Trilhas de Longo Curso
Trilhas de Longo Curso ou Trilhas de Longa Distância são caminhos, trilhas ou travessias com mais de 50 km. Troque informações sobre as trilhas e como se preparar para a prática que também é conhecida como "Thru-hiking".
31 tópicos neste fórum
-
- 2 seguidores
- 2 respostas
- 944 visualizações
Olá, galera, farei a volta à Ilha Grande RJ, provavelmente entre o fim de março e o início de abril, +- 6-7 dias. Será minha 4a vez, vou com uma amiga e pretendo fazer um documentário, gostaria de saber se alguém tem o interesse de se juntar. Meu insta: @guiamadruga Valeu!
Última resposta por Guia Madruga, -
- 1 seguidor
- 48 respostas
- 20.2k visualizações
A idade vai chegando, os sonhos vão ficando mais difíceis de serem realizados, se não tomarmos decisões inteligentes, podemos nunca atingir nossos objetivos. Resumindo: estamos iniciando o planejamento de uma grande travessia (ainda não temos idéia de onde começar, só sabemos que será no máximo até julho do ano que vem), pode ser contornar a América do Sul, ou Ushuaia a Cartagena, ou atravessar a europa (Portugal a Rússia)....ou nunca mais voltar. Essa viagem será totalmente feita a pé. Não costumamos fazer nenum plenejamento de nossas viagens, decidimos,as vezes um dia ante, ou até horas. Mas agora é diferente, temos que tomar alguns cuidados. https:/…
Última resposta por casal100, -
- 1 resposta
- 2.4k visualizações
Pessoal, achei esse artigo muito bom sobre como se preparar fisicamente para o Caminho de Santiago: https://trueclimbing.com/2019/02/04/caminho-de-santiago-como-se-preparar-fisicamente/ O que acham?
Última resposta por BanditHawk, -
Biografia de Cora Coralina: https://www.ebiografia.com/cora_coralina/ Terminamos ontem, domingo 24.06.2018, o mais novo Caminho do Brasil (Cora Coralina), situa-se no estado de Goiás, inicia na cidade de Corumbá de Goiás terminando no município de Goiás(antiga Goiás velho), terra da escritora que dá nome ao caminho. São aproximadamente 300 quilômetros de extensão, passando por alguns municípios e distritos do interior Goiano. Obs.: Paisagens magníficas, trilhas bem demarcadas(algumas difíceis), rica culinária, visualização de pássaros (destaco a quantidade de Araras e tucanos), receptividade incrível do povo Goiano, riquíssima cultura, muita histórias e e…
Última resposta por Marcelo Rubartelly, -
- 0 respostas
- 646 visualizações
Olá, pessoal. Em setembro vai acontecer em Niterói o 2º Congresso Brasileiro de Trilhas, com palestras bem interessantes. A inscrição é grátis. http://www.redetrilhas.org.br/w3/index.php/rede-trilhas/segundo-congresso-brasileiro-de-trilhas
Última resposta por LuisD, -
- 4 respostas
- 2.6k visualizações
Uma pequena amostra das paisagens e lugares que passei durante a minha jornada rumo a Santiago de Compostela feita pelo Caminho Primitivo, 320km feitos a pé saindo de Oviedo para Santiago!! Buen Camino!!
Última resposta por leandronutricaounip, -
- 1 seguidor
- 1 resposta
- 4.3k visualizações
Considerações Gerais: Não pretendo aqui fazer um relato detalhado, mas apenas descrever a viagem com as informações que considerar mais relevantes para quem pretende fazer um roteiro semelhante, principalmente o trajeto, preços, hotéis, meios de transporte e informações adicionais que eu achar relevantes. Sobre os locais a visitar, só vou citar os de que mais gostei ou que estiverem fora dos roteiros tradicionais. Os outros pode-se ver facilmente nos roteiros disponíveis. Os meus itens preferidos geralmente relacionam-se à Natureza e à Espiritualidade. Informações Gerais: Em toda a viagem houve bastante sol. Só choveu em 3 dias durante poucas horas. As te…
Última resposta por Mateusssa, -
- 1 seguidor
- 112 respostas
- 51.6k visualizações
1) - Jan/fev de 2013 - estrada real caminho velho. Foram aprox. 710 kms no total + 100 kms entre Paraty x aparecida + PN Itatiaia + visconde de mauá 2) - Julho/2013 - estrada real caminho diamantres (diamantina x Ouro Preto); 3) - Julho/2013 - Estrada Real caminho Sabarabuçu(Ouro preto x Glaura x Cocais) 4) - Janeiro/2014 - Estrada Real caminho Novo (Ouro Preto x Rio de Janeiro). Informações Básicas e Resumo geral: No final da postagem desse relato, informarei nesse post , todas as principais dicas sobre esse maravilhoso roteiro, bem como o resumão. Muitas pessoas já fizeram a E.R. à pé, mas pouquíssimas fizeram relatos sobre a viagem, com di…
- 12 respostas
- 7.8k visualizações
Pretendo fazer o Caminho de Santiago, mas, por conta da minha profissão, só posso me ausentar por mais de 30 dias durante e recesso forense. Alguém já fez, ou pretende fazer, o caminho francês nos meses de dezembro/janeiro e tem mais informações? Mais do que o frio eu receio o excesso de chuva e aumento da carga a ser carregada, tendo em vista que as roupas de inverno são mais pesadas e ocupam mais espaço.
Última resposta por mateuslfc, -
- 3 respostas
- 5.3k visualizações
Essa travessia envolveu um percurso de quase 170 km. Fui sozinho, entre 11 e 18 de julho de 2017. Começa no povoado "fantasma" de Cemitério do Peixe e termina em outro povoado, Serra dos Alves. Sempre de norte pra sul. Mochila cargueira (70 litros no mínimo) com material de cozinha + suprimentos para 10 dias é importante. Levei aquele aparelhinho, o Spot Satellite Messenger, comprado em 2013 (mais conhecido hoje como Spot Gen3) para o caso de um resgate emergencial (que pra mim seria uma picada de cobra, um osso quebrado ou uma cólica renal - quem já teve pedra nos rins, sabe do que tô falando…). Como eu disse, estava “solo”. Saí de Taubaté-SP de ônibus par…
Última resposta por rafael_santiago, -
- 4 respostas
- 1.1k visualizações
Semana retrasada fiz a travessia Alto Palácio - Serra dos Alves por dentro do Parque Nacional Serra do Cipó. Foram 43 km em três dias. Eu carregando uns 17 ou 18 quilos e o minha amiga levando uns 14. Muito bom e tal, mas porra... Que peso! Minha amiga é pequena, acho que pesa uns 55 kg. Também não sou grande, tenho 1,7 m 65 kg. E não sabemos como reduzir esse peso... Tínhamos mais de 3 kg de comida, ela levou a maior parte e foi um pouco mais que o necessário. Levamos dois fogareiros que provavelmente somaram 1 quilo e pouco, e uns 750 ml de álcool gel 71. Minha barraca bivak é menos de 2 kg, a da minha amiga é parecida mas é pra 2 pessoas. Levei câmara DS…
Última resposta por rodrigo-whisky, -
- 1 seguidor
- 18 respostas
- 6.4k visualizações
olá, desculpem a ignorância, mas eu tenho que fazer essa pergunta eu tenho lido bastante sobre trilhas de longa distância como a Apalaches e PCT nos EUA e queria saber se existe algo parecido aqui no BR, porque tudo o que eu encontrei quando pesquisei foram trilhas e travessias em parques, mas aí seu acampamento deve ser montado em um lugar específico e não tem muito como fugir das pessoas hahaha. Ou também caminhos peregrinos que não são tão diferentes. Admiro muito os parques nacionais nos EUA, onde vc pode entrar e sair sem maiores problemas, passar de carro, fazer picnic ou acampar onde quiser. Espero que algum dia consigamos isso no Brasil, porque paisagen…
Última resposta por rodrigo-whisky, -
- 1 resposta
- 3.4k visualizações
Post criado para troca de informações sobre a Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso. O vídeo abaixo traz uma palestra de apresentação do projeto, realizada no dia 18 de dezembro de 2018 no CEL (Clube Expedicionista Light) no Rio de Janeiro. O palestrante é Pedro Cunha E Menezes, da ICMBio, um dos responsáveis pelo projeto da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso. O Mochileiros.com não tem nenhuma ligação com o projeto, além de divulgar notícias e abrir espaço para troca de informações sobre o mesmo. Resumo da palestra: O palestrante começa contando a história do engenheiro florestal americano Benton MacKaye que em 1921 escre…
Última resposta por gvogetta, -
- 4 respostas
- 1.1k visualizações
Quais os itens/acessórios que são indispensáveis pra esta caminhada? Alguém que teve essa experiência poderia dar as honras?
Última resposta por kingmarco2000, -
- 0 respostas
- 770 visualizações
Ola pessoal sou guia turistico em Ibicoara chapada diamantina faço roteiros do sul do parque cachoeira do buracão, cachoeira do licuri, cachoeira da fumaçinha é cachoeirão por cima no vale do pati meu whatsapp 77981230142
Última resposta por Rony guia trekk, -
- 0 respostas
- 830 visualizações
Uma trilha espetacular que atravessa Devon na Inglaterra de costa a costa, tem esse nome por atravessar Exmoor e Dartmoor, duas planícies com paisagens de tirar o fôlego. É um percurso de 164km, 9 dias caminhando, a Inglaterra não tem montanhas altas, mas esse trekking não deixa nada a desejar. A trilha começa em Ivybridge, onde encontra a cost path (outra trilha incrível toda pela costa) e termina em Lynmouth. O interior da Inglaterra é muito diferente das grandes cidades como Londres, o pessoal é bem hospitaleiro e ritmo de vida bem mais tranquilo. Se você tem a oportunidade de viajar para Inglaterra não deixe de conhecer o interior, os…
Última resposta por Rodrigo Burle, -
- 19 respostas
- 27.4k visualizações
A vontade de sair caminhando por lugares onde nunca andei sempre esteve presente, e foi no final de 2015 que vi a possibilidade de fazer algo novo. Muito influenciado pelos relatos do Divanei (Costa dos Coqueiros: http://www.mochileiros.com/post558641.html#p558641 ) e do Jorge Soto (Costa dos Coqueiros : http://www.mochileiros.com/de-arembepe-a-mangue-seco-se-a-pe-t11941.html e Costa do Descobrimento: http://www.mochileiros.com/de-porto-seguro-ate-prado-a-pe-t12168-15.html ), decidi andar por esses lados também, porém com um diferencial, recém desempregado, ainda recebendo auxílio desemprego e de férias da faculdade, eu tinha tudo que precisava: dinheiro e outra coisa qu…
Última resposta por Patricia Lopes Szcspanski, -
Serra da Canastra à pé (324 kms) + Extrema - MG(+-60kms) + Ubatuba (+-200 kms) - Julho/Agosto de 2017. 1 2
por casal100- 17 respostas
- 15.7k visualizações
Resolvemos, dessa vez, fazer alguns roteiros distintos: beira-Mar, trilhas em montanhas e travessia. Começamos por Ubatuba, foram 10 dias de caminhada, por algumas das principais praias; depois pegamos nosso veículo e fomos fazer alguns roteiros em Extrema-MG e, por último, a grata surpresa: TRAVESSIA DA SERRA DA CANASTRA-MG, que lugar maravilhoso: belas cachoeiras, trilhas fortes, flora e fauna exuberante, povo amigável, queijos deliciosos(alguns entre os melhores do mundo na sua categoria) sem contar a culinária mineira. Tudo de bom.
- 1 resposta
- 2.5k visualizações
Fala galera!! Tudo certo?? Seguinte: eu e minha namorada estamos planejando uma trip de 40 dias até a Bahia no meio de janeiro. Traçamos um roteiro saindo de Sampa rumo ao nordeste, passando pelas seguintes praias: A- Ilha Grande - RJ (Volta na Ilha) B- Vila de pescador entre Ilha Grande e Marataizes?? C-Marataízes - ES ou Regência - ES D- Itaúnas - ES e Costa Dourada - BA E- Cumuruxatiba - BA F- Caraíva - BA A ideia é fazer a volta da Ilha Grande em 6 dias e nas outras praias ficar uma média de 3-4 dias em cada. Os 20 dias restantes pretendemos deixar em aberto para ir conhecendo sem compromisso. Pretendemos ir pegando ca…
Última resposta por RenatoFraga, -
- 7 respostas
- 2.9k visualizações
Olá boa tarde. o meu nome é Eduardo Ildefonso.vou fazer uma caminhada sozinho com cerca de 800 e será a primeira? Preciso de indicações relativamente a uma boa barraca e mais algum material indispensável. Obrigado
Última resposta por gesiel nunes machado, -
- 0 respostas
- 1.4k visualizações
. https://m.facebook.com/CaminataLas3Ame"
- 2 respostas
- 2.1k visualizações
Opa. A partir de 15 de maio de 2019 eu faço a Pacific Crest Trail, uma trilha de 4250 km pela costa oeste dos Estados Unidos. Quem quiser acompanhar só ficar ligado no meu blog, o longadistancia.com, ou no YouTube, onde tenho colocado uns vídeos da preparação para a trilha e onde vou enviar relatos sempre que a conexão permitir - o canal é o youtube.com/jeffsantos Se alguém tiver alguma pergunta sobre a trilha, preparação, planejamento etc só perguntar aqui ou nas outras redes sociais - Instagram/Twitter/Facebook é tudo @distancialonga. Até e boa caminhada.
Última resposta por JeffSantos, -
- 16 respostas
- 5.6k visualizações
Quando estamos fazendo essas travessias, muitas gente pergunta se não temos medo. Claro que temos, são perigos reais: cobras venenosas, atropelamento, assaltos, hipotermia, insolação. .. mas a recompensa é muito grande, lindos visuais, ótimas comidas, ar puro, povo maravilhoso, e tudo mais. . Depois de fazer o caminho de Cora Coralina, resolvemos fazer outra parte da serra da Mantiqueira (alguns mapas informam que a serra da Mantiqueira vai até a Divinolandia), então fizemos uma parte do Caminho da Fé que também passa por essa serra. Acordar bem cedo, ouvir os pássaros, respirar ar puro e, ainda, conseguir ver e registrar uma cena dessa, não tem preço: …
- 13 respostas
- 11.6k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/9/9 DELFINÓPOLIS-CASCA D´ANTA: CLÁSSICA TRAVESSIA NA CANASTRA A Serra da Canastra é sinônimo de natureza em meio a gdes espaços. Sua geografia é composta de amplas serras, muitas nascentes, largas chapadas e fundos vales, iluminados pela luz onipresente de um céu enorme. Incrivelmente, este belo lugar é o q menos conheço, onde minhas investidas limitaram-se a duas breves visitas já bem datadas. P/ sanar isto não hesitei em topar o convite tentador do meu amigo e fotógrafo de aventura André Dib em percorrer sua mais tradicional travessia e desfrutar de seus panoramas espetaculares: a Delfinópolis-Casca D´Anta, pernada tran…
Última resposta por João Paulo Silva Dos Santos, -
- 0 respostas
- 1.6k visualizações
Bom dia à todos!!! Estarei fazendo o caminho da Estrada Real em setembro, partindo de Ouro Preto. Como tenho 30 dias de férias, pretendo fazer de 15 à 20, até onde der. Procuro companhia para fazê-lo. Quem se interessar entre em contato. Celular: O código de área é 27 mas resido atualmente no Rio - (27)997778548 Residência (21) 33921246 Trabalho: (21)25091820 E.mail: mellodemenezes@gmail.com Algumas trilhas e caminhos que já fiz: Caminho de Araribóia (7 dias), Passos de Anchieta (4 dias), Travessia Petrópolis ( 3 dias - 2 vezes. Farei a terceira em julho), Pico da Bandeira, Pico d…
Última resposta por Osvaldo Mello de Menezes, -
- 74 respostas
- 39.5k visualizações
Este post inaugura o relato que farei em 10 capítulos. Sinta-se a vontade para fazer seu comentário. Foram 4 meses de planejamento e preparativos para encarar as Travessias Transmantiqueira toda a pé de Piquete SP a Itatiaia RJ (Marins x Itaguaré + Serra Fina + Ruy Braga), ainda fiz a travessia Petropólis x Teresopólis RJ. Realizei as travessias de forma autônoma (sem guia e logistica de carros), e sem nunca ter estado nesses locais. Curti muito todos os locais e contatos de novos amigos que fiz no caminho. Informações técnicas: Distância total a pé: 175,15 Km Aclive/declive totais acumulados: +10230 metros/-10524 metros Altimetria da Travessia da Trans…
Última resposta por Leandro Renan, -
- 1 seguidor
- 28 respostas
- 17.3k visualizações
Considerações Gerais: Não pretendo aqui fazer um relato detalhado, mas apenas descrever a viagem com as informações que considerar mais relevantes para quem pretende fazer um roteiro semelhante, principalmente o trajeto, preços, hotéis, meios de transporte e informações adicionais que eu achar relevantes. Nesta época eu ainda não registrava detalhadamente as informações, então preços muitas vezes vão ser estimativas e albergues, hotéis e meios de transporte poderão não ter informações detalhadas, mas procurarei citar as informações de que eu lembrar para tentar dar a melhor ideia possível a quem desejar repetir o trajeto e ter uma base para pesquisar detalhes. …
Última resposta por Fmlo26, -
Pessoal, acho que podiamos começar uns relatos de peregrinações. Afinal muita gente fala do Caminho de Saniago, bem como, os daqui no Brasil, o Caminho da Fé até Aparecida com uns 15 dias e os Passos de Anchieta nas praias do Espirito Santo, entre outros.
Última resposta por Seigrefrid, -
- 1 resposta
- 2.6k visualizações
ótimo texto sobre como é possível as travessias auxiliarem na gestão das Unidades de Conservação O papel das trilhas de longo curso na gestão de UCs Francisco da Motta Schnoor* - 08/12/14 No ano de 2013, quando me tornei conselheiro do Mosaico Carioca de áreas Protegidas, comecei a refletir sobre a importância dos mosaicos de áreas protegidas enquanto poderosas ferramentas para trazer os conflitos socioambientais da região para o centro do debate, e transformar estes debates em possíveis soluções. Esta perspectiva vem muito ao encontro de minha atuação como educador ambiental no Instituto Moleque Mateiro. Segundo Isabel Carvalho (MMA, 2004, 19): "... sem re…
Última resposta por gvogetta, -
- 1 seguidor
- 3 respostas
- 6.3k visualizações
Alguém já fez? Já ouviu falar? Só conheço 2 sits a respeito : http://www.camminodiassisi.it e http://www.caminhofranciscanodapaz.org. Quem tem informações a respeito?
Última resposta por asilva,