês sobre trilhas legais de 1 a 3 dias para fazer em SC e no RS, e as condições das mesmas no mês de janeiro, quando deverá estar chovendo bantante... Abraços Fabio
Última resposta por rafael_santiago, -
- 0 respostas
- 1.8k visualizações
Seguinte galera, bosque das fadas, aquele bosque perto do luar, tem uma arvore caída bem na trilha...Fiquem espertos, pois dá um perdido. A Arvore esta bem no meio da trilha. Fica a dica. Mas basta procurar as fitas. Para quem sai do ciririca e vai por cima, depois do última chance, marcamos a entrada da trilha com fitas brancas, pois a trilha some ao entrar na mata. Pusemos fitas na estrada e logo dentro do mato. A trilha esta fechando muito rápido. Uma quiçaça dos diabos.
Última resposta por pespis, -
- 1 resposta
- 3.9k visualizações
Durante a semana recebo o convite para uma empreitada inédita para mim, ir a Janela da Conceição, túnel escavado na década de 50 para a construção da Usina Hidrelétrica Parigot de Souza, em Antonina, litoral paranaense. O local é cheio de história e bem conhecido dos aventureiros paranaenses. Um túnel de 1300 metros escavado nas encostas da serra do Ibitiraquire, conhecida pelo ponto culminante do sul do Brasil, o Pico Paraná, e outras montanhas igualmente majestosas. Num domingo cinzento embarcamos eu, Natália, Zeca, Wilson, Hadassa, João, Maicon e Vinicius, rumo ao Bairro Alto, localidade de Antonina aonde se inicia a trilha. Na verdade a trilha é uma antiga estrada d…
- 5 respostas
- 5.9k visualizações
Descobri que bem pertinho da minha cidade, Caxias do Sul, existe um distrito com várias opções de eco turismo e turismo de aventura meio que por acaso. Estava pesquisando opções nas redondezas quando me deparei com uma matéria falando sobre Criúva e seu potencial turístico que começou a ser explorado recentemente. Entrei em contato por e-mail na agencia Casa Verde e quem me atendeu foi a Guadalupe. Pedi pra ela assim que formasse um grupo me encaixar pois eu iria sozinha. No dia seguinte ela me manda um e-mail dizendo que teria um grupo no sábado. Confirmei, mas um imprevisto com o carro me obrigou a cancelar no dia seguinte pois eu não teria mais como me deslocar até lá,…
Última resposta por malu123, -
- 3 respostas
- 3.4k visualizações
Boa noite, Meu nome é Ed Padilha e este é meu primeiro relato no Mochileiros.com. Tenho 28 anos sou natural de SP mas cresci e me formei no MS. Fui escoteiro dos 9 aos 15 anos e mesmo depois de me desligar do grupo continuei acampando e apreciando a natureza. Desde que vim para Curitiba a 5 anos não abria a barraca, a vida urbana já estava me deixando louco e decidi dar um basta e me aventurar pelo lugares ja tão conhecidos na região de Curitiba. Segue relato: Decidi que a primeira parada seria a fazenda Pico Parana, muitos relatos positivos e belas fotos me deram a certeza de que seria o lugar perfeito para voltar a acampar. O caminho é fácil de encontrar…
- 0 respostas
- 1.3k visualizações
Vamos la Acordar as 5:50 da matina e seguir de carro 30 km Itapema x Bombinhas chegando no local as 6:50, percurso com uma altitude de 220 metros de grau moderado, a vista la em cima e recompensante, com visualização da Praia do Mariscal, Praia da Conceição, Zimbros e Canto Grande, em torno de 30 minutos de subida! Ver o sol nascer nesta vista não tem preço,valeu o esforço!
Última resposta por Leandros.sc, -
- 11 respostas
- 6.6k visualizações
É uma primitiva trilha indígena que a partir de 1728 torno-se a principal rota de comercio entre o sul e Sorocaba- SP.O caminho original partia do morro dos conventos, e ia acompanhando o rio da pedra.Esta situada entre os canyons fortaleza e da pedra(macuco) na divisa dos municípios de Jacinto Machado e Cambara do Sul. Primeiro dia:Pegamos o busão em Campo Bom as 7h da manhã,chegamos em Cambara por volta de 11h15 da manhã.Nosso transporte até o inicio da trilha,já nos aguardava.Chegamos no inicio da trilha 12h30,ajeitamos as mochilas e começamos a caminhada,no inicio ela é bem marcada,mas logo que passamos um riachinho, saímos dela e começamos a andar no campo ru…
Última resposta por Luciano Braghirolli, -
- 6 respostas
- 7k visualizações
Salve galera Vou escrever a respeito da nossa viagem (eu + duas francesas) para os Cânions em Cambará do Sul-RS e a trilha do Boi em Praia Grande-SC, realizada em julho de 2012..espero que ajude quem esta programando uma viagem para lá!!! Cheguei em Praia Grande dia 9 de julho e me hospedei no Hostel Nativos dos Canions (super recomendado - staff gente boa, acomodações limpas e uma estrutura mto legal). O casal que é dono do Hostel é mto atencioso, nos levaram para jantar fora pois estava chovendo mto no dia em que chegamos e para economizar no taxi eles mesmo nos levaram e buscaram no restaurante!! Coisas do sul... O preço do Hostel para quem é sócio HI custa 30 …
Última resposta por kdusandes, -
- 0 respostas
- 1.7k visualizações
Trilha Serra do Tabuleiro Localidade: Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz - SC Altura do pico mais alto: cerca de 1400m acima do nível do mar. Base da trilha em 200m acima do nível do mar. Trajeto ida e volta: 18km Duração da ida: 4 horas e 30 minutos Duração da volta: 3 horas e 40 minutos CUIDADOS IMPORTANTES - Ir de camisa de manga comprida; - Ir de calça comprida; - Levar casaco para proteger da vegetação fechada e do frio; - Usar boné ou outro tipo de chapéu; - Ir de botas ou tênis apropriado; - Levar protetor solar; - Levar repelente; - Levar bastante água (de 3 a 4 litros por pessoa), pois há poucas fontes de água pelo trajeto; - Le…
Última resposta por MAPBill, -
- 17 respostas
- 4.7k visualizações
Salve pessoal, gostaria de dar uma pernada agora em junho saindo da Fazenda da Bolinha até o Cerro Verde, acampar e, no dia seguinte, seguir para o Ciririca pegando um trecho da "trilha de cima". Se alguém tiver o KML para eu ver essa trilha no Google Earth vai ajudar bastante. Qualquer informação também será bem vinda e se alguém estiver afim de ir junto é só dar um toque aí. Abraços.
- 7 respostas
- 4.9k visualizações
No final dos anos 80 eu e meus amigos começamos a “ir pro mato”. Pegávamos o trem pra Paranaguá com nossas cargueiras e diante dos olhares atônitos das pessoas “normais” descíamos nas estações e nos embrenhávamos na floresta. O Véu da Noiva (estação de trem antes do Marumbi) era o local preferido, não apenas meu e de minha turma, mas de muitos que igual a nós curtia a natureza e camping selvagem. Outro lugar que costumávamos ir era o “descampado”, uma ilha de capim baixo no meio da mata atlântica, aos pés do morro do Pelado e Chapéu. Esta trilha era desconhecida da maioria, o que tornava o lugar praticamente exclusivo. Bem, era o que pensávamos, até que em 1987 uma compe…
- 2 respostas
- 2.7k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/289/PE-Mata-dos-Godoy BATE-VOLTA NO P.E MATA DOS GODOY Já ouviu falar do Parque Estadual Mata dos Godoy? Pois é, nem eu. Até o mês passado, claro, qdo estive la de passagem. Resumidamente, o PEMG consiste numa das últimas e importantes reservas florestais do Paraná, não apenas devido a sua área continua de mata nativa como tb ao seu estado de conservação da biodiversidade. Situado a 20km de Londrina (norte do PR) e cujo nome homenageia a família proprietária do terreno no qual está inserido, o lugar é mais um daqueles obscuros roteiros injustamente pouco divulgados e com freqüência quase nula de visitação. Isso se levarmos e…
Última resposta por gvogetta, -
- 1 resposta
- 4.5k visualizações
Ola meus amigos, Depois de algum tempo sem realizar nenhum passeio, finalmente arrumamos um tempo e fomos conhecer o famoso Canyon Guartelá. Saimos no dia 28/12 de Maringá rumo a cidade de Tibagi passando por Imbaú que é o caminho mais curto para nós. De Maringá até Tibagi são 264km com a estrada muito boa, que possuem 3 pedágios. Saímos de Maringá de madrugada e chegamos em Tibagi aproximadamente as 08:00 horas; após atravessar a cidade seguimos mais 16km até a entrada do Parque Estadual Guartelá. [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120107172823.JPG 650 480 Parque Estadual Guartelá]Parque Estadual Guartelá Vista do mirante do Canyo…
Última resposta por Pam Tavares, -
- 3 respostas
- 3.2k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/278/Pedra-Branca-de-Araraquara A PEDRA BRANCA DE ARARAQUARA Montanha imponente que se destaca soberana na paisagem de quem trafega pela BR-376, na divisa PR-SC, a Pedra Branca de Araraquara só é comparável ao Corcovado de Ubatuba (SP) e a Pedra do Frade (RJ) em beleza, grandiosidade e proximidade ao mar. Contudo, difere destes picos apenas por ser um maciço desgarrado do planalto e não ter um topo rochoso ou descampado. Ainda assim, as características da conquista dos 1230m de seu escarpado cume são bem similares a estes picos mais notórios. Pernada curta, porém exigente e pouco freqüentada, este majestuoso maciço pode ser v…
Última resposta por estrellainfo, -
- 11 respostas
- 6.1k visualizações
Pessoal: há outros relatos da mesma caminhada. Mas resolvi postar porque foi minha primeira trilha nos trilhos. Tive que ir para POA a trabalho e liguei para o Edver para saber se ele tinha disponibilidade para um trekking no fds de 1 e 2/9. Sempre gentil, disse que sim e combinamos um trekking ferroviário, no trecho Muçum -Guaporé. Ele ainda por cima saiu de Veranópolis para me buscar em Porto Alegre! Chegamos em Muçum as 22:30. Parecia que tinham soltado a onça, as ruas desertas numa sexta a noite. Ficamos no hotel Marchetti, no centro, R$ 40 o quarto individual, excelente custo-benefício (quartos bons, café bom, ar, tv, frigobar e wifi free). Tiago e Juliana re…
- 8 respostas
- 2.6k visualizações
[b]1° dia – São Paulo a Urubici (4/9)[/b] Saímos de São Paulo ás 22h50, um atraso considerado pouco em se tratando de uma véspera de feriado nacional. A cidade abandona a metrópole. Seguimos para Régis Bittencourt (BR 116) rumo a Florianópolis. Trânsito intenso. O ônibus chega a Registro (SP) ás 3h30, bastante atrasado. O fluxo é intenso.Chegamos em Floripa por volta das 11h. As passagens para Urubici (SC) já estavam marcadas para as 12h: tempo só para um pão de queijo, uma volta na rodô e esperar a chegada do Rafael. Nesse momento, o grupo é formado por mim, Ronald, Cela e Rafael. O ônibus para Urubici inicia o caminho passando por algumas partes não tão interesan…
Última resposta por gvogetta,