Mochilão América do Sul - Relatos de Viagem
Mochilão América do Sul: Relatos de mochilões por vários países da América do Sul. O clássico Mochilão Bolívia, Chile e Peru em 30 dias e muitos outros roteiros pelas rotas sul-americanas.
1186 tópicos neste fórum
-
O nosso norte é o sul: Atravessando Brasil e Argentina até Ushuaia ou O caminho para o fim do mundo 1 2 3 4 5
por Diego Minatel- 2 seguidores
- 47 respostas
- 14.1k visualizações
"No século XII, o geógrafo oficial do reino da Sicília, Al-Idrisi, traçou o mapa do mundo, o mundo que a Europa conhecia, com o sul na parte de cima e o norte na parte de baixo. Isso era habitual na cartografia daquele tempo. E assim, com o sul acima, desenhou o mapa sul-americano, oito séculos depois, o pintor uruguaio Joaquín Torres-García. “Nosso norte é o sul”, disse. “Para ir ao norte, nossos navios não sobem, descem.” Se o mundo está, como agora está, de pernas pro ar, não seria bom invertê-lo para que pudesse equilibrar-se em seus pés?" De pernas pro ar, Eduardo Galeano O nosso norte é o sul, Joaquín Torres-García Cheguei ontem pela …
Última resposta por Diego Minatel, -
- 1 seguidor
- 4 respostas
- 1.8k visualizações
... ou "May the Road Rise to Meet You" Essa é a primeira parte do relato de viagem de 30 dias entre Chile e Argentina, viajando por toda a Patagônia. A primeira parte está em pdf, mas reverterei assim que possível. Aguardo comentários. May The Road Rise To Meet You.pdf
Última resposta por Marcelo Manente, -
De ônibus e barco pela América: Foz, Puerto Iguazu, Uruguaiana, Buenos Aires e Colonia del Sacramento
por Francisco Rafael- 0 respostas
- 2.6k visualizações
Ola Mochileiros, Me chamo Francisco, e desde 2018 realizei uma viagem ao Chile da qual foi para mim um divisor de águas. Motivo? Meus amigos, voltei acreditar num sonho distante de poder viajar, falar com um estrangeiro, ver neve, ter história e viver aventuras. Pois bem, irei contar a meu Mochilao que fiz em 2019. Brasil/Paraguay/Argentina/Uruguay Peso Argentino 12,0 em Puerto Iguazu Peso Argentino em Bueno Aires 10,70 Peso Uruguaio em Montevideo 10,7 Inicio da viagem foi no domingo 28/07, sai de Rio Verde- Go rumo a Goiania- Go. 4 horas de Viagem em Bus e um perrengue.... é amigos kkkk começou ae, perdi o ticket do mochilao e os motor…
Última resposta por Francisco Rafael, -
- 27 respostas
- 11.1k visualizações
Pessoal, essa sexta-feira estou indo para a Bolívia... Então, já abri este tópico que é onde descreverei/relatarei os trajetos da viagem, como um diário de bordo online! Por enquanto, a programação é: Sucre/Potosí/Tarija/Salta (incluindo o trem da nuvem, se estiver aberto)/ Jujuy/ Tupiza/ Salar de Uyuni (com passeio para as lagunas verde e colorada)/ Oruro/ La Paz/ Copacabana e Titicaca/ Rota da Morte/ Cochabamba/Santa Cruz de la Sierra e SP. (Acho que não vai dar tempo de visitar o dpto de El Beni e Pando) Quero dicas também!!! :) Abraços Rafael
Última resposta por joao alexandre, -
- 1 seguidor
- 3 respostas
- 1.7k visualizações
"Vou mostrando como sou e vou sendo como posso. Jogando meu corpo no mundo, andando por todos os cantos. E pela lei natural dos encontros, eu deixo e recebo um tanto. E passo aos olhos nus ou vestidos de lunetas." - (Novos Baianos) Um novo olhar sobre o Mundo. Olá viajantes, Compartilharei com vocês meu mochilão que deu início em Dez/18. Irei compartilhar um pouco de como me organizei nos aproximadamente 45 dias antes do início da Trip, bem como, eu defini "roteiros", datas e claro, financeiramente a jornada. Já li diversos relatos, muitos serviram de inspiração, e um 'algo' que sempre tive em mente é fazer um mochilão roots - até tamb…
Última resposta por hmarinioficial, -
- 2 seguidores
- 127 respostas
- 127.8k visualizações
Olá pessoal! Meu nome é Natália, tenho 21 anos e em janeiro desse ano fiz o clássico mochilão Bolívia-Chile-Peru durante 25 dias. Vim aqui compartilhar com vocês tudo que vi e vivi por aqueles lados e dar algumas dicas também! Primeiro de tudo tenho que agradecer a todos que postam relatos de viagem aqui, realmente ajuda muito. Eu li tantos relatos daqui que quando eu tava nas cidades era como se eu já soubesse onde ficavam as coisas, quais preços negociar com os taxistas.. kkk Deixo aqui meu agradecimento especial ao rodrigovix que escreveu o relato mais famoso aqui do mochileiros! Todos os brasileiros que eu encontrei estavam seguindo o relato dele, é realmente com…
Última resposta por maknim27, -
- 2 seguidores
- 150 respostas
- 44.2k visualizações
[info]Pessoal, essa viagem foi feita em 2009, e muitos dos valores que eu coloquei aqui já estão defasados. Portanto usem o relato para pesquisa de roteiros e cidades, mas não usem os preços como base para o planejamento, para isso procurem relatos de 2011 em diante. Abs, Samantha[/info] [align=center][t1]MOCHILÃO TRUTA[/t1] [t3]BOLÍVIA – PERU – CHILE – BOLÍVIA JULHO 2009[/t3] [/align] [align=justify]Depois de muito tempo guardando dinheiro e planejando o roteiro, fiz essa viagem de 25 dias sozinha em julho de 2009, partindo do Rio de Janeiro. O título é Mochilão Truta porque essa viagem foi uma overdose do peixe do Titicaca. Nesse relato estão valores a…
Última resposta por joanacoelho, -
- 53 respostas
- 31.3k visualizações
INTRODUÇÃO Fala galera! Vou relatar aqui a viagem que fiz com um amigo pela Bolívia (La Paz, Uyuni e Copacabana), Chile (San Pedro do Atacama e Arica) e Peru (Arequipa, Chivay, Cusco e Machu Picchu). Um mochilão pela América do Sul sempre fez parte dos meus planos e a ideia se tornou realidade quando outro amigo (Daniel - DSS, também membro deste fórum) topou! Nossa ideia era simples: juntar dinheiro ao longo de um ano, fechar o roteiro e embarcar pra quase um mês de viagem pelos Andes! Para quem curte conhecer extremos, esta viagem é ideal. As paisagens passam de deserto a neve, lagos a mar, cidades caóticas a vilarejos, vulcões a florestas fechadas, centros hist…
Última resposta por Camila Mamedes, -
- 7 respostas
- 9.1k visualizações
Galera fiz um blog de viagem não tenho muita experiencia então só colei aqui para compartilhar minha viagem incrivel. BRASIL - URUGUAI - ARGENTINA - CHILE Dia 26/12/2016 no aniversario da Bia de 11 anos estaremos partindo rumo a uma aventura incrível, Renato, Sheila, Beatriz e Caio faremos nossa Road Trip por três países serão aproximadamente 17 dias de viagem mais 8 mil kilometros rodando pela America do Sul. Carro: Honda Fit 1.5 2014/15 Flex mas que ira rodar com gasolina calculo uma media de 14.5 km por litro. AQUI COMEÇA NOSSA ROAD TRIP BRASIL - URUGUAI - ARGENTINA - CHILE - PARAGUAI …
Última resposta por renato.souza2, -
MOCHILÃO - BOLIVIA + CHILE + PERU (30 DIAS) CULTURAS, LUGARES, FESTAS, AMORES, PERRENGUES, ETC.. 1 2
por igorp77- 1 seguidor
- 14 respostas
- 7.7k visualizações
Salve Mochileiros, Estou aqui para descrever, relatar, contar, sei lá 😁um pouco ou tudo da minha experiência que tive nessa viagem incrível quem sabe até poder ajudar algumas pessoas que pensam em fazer essa trip. Estava relutante, com muitas duvidas se eu deveria escrever esse relato, mas no final acho que vale a pena contar um pouco das experiências que tive e quem sabe incentivar alguém a começar. Antes de iniciar, tenho apenas que repetir uma coisa que praticamente a maioria das pessoas que finaliza essa trip diz que é: TODO MUNDO TEM QUE FAZER UMA VIAGEM DESSA , , porque é muito foda, você conhece tanta gente, uns lugares de tirar o fôlego, vê umas c…
Última resposta por igorp77, -
- 2 seguidores
- 51 respostas
- 12.9k visualizações
Iniciando a Trip 4 de maio de 2019, Bolívia e Peru TODOS OS VALORES EM DÓLAR. Não colocarei os valores ainda no Brasil, vou me concentrar em valores nesses 2 países apenas, para você ter uma ideia que quanto irá precisar para fazer a sua. Vou postar em dólares para facilitar, no dia que você decidir a ir nesse locais. Amanhã, será o início, já deixo a parte inicial do Tópico, pois irei postar diariamente, todos os finais dos dias. Pretendo ficar 24 dias, se não der para fazer todo o roteiro, poderei ficar mais uns dias para completar. Roteiro que tenho em mente, posso mudar, conforme o andamento da carruagem: Santa Cruz de La Sierra > Sucre > U…
Última resposta por Agusto Botelho, -
RELATO: ARGENTINA (Buenos Aires) e URUGUAI (Colônia, Montevidéu, Piriápolis e Punta del Este) - PREPARE O BOLSO! 1 2 3 4 7
por Juliana Champi- 1 seguidor
- 66 respostas
- 20.6k visualizações
Olá mochileiros! Acabei de voltar de mais uma aventura. Já viajei pra alguns lugares distantes e ainda não conhecia o quintal de casa!!!! Achei que era hora de resolver isso, embora eu ainda sonhe com Japão e Escandinávia! Esta viagem é muito clássica e muito procurada por nós brasileiros, portanto vou tentar dar uma atualizada em valores e opinar sobre o que mudou em relação a relatos do ano passado! Tá tenso o custo desta viagem... PLANEJAMENTO A ordem do planejamento que eu sempre uso: 1) definição do tempo e da cidade de entrada e saída Duas semanas de férias, com cidades base de BAs, Colônia del Sacramento e Montevidéu, se possível nesta ordem ou …
Última resposta por luizh91, -
Peru (Lima e Cusco/Machu Picchu) - com fotos meia-boca - Casal - Uma semana - setembro/2018
por FelipeMendes- 3 respostas
- 2.5k visualizações
Salve, pessoal! Segue um relato de uma viagem breve que eu e minha esposa fizemos ao Peru agora na primeira semana de setembro, aproveitando uns dias livres que conseguimos. Foi tudo decidido muito rápido, mas acho que funcionou bem, pois pegamos dicas de amigos que tinham ido e que nos ajudaram bastante a decidir o que fazer. Passagens Compramos as passagens no Submarino Viagens por pouco mais de R$ 1.500 por pessoa, com exatamente um mês de antecedência (compra em 1º de agosto, início da viagem em 1º de setembro). Em outros dias e horários conseguiríamos preços um pouco melhores - não parece ser impossível ir por R$ 1.300. Mas também pode sair mais caro (voltamo…
Última resposta por Dri123, -
A viagem da minha vida : 5 meses em Bolívia, Peru, Chile, Argentina e Brasil. 1 2 3
por Vitorvenancio12- 2 seguidores
- 23 respostas
- 4.6k visualizações
Sim, você não leu errado. Foram 5 meses. Eu demorei mais do que deveria para começar a contar essa história. Mas acho que devo isso a meus possíveis leitores. Afinal, tive muita ajuda desse site para planejar minha viagem. E acredito que posso fazer o mesmo por alguém. Eu vou tentar fazer um depoimento breve, que seja acessível e ao mesmo tempo divertido. Posso entrar em detalhes, postar fotos. Escrevo, acima de tudo, para partilhar experiências e encorajar quem queira viajar. Espero conseguir contribuir. Meu nome é Vitor, tenho 28 anos. Em 2015 tive a melhor oportunidade da minha vida. Me descobrir e descobrir nosso continente durante 5 meses. Sou enfermeiro, m…
Última resposta por Vitorvenancio12, -
Mochilão La Paz, Uyuni (BOL) – Salta, Córdoba (ARG) – San Pedro do Atacama, Santiago (CHL) - Arequipa, Cusco (PER) 1 2
por Wesley Felix- 18 respostas
- 5.1k visualizações
Mochilão Mochilão La Paz, Uyuni (BOL) – Salta, Córdoba (ARG) – San Pedro do Atacama, Santiago (CHL) - Arequipa, Cusco (PER) “Não tenha medo de morrer feliz, tenha medo de viver triste”. – (Jeison Morais) Porque mochilão? Quando disse para minha família e amigos que iria fazer uma viagem com uma mochila cargueira nas costas ao invés de malas, sozinho, pelo Peru, Bolívia e Chile, e sem data pra voltar, a grande maioria duvidou que eu realmente a faria, essa maioria também questionou os destinos escolhidos e o restante embarcou na ideia dizendo o quanto isso era incrível e como gostariam de fazê-lo, quando retornei alguns quilos mais magro…
Última resposta por joao alexandre, -
- 10 respostas
- 3.6k visualizações
Queria começar esse relato fazendo merecidos agradecimentos a: 1) Deus por permitir que a minha família tivesse saúde para usufruir desses passeios 2) Mochileiros.com (site e usuários) pelas vastas fontes de informações 3) Nokia maps do meu celular Essa viagem foi planejada ao longo de 6 meses, e graças a Deus deu tudo certo para que pudéssemos aproveitar cada momento, desde os mais legais e felizes até os mais penosos. Portanto segue minha ajuda! Dia 1 Saímos às 03:30h da manha de casa e chegamos às 11:20h em Santiago. No vôo a vista da Cordilheira é realmente fantástica, infelizmente ficamos no meio e só podemos aproveitar pela câmera do avião (chiqu…
Última resposta por Wagner Ricarth, -
- 0 respostas
- 1.9k visualizações
INFORMAÇÕES GERAIS DO PERU E BOLÍVIA (2015) Visto: dispensa de visto por até 90 dias no Peru; e por até 30 dias na Bolívia Passaporte: deve ser válido no momento de entrada; permitida entrada com RG Vacinas: não há exigências Quando ir: para visitar Machu Picchu e Uyuni, de abril a setembro, por conta das chuvas Capital: Lima; Sucre Moeda: NOVO SOL ou Pen (S/); e BOLIVIANO ou BOB ($b) Idioma oficial: castelhano e aimará; espanho, quechua, aimará, guarani e uma variedade de língua indígenas Cod. telef…
Última resposta por mspriscila, -
- 7 respostas
- 2.2k visualizações
Fala galera, tudo bem com vcs? Nas minhas férias fiz uma viagem de 7 dias entre o Uruguai e Argentina com a minha namorada. Se gostei? Amei! foi bom d+! Como que a idéia surgiu? Bom, sempre tive muita vontade de fazer um mochilão pelo Uruguai inteiro, e tinha um fascínio enorme por Punta del Este,e zero vontade de conhecer Buenos Aires. Sempre a tive como um destino muito batido e com pouco apelo natural, que é o que mais me fascina. Já a minha namorada @sassaviajante, era louca para conhecer Buenos Aires e ir a um show de tango. Queríamos um destino de inverno e a grana era curta para lugares mais badalados como Bariloche, Ushuaia, Puerto V…
Última resposta por luizh91, -
- 3 respostas
- 3.7k visualizações
Segue o curto roteiro saindo de Porto Alegre e passando por pontos no Uruguai e Argentina. No final tem o valor gasto com cada passagem. Vamos lá... chegou o grande dia, na verdade nem acredito ser tão grande assim, mas mudanças, troca de hábitos ou qualquer atividade que permita sairmos da rotina é sempre bom, pois é mais uma oportunidade de aprendermos com nossos semelhantes. A possibilidade de desfrutar um período mais longo fora do dia a dia de trabalho surgiu no início de Dezembro, mas como um bom procrastinador que sou comecei a arrumar as malas somente no final da tarde, algumas horas antes de pegar o primeiro de muitos ônibus que iriam definir ess…
Última resposta por LeleMori, -
Mochilão pela Bolívia/Chile/Peru/Bolívia .. Junho de 2017 .. 15 dias é possível .. com gastos, fotos, dicas e exemplos. 1 2
por Rodrigo Fenato- 13 respostas
- 23k visualizações
* Youtube - Fenato Sai da Bolha - https://www.youtube.com/user/Fenatorodrigo * Face - https://www.facebook.com/rodrigo.fenato * Algumas fotos estarão com data errada. * Os gastos que fecham cada dia, são sempre de duas pessoas, eu e Arizinha. * Estou com dificuldade para manter do 10° dia para frente formatado, qualquer coisa avisem. Boa leitura ! Galera, assim como consegui muitas informações sobre a viagem, baseado nos relatos que encontrei aqui (salve Bárbara Fabris), vou tentar ajudar aos que estão procurando fazer mochilão mas estão com pouco prazo. Para ser exato, foram 15 dias, confesso que um pouco corrido, mas para quem não tem esc…
Última resposta por Rodrigo Fenato, -
- 3 respostas
- 2.8k visualizações
Período: 11 a 16/08/18 Pessoas: 8 adultos e 3 crianças (2, 5 e 6 anos) Passagens: Latam – voo direto SDU a FOZ. Hotel: Tarobá – muito bom. Hotel com boa estrutura: área para crianças, piscina, guarda volumes, sala de repouso, sala de TV, agência de viagem, loja, cadeira de massagem, outros. Boa localização, limpeza e equipe muito atenciosa. Normalmente, compro tudo separado, mas comparando os preços, compensou fazer pela Decolar que trouxe voo direto e hotel de boa qualidade, podendo parcelar em 10x. Preços – maioria do Ticket Loko Roteiro dia a dia: Dia 1 (sábado) – pegamos ônibus 120 em direção ao Terminal de Transporte Urbano (TTU), v…
Última resposta por PriAbdias, -
- 1 seguidor
- 4 respostas
- 2.2k visualizações
Olá amigos, voltei este ano com mais uma viagem e de volta à Patagônia. A primeira foi Ushuaia e agora foi a vez de El Calafate (ARG), El Chaltén (ARG) e Torres Del Paine (CHI). Foi uma viagem para a liberdade das trilhas, mesmo sabendo que algumas seriam dolorosas já que tenho problemas no joelho, mas valeu cada dorzinha. Para quem gosta de estar ao ar livre, vendo a natureza na sua forma mais pura e linda, recomendo esta viagem, mais especificamente El Chaltén 👣👣 Vamos às dicas e narração dos fatos mais importante que vivenciei. Fotos não são tá importantes, já que se pesquisae no Google encontra mais bonitas que as minhas, mas colocarei algumas no final…
Última resposta por Ana Caroline Cunha, -
- 13 respostas
- 3.2k visualizações
Tá, então foi assim: Eu nunca tinha viajado pra fora e queria viajar durante todo o período das minhas férias. Escolhi a Argentina e Uruguai porque tem a proximidade linguística, e porque tem muita dica de brasileiros. Também vi o que tinha pra visitar e achei que poderia ser bacana. E foi. Como é um par de destinos bem manjado, vou primeiro fazer o relato + fotos e depois as dicas de app, sites, câmbio e outras coisas. Pra quem estiver fazendo a primeira viagem pra lá, pode faler a pena conferir esse tópico. Quando eu falar de preços, vou usar a moeda local. O câmbio da época era mais ou menos o seguinte: 1 USD = 3,5 BRL; 1 BRL = 4,9 ARS = 8 UYU
Última resposta por renan-de-oz, -
- 1 seguidor
- 6 respostas
- 8.4k visualizações
Oi pessoal, em janeiro, eu, Bruno, minha namorada, Karine, e um casal de grandes amigos, Matheus e Sara, fizemos um mochilão pela Bolívia,Peru e Chile, durou 22 dias e fizemos varias cidades. Nos apresentando : Esse mais da direito sou eu, Bruno, do meu lado a Karine, Sara e Matheus respectivamente, somos estudantes e moramos no Acre, na cidade de Rio Branco. Agora nosso trajeto : Como somos do Acre, ficou fácil pra gente sair ou pela Bolivia ou pelo Peru, mas como moramos muito perto dos destinos principais, para não repetir cidades escolhemos pegar um voo de Cobija, na fronteira Brasil-Bolivia até o Uyuni, que foi onde começou nossa…
Última resposta por Míria Oliveira, -
- 4 respostas
- 1.6k visualizações
RELATO_TRIP_-_@der_wanderlust.pdf
Última resposta por João Pedro Carvalho, -
Viagem de carro Brasil - Uruguai - Argentina - Chile e Paraguai + trekking curto Aconcágua sem guia 1 2 3
por Claudia Ggre- 26 respostas
- 14.8k visualizações
Fizemos essa essa viagem de carro, meu namorado eu, em março/13. Foram 21 dias viajando, sendo que por 03 dias fizemos um trekking no Aconcágua e creio que será interessante pra quem pretende se aventurar por lá sem guia. O custo total da viagem ficou em R$ 6.859,00, contado com seguros, "permissos", mapas para GPS, ficando de fora pequenas lembranças e presentinhos que cada uma comprou. O dólar turismo na época estava em torno de R$ 2,11 e o peso argentino R$ 2.40. 01/03/13 – São José do Rio Preto/SP a Marialva/PR Saímos de São José do rio Preto em 01/03/13 as 18 horas, abastecemos e seguimos viagem com destino a Marialva, no caminho nos deparamos com a primeira…
Última resposta por LEANDRO MARCOLINO VIEIRA, -
- 90 respostas
- 40.9k visualizações
Olá Mochileiros!!!!! Após alguns meses vou relatar meu mochilão..... Sempre quis viajar sozinha, fazer um mochilão e finalmente tive coragem e dinheiro . Ano novo VIDA NOVA.....conversando com minha amiga Debora s2 pensei Por que não ir!!! Comecei a procurar relatos aqui no mochileiros, e no Google e achei vários relatos maravilhoso, todos detalhados.... Rodrigo Vix melhor relato ever!!! TEMOS UM GRUPO NO WHAT´s (e a maioria virou amigo) que acompanhou meu mochilão ao vivo praticamente, todos os meus perrengues, choros, risadas, fotos, desafios!! não seria ninguém se não fosse o Márcio e o Leo ao me colocarem ness…
Última resposta por Alírio Soares, -
- 3 respostas
- 7.2k visualizações
Pra iniciar o topico, quero deixar claro que estou criando este relato quase que como uma obrigacao, pois ja suguei muito este site, e creio que tenho que compartilhar algumas coisas tambem. Nao vou colocar acento, pois este teclado aqui eh um pouco esquisito. Atraves de dicas aqui do mochileiros.com realizei meu primeiro mochilao em dezembro2007 e janeiro2008, 40dias pela bolivia chile e peru, o roteiro foi: Cuiaba, Caceres, San Matias, Santa Cruz, Sucre, Potosi, Uyuni, San Pedro de Atacama, Calama, Arica, Tacna, Arequipa, Lima, Huaraz, Lima, Ica, Cusco, Puno, Copacabana, La Paz, Santa Cruz, Corumba, Campo Grande, Rondonopolis. Nao tenho detalhes de preços nem vou de…
Última resposta por Alinemira, -
- 2 seguidores
- 9 respostas
- 5.9k visualizações
Hey galerinha, depois de quase 9 meses meu roteiro nasceu 😂 Durante o próximo mês vou compartilhar por aqui meu roteiro pela América do Sul ( Bolívia, Chile, Peru) de forma detalhada e no instagram em um formato mais compacto. Quem quiser me seguir no instagram e já pegar algumas dicas, fiquem a vontade vocês me acham lá como @Mochilaetc . Link: Mochilaetc Está com viagem marcada e ainda tem alguma dúvida ? Pode me mandar mensagem que tento ajudar 🤩 Antes de começar, gostaria de agradecer a Maryana Teles do Vida Mochileira por todas as dicas ❤️ e por ter me inspirado a escrever esse roteiro o mais detalhado possível. IMPO…
Última resposta por Carol Magnoni, -
- 6 respostas
- 3.6k visualizações
Em outubro de 2016 descobri que tiraria 20 dias de férias em Janeiro de 2017, alta temporada, comecei a pesquisar passagens aéreas para qualquer lugar e todas já estavam com um preço bem acima do que eu estava disposto a pagar. Já sabia que tinha linhas de ônibus que iam de São Paulo até Santiago, mas nunca tinha realmente cogitado encarar essa aventura, então eu pensei: Por que não? E mais, se já ia encarar 56 horas de viagem eu poderia até dar uma passadinha em Buenos Aires já que é no meio do caminho (mais ou menos, mas foi a desculpa que eu dei pra mim mesmo). Com o destino já escolhido é hora da preparação. Atualmente exitem duas empresas que fazem o traj…
Última resposta por Tadeu Pereira,