Mochilão Europa - Relatos de Viagem
Mochilão Europa: Lista de relatos com muitas dicas, fotos e valores para ajudar você a organizar seu mochilão pela Europa!
736 tópicos neste fórum
-
- 11 respostas
- 2.4k visualizações
Seguindo a tradição, deixo aqui o relato do meu primeiro mochilão sozinha. Afinal nas outras viagens estava com turma e de mala... que evolução! Decidi por Portugal/Espanha pela facilidade da língua e por ter uma amiga morando em Portugal. Viajei do final de setembro até início de outubro, pegando o início de outono. Temperaturas agradáveis, mas dei um pouco de azarem Portugal e peguei vários dias de chuva, mas nada que tivesse atrapalhado muito. 22/09 – 23/09 – Saí de BH em voo direto da TAP para Lisboa. Longo mas confortável, comida boa, bom sérvio de bordo com filmes e coisinhas mais. Cheguei às 06:00h, depois de um voo de 9 horas... Minha amiga me buscou no ae…
Última resposta por Juliana Champi, -
- 20 respostas
- 3.8k visualizações
[t1]Relato de Viagem à Europa (França, Itália e um pulinho em Lisboa/Portugal) - 24 dias - Outubro/2013[/t1] Demorou um pouquinho, mas saiu. Espero que ainda seja útil aos mochileiros que estão planejando viagem para França ou Itália. Portugal (Lisboa) também consta, mas foi só um pulinho. Lugares visitados: FRANÇA: Saint Malo, Saint Michel, Paris, Vale do Loire e Versalhes. ITÁLIA: Veneza, Florença, Pisa (Toscana), Nápoles (Pompeia e Costa Amalfitana), Vaticano e Roma. PORTUGAL: Lisboa Algumas observações: - Os gastos são por pessoa, considerando que algumas coisas são divididas por dois como hospedagem, comida, etc. - A maioria das coisas foi reserv…
Última resposta por aledborges, -
- 4 respostas
- 2.7k visualizações
E aí, tudo bem? Meu nome é Rafael. Tenho 25 anos. Sou publicitário e moro no interior de São Paulo. Fazia um certo tempo que eu estava afim de fazer uma viagem cultural para a Europa. Sou apaixonado por arte, história e música. E vocês verão que meu roteiro foi exatamente baseado nesse tripé. Por fim, depois de um ano inteiro de muita pesquisa, planejamento e, é claro, muita economia, consegui realizá-la. E, detalhe, sozinho. Até porque viajar sozinho não é um bicho-de-sete-cabeças como muita gente pensa. Admito: eu também pensava assim. Basta ter bastante informação na cabeça e não ter vergonha de sair perguntando. Com um pouco de inglês na ponta da língua e uma boa dose…
Última resposta por Dani M., -
Oi pessoal, Meu nome é Patrícia sou de Itajaí SC, tenho 28 anos. A minha viagem ocorreu em setembro de 2012 com uma amiga e ficamos ao todo 21 dias na Europa. Planejei tudo com a ajuda da internet, não fiz nada por agencia, chegamos a Europa com tudo comprado antecipadamente aqui do Brasil, todos os passes de trem e voos internos, passeios e entradas a museus. Bom, vamos começar falando sobre a companhia aérea, viajamos com a KLM, adorei viajar com eles, pessoal super educado e prestativo, fomos no voo noturno, teve o jantar e vários lanches servidos, fomos de classe econômica, poltronas simples, mas deu pra viajar tranquila. Recomendo fortemente a KLM, quando for…
Última resposta por Patrícia Pereira1502429109, -
Olá a todos. Sou novo aqui no fórum, mas não sou novo na “mochilagem” (ou pelo menos não sou marinheiro de primeira viagem), por isso resolvi contar como foi minha viagem de 2012, já que como fã de heavy metal que sou, queria aliar o meu mochilão na Europa com a ida pro Wacken Open Air na Alemanha. Quero contar a experiência e ajudar a quem pretenda ir no festival a aliar isso com um roteiro bacana de viagem pela Europa. O meu planejamento começou quase um ano antes, após ter ido no Wacken de 2011 pela Melbourne Tour e ter perdido o medo de viajar pro exterior. Ir por conta própria acabaria ficando bem mais barato mesmo. O meu roteiro foi o seguinte: 28/07 – V…
Última resposta por Sheilan, -
- 13 respostas
- 2.7k visualizações
oi pessoal, estou escrevendo direto de roma, primeira cidade da minha trip que montei toda com base nos mochileiros, e pretendo retribuir ajudando quem esta ainda no planejamento. qdo voltar faço um relato, por enquanto so dicas: 1 vim com a IBERIA, muita discutida esta companhia na net em geral, pois bem, no embarque deu um problema pois qdo comprei a passagem via net pedia o sobrenome da minha mae, so que ele nao consta no meu passaporte. conclusao, a mulher teimava que nao constava meu nome no voo e que nao poderia fazer nada ( quase morri) pedi p falar com a gerente que se ligou que poderia estar com o nome da minha mae. apos dizer que ia tentar mas nao garantia …
Última resposta por lucas duffort, -
Portugal,Espanha,Suíça,França,Mônaco,Grécia,Egito,Jordânia,Israel,Turquia,Alemanha 1 2 3 4
por lucascursino- 30 respostas
- 10k visualizações
Bom dia colegas aventureiros. Segue abaixo mais um relato de viagem típica de mochileiro. Viagem para pessoas com fôlego para andar bastante..... Vou escrevendo aos poucos. Preciso reunir informações e fotos para procurar não esquecer nada neste relato. Fico até na dúvida em qual área devo colocar este relato: Europa, África, Oriente Médio ou Ásia. Vai ser um relato bem grande pois foram muitas cidades e pontos turísticos com muita coisa para contar. Trata-se de uma viagem que começou dia 14/12/12 em Guarulhos com o seguinte roteiro (em alguns trechos tem um acréscimo ou desconto de horas e minutos no trecho devido a escalas e diferenças de fuso horário): -Sai de …
Última resposta por lucascursino, -
- 24 respostas
- 15.9k visualizações
Iniciei dia 14 um tour de 18 dias pela europa nos locais acima. Como peguei muitas dicas daqui, nada mais justo que retribuir. Dentro do possivel vou postando os lugares. Dia 14 - Viagem Rio-Paris-Berlin pela Air France - Valor passagem ida e volta com Taxas R$ 2.100,00 Saida dia 14 no voo das 17:45 e aqui ja vai uma dica. Quem quiser ir de Air France se possivel utilize o voo das 20:20. Este das 17;40 e um aviao 747 antigo, sem monitor individual e como estava cheio, o ritual de ir ao banheiro e um problema. Outra dica importante. Evitem conexoes muito proximas a minha para Berlin tinha 2 horas de espera, mas como houve atraso, perdi a conexao. Ain…
Última resposta por Andreia Luiza, -
Portugal - Lisboa, Cascais, Belém, Sintra, Fátima e Porto - 5 dias (Durante viagem volta ao mundo)
por evandroprieto- 5 respostas
- 30.4k visualizações
Caros amigos e amigas do Mochileiros.com, Este relato é referente a uma parte de nossa viagem volta ao mundo que iniciou em 17 de Maio de 2010 e terminou em 31 de outubro de 2010. Estamos colocando os relatos que foram postados em nosso site pessoal. Não poderíamos deixar de contribuir com o Mochileiros.com que tanto nos ajudou durante nossa aventura. Tentaremos colocar os detalhes de custos e empresas de transporte que utilizamos sempre que possível. Também não vamos procurar fazer aqueles relatos Super detalhados do tipo: Acordei as 8, escovei os dentes, fui na recepção do hostel, fiz isso fiz aquilo etc pois entendemos que isso não agrega muito para quem pretende faz…
Última resposta por debalves, -
- 14 respostas
- 4.3k visualizações
Olá a todos! Esta foi minha segunda ida à Europa, desta vez por um motivo especialíssimo para mim: iria acompanhar o Iron Maiden (minha banda preferida e que mudou completamente minha vida) em 6 shows por lá, um sonho bem antigo. Sim, eu já os vi no Brasil algumas vezes, mas aqui os shows são sempre enormes - não que isso seja ruim – e em lugares abertos. Sempre quis a experiência de vê-los em um lugar fechado, menor e com a possibilidade de chegar perto do palco sem ser massacrada e amacetada por 50 mil fãs malucos querendo estar no mesmo lugar que eu. ãã2::'> Além disso, faço parte do fã-clube oficial e muitas pessoas do mundo inteiro também os acompanham p…
Última resposta por Gabrieh, -
Olá moçada! Meu nome é Thiago e é com um imenso prazer que venho compartilhar, neste site, a viagem de 30 dias que fiz por 7 países europeus, entre 15/09/2013 e 15/10/2013. Visitei Alemanha (Frankfurt, Munique e Fussen), Itália (Roma e Ilha de Capri), Holanda (Amsterdã), Bélgica (Bruxelas), Suíça (Genebra, Montreux e Interlaken), França (Paris) e Inglaterra (Londres). Sou muito grato a este site pelas valiosas informações que encontrei por aqui. Os relatos de outros colegas foram importantíssimos no planejamento desta viagem que, apesar de difícil muitas vezes, foi sensacional e de muito aprendizado! Desde 2004 que eu vinha pensando nesta viagem e, 9 anos depois, alcanc…
Última resposta por chifox, -
- 6 respostas
- 4.6k visualizações
DIARIO DE BORDO. (EUROPA: Veneza, Vaticano, Roma, Londres e Paris)[/b] Data de saída: 26/03/13 Data de chegada: 10/04/13 Olá amigos do fórum, irei tentar descrever nosso primeiro mochilão com o maior numero de detalhes possível. O fórum me ajudou muito a organizar nossa viagem, agora vou dar minha contribuição. Nossa aventura durou 15 dias, éramos eu e minha esposa. Passamos por 4 cidades maravilhosas, 5 se contarmos o Vaticano, foi e será p sempre inesquecível. ATENÇÃO: TDS OS VALORES ESTÃO EM EUROS. Abaixo os preços de todas as passagens que usamos para nos locomover. CURITIBA-S.PAULO (ida e volta) = 120 € (AVIÃO – GOL) S.PAULO-PARIS (ida e vo…
Última resposta por Scomacao, -
- 22 respostas
- 10k visualizações
Galera, Compartilho com vcs um relato da viagem que eu e minha mulher fizemos em abril/10 passando por Alemanha, Rep. Checa, Eslováquia e Áustria. Acredito que não tem grandes novidades em relação ao que as pessoas tradicionalmente fazem, mas pode ser que inspire ou influencie no roteiro de alguém. Algumas vezes deixei dicas para a galera, mas podem perguntar qualquer coisa. Ficou longo, mas quem quiser um resumo – inclusive sob uma ótica bem feminina e com fotos – pode ler aqui. Vamos às informações básicas: Cidades por onde passamos: [Alemanha] Munique, Fussen, Nuremberg, Berlin, Potsdam, Dresden, Dachau; [Rep. Checa] Praga, Karlstejn, Cesky Krumlov; [Áustr…
Última resposta por mcm, -
- 4 respostas
- 3.7k visualizações
[t1]Bélgica, Holanda, Inglaterra e Escócia 2013[/t1] Olá a todos, Como usei bastante o fórum para várias viagens vou compartilhar a viagem que fiz entre Junho e Julho de 2013 para Bélgica, Holanda, Inglaterra e Escócia. De início eu e minha esposa iríamos para Inglaterra, Escócia, Irlanda e Irlanda do Norte, porém como envolvia mais voos e a passagens para Bruxelas foi a mais barata que encontramos, resolvemos trocar a Irlanda e Irlanda do Norte por Bélgica e Holanda. Fomos em 5 pessoas, 4 adultos e 1 criança, então certos pontos foram adaptados para a criança, que no final foi a alegria da viagem, sempre disposta e alegre com as novas aventuras, rs. […
Última resposta por rgualame, -
- 4 respostas
- 1.5k visualizações
Alô, pessoal! Pode parecer piada, mas acabei de descobrir a existência desse site, enquanto faço uma pesquisa de preparação para uma viagem que farei agora no final de janeiro. Há alguns meses que convivo com a vontade de compartilhar uma inesquecível viagem que fiz em agosto de 2013 para os países mencionados no título do tópico. Espero que o fato de a viagem não estar tão “fresquinha” não faça tanta diferença para vocês. Como estou chegando agora por aqui e não sei ainda o estilo do fórum, vou tentar não tornar esta leitura muito cansativa e detalhista. Aqueles espetaculares 17 dias foram devidamente curtidos em Barcelona (4), Roma e Tivoli (3), Spoleto-Itália (1),…
Última resposta por Thalespc, -
- 39 respostas
- 13k visualizações
Este relato é para ajudar no planejamento de viagem para estes destinos. Foi nossa primeira viagem para a Europa. Também é uma forma de retribuir as informações que obtive aqui, que nos ajudaram bastante. Recomendo o relato da Mel (leste-europeu-praga-salzburgo-viena-e-budapeste-t39866.html), foi a base do nosso planejamento. Resumo da viagem: Saída: 19/08/11 Retorno: 13/09/11 Berlin: 20/08 a 24/8; 25/08 a 29/8: Rota romântica (25: Wurzburg, 26: Wurzburg e Rothenburg, 27: Rothenburg passando por Nordlingen e chegando a Nuremberg; 28: Nuremberg e Munique, passando por Dachau; 29: Fussen e Munique) 30/08 a 01/09: Salzburg; 02/09 a…
Última resposta por shellma, -
- 5 respostas
- 2.3k visualizações
Esses relatos são uma continuação da viagem de 205 dias que fiz, principalmente na Ásia. A partir da Índia o relato se encontra nesse link: relato-de-viagem-a-india-nepal-sudeste-e-sul-da-asia-janeiro-de-2013-t77951-30.html. Tem ainda outros posts da Turquia e da Grécia. Ao final da viagem, passei alguns dias na Europa antes de voltar ao Brasil, em cidades menores, em um roteiro bem diferente. Os relatos se encontram abaixo e também estão disponíveis no meu blog para acesso às fotos.
Última resposta por MarcosPereira, -
- 1 resposta
- 11.1k visualizações
Olá galera, já fui mochileiro de verdade e pesquisei muito aqui no site. Confesso que hoje em dia não sou mais o mesmo, pois ando de táxi, não durmo em albergue e uso mala de rodinhas. Minha esposa gosta de conforto e tenho um menino de três anos, mas o espírito ainda é o mesmo. Vou postar aqui nossa viagem que fizemos em Outubro para Espanha e Portugal. Partimos de São Paulo no dia 17 de Outubro via Campinas, pois era mais barato, e agora tenho que pagar passagens para três, pois o Vinicius paga também. O pai da Vivi nos deixou em Congonhas, onde pegamos um ônibus da TAP até Viracopos. O Vinicius corria alegremente pelo saguão do aeroporto, daí uma faxineira disse qu…
Última resposta por andre_monteiro, -
I - INTRODUÇÃO Acompanho o fórum há algum tempo, mas só recentemente me registrei. Me sinto na obrigação de colocar algumas informações a respeito da última viagem que fiz, uma vez que daqui retiro informações que muito me ajudam quando viajo. Como eu já conhecia a Europa mais, digamos assim, tradicional, optei por países que ainda não recebem muita visita de brasileiros (com exceções, como vocês verão nos tópicos seguintes) O roteiro foi: Oslo-Estocolmo-Copenhague-Berlim-Praga-Budapeste-Cracóvia-Varsóvia. Passamos por outras, mas estas foram as em que nós dormimos. Apesar de ser minha quarta vez na Europa, esta seria a primeira vez nestes países (exceto Alemanha)…
Última resposta por milasantiago, -
- 3 respostas
- 1.1k visualizações
muito de ter feito um tour pela europa em maio 2013.foi uma aventura e tanto depois de muita luta ãã2::'> juntando dinheiro. traçei um roteiro muito legal, começando com uma oração em ROMA; depois seguindo para VENEZA, curtindo um pouco no litoral; passando por Viena(AUSTRIA); seguindo para MUNICH, visitei o castelo de NEUSCHUEISTEIN - foi incrível; seguindo para AMSTERDAM, visitei a fábrica da Heineken - bacana; segui para LONDRES,onde lugar não faltou para visitar ; e para terminar, fui para cidade mais visitada do mundo PARIS- incrível; acho que minha viajem foi muito feliz e a tenho outra marcada para maio2014, onde irei para o sul europeu, fazendo: ISTAMBUL, ANK…
Última resposta por MarcosPereira, -
- 4 respostas
- 1.9k visualizações
Bom pessoal, depois de ter me aproveitado bastante do mochileiros.com para acabar com a minha enorme ansiedade antes da viagem e pra me ajudar com as 1001 dúvidas que sempre aparecem, chegou a hora de retribuir um pouco esse favor. A seguir vou tentar contar um pouco de como foi minha viagem em outubro de 2013 pelas cidades de Londres, Paris, Barcelona e Madrid, deixando aberto o espaço para que, se eu puder, ajude vocês também a planejar as suas viagens! Antes de começar o relato, apenas queria mais uma vez agradecer a todos do mochileiros.com. De verdade, sem vocês provavelmente não conseguiria planejar nem um dia dessa trip! Vamos para alguns dados: Passagem…
Última resposta por vinicius.freitas89, -
RELATO AO VIVO (QUASE), E EM DUPLA-DEZ 2012/JAN 2013 - LONDRES-PARIS-BRUXELAS-BRUGES-BARCELONA (36D) 1 2 3 4 6
por fredericovilela- 58 respostas
- 11.6k visualizações
Bom amigos, meu nome é Frederico, namoro com uma linda garota chamada Mariana, somos de Goiânia, tenho 23 anos e ela 22. venho acompanhado os relatos do pessoal aqui desde que resolvemos viajar pela primeira vez para a Europa, a ideia inicial começou por volta de março e a concretização do nosso sonho começa em 2 dias!! aprendi muito aqui no site e esperamos poder contar nossa história e ajudar quem pretende se aventurar também. Notei ao longo das leituras que tenho uma preferência por relatos mais amplos...aqueles com todos os detalhes possíveis, com dicas, números e utilidades, então tentaremos fazer um relato nesta tendência! contar situações tensas, inusita…
Última resposta por Gabrieh, -
- 23 respostas
- 10.9k visualizações
Olá! Passamos alguns meses planejando nossa viagem para a Europa. Pegamos muita coisa aqui no mochileiros.com, nada mais justo do que retribuir com nossas dicas. Nossa viagem foi um mochilão porque tudo foi planejado por nós do começo ao fim, passagem, hotel, roteiro. Mas apesar de ser um mochilão, fomos em Lua de mel então ficamos em hotéis, então não economizamos muito em hospedagem. Nossa viagem de lua de mel teve o seguinte roteiro: Lisboa(3 dias) Madrid(3 dias) Barcelona(3 dias) Paris(6 dias) Entramos na Europa por Lisboa e nosso vôo de volta foi em Paris com uma escala de volta em Lisboa para troca de avião, tudo pela TAP. Saímos de Natal de madrugada do do…
Última resposta por filipelyrio, -
Eurotrip junho de 2013: Roma, Pompeia, Nápoles, Florença, Veneza, Londres, Paris e Lisboa - 23 dias 1 2 3
por cariocasemroma- 22 respostas
- 3.7k visualizações
No mês de junho, fizemos uma viagem à Europa, nossa primeira viagem, e conhecemos os principais lugares que gostaríamos de ver. Foi muito cansativo e, alguns podem dizer, meio corrido, mas posso dizer que valeu muito a pena. Como foi uma viagem bem longa, vou fazer o relato aos poucos, mostrando o que fizemos dia a dia, procurando dar dicas e ajudar os colegas daqui, afinal, também fomos muito ajudados. Dia 1 - Embarque em Brasília Somos cariocas, mas moramos em Brasília e, por isso, nosso ponto de partida foi a Capital Federal. Embarcamos em um voo da TAP com destino a Roma e escala em Lisboa. Saída às 16h. Atrasou um pouco. Achei o serviço da TAP muito ruim. Nu…
Última resposta por cariocasemroma, -
- 5 respostas
- 3k visualizações
RELATO DE VIAGEM - 33 DIAS PELA EUROPA OLÁ GALERA, DESCULPA A DEMORA EM POSTAR MEU RELATO, MAS FOI CORRIDO PARAR PRA PODER COMEÇAR A ESCREVER. MAS VAMOS LÁ. Informações Gerais: Fiquei 2 anos fazendo pesquisa de hostels pela Europa de lugares que eu gostaria de conhecer, muita coisa queria englobar, mas infelizmente tenho um mês de férias kkkk. Bom, nestes 2 anos fazendo pesquisas e vendo muitos lugares interessantes e ao mesmo tempo avisando amigas que também tinham interesse de viajar, porém ninguém guardou dinheiro e quando chegou dezembro de 2012 decidi que iria sozinha, pois só havia uma amiga decidida a viajar, mas ela só queria fazer Paris e Londres,…
Última resposta por llulluka, -
- 33 respostas
- 21k visualizações
Olá Pessoal, Acabei de retornar de viagem pela Europa com minha esposa e pretendemos postar aqui aos poucos os nossos passos, dicas, perrengues e etc. O forum foi muito útil durante o planejamento da nossa viagem e acreditamos que este relato seja a melhor retribuição... boa leitura! - 1º DIA - 02/04 Chegamos ao aeroporto do Galeão/RJ com 2 horas de antecedência para o voo da Air France - Rio x Paris. Como já havia feito o check-in pela internet não pegamos fila alguma. Foi só despachar as bagagens e pronto! Fica a dica, pois a fila para o check-in estava considerável. O voo saiu exatamente as 16:20h, conforme previsto. O voo até Paris no Boeing 747-400 seguiu…
Última resposta por guilhermecaraujo, -
- 4 respostas
- 1.3k visualizações
Bem,tentando cumprir minha promessa de voltar... Eramos eu e minha esposa e o roteiro básico da viagem foi chegada em Frankfurt e saída de carro no dia seguinte, entregue apenas no dia da volta no aeroporto, passando pela Bélgica, Holanda, Dinamarca, Suécia e Noruega. Em princípio pode parecer muito, embora tenham sido trinta dias, mas se você faz uma boa pesquisa e seleção de onde pretende ir isto deixa de ser problema. Primeiro dia: chegada no hotel em Frankfurt. Escolhi um do lado da Hertz, pode parecer bobagem mas facilita bastante pegar o carro e já estar com as malas ao lado Detalhe: sempre viajo com carro alugado pela Hertz, com pagamento antecipado no…
Última resposta por ig0rf, -
- 23 respostas
- 5.6k visualizações
Acabei de voltar de uma viagem maravilhosa e espero que meu relato ajude outros viajantes. Agradeço ao AdrianoLB e ao site http://www.londresparaprincipiantes.com.br Resolvi colocar um titulo que vai gerar polemica, mas essa é minha opinião. Vivemos em uma democracia e posso expressar minhas idéias livremente. Sou super sincera e talvez se todos fossem a vida seria mais fácil. Gosto é gosto, respeito todas as opiniões então peço que respeitem a minha. Porque esse roteiro? Todo ano minha mãe viaja com um pacote tipo CVC. Com guia, transfer, hotel bom por 2 ou 3 paises. Há tempos ela fala em ir para Portugal (segundo amigos dela o pais é lindíssimo). Esse ano, min…
Última resposta por RENATAT, -
- 3 respostas
- 7k visualizações
Já peguei tantas informações no mochileiros que agora tenho obrigação de postar!! Fiz 30 dias de férias pelo litoral da Itália, Croácia, França e Espanha em Julho/Agosto. Nós montamos um roteiro visando praias e tentando agradar todo mundo, de acordo com as datas que cada uma estaria na Europa e com onde cada uma queria conhecer! Comecei a viagem com 1 amiga em Roma, quando fui para Cagliari chegaram mais 2. Continuamos em 4 até Zagreb, quando 1 voltou pro Brasil. Seguimos pelo Sul da França em 3 até Marseille, onde 1 foi para Paris. Terminei na Espanha com a mesma amiga que chegou comigo em Roma. Obs: neste período do ano o sol se põe lá pelas 20:30 nestes países! Os d…
Última resposta por Licazinha, -
Relato Leste Europeu - Munique - Salzburg - Budapest - Cracóvia - Praga - Berlim - Gera 20/02 a 15/3 1 2
por Edu_Mourao- 11 respostas
- 4.8k visualizações
Olá pessoal, depois de muito pesquisar por aqui vou relatar minha viagem para Europa que fiz com minha namorada. Agradeço a todos que me ajudaram tanto no tópico que criei, quanto aos que fizeram seus relatos ajudando com informações preciosas. (Não vou citar nomes para não esquecer de ninguém rsrs) :'> Sempre foi um grande sonho para mim conhecer o Leste Europeu, e posso dizer que foi realizado. Desde moleque sempre tive um carinho especial pela Hungria e Polônia não sei ao certo o porque, além disso sempre gostei muito da Suécia e Escandinávia em geral (esse ainda quero realizar, mas provavelmente farei daqui um bom tempo, pois o $$ lá é complicado rsrsrs). Fo…
Última resposta por ElisangelaCWB,