Mochilão América do Sul - Relatos de Viagem
Mochilão América do Sul: Relatos de mochilões por vários países da América do Sul. O clássico Mochilão Bolívia, Chile e Peru em 30 dias e muitos outros roteiros pelas rotas sul-americanas.
1186 tópicos neste fórum
-
- 2 respostas
- 3.1k visualizações
Olá pessoal.. Vou tentar relatar aqui, com algumas fotos, a minha viagem pela Bolívia e Peru, para que assim eu possa contribuir com os mochileiros que quiserem seguir esse roteiro, assim como muitos, que através dos seus relatos contribuíram comigo. Bom foram vários meses de planejamento para definir o roteiro, gastos, lugares, passeios etc.. Essa sem sombra de dúvidas foi uma das partes mais importantes das viagem, e (pelo menos para mim) muito prazerosa, já que, estava vivendo na teoria, o que logo mais viveria na prática, mas chega de lenga lenga e vamos para o relato. Ahhhh, eu programei a viagem para ir sozinho, mas tive a surpresa da companhia do meu irmão, Henriq…
Última resposta por André - RP, -
- 2 respostas
- 1.6k visualizações
Olá pessoal, venho relatar minha recente viagem de carro, realizada em janeiro de 2013, para a Argentina e Uruguai. Saí de Botucatu, SP, onde resido, com destino a Curitiba. Fomos eu, minha esposa, meu filha de 18 anos e minha filha de 9. Fomos com nossa Pajero Sport a diesel. Em Curitiba, como é tradição, jantamos no Restaurante Madalosso, em Santa Felicidade. Passamos um dia na cidade, que tem muitas coisas para se ver, principalmente o Jardim Botânico, imperdível! Fomo, então em direção a Buenos Aires, parando para pernoitar em Ijuí, RS. Uma dica: nesta época há muitos argentinos vindo ao Brasil, por isso, os hotéis costumam a ficar lotados. Façam reserva prévia. Passa…
Última resposta por ze luis botucudo, -
Mochilão Bolívia, Chile e Peru - 20 dias sozinha e um pouco mais de R$2500,00 (fotos) 1 2 3 4 7
por NessaMariano- 65 respostas
- 27.7k visualizações
Hola amigos mochileiros, Depois de ter pesquisado muito, lido muitos depoimentos e me divertido com eles, achei importante compartilhar com vcs um pouquinho do que foi minha trip, as experiências boas, engraçadas e algumas menos engraçadas, na verdade alguns perrengues...faz parte neh! Sou paranaense, tenho 26 anos, e resolvi fazer meu primeiro mochilão sozinha.Falo isso para as meninas que estão lendo esse depoimento, estava meio encanada inicialmente, mas vão por mim, lá vc descobri que não é a única e que já sabemos nos cuidar, então um pouquinho de senso de perigo já te salva de muitas . Estava meio estressada do trabalho e como todo ser precisava de paz um pouco…
Última resposta por NessaMariano, -
- 1 resposta
- 1.2k visualizações
Fala galera chegou a hora de contribuir com o site mochileiros, a nossa viagem de 27 dias pela Bolívia, Chile, Peru e um fds. pra fechar a viagem e relaxar em Buenos Aires. Quando entrei na primeira vez neste site obtive muitas informações importantes, que até fizeram me incentivar a viajar, então nada mais justo, que eu colocar as minhas impressões e experiências desta viagem inesquecível por parte da américa do sul. Primeiramente, vamos começar do "início", rsrs. Apresentaciones, meu nome é Rodolfo Teixeira, moro em Porto Velho/RO, em dezembro de 2011 uma amiga (Thais) me convida pra fazer essa viagem, tdo certo enfim tinha alguém com quem viajar, já que não é todo…
Última resposta por olv.ok, -
- 180 respostas
- 33.9k visualizações
Bom galera, como todos sabem antes de qualquer trip buscamos ajuda e dicas aqui no mochileiros... comigo não poderia ser diferente. Depois de ter vivido essa “aventura”, espero ajudar vcs, principalmente as mulheres que ainda tem medo de encarar uma trip sozinha. Decidir fazer essa viagem e confesso que o que me encorajou foi esse maravilhoso site e a ajuda do Leo RJ, (valeu meu querido). A primeira coisa que fiz foi pensar nos dias que tinha disponível para essa viagem e depois comprar as passagens. Decidi ir por Lima e retornar tbm por la, já que sendo assim sai mais barato. Pesquisei nos sites os preços da parte aérea e resolvi tbm ir em uma agencia de turismo para ve…
Última resposta por Dâmaris Rodrigues, -
- 28 respostas
- 3.4k visualizações
Primeiro gostaria de agradecer a todos que me ajudaram, sejam diretamente: emantello, Gabriella%20Talamo, Dri.Rutka, Sorrent, e a aqueles que postaram seus relatos, na melhor experiência da minha vida! Meu mochilão teve início em 02/02 e a volta estava marcada para 23/02. Isto mesmo! Seriam 21 dias para percorrer 3 países e muitas atividades agendadas com meu noivo e minha prima. Com isso, logo de cara, já quero deixar algumas dicas bobas mas MUITO valiosas... 1. Não tente abraçar o mundo! Pegue leve no seu roteiro, deixando pelo menos um dia para o belo descanso a cada 10 dias de trip... você realmente vai precisar! 2. Esteja preparado financeiramente, e…
Última resposta por marciliomodesto00, -
- 9 respostas
- 9.9k visualizações
Os gastos são referentes a viagem que realizei com minha esposa entre 23/12/2009 e 07/01/2010. O roteiro foi o seguinte: 23/12 - Joinville / Curitiba 24/12 - Curitiba / Guarulhos / Lima 25/12 - Lima / Cusco 26/12 - Vale Sagrado 27/12 - Cusco / La Paz / Copacabana 28/12 - Isla del Sol 29/12 - Copacabana / La Paz 30/12 - Tiwanaku 31/12 - La Paz / Cusco 01/01 - Machu Picchu 02/01 - Cusco / Lima 03/01 - Lima 04/01 - Lima 05/01 - Lima 06/01 - Lima / Guarulhos 07/01 - São Paulo / Joinville Para melhor visualização, clicar sobre as planilhas e em seguida no símbolo de maximizar no canto inferior direito. Abraço a todos Paulinho
Última resposta por paulinho-joi, -
- 3 respostas
- 1.7k visualizações
First things first: Fiz essa viajem no ano passado,durante o mês de março e sei que estou muito atrasado pra fazer um relato, mas precisava retribuir a ajuda que me deram aqui no fórum. Por isso, não se baseiem nos valores (caso eu cite algum) pois estarão desatualizados. Em resumo essa foi uma viajem muito importante pra mim, um divisor de águas! O primeiro vôo de avião, a primeira viajem pra fora do meu país, a primeira vez acampando, primeiro trekking e por consequência os primeiros grandes desafios vencidos. A empolgação e ansiedade do 'antes' quase não cabiam na minha cabeça, a satisfação e o cansaço do 'depois' então...Enfim, desde a preparação até o fim da …
Última resposta por Ramon H, -
- 1 resposta
- 933 visualizações
Demorou mas começou a sair Primeiro queria agradecer a todo pessoal que esteve viajando pelo mesmo roteiro que eu e deixou informações valiosas aqui no site. Em especial ao Pedro_Costa que me enviou muito solicitamente o detalhamento do roteiro que ele e a esposa fizeram em lua de mel! Enfim, antes de começar a falar do dia a dia, quero deixar um pouco do que foi a preparação (correria total) e como foi ser contaminado pelo Vírus que é mochilar (esse ai é igual hepatite pegou cabou). Bem, o que é ser contaminado pelo vírus, cara e uma sensação boa, tudo começa com aquele amigo maluco que sai do Brasil e passa um mês perambulando pela Bolívia, Peru e Chile, qu…
Última resposta por Jackaomello, -
- 1 resposta
- 856 visualizações
Viajei com uma amiga e um amigo para um mochilão pela Bolívia e o Chile. Foi nossa primeira experiência. Acabamos esquecendo de postar nossas constatações sobre a viagem e ajudar a galera daqui. Vai a primeira contribuição: nosso roteiro. Mochilão Roteiro 1.xls
Última resposta por MonicaCury, -
- 0 respostas
- 1.1k visualizações
Sempre fui apaixonado por viajar, conhecer novas pessoas, novos países e novas culturas. Foi quando fui estudar medicina na bolivia e tive a oportunidade de fazer meu primeiro mochilão. Sempre via relatos de pessoas que faziam esse tipo de viajem de mochila por dias e dias percorrendo vários países e varias cidades, e ficava encantado com os lugares por onde passavam. Muitos desconhecem a respeito desse tipo de viajem, pelo fato de não conhecer uma pessoa que já a tenha feito ou imaginam que seja necessário um dinheiro absurdo para fazer tal percorrido. Primeiro de tudo eu tive em mente as principais cidades por onde passar, nesse estilo de viajem temos dois tipos de rec…
Última resposta por Christopher Mochileiro, -
- 5 respostas
- 2k visualizações
Bom, um amigo meu me pediu um e-mail com dicas pra essa viagem, que eu fiz em julho do ano passado, ai eu pensei porque não postar aqui no mochileiros, já que o site me ajudou muito. Antes de começar só umas observações. O nosso plano inicial era pegar o trem da morte e voltar por Lima, mas como a passagem de volta de Lima para São Paulo estava muito cara (tipo uns 800 dólares) a gente decidiu voltar também por Santa Cruz, que a passagem sai bem mais barata, não passou de RS 450. Então na verdade a gente foi seguindo até Lima e depois voltou pra Santa Cruz (de Arequipa que ta bem mais perto da fronteira com a Bolívia) meio que num diretão de ônibus. Eu fui eu e mais uma a…
Última resposta por Aline Pettinate, -
Peru e Bolívia juntos 1 2 3
por Dete- 29 respostas
- 7.8k visualizações
Meu primeiro desejo era conhecer Machu Picchu. Comecei a buscar informações. Pedi também ajuda na época ao amigo e mochileiro Mike Weiss e ele me disse que eu não poderia perder Puno e que Ilhas Flotantes também era imperdível. Então criei aquela duvida poxa agora eu tenho que fazer o Peru inteiro. Comecei a buscar preços de passagens Rio - Lima e me preparei para fazer mais cidades recomendadas pelo meu amigo. Mapas sempre me despertam (acho muito legal fazer isso!) e fiquei observando tudo aquilo: Inseri no meu roteiro as recomendações do amigo e continuei a olhar pro mapa. Passei por um segundo estagio o de investigação. E eis que derrepente eu de…
Última resposta por Dete, -
Extremos da America do Sul !32.000km,100 dias, 12 paises incluindo as Guianas!em uma Defender 110! 1 2 3
por landsul- 21 respostas
- 4.6k visualizações
Ola a tds ! Gostariamos de compartilhar nossa aventura pela America do Sul com tds que tem o mesmo desejo de conhecer novos horizontes... Ja havia feito algumas viagens para Argentina,Chile,Bolivia,Paraguai e tinhamos muito desejo de conhecer os outros paises da America do Sul e pesquisando na Internet nao encontramos ninguem que tivesse feito de uma so vez,de carro,comendo e dormindo no veiculo...tds os paises da America do Sul com as Guianas incluidas ! Ai nos despertou...o porque nao fazermos os dois extremos,norte e sul,e tbm as desconhecidas Guianas? Passamos alguns meses nos organizando,equipando o Envocado,nosso Defender 110 e finalmente partimos rumo ao descon…
Última resposta por roarri, -
Chile e Argentina - 17 dias Mar/2012 - Santiago, Pucón, San Martin, Bariloche e Puerto Montt
por Daniel Solano- 8 respostas
- 7.6k visualizações
[t1]Chile e Argentina - 17 dias Mar/2012 - Santiago, Pucón, San Martin, Bariloche e Puerto Montt[/t1] [align=justify]Olá pessoal!!! Gostaria de deixar aqui o relato da minha viagem como uma forma de retribuir toda a ajuda que já obtive aqui. Desde que conheci este site, tenho planejado e curtido muito mais as minhas viagens. Esta foi minha primeira viagem internacional e aproveitei bastante graças às dicas de vocês. Valeu galera! Foi uma viagem de 17 dias pelo Chile e Argentina, ficamos hospedados em 5 cidades, perfazendo o seguinte roteiro: Santiago, Pucón, San Martin de los Andes, Bariloche e Puerto Varas, mais as cidades que visitamos de carro. A viagem foi p…
Última resposta por isabela vs, -
- 7 respostas
- 5.1k visualizações
Mochilao - Bolívia/Peru - Jan/2013 Dia 14 a nossa viagem começa como mochila de burgues, com a gol até Campo Grande e com a Andorinhas até Corumbá. Nos hospedamos na casa missionária do irmão Diego. Estava tão calor aquele dia que tivemos que dormir a céu aberto com os colchões no quintal dia 15 tomamos o trem da morte com destino a santa cruz. Esse dia foi extremamente divertido: conhecemos um botânico chamado Mario que só sabia falar de Cochabamba. em um momento estávamos jantando e falando sobre o metrô de nova iorque quando o senhor mario disse "mas em Cochabamba..." eu e o marcelo bem que tentamos mas não conseguimos segurar a crise de riso. em um segundo…
Última resposta por MauroBrandãoo, -
La Paz, Cusco (Vale Sagrado e Machu Pichu), Salar Uyuni - 18 dias, agosto e setembro 2010 1 2
por ednardo ferreira- 16 respostas
- 3.9k visualizações
Apresentação Olá! Esta viagem era um velho sonho. Daqueles que poderiam ter sido feitos a muito tempo e que vim empurrando com a barriga! Mas chegou a hora! Podia, queria, devia, precisava, sonhava! E a fiz! E posso assegurar que foi muito abençoada e em tudo que é sufoco Deus deu aquele empurrão para resolver os abacaxis! Esta página pretende ser um agradecimento a todos que postaram dicas na Internet a respeito desta viagem. Vim trazer também minha contribuição. E é um diário para que eu mesmo possa relembrar no futuro o que passei! Para tanto, consultei os gentis e atenciosos relatos de amigos e de pessoas da Internet, em especial no sítio http://w…
Última resposta por juscelinojunior, -
21 dias passando por Lima, Cusco, Machupicchu, Arequipa, Arica, Atacama, Salar de Uyuni e Salta
por lu_de_roberto- 2 respostas
- 3.2k visualizações
Em novembro/11 fiz um mochilao de 3 semanas, passando por: Peru/Chile/Bolivia/Argentina. Resumindo um pouco dessa viagem, em que aproveitei muitas dicas daqui... Antes de começar, pra fins de conversão: R$1 = s./1,2 = CLP250 = BOL 3,5 = ARS 2,5 Dia 1: Lima Peguei a passagem de ida com milha da Avianca. Volta e meia eles tem promoçao de 2x1 para comprar milha e o trecho RioxLima direto estava por 9mil e custou 150USD (menos de 300R$). Foram 5h de viagem e chegando no aero saquei um pouco de Soles. O hostel escolhido foi o Loki (s./40 diária, quarto quadruplo feminino com banheiro) e reservei o taxi com eles mesmo. Chegando lá, morta de fome, almocei no El Bigote, um…
Última resposta por NIZARA, -
- 15 respostas
- 3.8k visualizações
Fiz essa viagem em julho de 2012, 90% do meu roteiro original fiz atraves do fórum, acompanhando diversos relatos de pessoas com destinos semelhantes ao que eu tinha em mente o que facilitou bastante pra mim. Gostaria de agradecer a toda a comunidade ativa do mochileiros.com e estou aqui pra fazer uma pequena contribuição, que talvez ajude, principalmente aos marinheiros de primeira viagem, como eu. Combinei com várias pessoas aqui do mochileiros, e outros amigos por fora também, mas na hora H todo mundo tem uma desculpa e pula do barco, era pra termos ido num grupo de 4, mas acabei indo só com uma pessoa que conheci aqui no fórum mesmo, mas seja viajando sozinho ou…
Última resposta por luiz.clarke, -
Lima, Cusco, Copacabana, La Paz, Uyuni, San Pedro, Santiago, Mendoza e Buenos Aires – 30 dias
por Keila Gomes- 8 respostas
- 4.5k visualizações
Eu e meu namorado mochilando pela America do Sul. A viagem foi mais que perfeita, e como mochileiros de primeira viagem temos que agradecer muito por tudo ter dado muito mais do que certo! Devo 80% do nosso roteiro aos relatos de viagem aqui no Mochileiros, então nada mais justo de deixar essa experiência registrada com algumas dicas Visio-Mochilao_America_do_Sul_vFinal.pdf LIMA Lan Peru – usamos milhas Miraflores é bem bonitinho e limpo, cheio de pracinhas e tal. Como ficamos apenas um dia, aproveitamos para passear a pé. Fomos ao shopping Larcomar, que é aberto de frente para o mar. Sendo brasileiros, a praia não impressiona, mas tem umas vistas leg…
Última resposta por Ale Siqueira, -
- 49 respostas
- 7.9k visualizações
Olá pessoal, eu estive por aqui no ano passado e começo desse pedindo opiniões e ajuda, por isso volto pra contar sobre o nosso primeiro mochilão. Deu tudo certo e amamos a viagem. Foram 19 dias, incluindo ida e volta e 11 cidades. Nosso roteiro deu super certo! Eu tenho um blog e estou escrevendo pra lá (www.viajesim.com) então vou postar aqui à medida em que for escrevendo pra lá, ok? Quem quiser ver as fotos aparece por lá (não sei postar aqui hehe) Nosso mochilão foi perfeito! Já estamos de volta do nosso primeiro mochilão. Foi tudo muito melhor do que esperávamos. Nosso roteiro funcionou, nos viramos bem com a pouca bagagem -(as duas mochilas totali…
Última resposta por jackelinemota, -
- 1 resposta
- 1.3k visualizações
Este ano resolvir passar minhas férias na Patagoni a Agentina, nossa o lugar e show de bola, as paissagens incriveis, valei muito a pena todos minutos naquelas cidades, segue abaixo algumas digas, se alguem tiver indo pra la, e quizer mais algumas informaçoes estou a disposiçao (anota ai meu msm cristhianerj@bol.com.br). Pecorrir de ida e volta um total de 7500km, de 19 dias de ferias 4 deles passei dendtro de onibus. 1 - Dia 17/06 - Rio de Janeiro / Buenos Aires Hostel Che Largato em San Telmo - Diaria R$ 20,00 reias 2 - Dia 19/06 - Buenos Aires / Ushuaia Onibus leva umas 48 horas de viagem no total - R$ 320,00 ida Hostel Antartica - Diaria R$20,00 …
Última resposta por Ju_Delgado, -
- 9 respostas
- 1.4k visualizações
Os relatos que li aqui no site foram fundamentais para as tomadas de decisão antes e depois da minha viagem. É por isso que eu podia estar roubando, podia estar matando...mas estou aqui fazendo o meu relato para vocês Foram 3 países em 3 semanas: BOLÍVIA, PERU e CHILE, segundo o seguinte roteiro: PREPARAÇÃO PARA A VIAGEM Se você for um(a) ansioso(a) marinheiro de primeira viagem como eu, vai passar meses pilhado (a) lendo os relatos de outros viajantes, para montar a sua trip direitinha. O problema é que eu li tanta coisa que quando chegou a hora de montar tudo acabei me enrolando e perdendo um monte de informações. Por isso, não seja um (a) jumento(a)…
Última resposta por Aletucs, -
- 0 respostas
- 4k visualizações
Vou contar como foram minhas férias de Dezembro-2010, que foram inesquecíveis... Sempre quis conhecer Buenos Aires, eu sabia que podia ser uma viagem relativamente barata e que não era necessário ficar pelo menos 4 ou 5 dias para aproveitar tudo, só que queria ficar uns 10 dias, então decidimos adicionar mais 3 destinos na nossa viagem: Colônia Del Sacramento uma cidadezinha do Uruguai super simpática, Mendoza a maior produtora de vinhos argentinos e Santiago. Com esse acréscimo acabamos aumentando os gastos com a viagem, (vejam os valores são totais para 2 pessoas): - Passagens: R$ 3.558 - Hoteis: R$ 1.837 - Alimentação, Taxi, Compras: R$ 3.000 Valor total: …
Última resposta por Kamilinha_BH, -
- 2 respostas
- 1.3k visualizações
Sempre em minhas viagens tento faze la o mais barato possível, e como tenho algumas facilidades de deslocameno gratuito, isto me facilita muito a vida e o orçamento e por isso, aproveito tudo q posso. Nesta viagem não foi diferente. Fiz a viagem para Cuzco via Rio Branco AC. De lá, parte um onibus de 3f a Domingo para Cuzco, ao custo de R$ 140. 1o Dia- O onibus parte sempre as 10h. A Rodoviaria de RB e muito pequena e não tem como não achar o estande onde se vende a passagem. Os gastos desta viagem devem ser levados em consideração a partir de Rio Branco, AC. , pois de SP ao RB não paguei passagem, a partir dai os gastos foram por volta de R$ 1.200 O trajeto l…
Última resposta por Luiz Pinheiro Jnr, -
Chile y Argentina - Mar/2013 - Santiago / Pucón / Puerto Varras / Vina Del Mar/ Valparaíso / Mendoza
por MMeds- 0 respostas
- 1.2k visualizações
Salve Salve mochileiros... Vou descrever um pouco de minha viagem ao Chile e Argentina de 09/03 à 24/03 de 2013 - 15 dias As cidades visitadas foram Santiago, Pucón, Puerto Varas, Vina Del Mar, Valparaíso e Mendoza na Argentina Tentarei ser sucinto ao máximo e apontar os pontos realmente relevantes que possam ser utéis aos companheiros Nossa viagem foi no estilo “seja o que Deus o quiser” tínhamos como planejamento a passagem de ida para o Chile, a de volta para o Brasil e uma ideia de onde queríamos ir. SANTIAGO Chegamos no aeroporto por voltas das 13h de TAM.. Dica: Câmbio Eu sempre li em outros tópicos que a melhor forma de câmbio seria já levar pesos ch…
Última resposta por MMeds, -
Olá Pessoal segue meu relato sobre meu Tour com meu amigo Erlan pela patagônia argentina agora no mês de outubro de 2008. Resolvi fazer esse relato após muitos colegas foristas me perguntarem e pedirem dicas sobre a viagem. Vou dividir o relato por tópicos entre as cidades que visitei (Buenos Aires - Ushuaia - El Calafate - El Chalten), reservando um post para cada cidade. Quem precisar de informações adicionais fique livre para perguntar! Dê preferência pelo forum ao invés do meu e-mail ou msn, pois a sua dúvida pode ser a mesma do colega forista. Abraços, Marcos
Última resposta por noiscasa, -
Olá, pessoal. Como forma de agradecer a ajuda recebida aqui do Fórum, seja indiretamente, pelos posts lidos, seja diretamente, pelas respostas fornecidas pela Marina, posto aqui um relato da viagem. Agradecimentos especiais a ela e ao Peri. O roteiro original faria um tour pelas cidades de Lima, Ica, Arequipa, Puno/Copacabana, Cusco e Lima novamente. Contudo, após sugestões (que veremos acertadas), “inverti” o roteiro, fazendo Lima, Cusco, Puno/Copacabana, Arequipa e Lima. Ica acabou cortada do roteiro por razões de gripe. Um infortúnio. A viagem ocorreu durante 15 dias, de 31.01 a 14.02.2012. No dia 14 o vôo saiu cedo de Lima, então foram 14 dias “cheios…
Última resposta por PÉRI1502429276, -
Ola amigos mochileiros antes de tudo gostaria de pedir desculpas pela demora. Bom estou um pouco embriagado, acabo de chegar de uma festa e como não tenho mais desculpas acho que o mínimo que faço pelo site é publicar meus humildes relatos, vai que alguém aproveita algo para sua próxima viagem. Eu viajei em Agosto de 2012 com mais duas pessoas que conheci no site Anne(Anne Kulik) e o Rafael. Ficamos 25 dias no Chile e Argentina principalmente a parte da Patagônia. Vamos ao inicio resolvi escrever o relato pq estou planejando minha segunda viagem agora Bolívia e Peru em Abril de 2013 com mais 4 pessoas confirmadas ate o momento.. e como as informações estou buscando…
Última resposta por Franciney, -
- 1 resposta
- 2.2k visualizações
Olá pessoal, meu relato trata da viagem de carro que fiz em dezembro de 2009 saindo de Blumenau, no estado de Santa Catarina com destino a Ushuaia, viagem que fiz sem documentos obrigatórios de identificação (identidade e/ou passaporte) para poder entrar no argentina e também no chile ou qualquer outro país do mundo. Me referi a argentina e chile porque foram os países que atravessei aduana para chegar ao destino final, Ushuaia. No fim deste relato postei links de fotos e documentos que comprovam minha história. Bom, um ano antes da viagem eu e 2 amigos, busa e musse (apelidos), iniciamos o planejamento da viagem, conforme organizado no decorrer do ano, partimos …
Última resposta por Aline.Pires,