Mochilão Europa - Relatos de Viagem
Mochilão Europa: Lista de relatos com muitas dicas, fotos e valores para ajudar você a organizar seu mochilão pela Europa!
735 tópicos neste fórum
-
- 2 respostas
- 3.2k visualizações
Vou tentar ser breve e objetivo. Então, conforme pesquise e busquei informações no site mochileiros, eu estava querendo fazer uma viagem pela Europa no mês de julho deste ano e principalmente queria visitar Auschwitz. Eu não sei falar inglês isso já prejudica muito, mas assim, pesquisei bastante e mim programei. Primeiro decidir quais países eu iria visitar, sendo eles: Polônia (Cracóvia e Auschwitz), Alemanha (Berlim), Holanda (Amsterdã) Bélgica ( Bruxelas) e França (Paris). Como podem observar, busquei seguir um roteiro que fosse mais barato, sem muitas e idas. Comprei uma passagem áreas para Cracóvia e outra passagem área de Paris para o Brasil. …
Última resposta por Mauricio Yu, -
- 0 respostas
- 1.9k visualizações
SVALBARD - mais detalhes chegando em Longyearbyen, o principal povoamento de Svalbard depois de 42 horas de viagem. Este arquipélago situa-se entre 74 e 81 graus norte, bem próximo ao Polo Norte (90 graus). Estaremos chegando na entrada do verão de lá com temperatura entre -5 e 2 graus . Toda a chuva cai sob a forma de neve. Nesta época a partir de meados de Abril, o Sol nunca se põe durante 4 meses, circulando todo o horizonte sem nunca desaparecer. No inverno é a escuridão total por 4 meses. Esta é a terra do urso polar. Com aproximadamente 2.500 habitantes fixos, o número estimado de ursos é de 3.500. Svalbard foi o ponto escolhido para a conquista do Polo Norte em 1…
Última resposta por cheila basso, -
- 11 respostas
- 8.2k visualizações
Depois de tanta consulta nesse fórum para planejamento, nada mais justo do que retribuir com mais informação No meu relato, vou procurar abordar alguns pontos que eram dúvidas mesmo lendo a grande maioria dos relatos aqui. Acredito que boa parte deles já é mais antigo (cerca de 3/4 anos atrás), então acho bom dar uma atualizada em alguns detalhes e valores. Antes de tudo, uma pequena introdução da viagem: Meu namorado e eu estávamos há um tempo desejando fazer um mochilão pela Europa. Com o câmbio desfavorável, opções de cidades mais "caras" como Londres e Paris estavam fora de cogitação. Em meados de junho, comecei a pesquisar por aqui mesmo sobre alguns país…
Última resposta por mad-br, -
- 16 respostas
- 8.1k visualizações
Pessoal, não vou fazer um relato com custos e dia a dia, pois não sou organizada a esse ponto, ficaria muito longo e, obviamente não me lembro de tudo. além disso, estaria sendo redundante em alguns pontos que já estão em outros relatos - como li vários, vou tentar falar sobre coisas que ainda não vi por aqui. e claro, passei poucos dias em cada cidade e obviamente o que vou relatar foi a minha impressão. tudo depende do andamento do rolê, então não tenho a pretensão de ser senhora da verdade aqui - o que passo é a minha visão. esta é apenas uma pequena colaboração para este forum que me ajudou com MUITAS dicas. =) além desse espaço para ajuda direta, utilizei bastante…
Última resposta por fjjohann, -
Budapeste - Viena - Praga - Berlim: 18 dias de férias após 10 anos de estudos e trabalho - Julho/16 [Fotos e dicas] 1 2 3
por lourencobj- 25 respostas
- 9.2k visualizações
Em primeiro lugar gostaria de agradecer a todos que colaboraram com o planejamento da minha viagem no post que criei anteriormente (budapeste-viena-praga-berlim-t126378.html). Agora venho retribuir à comunidade com um relato dessa viagem, que foi simplesmente perfeita! INFORMAÇÕES GERAIS: Uma breve introdução contextual: Decidi fazer essa viagem para me presentear e tirar férias (de verdade) após uns 10 anos de ralação… Defendi minha tese de doutorado em março desse ano e uns três dias depois já estava com as passagens compradas. Comprei rápido justamente para não correr o risco de “refugar” depois. Essa foi minha primeira viagem internacional a lazer (j…
Última resposta por lourencobj, -
- 3 respostas
- 1.9k visualizações
Olá galera! Esse relato é da minha segunda viagem pra Europa em Junho de 2017 que fiz com meu marido. A ideia inicial era entrar por Londres e sair por Roma porque peguei passagens por R$1.800 na TAP e comprei por impulso pra março... estava terminando a dissertação, mas daí a vida acadêmica resolveu me dar uma rasteira e fui obrigada a adiar a viagem . O problema maior era que só tínhamos até agosto pra adiar (porque como sempre comprei com muita antecedência ) e minha defesa era dia 30/05. Fiz milhares de simulações e consegui fazer uma alteração pagando em média uns R$1.500, daí pensei: Bem, já que vou alterar, porque não tentar inserir um trecho na via…
Última resposta por JTJ, -
- 0 respostas
- 1.3k visualizações
Viajar para a Europa é, sem dúvida, o sonho de muitos brasileiros, principalmente os famosos mochileiros, pois a partir do momento que você está na Europa, é possível viajar por vários países de uma maneira mais facilitada. Ao realizar a primeira viagem para o Velho Continente, é comum dúvidas surgirem sobre quais os documentos são necessários levar e como é todo o processo de saída. Por isso decidimos ajudar vocês com algumas dicas sobre o que antecede sua entrada na Europa e o momento da entrevista na imigração. Vamos às dicas para planejar sua entrada na Europa....veja o post completo: http://www.gotravel2live.com/dicas/o-saber-antes-de-viajar-para-a-europa
Última resposta por jpofreitas (GoTravel2Live), -
- 1 resposta
- 2.2k visualizações
Roma, Firenze, Pisa, Veneza, Paris e Amsterdam Espero ajudar vocês de alguma forma e oferecer algumas dicas úteis. A viagem foi realizada em maio/2014. Não vou escrever passo a passo o que eu fiz no dia, pois é muito particular. O que eu vi em um dia vai depender de como cada um vai fazer o trecho: metro, a pé, ônibus, hop on hop off, etc. Essa foi minha primeira viagem para Europa, fomos em 4 pessoas: eu, meu marido e mais um casal de amigos. Isso deixou a viagem mais barata, pois ficamos hospedados em quarto quadruplo (por isso não valeu a pena hostel) e quando precisamos pegar taxi valia super a pena. Escrevi umas dicas gerais e outras especificas de cada cidade.…
Última resposta por tatty_g, -
- 1 seguidor
- 18 respostas
- 4.6k visualizações
Olá a Todos Estou planejando fazer minha primeira Eurotrip em julho de 2018 e gostaria de algumas dicas. A idéia é fazer a viagem no estilo mochilão com mais um amigo. O roteiro que estamos planejando é o seguinte: Londres - 5 dias Paris - 4 dias Roma - 4 dias Amsterdã - 4 dias Barcelona ou Madrid - 4 dias Tempo total de 23 dias aproximadamente. A duvida é se o roteiro está bom? Como a grana ta curta também gostaria de dicas pra economizar.
Última resposta por cohelio, -
3 Países:Portugal, Espanha e Itália- fevereiro 2017 (22 dias) – gluten free - DETALHADO 1 2 3
por fabitasca- 22 respostas
- 31.1k visualizações
Salve galera! Passando pra deixar meu relato de viagem bem detalhado – em termos do planejamento e da alimentação- para ajudar aos demais colegas mochileiros e celíacos. Peguei várias dicas aqui e estou retribuindo. Eu e meu noivo já fizemos viagens distantes de carro (América do Sul), mas mochilão pro velho continente (eu sempre quis falar isso) foi o primeiro.. então estávamos receosos e com várias dúvidas. Algumas foram respondidas com os relatos dos colegas, outras somente percorrendo o caminho. Vou escrever sobre as dúvidas que tive e depois relato a viagem. Planejamento: Começamos a planejar a viagem em outubro/2016. A TAP lançou algumas promoções ida e…
Última resposta por Marcus Bomfim, -
- 5 respostas
- 4.6k visualizações
Bom pessoal, como fui muito beneficiado por usar o site mochileiros.com, decidi contar minha experiencia de viagem e dar algumas dicas para os que vão para os mesmos destinos que fui. Segue meu roteiro. 24/09 - saindo de São Paulo (GRU) 25/09 - Chegada em Paris (escala em Lisboa) 26/09 - Paris 27/09 - Paris (eurodisney) 28/09 - Paris 29/09 - Londres 30/09 - Londres 01/10 - Veneza 02/10 - Veneza 03/10 - Florença 04/10 - Florença (Pisa) 05/10 - Roma 06/10 - Roma 07/10 - Milão (jogo Milan x Inter) 08/10 - Paris 09/10 - Voltando pra São Paulo. Pretendo, a partir de hoje, colocar o que passei cada dia da viagem, um depoimento por dia. Para começar dou mi…
Última resposta por Denise Anselma, -
Andorra, França, Mônaco, Itália, San Marino, Áustria, Liechtenstein, Suíça e Luxemburgo
por Schumacher- 1 seguidor
- 8 respostas
- 3.2k visualizações
Fala, galera! Essa viagem não foi um mochilão, visto que fiz na companhia de minha mãe, mas como passamos por lugares pouco visitados achei importante deixar o resumo aqui Dia 1 Após quase um mês viajando sozinho pela Europa, nesse dia deixei o albergue em Barcelona, fiz umas compras de suprimentos para a viagem e peguei o metrô até o aeroporto. Lá eu esperei minha mãe que veio do Brasil e retirei o carro reservado na Europcar. Pagamos 377 euros para 2 motoristas num carro automático, que acabou sendo o elegante Fiat 500X, durante 20 dias. Dirigi o veículo pelo interior da Espanha rumo a Andorra. O caminho é cênico, passando por u…
Última resposta por Schumacher, -
Olá galera!! Eu e minha esposa fizemos uma viagem de carro pela Europa, em novembro de 2016, passando por algumas cidades, sendo que a maioria eram pequenas. Como queríamos fazer alguns passeios em cidades dos alpes, montamos duas opções de trajeto, para podermos mudar no decorrer da viagem, conforme as condições. O outono apesar de ser baixa temporada, e poder ter alguns passeios fechados nesta época, é uma boa opção a ser considerada principalmente pelos baixos custos . Nosso roteiro executado foi começando por uma passagem em Zurique no dia da chegada. Depois ficamos dois dias em passeios excelentes na região de Lauterbrunnem (Murren, Schilthorn e Kleine Sc…
Última resposta por ffabioh, -
- 102 respostas
- 23k visualizações
Para muitos, o que interessa é o relato em si, então as partes introdutórias serão ocultadas por "spoiler". Para vê-las, basta clicar em "mostrar". [t3]Planejamento:[/t3] [mostrar-esconder]Mais uma vez a Europa. A oportunidade surgiu de uma super promoção da Iberia e eu não podia deixar de aproveitar. Montei o roteiro seguindo algumas premissas: - destinos medievais ou muito bonitos, com foco em regiões e não países - sem deslocamentos aéreos, tudo de ônibus, trem ou carro - deslocamentos curtos, preferencialmente limitados a 2h30 por trecho - mínimo de 2 noites em cada lugar, meta de pelo menos 3 - máxima economia em tudo, mas sempre mantendo um padrão d…
Última resposta por Wiky, -
- 1 seguidor
- 4 respostas
- 2.5k visualizações
Fala, pessoal! Esse é o resumo de um mochilão por locais pouco visitados que fiz entre outubro e novembro de 2017. Quem quiser o relato completo poderá conferir em meu blog: http://rediscoveringtheworld.com Dia 1 Enfim, chegou o momento esperado. Embarquei na LATAM com destino a Madri, saindo de Floripa com conexão em Guarulhos. Esses trechos eu emiti com 37 mil milhas Multiplus. O serviço de bordo foi melhor do que imaginava. Comi ravioli no jantar enquanto assistia ao filme Logan. E na manhã seguinte, o prato principal foi croissant. No começo da tarde, desembarquei no enorme aeroporto de Madrid-Barajas. Passei a imigração …
Última resposta por Schumacher, -
- 8 respostas
- 4.3k visualizações
Este é o relato escrito pelo meu pai, Mário César Both, sobre a viagem comigo (Guilherme Both) e meu irmão (Maurício Both), em Agosto de 2017. Saímos do aeroporto de Basel, compartilhado por França, Suiça e Alemanha, pedalamos pela Alsácia na França e pelos estados alemães de Baden-Württemberg, Renânia-Palatinado e Hesse, chegando em Frankfurt depois de 485 km. PARTE UM Muitos anos atrás, quando Guilherme e Mauricio eram pequenos, tínhamos uma brincadeira de sábados. Pegávamos nossas bicicletas e fazíamos o que era chamado de “Ir a Um Lugar Que Nunca Fomos Antes”, geralmente um passeio mais longo por ruas ou estradinhas que não havíamos passado. Esta é a…
Última resposta por guiboth, -
- 19 respostas
- 4.4k visualizações
Amigos mochileiros, depois da ajuda de muitos de vocês chegou a hora de retribuir e enviar o relato da nossa viagem. Falo em nossa viagem porque tudo foi planejado por mim e pelo meu noivo Juriê. Compramos no susto a passagem promocional da KLM, saindo de Brasília para Amsterdam, por mais ou menos 500 reais para cada um, já com as taxas. Assim nosso roteiro começou meio engessado, já que a entrada e a saída da Europa seriam por Amsterdam. Com a ajuda dos amigos do site adaptamos e enxugamos nosso roteiro, uma vez que os dias seriam curtinhos e o frio poderia atrapalhar alguns passeios. Paris ficou para uma próxima viagem e decidimos ficar mais dias em cada lugar. Com…
Última resposta por JBPaiva, -
Mochilão pela Europa 8 dias em Madrid, Salamanca, Lisboa, Sintra e Paris (Espanha, Portugal e França)
por Philippe Matheus- 2 respostas
- 3.1k visualizações
Em junho de 2017 comecei a programar a minha viagem de férias. Defini que o roteiro seria a Europa, à princípio apenas Espanha e estando lá decidiria pra onde mais iria. Passagens aéreas Brasil - Europa: Então, lamento não poder ajuda-los muito com relação às tarifas, como sou funcionário de Cia. Aérea eu tenho um benefício que me permite viajar com valores mais atrativos, é um ótimo incentivo para a vida de qualquer mochileiro. O meu primeiro destino seria Madrid. Madrid é uma cidade linda, segura, e com uma rede de metrô de dar inveja a qualquer cidade. Você pode ir para qualquer ponto da cidade de metrô, é apenas preciso ter atenção aos números das linhas, os…
Última resposta por Philippe Matheus, -
Mochilão 2015 - 32 dias - Barcelona,Paris,Roma,Budapeste,Praga,Berlim,Amsterdam,Bruxelas,Londres [JonatasMelo] 1 2
por JonatasMelo- 17 respostas
- 5.3k visualizações
E aí galera, tudo certo?! Passando aqui pra dividir com vocês um pouco da viagem que fiz agora em outubro de 2015 pela Europa. Meu primeiro mochilão “sozinho” para outro continente, estava com um pouco de receio mas decidi que deveria deixar isso de lado e seguir o planejamento da trip. . .afinal não ía ser a simples falta de companhia que estragaria meu sonho de conhecer o velho mundo.. . .e depois dessa digo e afirmo que viajar sozinho é uma das experiências mais incríveis do mundo e que todo mundo deve fazer um dia. Enfim . . . vamos lá! ROTEIRO Barcelona – 4 dias Paris – 4 dias Roma – 4 dias Budapeste – 3 dias Praga -3 dias Berlim – 4 di…
Última resposta por JonatasMelo, -
Outubro 15 dias - Madri / Toledo / Barcelona / Veneza / Maranello / Florença / Pisa / Lucca / Roma / Vaticano / Paris 1 2 3 4
por Leonardo**- 35 respostas
- 8.1k visualizações
Olá pessoal, em Outubro/2015 fiz uma viagem a Europa com minha esposa em lua de mel. Montei meu roteiro de acordo com os relatos que vi junto aos mochileiros, que me ajudaram bastante. Com isso, agora gostaria de compartilhar minha experiência com todos para também ajudar quem vai fazer uma viagem a Europa. Vou relatar um resumo de cada dia que passei por lá e os gastos diários em euro (€). Em 15 dias de viagem passei pela Espanha, Itália e França. As cidades que passei foram: •Madri •Toledo •Barcelona •Veneza •Maranello •Florença •Pisa •Lucca •Roma •Vaticano •Paris Espero que meu relato possa ajudar alguém, assim como os relatos que li antes de viajar m…
Última resposta por Jackson Lincoln Lopes, -
- 1 resposta
- 7.7k visualizações
Olá pessoal, me chamo Victor Camargo, tenho 22 anos e em janeiro de 2017 fiz o tão sonhado mochilão pela Europa com dois amigos ( Artur Marchi e Giuliano Oliveira) e o pensamento de economizar ( na medida do possível) mas ao mesmo tempo saber aproveitar todos locais visitados. Com tantos países e cidades possíveis para escolha, chegamos a conclusão que nossos destinos seriam Roma ( Itália), Atenas ( Grécia), Viena ( Áustria), Budapeste ( Hungria), Praga ( República Tcheca), Amsterdam ( Holanda), Bruxelas ( Bélgica), Paris ( França) e Barcelona ( Espanha). Como eu e Giuliano estávamos no final de nosso intercambio em Portugal, nosso amigo Artur desembarcou em Lisboa e de l…
Última resposta por Rodrigo Wagner, -
Mochilao 2016 (Amsterdam, Lisboa, Sintra, Fatima, Évora, Porto, Braga, Berlim, Potsdam, Atenas, Roma e Paris)
por Eusir Bastos- 2 respostas
- 1.3k visualizações
Olá, galera. Como estão? Como o Mochileiros.com sempre me ajudou muito em minhas aventuras pelo mundo afora eu acho que é justíssimo eu retribuir e ajudar aqueles que pretendem meter as caras e ver o que o mundo tem de bom a oferecer. Este foi meu quarto mochilão na vida e abaixo seguem meus gastos dia a dia para que vocês possam prever também os gastos de vocês. Meu primeiro mochilão foi pelo Chile e pela Argentina. No segundo eu curti Espanha, Itália e França. O terceiro foi pelo México. E o quarto foi este pela Europa. Neste momento preparo meu quinto e que terá como destino o Japão. Vou organizar esta descrição tendo como destaque os valores gastos…
Última resposta por Eusir Bastos, -
Bom dia!! Em maio deste ano eu e minha esposa fizemos uma viagem pelas cidades acima e somente agora consegui um tempinho pra preparar um relato para o pessoal do mochileiros. A viagem teve o seguinte cronograma/itinerário: 05/05 - Saída do Brasil 06/05 a 12/05 - Paris 12/05 a 17/05 - Londres 17/05 a 21/05 Amsterdam (com um dia indo a Bruxelas de trem). A viagem toda foi comprada pela Air France direto no site deles com preço promocional para múltiplos destinos. Chegada em paris, Voo Interno de Paris para Londres e Londres para Amsterdam e retorno ao Brasil de Amsterdam por 699 dólares. Essa foi minha primeira…
Última resposta por fefa.esp, -
- 0 respostas
- 2.1k visualizações
Salve mochileiros de plantão! Venho aqui contar um pouco sobre minha viagem minimalista pela Europa. Meu projeto documental é caminhar de Paris - Munique, MAS, não numa linha reta apenas. Projetei o caminho passando pelo leste Françês, norte da Suíça, sul da Alemanha e 2 vilarejos da Áustria (é possível depois eu fazer o caminho Viena - Bratislava a pé também). O planejamento para a viagem toda são 32 dias, considerando paradas maiores em alguns lugares para maior descanso e ter tempo com meus couchsurfing's também. Acredito que somente de caminhada, serão 22 dias. Uma média entre 25km a 30km por dia, consequentemente 8h caminhando e 4h entre os intervalos de descans…
Última resposta por Fayson Merege, -
- 13 respostas
- 4.3k visualizações
Vou contar aqui resumidamente nossa segunda viagem consecutiva a Europa. Período: 23 de Dezembro 2016 até 08 de janeiro de 2017. Iniciamos nossa Trip, por Paris, depois de um atribulado embarque com origem do Rio de Janeiro, ( valeu uma indenização ). Saindo de Paris (Aeroporto de Orly), seguimos sentido sul da França para a bela cidade de Toulouse ( 680 Km ) uma ótima parada. Pernoitamos e aproveitamos a cidade seguindo no dia seguinte para Andorra a Velha ( 185 Km ) , aqui uma dica, se você quer ver neve, este é o caminho, mas se o seu desejo é praia, siga para Montpellier e Marselha. Nós seguimos para a Belíssima Andorra e lá ficamos por dois dias e meio. D…
Última resposta por Carlos Joao Marques, -
- 17 respostas
- 6.6k visualizações
Prezados (as), É com muita alegria que eu compartilho o relato da minha viagem pela Europa. Com alegria, pois como sempre o mochileiros.com me ajudou muito mesmo. Lógico que nem todo o planejamento sai “redondo”, mas essa é uma fase imprescindível de uma viagem bem sucedida e o fórum ajuda muito. Além de estudar, estudar, estudar e estudar, até para poder ter dúvidas e ai sim lançá-las no fórum, lógico que se não houver respostas para elas. O relato ficou beeeeeem longo, mas tentarei fazer o máximo para ser o mais esclarecedor possível. Nada substitui o in loco, mas um bom relato ajuda muito e motiva. Pode ser por isso que ando falando tanto dessa viagem. …
Última resposta por karla cristina 78, -
Mochila dos Solteiros - Parte 2 - A Festa Nunca Acaba! 22D - Julho/12 - Alemanha, Croácia e Grécia 1 2 3 4 9
por Felipe Watson- 87 respostas
- 22.4k visualizações
Fala galera, Trago abaixo, meu segundo mochilão :'> para Europa (na verdade fui com mala de rodinhas hahahaha) onde tivemos o intuito de escolher lugares que tivessem paisagens muito belas, praia e festa! Logo, escolhemos Croácia e Grécia. Na hora de pesquisar passagem (milhas) foi tenso . Todo dia ligando para a TAM para ver se tinha passagem para as datas que eu queria. Indo numa sexta (29/06) e voltando (22/07). Acho que fiquei umas 3 semanas ligando 3 vezes por dia para conseguir a passagem. Consegui chegando por Munique (só que pro dia 30) e voltando por Atenas dia 22 mesmo. Com a ida e a volta traçadas fizemos o seguinte roteiro: 30/…
Última resposta por lucasmares, -
Mochilão 27 dias Europa Março/Abril 2017-Berlim,Praga,Karlovy Vary,Budapeste,Paris e Roma
por ana.gonzaga1- 5 respostas
- 2.5k visualizações
Hello mochileiros!! Demorei um pouquinho para começar a escrever o relato do meu primeiro mochilão,mas eis-me aqui rs. Eu sempre achei que viagem internacional fosse apenas um sonho,que não era pra mim,seja por falta de grana,por medo do desconhecido ou por não ter companhia.Via amigos viajando e ficava pensando se um dia o meu dia chegaria mas não fazia nada para tornar isso realidade.Isso ficou pior depois de começar a trabalhar num aeroporto e ver as pessoas indo e voltando.Mas ano passado depois de mais uma vez ter férias frustrantes,decidi correr atrás do prejuízo Eu já tinha uma ideia da viagem que queria fazer,a principio só pelo leste europeu.Comecei a pe…
Última resposta por ana.gonzaga1, -
- 0 respostas
- 2.3k visualizações
Olá, Estou morando por 4 meses na Itália e tenho usado muito o mochileiros para buscar informações de minhas viagens por aqui. Até então não tinha feito nenhum relato porque os lugares que fui já tinham muita informação, seria mais do mesmo. Mas não tive tanta facilidade em encontrar informações sobre Malta, por isso achei que poderia contribuir de alguma forma! Como é meu primeiro relato, peço desculpas por qualquer coisa hehehe. Qualquer dúvida é só falar! Informações gerais: Fui para Malta de 05/07/2017 a 09/07/2017 com uma amiga. Eu estou morando temporariamente na Itália por conta do meu doutorado e ela em Praga pelo mesmo motivo. Portanto, não tenho com…
Última resposta por misarcinelli, -
- 26 respostas
- 9.2k visualizações
Olá mochileiros! Novamente estou aqui para contar como foi a experiência de viajar para a Europa no inverno! Algumas cidades eu repeti na viagem que fiz em Ago/15, mas vou dizer, é diferente. Inicialmente programei fazer essa trip com um amigo alemão. Tudo certo até uma semana antes do embarque quando ele me avisou que estaria a trabalho, acreditem, no Brasil! Pense no desespero da pessoa em cancelar as reservas feitas e reservar tudo de novo, especialmente os meios de transporte porque a ideia era ir de carro. Ainda bem que deu tudo certo! O roteiro ficou assim: 29/12/15 Curitiba > Munique 30/12/15 Munique 31/12/15 Munique 01/01/16 Munique > Salzburg …
Última resposta por Bárbara Fachinelli,