Brasil - Relatos de Viagem
Brasil: Relatos de viagem por 2 ou mais regiões do Brasil. Para conferir relatos em uma só região ou estado, entre no fórum da região / estado.
80 tópicos neste fórum
-
- 3 seguidores
- 2 respostas
- 574 visualizações
Decidi passar alguns dias em Pirenópolis por ser um destino próximo da minha cidade. Moro em Brasília e são apenas três horas de viagem. Ocorre que a maioria dos relatos que encontrei davam conta de que era quase obrigatório ir para Piri de carro para fazer passeios, pois não havia transporte público na cidade. Só encontrei um blog que informava que haviam táxi e moto taxi na cidade, inclusive informando valores. Foi o que eu encontrei. Eu também entrei em contato previamente com a agência Savanah para me inteirar dos preços, como não tinha como comparar, por isso não fechei o pacote que me ofereram. Desci na rodoviária e fui direto para o centro de informações turi…
Última resposta por Crom, -
- 1 seguidor
- 8 respostas
- 1.4k visualizações
INTRODUÇÃO Pode até parecer que esse relato foi feito para você, mas não foi. Esse projeto de relato é apenas uma tentativa de organizar minhas ideias, mas se você quiser acompanhar já que ele é público, pode ficar à vontade. Bem... após 2 anos e meio de pandemia resolvi voltar a fazer mochilão. Daí como ainda estou temerosa das incertezas que a pandemia trouxe no sentido das restrições de acesso, permanência e retorno das viagens internacionais, resolvi fazer um mochilão pelo Brasil. Acabei de comprar as passagens, segue os trechos: 1- Salvador x Cuiabá 2- Cuiabá x Brasília 3- Brasília x São Paulo …
Última resposta por D FABIANO, -
- 0 respostas
- 987 visualizações
Expoflora, em Holambra: O Maior Festival das Flores Crédito Blog Boa Viagem: https://blogboaviagem.com/index.php/2023/01/13/expoflora-holambra-dicas-de-como-aproveitar-o-evento/ Visitamos a Expoflora, o maior evento temático de flores da América Latina. Portanto, confira todas as dicas para aproveitar o enorme pavilhão de exposição que ocorre todos os anos em Holambra, uma simpática cidade do interior de São Paulo. 1. O que é a Expoflora? A Expoflora é a maior festa temática de flores da América Latina que ocorre todos os anos, desde 1981 na cidade de Holambra, interior de SP. Em primeiro lugar, dentro do pavilhão do evento você tem aces…
Última resposta por blogboaviagem, -
- 0 respostas
- 667 visualizações
Dia1: No início de dezembro fomos para Holambra-SP. Éramos 3 adultos e 1 bebê de 2 anos e 5 meses. Saímos do Rio de Janeiro, às 5:30h e como pegamos engarrafamento, chegamos lá por volta das 13:30h. Nos hospedamos no Hotel Parque Holambra (muito bom, porém estava em reforma, o que não foi muito agradável, mas a estrutura e proposta do hotel são excelentes). Como chegamos antes do check-in, ainda não estava pronto o nosso quarto, mas já podíamos aproveitar o espaço. Como a viagem foi cansativa, ficamos no restaurante do hotel para almoçar (achei a comida bem cara, mas mesmo assim optamos por ficar lá, para poder descansar um pouco da viagem). Após,…
Última resposta por Fernanda Marcelino, -
- 0 respostas
- 537 visualizações
Relat2001 Rio Juiz de Fora.docx.pdfos das minhas viagens de Bike pelo Brasil a partir do ano 2000. 2002 Viagem de Bike Entre a Serra e o Mar.docx.pdf 2003 Périplo Fluminense.docx.pdf 2003 Viagem de Bike Araxá.docx.pdf 2022 ER Paraty a OP.docx.pdf 2021 Estrada de Ferro Bahia Minas.docx.pdf 2018 Bike Ribeirão Preto a Paraty.docx.pdf 2016 CAMINHO DA FÉ.docx.pdf 2015 2016 Terras Altas da Mantiqueira.docx.pdf 2012 Viagem de Bike Noroeste de Minas.docx.pdf 2016 2017 Estrada Real.docx.pdf 2008 Viagem de Bike Aparecida a Brasília.docx.pdf 2007 Viagem de Bike Brasília a Curitiba.pdf 2004 Viagem de Bike Bacia Rio Paraná.docx.pdf 2003 Viagem de Bike Araxá.docx.pdf 2…
Última resposta por Fernando Mendes, -
- 1 seguidor
- 1 resposta
- 838 visualizações
Em outubro tive a oportunidade de ir conhecer mais um pedacinho do nosso maravilhoso Nordeste e dessa vez fui para o Ceará e um pedacinho do Rio Grande do Norte! A oportunidade surgiu com a realização do 11º Congresso Brasileiro de Mastozoologia e de Morcegos, área na qual atuo, que ocorreu em Fortaleza entre 17 a 21 de outubro de 2022. Daí torrei uns dias de hora extra no trabalho antes e após o período do congresso, e consegui explorar alguns locais que já estavam há tempos na minha lista de desejos. 13/10/22 (quinta): Meu voo saiu de Belo Horizonte (Confins) às 06h, com escala em Salvador e chegando em Fortaleza às 11h. Peguei o transfer da Localiza no aeroporto p…
Última resposta por Roberto Brandão, -
- 3 respostas
- 985 visualizações
Pera...Volta aqui Gustavo. Não precisa ir atrás das partes 1, 2 ou 3, elas ainda ñ existem (e talvez nem existirão). Acontece que resolvi começar a escrever pelo destino 4 de 6. A lógica por trás disso é que seguirei a ordem extraordinária, ou seja, quanto mais extraordinário o destino mais vontade sinto de escrever sobre ele e por isso se tornará minha prioridade em detrimentos aos demais. Para aqueles que pretendem acompanhar (ninguém), os próximos relatos serão dos seguintes locais: Espírito Santo, Brasília, Mato Grosso, Piauí e São Paulo (ñ nessa ordem). A viagem teve início em Salvador 26 de setembro e finalizou dia 27 de outubro, totalizando 32 dias e um r…
Última resposta por Adren-Aline, -
- 1 resposta
- 1.2k visualizações
Olá, pessoal! Compartilhando aqui alguns destinos da minha experiência viajando + trabalhando remoto durante quase 6 meses pelo Brasil. A ideia desse tópico é ajudar tanto quem quer fazer uma rota nas suas férias, quanto quem tá num nomadismo digital. A minha ideia aqui não é chover no molhado e indicar pontos turísticos comumente falados em resenhas de sites de viagem. Alguns, que gostei muito, vou indicar aqui, mas a ideia é contar o que mais me marcou e também as facilidades e dificuldades que encontrei para trabalho remoto. Se você for para algum desses destinos e minhas dicas forem úteis, me adiciona no instagram @carolcarolcarolyna e me conta da tua experiência, vou…
- 1 resposta
- 737 visualizações
Viagem de Natal-RN para Cachoeira do Sul-RS, de carro, em 5 dias. A Viagem foi realizada em fevereiro de 2015 e o carro utilizado foi um Polo Sedan 1.6 2007/2008. Bom dia. Compartilhando a experiência da viagem que fiz, de carro, de Natal - RN para Cachoeira do Sul - RS, por motivo de trabalho. - 1º dia: realizei um deslocamento de 412 Km, entre 09:00 h e 15:00 h, até a cidade de Caruaru - PE, seguindo pela BR 101 até Recife - PE e pela BR 232 até Caruaru - PE. Trecho bem tranquilo por ser todo duplicado, Fluxo grande nas áreas urbanas das capitais, Natal, João Pessoa e Recife, principalmente. Pernoite em Caruaru - PE. - 2º dia: rodei 685 Km,…
Última resposta por RaulMarcelo, -
- 0 respostas
- 1.2k visualizações
Olá Pessoal, tudo bem? Sempre pego dicas aqui no blog antes de planejar minha viagem e gostaria de ajudar de alguma forma. Estarei adicionando vários vídeos quando tiverem prontos, narrando nossa trajetória até Montevideo, nos vídeos iremos colocar os valores que fomos gastando também. Saímos de Ribeirão Preto e fomos até Montevideo e foram 19 dias. Algumas cidades que passamos foram: Curitiba, Bombinhas, Serra do rio do Rastro e Corvo Branco em Criciuma, Rio Grande, Montevideo, Punta del este, Colônia do Sacramento, Sant'Ana do Livramento, Gramado/Canela e Peruíbe Dia 01: Dia 02 e 03 …
Última resposta por Motokandoadois, -
- 2 respostas
- 982 visualizações
Fui com o Grupo Tô na Trilha para uma viagem de final de semana na cidade de Santa Rita de Jacutinga. Saímos do centro, no Posto Marcela no Rio de janeiro, na sexta feira ás 9h e chegamos em Santa Rita ás 00:00, o Guia da cidade já esperava o grupo na entrada da cidade para alocar o grupo na pousada. O grupo saiu para conhecer as cachoeiras da cidade após um café da manhã reforçado da pousada. O dia amanheceu chuvoso e mesmo com a tentativa de visitação nas cachoeiras, só conseguimos admirar de fora porque entrar estava muito perigoso. Primeira parada foi na Casa da Noiva uma lenda urbana da cidade no qual conta a história de uma noiva que teve uma decepção amorosa e…
Última resposta por Paty klotz, -
- 0 respostas
- 528 visualizações
Chegamos 11h e fomos para a Pousada do Aventureiro: O check-in era 14h, mas deixaram entrar antes. 287,00; Depois disso, fomos encontrar um casal de amigos que tbm estavam com criança e fizemos um passeio no trenzinho, da feirinha 24,00 (12,00 por pessoa); Após, almoçamos na Feirarte - pedimos a opção de refeição para 3 (que servia 4): 160,00; Pagamos 80,00 por casal. Passeio pela feira; Descanso na pousada (nossos amigos se hospedaram em outra pousada, mais próxima do Centro); Nos encontramos novamente a noite: Nine pizzaria 20h, com espaço para as crianças brincarem: 80,00 No dia seguinte, um do…
- 0 respostas
- 457 visualizações
Saímos cedo de casa, porém na hora do almoço, ainda estávamos no meio do caminho, então paramos para almoçar em Mendes/RJ. Pegamos uma diária na Pousada Sertão do Luar, recomendo muito, pousada maravilhosa. Fomos muito bem recepcionados. Como o clima estava bem quente, fomos para a piscina da pousada, nosso filho tinha apenas 6 meses e amou esta parte do passeio. Mais tarde saímos um pouco para conhecer a região e passamos por: - Mirante do Cruzeiro - Confeitaria José Gomes Leal (compramos alguns biscoitos polvilho e amanteigados, deliciosos) - Caxote lanchonete (lanche muito bom) No dia seguinte, curtimos a área de lazer da pousada, tin…
- 1 seguidor
- 3 respostas
- 2.9k visualizações
Muitos me questionaram porque ir para Florianópolis que é a Ilha da Magia em pleno outono e a resposta foi bem simples: MEGA PROMO!! Tava um valor bom, então bora fazer desse limão uma limonada delícia. 😀 Floripa é muito conhecida por suas praias exuberantes e gente bonita passando para cima e para baixo. Mas por conta do período do ano (Outono) eu sabia que não daria praia, mas que poderia fazer muitas outras atividades como trilhas e bater perna por outras áreas. Época fria, mas tive a sorte de não pegar chuva nenhum dia, então, foram dias e noites bem aproveitados. Eu dispunha somente de um final de semana prolongado, então fiz muitas coisas nesses…
Última resposta por Gabriela C Cunha, -
- 0 respostas
- 1.6k visualizações
Uma semana antes, fechamos o transfer (Porto Alegre x Gramado), com a Lunke, 240,00 ida e volta, para duas pessoas e um bebê. Dia 1 - 03/03 - Chegada Saímos de casa 5h (Rio de Janeiro) e chegamos no Laghetto Viale (Gramado) 14h. Após, saímos 15h, e fomos no: -Pórtico de Pedra (a pé, ficava à alguns minutos do hotel) E de lá pegamos um uber/99 (14,00) até: -Museu de Cera (Dreams1), para trocar um voucher pelos ingressos do passaporte Dreams (promoção do Laçador de Ofertas, 150,00 cada, com direito a 7 ingressos). Após o passeio no museu, voltamos ao hotel (uber/99 de 12,00), por volta das 18h e jantamos no próprio hotel (92,00, estávamos…
- 0 respostas
- 2.9k visualizações
No dia 1 de dezembro de 2020 embarquei de São Paulo Gru para Cuiabá capital do estado de Mato Grosso, o meu voou saiu de SP ás 23h20min cheguei ao aeroporto Marechal Rondon Cuiabá 1 hora da manhã, o meu namorado estava me esperando de moto então fomos do aeroporto de Cuiabá para a Chapada dos Guimarães de madrugada, do aeroporto até a chapada deu 73 km totalizando 1 hora de viagem, ficamos hospedados no Camping RECANTO DOS PÁSSAROS (Endereço: R. Santo Antonio, Chapada dos Guimarães - MT, 78195-000 / Telefone: (65) 99696-2230) Já vou adiantando que o Camping é maravilhoso e os donos são pessoas bem gentis, atenciosos e sempre dispostos em ajudar. Bom... Chegamos então no …
Última resposta por Mayara Vieira da Costa, -
- 0 respostas
- 1.3k visualizações
Olá meu povo continuando o roteiro ao longo do nosso litoral e por conta ainda da pandemia estou iniciando mais uma aventura do dia 08/12/21 agora em companhia da esposa. Pra quem quiser saber mais detalhes do nordeste segue abaixo o relato de 2020 onde vim cruzando de São Luiz - MA passando pelos lençóis maranhenses, indo pelo Piauí praia em Parnaíba, barra grande, Chegando em Jericoacoara Indo para o Ceará passando por fortaleza e canoa quebrada depois Rio Grande do Norte em Natal, pipa, Indo para Pernambuco no Recife, Porto de galinhas, Praia dos carneiros, Tamandaré E finalizando em Alagoas Maragogi e Maceio. Passagens: comprei passagens em …
Última resposta por robertobortoloto, -
- 14 respostas
- 3.6k visualizações
Depois de um longo inverno sem postar nenhum relato por aqui, voltei para compartilhar como foi minha viagem para Bonito-MS, junto ao Wellington. Foram 5 dias cheios de descobertas, aventuras e experiências incríveis - Bonito é maravilhoso e (apesar de caro) vale muito a pena. ROTEIRO Dia 1: voo a Campo Grande e ida a Bonito; Estância Mimosa Dia 2: Mergulho na Lagoa Misteriosa; Flutuação no Rio da Prata Dia 3: Abismo de Anhumas; Gruta São Mateus Dia 4: Flutuação Rio Sucuri; Praia da Figueira Dia 5: Buraco das Araras; retorno a Campo Grande e voo a São Paulo Os valores de cada passeio estão dispostos ao longo do relato - vale lembrar que alguma…
- 2 respostas
- 2.2k visualizações
Dia 02 de janeiro fomos acampar na Ilha do Cardoso. a) Transporte: ônibus na ida e carona na volta. - Deixamos para comprar passagens na última hora e foi um grande erro! Há somente um horário direto SP - Cananeia. 14h30 chegando às 19h30. https://www.buscaonibus.com.br/horario/sao-paulo/cananeia Fomos, então, de SP até Registro e, lá, esperamos mais três horas na rodoviária, para pegar o ônibus até Cananéia. Em Cananeia, pegamos um barco de pescadores (R$70,00) até a Ilha. O caminho é estonteante! b) Hospedagem Reservamos o camping duas semanas antes e nos arrependemos. Depois do …
Última resposta por vlislo, -
- 1 seguidor
- 5 respostas
- 1.8k visualizações
Oi, pessoal!! Eu que consumo tanto as informações desse lugar, hoje decidi relatar como foi a minha expedição no Jalapão, e quem sabe assim poder ajudar também! Minha expedição foi de 16/06/21 a 21/06/21 – 6 dias Bom ir para o Jalapão nunca foi um sonho, inclusive tinha outras opções que gostaria de conhecer antes, mas por indicações de amigos decidi ir ao Jalapão. A primeira coisa a fazer é contratar uma agência, eu pesquisei algumas, mas preferi ficar com a Jalapa Adventure, que um amigo me indicou fortemente e não me arrependo! Já aviso que é uma viagem roots, de difícil acesso e cara também, mas quando você chega lá, dá para entender …
Última resposta por Luka Izzo, -
- 0 respostas
- 1.5k visualizações
Criado em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado no nordeste do Estado de Goiás, entre os Municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d'Aliança. Protegendo uma área de 240.611ha de cerrado de altitude, abriga espécies e formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d’água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano. O Parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local. Foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, em 2001. Tenho planos para conhecer todas as CHAPADAS …
Última resposta por rafacarvalho33, -
- 0 respostas
- 1.1k visualizações
A segunda parte de nossa viagem iniciou, saímos de Petrópolis rumo a região dos lagos, Cabo frio. Nossa proposta é ficar 12 dias na região dos lagos e conhecer o máximo possível aproveitando o que o lugar oferece. Lá vamos nós dentro de uma toyota bandeirante 81, a aventura já começa ai. A região dos lagos é muito linda, já avistamos um enorme lago na entrada da cidade. Ficamos hospedados numa pousada bem localizada, próximo a ilha do japonês, praia do peról, praia das conchas .. chega-se em 10 minutos de carro, bairro bem estruturado com mercados, barzinhos, farmácias, pizzaria e serviço de uber. Nossa forma de hospedagem é alugar cas…
Última resposta por Altair Emiliano, -
- 6 respostas
- 3.8k visualizações
Escrever um relato de viagem em 2020 é, sem dúvida, algo desafiador. É polêmico. Os debates entre a turma do fique em casa e a turma do siga a vida foram muito acalorados e ainda rendem demais até hoje. Cada um tem sua consciência, sabe muito bem o que deve fazer depois de tantos meses de pandemia, visões opostas sempre vão ocorrer nesse tema e o respeito em um bom debate deve sempre prevalecer. Não vou entrar nessa discussão, como o tema aqui são os relatos de viagem vou registrar a viagem que fiz na primeira quinzena de novembro de 2020 e ficam as informações a quem interessar em conhecer esses lugares, seja ainda em 2020 ou em 2050. Desde julho já pensava no que p…
Última resposta por casal100, -
- 16 respostas
- 3.7k visualizações
Fala galera beleza? Gostaria de compartilhar com vocês a viagem que fiz ano passado saindo do interior de SP, da cidade de Limeira, com destino final em Jericoacoara no CE, passando pelos Lençóis Maranhenses. Como eu li aqui no fórum muita coisa que me ajudou e também muitos usuários solícitos que sempre foram muito prestativos, queria deixar aqui minha contribuição. Quem quiser conferir todas as fotos: https://maladaminhamae.blogspot.com/ Valeu. Depois de maravilhosa e inesquecível viagem por parte da América do Sul, resolvemos partir para uma nova road trip, dessa vez a ideia era chegar até o Ceará, mais precisamente em Jericoacoara, porém, ante…
- 0 respostas
- 1.2k visualizações
Finalmente, o dia da viagem chegou!! 13 de novembro 2019, uma viagem longa e programada e o destino final é Cabo Frio-RJ com parada obrigatória em Petrópolis-RJ. Eu, a Nathi (Nathália) minha linda companheira e copiloto e a Majú (Maria Júlia) nossa filha de 2 anos e, claro, não poderíamos deixar de fora o Bibi - nossa Toyota Bandeirante - 81. Foi a nossa viagem mais longa, embora viajamos para Tiradentes e Ouro Preto-MG no 1° ano da Majú, mas será um post para outra história. Planejamos, calculamos, discutimos, mudamos planos e chegamos no acordo. Eu cuido do transporte e a Nathi das hospedagens e o trajeto cuidamos juntos. O Bibi ficou em melhorias o …
Jalapão, Serras Gerais (Natividade, Almas, Dianópolis, Taguatinga, Aurora/TO) e Chapada dos Veadeiros - viagem de 11 dias 1 2
por Anderson Paz- 1 seguidor
- 10 respostas
- 15.6k visualizações
* Jalapão: municípios de Ponta Alta do Tocantins, Mateiros e São Félix do Tocantins - Cachoeira da Fumaça, Cachoeira do Soninho, Pedra Furada, Cânion Sussuapara, Cachoeira do Lajeado, Cachoeira da Velha, Prainha, Dunas, Fervedouro do Ceiça, povoado quilombola Mumbuca, Fervedouro Buritizinho, Cachoeira do Formiga, Fervedouro Alecrim, Cachoeira das Araras, Morro da Catedral e Morro do Gorgulho ** Serras Gerais: - Natividade: centro histórico, biscoitos Amor Perfeito Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos - Almas: Cahoeirinha, Cânion Encantado, Cachoeira do Urubu-Rei, Cachoeira da Cortina (ou Véu de Noiva) e Arco do Sol (ou Pedra Furada) - D…
Última resposta por Anderson Paz, -
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 1.8k visualizações
Com a PANDEMIA fica difícil de viajar devido o contato com as pessoas, ainda há muita coisa sem funcionar. Pensando numa forma de relaxa, sair da rotina e aproveitar as férias sem se expor a doença. Pensei em viajar o mais próximo de casa e num lugar fantástico que ainda não conhecia, mas que tod@s falavam muito bem... Pensando nisso olhei um lugar bacana para ficar em Patrimônio da Penha, Distrito de Divino de São Lourenço,que fica aos pés do Caparaó. Sugiro dar uma.olhada neste site: https://blogdestinoes.com.br/patrimonio-da-penha/. HOSPEDAGEM: Primeira coisa que fiz foi olhar no airbnb hospedagem para 6 noites. Então achei um lugar fantástico, um sítio muito…
Última resposta por Ludmila Rodrigues, -
- 1 seguidor
- 10 respostas
- 2.5k visualizações
SE EU VIAJO SOZINHA, ENTÃO QUEM TIRA AS MINHAS FOTOS? 📸🤔 ⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Eu sempre viajo sozinha e essa é uma pergunta que SEMPRE me fazem quando estou viajando. Nunca sei se as pessoas acham que estou mentindo ou se é por curiosidade mesmo. HAHA. Mas afinal, quem tira as minhas fotos nas viagens? Os contatinhos ué. 😅🤣 Tô de brinks. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Brincadeiras a parte, vou dar algumas sugestões de como se virar pra tirar as próprias fotos, que sempre me ajudam muito! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 📸 O famoso “carão”! Chega e pede pra alguém na cara de pau mesmo! E para quem pedir? Sempre prefiro pedir pra mulher... nós mulheres temos mais as manh…
Última resposta por Tati dos Santos, -
- 1 resposta
- 2.2k visualizações
Olá meu povo iniciei mais uma aventura no dia 11/12/20 junto com mais 04 amigos e estamos iniciando de São Luiz no Maranhão até Maceió. “Mas antes do relato vamos refletir ?Tem uns 20 ou mais anos, não lembro! Eu estava lendo em uma revista masculina uma reportagem sobre a modelo Cindy Crawford ex esposa do ator Richard G. O autor utilizou toda uma página para descrever a beleza daquela que era a mulher do momento, e descreveu com detalhes toda beleza e "perfeição", não apenas de seu rosto mas também de seu corpo, esbelto e escultural, padrão de beleza para muitos no mundo todo. Mas o que isso tem a ver com um relato de viagem ? É simples responder! depois de…
Última resposta por gustavo.woltmann, -
- 1 resposta
- 1.6k visualizações
Fui conhecer a praia de Águas Belas, sobre a qual havia ouvido maravilhas. E não é para menos: o lugar é realmente lindo! Fui com duas amigas de carro a partir de Fortaleza. O percurso demorou cerca de 2h e havia estacionamento gratuito pertinho da praia, mas não é coberto (então o carro vira um forno debaixo do sol). Quando chegamos, começou a chover e pensei que o passeio estaria arruinado, mas o sol logo saiu e curtimos cada segundo. Alugamos um guarda-sol com mesa e cadeiras na areia e pedimos um peixe assado com macaxeira e baião para o almoço. O mar estava bem calmo, com temperatura agradável e havia piscinas naturais rasinhas para crianças e turistas que …
Última resposta por gustavo.woltmann,