África do Sul - Relatos de Viagem
Relatos de Viagem na África do Sul - Compartilhe e leia relatos de viagem por destinos da África do Sul
54 tópicos neste fórum
-
Olá pessoal! O que irei compartilhar com vocês foi uma compilação bastante abrangente de informações sobre todos os pontos turísticos da minha viagem de 17 dias pela África do Sul. As informações foram extraídas daqui do fórum e também de muitos blogs. Aproveitem! ROTEIRO ÁFRICA DO SUL Geopolítica: é na África do Sul que estão um dos mais antigos sítios arqueológicos e fósseis humanos do mundo, que indicam que muitas espécies de hominídeos lá vivam há cerca de três milhões de anos. A província de Gauteng é Patrimônio Mundial pela Unesco, tendo sido denominada como o Berço da Humanidade. O país está localizado no extremo sul do continente african…
Última resposta por husnain11221, -
AFRICA DO SUL “AT OWN RISK” – Joburg, Kruger Park, Capetown e muito mais! 1 2 3 4 5
por Juliana Champi- 2 seguidores
- 47 respostas
- 10.1k visualizações
"At your own risk" será explicado no fim do relato! POR ACASO... ÁFRICA DO SUL Essa viagem pela África do Sul nasceu Europa, mas foi alterada por motivo de força maior (R$, kk) e hoje venho contar nossa aventura pelo quarto continente em que pisamos (só falta a Oceania)! Digo que ela nasceu Europa pq nos planos originais eu e o marido viajaríamos para o leste Europeu... uma viagem romântica, no verão europeu (agosto) pra comemorar nossos 10 anos de casados! Nesta viagem nosso filho João não iria nos acompanhar, combinamos de viajar só nós dois a cada 5 anos, reedição da Lua de Mel. Ocorre que o preço das passagens para a Europa estava ridiculamente al…
Última resposta por D FABIANO, -
Cape Town, Stellenbosh, Langebaan, Garden Route e muitas trilhas em 18 dias com fotos e gastos
por alinebarreto- 3 respostas
- 3.1k visualizações
***RESUMO DOS GASTOS*** Moeda: Pagamos R$1 = 0,32 rands (trocamos R$4000) Cotei no site melhorcambio, fiz oferta e a casa de câmbio que aceitou fez tudo por whatsapp e entregou o dinheiro na minha casa. Custos (pagos antes da viagem): Passagens: R$4254 pela Taag Angola (não gostamos do atendimento, das aeronaves e do aeroporto em Luanda) Aluguel do carro + seguro: R$832 (+R$53 de IOF) pelo site Rentalcars com a locadora First. AirBNB e hostel: R$2094 (+R$14 de IOF) TOTAL: R$7247 Combustível (como "regra" tentamos abastecer sempre que chegava a meio-tanque): Bredasdorp: R310 Plettenberg Bay: R358 Addo: R417 Oudtshoorn: R417 Stellenbosh: R…
Última resposta por kkkkkk, -
20 DIAS NA ÁFRICA DO SUL - Kruger Park, Johanesburgo, Cidade do Cabo, Garden Route e Soweto 1 2 3
por arielbrothers- 1 seguidor
- 26 respostas
- 7.3k visualizações
E estamos de volta pessoal! Para quem não nos conhece, eu e minha esposa recentemente aproveitamos a pandemia e a impossibilidade de viajar e lançamos um blog das nossas viagens antigas. O blog é osmochilinhas.com, mas também iremos postar na íntegra os relatos aqui. E chegou a hora de falarmos da nossa viagem para a África do Sul em 2017. Os relatos são em forma de diário e eu costumo escrever bastante hehehehe. Para quem quer só pegar as dicas, mapas e preços (embora defasados) das cidades e atrações visitadas, pode pular direto para o post de resumo. Sem mais delongas, segue o relato: ÁFRICA DO SUL 1º Dia - Chegando em Joanesburgo e partindo rumo à Neilspruit (14/…
Última resposta por arielbrothers, -
Relato de viagem - Mochilão África do Sul 2018 (gastos, dicas de passeios, restaurantes, hotéis, locomoção, cultura e mais)
por Cheila Anja- 3 respostas
- 10.7k visualizações
Pensando em ir para a África do Sul? Já sabe o que fazer lá? Vou contar para vocês como foi a minha viagem de 17 dias pela África do Sul, com os gastos diários o total que gastei na viagem toda, dicas de passeios, restaurantes, hotéis, locomoção, cultura, enfim vou fazer um resumão completinho sobre a África do Sul e a minha aventura por lá. Desde criança ouvi falar da África, mas não de uma forma boa. Pelo contrário, quando eu não comia toda a comida do prato na escola ou em casa, eu escutava frases do tipo “Não vai comer tudo? Não sabe que as crianças na África passam fome?” então eu imediatamente terminava de comer toda a comida do prato, pois não queria ser a r…
Última resposta por Cheila Anja, -
- 1 seguidor
- 2 respostas
- 1.1k visualizações
Estive em maio de 2021, foi a viagem mais esperada da minha vida e tudo correu muito bem, até com a Pandemia presente, fazendo diversos testes PCR, Brasil na saída, Egito no aeroporto e no hotel no Egito para retornar ao Brasil. A temperatura era alta, porém não senti muito, como os passeios geralmente em enormes templos, sempre tem sombra, o lugar que mais pegou foi no tempo no Vale dos Reis pois até chegar no templo tem um longo caminho, sem árvores, então é sol no lombo, mas nada insuportável, na minha opinião que adoro sol. Meu pacote fiz com o guia Mohamed Moses, ele é egiptólogo, sabe muito para nos informar, fala muito bem o português, muito bem humorado…
Última resposta por sucerqueira_86, -
- 9 respostas
- 8.1k visualizações
Kruger National Park Em março de 2016 fiz uma viagem inesquecível para a África do Sul com 5 amigos. Dentre todas atrações vale destacar o Kruger Park. Localizado na parte nordeste do país, o Kruger Park faz fronteira com o Zimbabwe pelo Norte e Moçambique pelo Oeste. Ocupa uma área de quase 20.000 quilômetros quadrados. Esse é o tamanho aproximado de estados brasileiros como Sergipe, Alagoas caso você esteja tentando imaginar o quão grande essa reserva natural é! Foi criado em 1898 para proteger a vida selvagem sul africana. Kruger é o lar de um número impressionante de espécies: 336 árvores, 49 peixes, 34 anfíbios, 114 répteis, 507 aves e 147 mamíferos.…
Última resposta por ErinSteele, -
- 2 respostas
- 2.9k visualizações
https://feitaprafugir.com.br/roteiro-africa-do-sul/ INFORMAÇÕES GERAIS Visto: dispensa de visto por até 90 dias Passaporte: deve ter validade de pelo menos 1 mês da data do retorno ao Brasil Vacinas: exige vacina de febre amarela Quando ir: o ano inteiro Capitais: Cidade do Cabo, a maior das três, é a capital legislativa; Pretória é a capital administrativa e Bloemfontein é a capital judiciária Moeda: Rande (R) Idioma oficial: 11 línguas oficiais, entre elas o inglês Cod. telefone: +27 Padrão bivolt: 230V Tomadas: C, D, M, N Principais operadora…
Última resposta por ms.priscila, -
VIAGEM À ÁFRICA DO SUL (Agosto/2019) = 13 dias em Joanesburgo, Cidade do Cabo, Hazyview e safári por conta própria
por FabiTostes79- 3 respostas
- 2.9k visualizações
Decidi escrever esse relato que, prometo, será bem resumido, porque tive muitas dificuldades de achar informações que se encaixassem em minha viagem: queria fazer uma viagem econômica, incluindo um safári, mas sem dirigir (até porque eu não sei...rs) e sem contratar agências de viagem com preços para turistas europeus. Algumas coisas eu fiz na garra e na coragem. Algumas deram certo, outras eu contei com a sorte e outras foram burradas e eu perdi dinheiro mesmo. Vou contar aqui os erros que cometi para evitar que vocês cometam o mesmo. Vou colocar o tanto que eu gastei em 13 dias de viagem e se puder resumir tudo num conselho, deixo este aqui: DEIXE TUDO PLANEJADO AN…
Última resposta por Nivas San, -
AFRICA DO SUL em 8 noites - Cape Town, Joanesburgo, Kruger Park e Rota Panoramica.
por Leonam Vieira- 0 respostas
- 1.1k visualizações
Aproveitando a quarentena e o tempo livre, decidi relatar aqui como aconteceu a nossa viagem de 9 dias pela África do Sul. Em poucos dias conseguimos visitar os lugares que queriamos, absorver um pouco da cultura e costumes dos sul africanos e nos deixou com gostinho de quero mais. Irei postar um texto individual para cada dia de viagem, com fotos e valores das coisas que eu conseguir lembrar.
Última resposta por Leonam Vieira, -
- 0 respostas
- 1.4k visualizações
Relato de Viagem para África do Sul; 15 Dias, de 04 de Dezembro de 2019 a 18 de Dezembro de 2019; Viagem com duas pessoas onde todos os gastos estão detalhados na planilha em anexo; 5 dias em Johannesburgo e 10 dias em Cape Town; Hospedagens pelo app Arbnb e Booking, Aluguel de carros pelo Rental Cars; Obs: planilha detalhada, com funções personalizadas, qualquer dúvida só perguntar Mochilão África do Sul 2019.xlsm
Última resposta por marcos.batista, -
- 8 respostas
- 3.6k visualizações
Olá galera mochileira, Volto aqui para tentar retribuir de alguma forma toda a informação que aqui consegui. Este foi meu 1º mochilão e graças a esta plataforma me senti segura para montar todo o meu roteiro e ir de forma (quase) completamente independente. Vocês fazem parecer tão fácil!!! E foi! E foi uma delícia também! *já faz um tempo que comecei a escrever esse relato e tinha abandonado por causa de correrias da vida, mas quero terminar antes que o facebook pare de me lembrar que eu fiz essa viagem foda há 1 ano! PARTE 0 - Planejamento e preparativos Viajar ao continente africano sempre foi um de meus maiores sonhos e ele começou a se tornar verd…
Última resposta por Karen M., -
África do Sul, 15 dias por Cidade do Cabo, Joanesburgo, Kruger: Dicas, gastos e muitas fotos! 1 2 3
por ederfortunato- 20 respostas
- 14.5k visualizações
Em dezembro de 2017, passei 3 dias no Zimbábue (relato aqui) e 15 dias na África do Sul, e devo agradecer a galera daqui do fórum que me ajudou muito através dos relatos, por isso, resolvi fazer um também! Eu vou focar nas dicas de passeios e trajetos para chegar nos lugares, e menos nos detalhes do que eu fiz no dia-a-dia(até porque tenho péssima memória). Pra quem gostou das fotos, eu posto muito mais no meu instagran, segue lá: http://instagram.com/ederfortunato África do sul Roteiro: Foram 8 dias na Cidade do cabo, 2 dias em Joanesburgo e 4 dias no Kruger. Ficou boa essa quantidade de dias para cada lugar, não mudaria, mas caso dispusesse de ma…
Última resposta por AmandaCapellari, -
- 0 respostas
- 1k visualizações
Este é um relato de uma viagem de 8 dias na África do Sul, feito por um casal de dois homens brancos. É importante destacar este lugar de fala pois ao planejar nossa viagem lemos vários relatos, mas percebemos que a África do Sul são várias, você pode percorrer os mesmos caminhos que percorremos e encontrar outro país. Quando embarquei sabia muito pouco sobre a África do Sul, escolhemos a África do Sul basicamente porque houve uma promoção da LATAM, e ao mesmo tempo, conhecer algum país africano sempre foi um sonho. Ao planejar a viagem, pelos relatos percebemos que seria muito importante alugar um carro, para ter maior liberdade na locomoção e porque o valor…
Última resposta por santosethales, -
- 1 seguidor
- 8 respostas
- 3k visualizações
Introdução Fala galera! No fim de 2018 fiz uma viagem incrível pela África do Sul que contou inclusive com a companhia do grande parceiro Fabiano que conheci aqui no Mochileiros! Se alguém tiver alguma dúvida, sinta-se a vontade pra perguntar abaixo e evitem mensagens privadas ou e-mail já que a sua dúvida pode ser a mesma de outras pessoas aqui no fórum! Roteiro Resumido 1 dia na Rota Panorâmica 3 dias de Safári no Kruger 9 dias na Garden Route 5 dias na Cidade do Cabo Roteiro Detalhado 15/11/2018 - Voo São Paulo > Joanesburgo 16/11/2018 - Joanesburgo > Sabie 17/11/2018 - Sabie > Graskop 18/11/2018 - Graskop > Lower Sa…
Última resposta por José Luiz Gonzalez, -
África do Sul (Cape Town, Stellenbosch, Kruger Park e Johannesburg) 23/12 a 05/01/2017 - Fotos, dicas e valores 1 2
por jenifervogel- 12 respostas
- 12.6k visualizações
Segue abaixo o relato da minha viagem à África do Sul entre 23/12/2016 e 05/01/2017: VISÃO GERAL: é um destino que reúne praias lindas, vinhos e gastronomia, safaris, cultura e história. O povo é muito simpático e hospitaleiro. VOO: compramos as passagens em uma promoção da South African (R$1.800). Os aviões da SA são bons, a tela para filmes a melhor que já vi, comida ok e serviço de bordo bom. O voo dura quase 9 horas até Joanesburgo. Mesmo quem vai a Cape Town/Cidade do Cabo precisa retirar a mala em Joanesburgo e despachá-la de novo. Quase perdemos a conexão porque nosso voo saiu atrasado de SP e a fila na imigração estava enorme! Saímos correndo aeroporto af…
Última resposta por JuniorDiniz, -
África do Sul, Namíbia e Zimbábue - relato completo, de uma das melhores viagem da minha vida 1 2
por deiselourenco- 16 respostas
- 5.1k visualizações
Apresentando... Quando a gente começa a viajar, seu corpo e sua mente vão querendo cada vez mais, é como uma droga viciante mesmo. No começo, a maioria das pessoas, eu acho, vai realizando aquele sonho que geralmente tem a ver com lugares do nosso cotidiano, que a gente vê muito na TV, nos filmes, nas músicas etc. tipo Estados Unidos e Europa. Comigo não foi diferente. Conheci esses lugares, mas aí eu fiquei com vontade de mais e mais, eaí a África começou a invadir meus pensamentos e eu só conseguia pensar em ir pra lá. Entretanto, por vários motivos, entre eles (principalmente) o acovardamento em ir sozinha, eu fui adiando. Já viajei sozinha várias vezes, mas …
Última resposta por deiselourenco, -
- 1 resposta
- 2.5k visualizações
Farei um relato sucinto dos pontos mais importantes. ROUBADAS: - Não houve nenhum lugar que eu cortaria da viagem. SEGURANÇA: - A África do Sul é violenta, alto índice de estupro e assaltos à faca. Uma fração pequena é voltada para o crime de roubos e furtos, furtaram meu celular dentro da bolsa num guarda-volumes de um grande supermercado. Apesar desse histórico, a população em sua maioria tem um coração muito bom. Cada lugar que passei, fui adotada como filha, sempre voluntariamente me alertavam sobre alguma medida de segurança. Quando perdi um ônibus, os seguranças do entorno me ofereceram uma loja vazia para pernoitar sob a tutela deles e protegida…
Última resposta por Vivi Abreuuu, -
- 1 seguidor
- 8 respostas
- 2.2k visualizações
Mudei de emprego, fiquei 1 ano sem férias, mas finalmente voltei à boa prática. Com duas semanas nas mãos, onde escolher? Dentre as várias opções, a África do Sul estava no alto das nossas preferências. A Latam passou a voar direto para lá, então as coisas pareciam mais fáceis. Só que não rolava promoção para as datas que queríamos. Até que a santa TAAG fez uma boa promoção e compramos. Optei por chegar por Johannesburgo e voltar pela Cidade do Cabo. África do Sul, para mim, é Mandela. É J. M. Coetzee. É Safari. É Copa de 2010. Cidade do Cabo. Eram as minhas referências, todas positivas. Assim que compramos as passagens, comecei a fazer o planejamento macro.…
Última resposta por fabiomirandasp, -
- 2 respostas
- 2.9k visualizações
Pernoites: Joanesburgo (2 noites), Kruger Park (2 noites), Timbavati Reserve (1 noite), Graskop (1 noite), Balule Reserve (1 noite), Cidade do Cabo (4 noites), Franschhoek (1 noite). Dia 01 – A chegada na Africa do Sul Cheguei a cidade do Cabo em voo da TAAG1 e fomos direto para Joanesburgo pela Mango2. Chegamos, eu e minha esposa, em Joanesburgo já de noite, retiramos o carro alugado e partimos para a pousada Strathavon Bed and Breakfast. No outro dia logo cedo fomos para o Museu do Apartheid, fomos um dos primeiros a chegar, abria as 9h. Ficamos quase 4h no museu e ainda assim sem ler todas as informações presentes. Muitas pessoas passam lá correndo quase …
Última resposta por LucasMarcos, -
Depois da minha viagem de férias do ano passado com minha esposa (na época namorada) decidi escrever um relato sobre nossa ida de carro até o Chile, percorrendo 9200km entre Uruguai, Argentina e Chile. Escrevendo esse relato vi o quanto era gostoso relembrar da viagem enquanto escrevia que na nossa viagem desse ano decidi também ir fazendo um rascunho dia a dia para poder escrever este relato depois. O relato pode ser visto aqui: https://www.mochileiros.com/topic/58802-são-paulo-para-bariloche-e-chile-de-carro-em-28-dias-9200km-uruguai-argentina-e-chile A decisão de ir para a África do Sul foi principalmente da minha esposa. Não que eu fosse contra, muito pelo cont…
Última resposta por fabiomirandasp, -
- 9 respostas
- 2.7k visualizações
Depois de pegar muitas informações aqui nesse forum resolvi dar minha contribuição. Decidi juntamente com duas amigas fazer uma viagem para a África do Sul. Alguns conhecidos indicaram esse destino e resolvemos arriscar. Nosso objetivo inicial era procurar um destino que não fosse tão caro, já que Europa está impraticável em razão do valor do Euro nesse momento. Dessa forma optamos África do Sul em razão da moeda rand que está em torno de R$ 0,28 (3 por 1). No entanto, se a ideia inicial era economizar não tardou muito para percebermos que o passeio não seria tão barato. Para início foram as passagens aéreas. Paguei R$ 2.300 somente SP - Joanesburgo (amiga do outro …
Última resposta por Juliana Champi, -
Em abril, fui para áfrica do sul com mais três amigos aqui da minha cidade, Florianópolis. Fiquei 21 dias passeando pelo país. Infelizmente a maioria das minhas fotos acabaram ficando comprometidas e extremamente turísticas pois meus amigos não são fotógrafos e não tinham muita paciência para que eu pudesse pegar a melhor luz e o melhor angulo dos lugares que passei. Fizemos nossa viagem por conta, sem agencia, comprando diretamente nossa passagem com a SAA (south african airways) que saiu com taxas R$ 1280,00 ida e volta. De lá fizemos nosso roteiro baseados em pesquisas na internet. Passamos johannesburg, Capetown, de lá alugamos um carro e cruza…
Última resposta por rkoerich, -
- 0 respostas
- 2.3k visualizações
Já faz um tempinho que voltei dessa viagem, mas só agora me concentrei pra fazer um relato. Acho que tem umas dicas interessantes. Fiz essa viagem com meu namorado e alugamos um carro por todo o período da viagem, entre 01 de abril e 30 de abril. Obs: Fazemos as trilhas sempre nos guiando pelo aplicativo Wikiloc. Não nos hospedamos em nenhum lugar que tivesse café da manhã incluso (me pareceu que não é comum lá). Como ficamos de carro durante toda a viagem não tenho informações de uber ou de transporte público. Tomamos vinho em praticamente todos os dias, comprávamos sempre no mercado e eram realmente baratos e gostosos. Dia 31 de abril – Saímos do aeroporto de …
Última resposta por LeticiaC, -
Relato - África do Sul em 24 dias - out/nov 2017 (Cape Town + Garden Route + Johannesburg/Safari) 1 2
por ÁquilaChv- 12 respostas
- 8k visualizações
Olá pessoal, Esse é meu primeiro relato de viagem aqui no mochileiros. Mais já tenho outros que estou acabando de escrever. Vou postar um resumido e tentar ir respondendo eventuais dúvidas conforme for aparecendo. Vamos lá! Primeiramente tenho que dizer que a África do Sul é um país muito grande. E que há roteiros para vários gostos, bolsos e climas. É difícil conhecer tudo numa só viagem. Tentamos conhecer o máximo possível numa mesma viagem, mas isso tem prós e contras. Falarei mais a seguir. Desde já, recomendo fortemente um estudo prévio sobre a história da África do Sul antes de ir. Há diversos livros sobre o assunto, principalmente se pesquisar e…
Última resposta por Rafael Zimbres, -
Cidade do Cabo + Kruger + Garden Route + Cape Town | ~18 dias | Passagens ~R$1800
por georgeslanglois- 4 respostas
- 1.8k visualizações
Pessoal, estou cogitando ir com um amigo para a Africa do Sul iniciando em Joanesburgo para safaris, depois fazendo a garden route até Cape Town. Analisando as passagens Brasil - Africa cogitei duas possibilidades, ambos com uma média de ~18 dias, aproveitando algumas promoções: 1ª (busca googe flight https://www.google.com.br/flights/#search;iti=GRU,CGH_JNB_2018-05-12*CPT_GRU,CGH_2018-06-02;tt=m;eo=e ) Vai dia 14/05 (seg) pra Joanes e volta dia 02/06 (Sab) de CapeTown LATAM R$ 1.873 (ou indo dia 12(sab) fica R$1906 tb) https://goo.gl/flights/3UR9S Total R$ 1873 2ª (busca https://www.google.com.br/flights/#search;f=GRU,CGH;t=JNB;d=2018-05-12;r=2018-0…
Última resposta por Camila Paula Macedo, -
- 6 respostas
- 5.2k visualizações
Olá pessoal, Contaremos um pouco sobre nossa viagem à África do Sul, fomos eu (Renan), minha namorada Amanda e nossa amiga Jessica. Aproveitamos o feriado do carnaval, com mais alguns dias de folga, para conhecer um pouco da África do Sul. Encontramos uma ótima promoção para Joanesburgo pela TAAG e, por termos poucos dias, decidimos conhecer apenas o Kruger Park e a cidade de Joanesburgo. Dia 28 - Chegada a Joanesburgo e ida para Nelspruit; Dia 01 - Kruger Park - Entrada pelo Malelane Gate; Dia 02 - Kruger Park; Dia 03 - Kruger Park - Saída pelo Orpen Gate - Ida ao Blyde River Canyon e depois Joanesburgo; Dia 04 - Joanesburgo; Dia 05 - Joanesburgo; Op…
Última resposta por Juliana Champi, -
- 14 respostas
- 7.6k visualizações
Caras e caros, este é meu segundo relato aqui no Mochileiros (o primeiro foi este, de viagem ao Japão e à Coreia do Sul). Aos poucos vou pagando a dívida de gratidão com este fórum incrível que já quebrou tantos galhos e evitou muitas furadas. Passamos, minha esposa e eu, uma semana e meia na África do Sul em março de 2017, e é este o relato. Neste primeiro post vou falar detalhes de nossa preparação. Nos seguintes relato a viagem em si. Dia nascendo no Kruger Park Antes da viagem Nossa ideia era ir para a Índia neste ano, mas, assim como centenas de outras pessoas que passam e passaram aqui pelo Mochileiros, nós também aproveitamos uma promoção incrível da …
Última resposta por Debora Fraga, -
- 0 respostas
- 5.3k visualizações
Falaaaa galera, tudo certo? Há algumas semanas atras eu decidi tirar férias repentinamente, então desde a data da decisão até a data das férias eu tinha mais ou menos 2 semanas para decidir o que queria fazer. Por isso comecei a procurar no site Melhores Destinos algumas promoções para qualquer lugar do mundo (podia ser até Praia Grande / SP) e acabei achando passagens baratas (na planilha) para Africa do Sul!!! Moral da história, comprei e fui! Me programei aqui em São Paulo para fazer algumas coisinhas básicas do tipo: Safari, dirigir pela Garden Route em sentido Cape Town (fera demais), saltar de Bungy Jump, mergulhar com tubarões e ver muitas praias e muita …
Última resposta por andersonlq, -
- 22 respostas
- 13k visualizações
Se eu pudesse te dar um conselho sobre a África do sul seria: Não vá para a África do sul! E sabe por que?? Depois de ir para a África do Sul sua vida nunca mais será a mesma, as coisas, as pessoas, os cheiros e as comidas vão perder o sentido. Nos meses seguintes ao seu retorno você vai perder a graça da vida, e vai se pegar todos os dias em um estado deprimente querendo voltar. Seu papo será chato, pois sempre vai ter um “puts lá na África…” e isso vai cansar as pessoas. Não vá para a África do Sul porque lá você vai aprender a não ter preconceito contra cor, etnia, religião e tantas outras coisas que mesmo não sendo preconceituoso fazem parte do seu…
Última resposta por dan_vieira,