Mochilão América do Sul - Relatos de Viagem
Mochilão América do Sul: Relatos de mochilões por vários países da América do Sul. O clássico Mochilão Bolívia, Chile e Peru em 30 dias e muitos outros roteiros pelas rotas sul-americanas.
1186 tópicos neste fórum
-
- 0 respostas
- 911 visualizações
Este relato é para ajudar aqueles que estão pensando em mochilar a perderem o medo e se lançar de uma vez nessa aventura!!! Já faz algum tempo que fiz essa viagem e é provável que eu não lembre de todos os valores, nem tão pouco das datas com precisão. Decidi fazer meu primeiro mochilão e ainda por cima sozinho, iniciei minha viagem a partir de Belém do Pará de onde peguei um voo com um monte de escalas para foz do iguaçu, ao chegar no aeroporto de Curitiba percebi que tinha cometido um enorme erro de não ter colocado uma roupa um pouco mais quente . Sair de Porto de Moz no Pará onde sempre faz calor acima dos 25 pra qualquer temperatura próximo dos 12 já é um…
Última resposta por Jardson, -
- 1 seguidor
- 102 respostas
- 8.9k visualizações
Bem pessoal primeiramente gostaria de agradeçer a toda ajuda que obtive no site mochileiros que foi essencial para que a trip fosse sem maiores problemas,e gostaria de alguma forma retribuir com alguma informação para quem planeja fazer essa viagem que foi inesquecível,e quem estiver pensando em ir nem pense vá mesmo pois são países maravilhosos cultura maravilhosa e paisagens surreais,primeiramente fiquei com medo de ir sozinho mas havia lido muito aqui no site que é perigoso,perrrengues etc,que você passa mal com comida com tudo soroche,não senti nada com relação a altitude de la paz apenas um cansaço nas ladeiras mas pra isso tem a folha de coca hehehe e a comida meu …
Última resposta por nanyne, -
- 0 respostas
- 767 visualizações
Olá, amigos! Gostaria de divulgar um blog que comecei recentemente sobre uma viagem entre Venezuela e Argentina. Sou bem detalhista e tento passar os roteiros e passeios feitos, bem como informações sobre cada lugar. Abaixo, informo todas as cidades pelas quais passei, bem como o endereço da minha página na web e, dessa forma, convido a visitá-la todos os que tiverem interesse no itinerário. Ficarei em dar dicas para quem quiser! Abraço aos viajantes! BRASIL Boa Vista VENEZUELA Santa Elena de Uairén (Monte Roraima) Ciudad Bolívar Salto Ángel Caracas Los Roques Mérida Maracaíbo COLÔMBIA Maicao Santa Marta (Parque Tayrona) Cartagena Medelín Bo…
Última resposta por aninhablu, -
Norte da Argentina (Rosario, Cordoba, Salta e Jujuy), Bolivia, Peru, Ecuador e Colombia
por MARTHA TAVARES- 1 resposta
- 1.2k visualizações
Oi gente, hoje eh o primeiro dia de minha viagem, meu mochilao pelamoutra parte da America do Sul e, cada vez que saia de uma regiao, vou tentar descrever minha experiencias para vcs! Como comeco agora, pode ser depois nao siga fazendo e no final faco um resumao. Mas comecemos... Agora, estou em Rosario, cheguei aqui de onibus saindo de Buenos Aires e paguei 178 pesos argentinos num onibus executivo porwue decidi de ultima hora , mas podia ter vindo debtrem que seria 43 pesos e 3 horas a mais somente. Em Rosario, nao ha muito o que fazer apesar da cidade ser lindinha. Quanto a puntos turisticos, a cidade se divide entre a orla do Rio Parana e o Parque centenario…
Última resposta por Claudia Severo, -
- 0 respostas
- 865 visualizações
Fala meu povo bonito, Gostaria de compartilhar o meu roteiro com vocês. Em agosto deste ano, eu e a minha namorada colocamos uma mochila nas costas e fomos viajar!! Pesquisar sempre é a melhor opção, mas essa dica é passada para quem viaja hahaha, viajar para Buenos Aires direto é mais caro do que se for para montevideo, então compramos para o uruguai, com saída para o dia 2 de agosto e retorno previsto para 14 de agosto. Dia 2 - Chegando no Uruguai, pegamos um ônibus em carrasco e fomos até o Hostel El Viajero DownTown - Ciudad Vieja(Melhor opção para montevideo), ficamos em quarto privativo e o café da manhã era uma delicia (todos os hostels que ficamos tem…
Última resposta por FoxWill, -
- 1 resposta
- 887 visualizações
Bom como é de lei estou aqui para deixar minha contribuição para o site que me ajudou muito.....parecia que eu á tinha conhecido todos os lugares tamanha é a riqueza de detalhes....mas enfim vamos deixar de lenga lenga e começar o relato. PLANEJAMENTO Ha muito tempo queria fazer algo que me deixasse mais perto de mim, estava me sentindo vazio precisando de novas emoções.....dai pensei "Por que não viajar????" Mas não poderia ser pra qualquer lugar teria que ser uma coisa mágica, para refletir ai veio na hora a imagem de Machu Picchu. Comecei a pesquisar tudo sobre esse lugar incrível e fui descobrindo outros lugares como a Bolívia, porém os divisores de águas na …
Última resposta por raffaelfellipe, -
- 2 respostas
- 1.6k visualizações
Finalmente indo viajar e por que não novamente nossos vizinhos? Parti dessa vez para o Ecuador com um grande objetivo inicial, de la Peru e depois Chile apenas para voltar ao Brasil. Realizei essa viagem no período de 11/05 a 31/05/2013. Paguei em três trechos de voos pela LAN, R$ 1529, 25 (São Paulo - Guayaquil / Quito - Cusco / Arica - São Paulo). Comprado com 3 meses de antecedência. Fiz a viagem só. Levei parte do dinheiro em dólares e a outra parte em reais. Na época o câmbio em SP para o dólar foi de: R$ 2,11, e no Ecuador R$ 2,26. Em Lima o câmbio para soles foi de: R$1,17, em Cusco R$ 1,17, em Arequipa R$ 1,18. Em Arica o câmbio para pesos chilenos foi …
Última resposta por renatamr8, -
- 11 respostas
- 2.4k visualizações
Olá galera mochileira! Minha vez de contribuir com a ajuda que esse site nos proporciona... então, simbora: TODAS AS OPINIÕES AQUI SÃO PESSOAIS/PARCIAIS, PORTANTO Ñ VENHA ME JULGAR/CRITICAR... FAÇA A VIAGEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES!!! OBSERVAÇÕES/DICAS: • Um inglês básico e um portunhol ajuda demais. Ñ viaje sem saber nada de uma dessas línguas, pesquise um pouco. Português vc só irá ouvir se encontrar algum brasileiro. (No nosso caso, somente no fim da viagem). •Ande sempre com papel higiênico (kkkkkkk.....sério mesmo!!!). •Os preços são para casal, e no caso de hospedagem é com banheiro privativo (quando não for, avisarei). •Leve dólar (ñ cust…
Última resposta por ana_leticia, -
- 0 respostas
- 860 visualizações
Fala pessoal!!! No dia 05 de outubro de 2013 realizei um sonho que venho alimentando desde meus 17 anos: Ir para Machu Picchu! Comecei a trabalhar, as coisas ficaram mais viáveis e conhecendo uma amiga do meu amigo de trabalho PALOMA, OBRIGADO!!! .Fui incentivado e vi que a hora era agora. Agilizei as coisas, consegui tirar 30 dias de férias e então comecei a pesquisar neste forum dicas e roteiros para agregar no meu e ver alguns passeios interessantes. NENHUM amigo meu animou de tirar 20 dias viajando, então eu fui sozinho mesmo! Então chega de bla bla bla e vamos lá!!! Li bastante na internet sobre o trem da morte, porém fui padrinho de casamento de um amig…
Última resposta por Pigossi, -
- 15 respostas
- 3.5k visualizações
[t3]O INÍCIO[/t3] Segue um resumo da nossa viagem de janeiro de 2012, que foi o meu 2º mochilão, 1ª vez que entrei em um avião e a 1ª vez que saí do Brasil. Embarquei nessa junto com 3 camaradas, um alemão, um negão e um japonês, respectivamente Diego, Alessandro e Marcio, nos dizíamos os caras da piada. Acho importante dizer também que não tínhamos planejamento quase nenhum, somente uma ideia das cidades que iríamos passar e de alguns lugares para conhecer, o resto seria decidido tudo na hora, inclusive, compramos só a passagem de ida, afinal, não fazíamos a menor ideia de quando voltaríamos (só sabíamos que dia 23 teríamos que estar em SP) e nem de onde voltaríamos…
Última resposta por riquao, -
Relato de Viagem - Montevideu, Punta del Este, Colonia, Buenos Aires - Janeiro/2013
por Cecilia Arruda- 7 respostas
- 4.1k visualizações
Viajamos já com o nosso Roteiro de Viagem definido: roteiro-de-viagem-montevideu-punta-del-este-colonia-e-buenos-aires-t78049.html DIA 1 Fomos eu e meu marido e mais dois casais de amigos. Um casal viajou no dia 15/01 e nós quatro viajamos no dia 16/01 à noite e chegamos em Montevidéu, no dia 17/01, no horário do almoço. No aeroporto sabíamos que havia duas opções: pegar uma van ou um táxi. A van sairia por R$56 o casal (sem precisar trocar dinheiro, eles aceitam real) e o táxi sairia por R$61 o casal. Preferimos o táxi porque a van deixaria cada passageiro em seu hotel e o táxi iria direto para o nosso e a viagem havia sido bem cansativa. Pagamos em real, direto …
Última resposta por Cecilia Arruda, -
- 5 respostas
- 1.3k visualizações
Olá a todos. Voltei de viagem há alguns dias, e pra não perder da memória resolvi postar logo meu relato, que será breve...rs Eu li muita coisa antes de viajar aqui, em blogs, sites especializados, e acho que posso ajudar com atualização de alguns valores e no que mais for interessante pra quem ler. Fiz essa viagem com meu marido, com duração de 17 dias. O roteiro original era esse: DIA CIDADE 1 Curitiba / São Paulo 2 Lima / La Paz 3 La Paz 4 La Paz / Copacabana 5 Copa / Isla del Sol 6 Isla / Copa / Puno / Arequipa 7 Arequipa 8 Colca / Puno 9 Trem 10 Cusco 11 Cusco 12 Salkantay 13 Salkantay 14 Salkantay / Aguas Calientes 15 Machu Pichu 16 Cu…
Última resposta por Aletucs, -
- 9 respostas
- 4.7k visualizações
Demorei um pouco pra começar a escrever, mas vou tentar passar aqui pro site algumas dicas dessa viagem pelo Caribe. Primeiramente saímos de Manaus, de ônibus, com destino a Boa Vista, onde faríamos um pernoite para seguir de ônibus no dia seguinte. No primeiro dia, ao chegar na rodoviária de Manaus, me recusei a embarcar no ônibus, devido ao péssimo estado de conservação do mesmo. O responsável pela empresa de ônibus me informou que era assim mesmo, pois não poderiam colocar ônibus novos para trafegar em uma estrada em péssimo estado de conservação como aquela. Não aceitei a desculpa, pedi meu dinheiro de volta e comprei passagens para o dia seguinte na outra empresa. P…
Última resposta por Bruno Marinho, -
- 2 respostas
- 1.2k visualizações
18/05 – Chegada em La Paz de madrugada, o transfer me aguardava, no Aeroporto. Segui para o Hotel Rosário La Paz. Fechei todos os passeios/ Hotel com a empresa Turibus: ida a Chacaltaya, ida a Isla del Sol e transfer do Aeroporto em La Paz x Hotel Rosário, transfer do Hotel Rosario La Paz ao Hotel Rosario Copacabana, com a empresa Turibus . Na manhã do dia 18/05 , o guia da empresa Turibus me pegou no Hotel Rosário, para irmos ao Chacaltaya. Como eu nunca havia visto neve, foi muito legal. Contudo, para as pessoas acostumadas com Vale Nevado, Bariloche, ficariam decepcionados, pois infelizmente em virtude das adversidades climáticas não há mais neve como hav…
Última resposta por Sionev, -
- 3 respostas
- 1.4k visualizações
Esta Foi minha 3ª vez na Capital Argentina. Aproveitei uma promoção da Gol e comprei as passagens. Já havia pesquisado bastante e decidi ficar no Hostel Millhouse. Ele tem dois prédios: um na Hypolyto Irigoyen e outro na Av de Mayo. Fiquei no da Hypolito. Gostei bastante. 1º dia Quarta-feiraCheguei às 15h no Aeroparque e resolvi pegar um taxi, queria testar o colectivo deles mas a mochila estava pesada e o medo de me perder e não conseguir me localizar foi maior. Desci numa rua paralela ao hostel e fui caminhando até ele. A rua não é das mais movimentadas mas não tive medo de andar por ela em nenhum momento. Ao entrar já curti o lugar, staff atencioso, simpático…
Última resposta por emota, -
- 0 respostas
- 1.1k visualizações
Depois de anos viajando pelo mundo de forma tradicional, resolvi mudar o estilo e viajar por terra, tentando ser um autêntico mochileiro com toda a liberdade, vivências, experiências, alegrias, dificuldades e aprendizado deste tipo de viajante. No total foram 40 dias por aí mas só estou citando aqui 20 dias, dias de muitos bons momentos, alegrias, tristezas, novos amigos, dificuldades, paisagens belíssimas, revelações, surpresas e decepções. Quero esclarecer que o objetivo desse meu relato não é depreciar lugares, pessoas ou serviços, nem criar valores comparativos. Faço uma narração da realidade, do que se pode encontrar em certas aventuras sejam elas planejadas ou não. …
Última resposta por elperegrinno, -
- 27 respostas
- 21.1k visualizações
Em agosto de 2010 fiz uma viagem a Bariloche e arredores (incluindo Chile) com o meu namorado, Leo. Alugamos um carro e rodamos muito nesses dias, foi a primeira vez que vi neve, e foi uma viagem maravilhosa! Vale muito a pena conhecer essa região, que é muito, mas muito bonita! Espero que esse relato ajude a viagem de vocês! Dia 11/08- Rio de Janeiro / Buenos Aires Saímos do Rio dia 11/08, voando pela Aeromerdas Argentinas. Desde o início deu confusão... Um dia antes da viagem adiantaram o horário do nosso voo de 21:10h para 20:35h e tivemos que nos virar para conseguir sair mais cedo do trabalho, etc... Nem precisava, o voo atrasou e acabou saindo u…
Última resposta por isabela vs, -
- 12 respostas
- 2.4k visualizações
O ministério da Saúde adverte: “Esse relato contem informações que podem te levar a cometer uma loucura e desfrutar de uma grande aventura” É isso mesmo, cuidado com aquilo que você ira ler daqui para frente, eu não me responsabilizo por nada. São apenas experiências pessoais que podem variar de pessoas para pessoa. Não quero ser eu o culpado de nada. Mas quero sim, que assim como eu você possa desfrutar de uma aventura inesquecível. Então te convido para desfrutar desse longo e emocionante relato juntamente comigo. Teremos uma longa caminhada juntos, porque esse relato será 2x1, ou seja duas parte, vou relatar os meus dois mochilões, Junho de 2012 (Chile e Argenti…
Última resposta por Flávio Arlindo, -
- 12 respostas
- 3.8k visualizações
Atualizarei aos poucos..... quem quiser, pode seguir pelo blog. Là tem mais fotos: http://osamigosdemochila.blogspot.com.br/ Fiz, agora em julho 2013, uma breve e deliciosa viagem à Argentina (apenas BsAs), Uruguai (Colonia, MVD e Punta) e Porto Alegre, com o Thiago (meu marido), com a Milena e com outro amigo, o Marcos! A ideia principal era seguir para lá de carro! Diante de muitos problemas, decidimos de última hora pegar um avião. Para aqueles que ainda pretendem se aventurar em solo argentino ou uruguaio de carro, saibam que o documento precisa estar em seu nome ou no nome de alguém que for com você; do contrário, você precisará de uma autorização do pr…
Última resposta por Turistando.in (Juliana), -
- 33 respostas
- 12.7k visualizações
Patagônia A motivação: Quando pensamos em ir para a Patagônia, assim, sem pesquisar, pensamos (na nossa ignorância) que seria visitar um glaciar (o Perito Moreno),beber whisky com gelo de geleira, e tínhamos ouvido falar em El Calafate, El Chaltén, em Monte Fitz Roy, em Torres del Paine, mas tudo muito solto,e não sabíamos das infinitas possibilidades de passeio neste lado do mundo. Pesquisando um pouco mais (cabe ressaltar aqui que foi o relato do Michel, aqui nos mochileiros, trekking-w-em-torres-del-paine-guia-de-informacoes-t33579.html nossa motivação principal para começar a pesquisa, a viagem para o mesmo lugar da amiga Carla, http://expedicaoandandoporai…
Última resposta por mvdaruy, -
- 2 respostas
- 1.5k visualizações
Depois de quase dois anos resolvi escrever meu relato de viagem sobre minha ida na Bolívia, Peru e Colômbia. Isso é meio que uma dívida, já que peguei muita informação da minha viagem aqui no site do mochileiros. Foram quase cinco meses olhando o site praticamente todos os dias pra poder encaixar todos os horários perfeitamente e não perder os principais passeios. Meu relato não tem preços nem horários definidos, pois não lembro deles. Se ele puder ajudar a alguém com alguma informação ou pelo menos encorajar a fazer essa viagem, pois ela vale muito a pena, eu ficarei satisfeito. O que me lembro é que durante a viagem eu troqueis U$ 1200,00. Isso não inclui as passagens d…
Última resposta por JúdiceRocha, -
- 7 respostas
- 12.3k visualizações
Patagônia 2012 – Ushuaia, Punta Arenas, Puerto Natales, El Calafate e El Chalten. A ideia era curtir as férias de 2012 em um lugar bacana, num destes tantos que a natureza nos brindou mundo a fora. Tendo em vista que tirei uma parcela de férias em janeiro não teria mais 30 dias para tirar nesta etapa. Gosto de viajar independente da forma, de carro, de moto, de avião, de camelo... A princípio pensei em curtir uma viagem de moto, pois já fiz algumas e cada uma foi melhor do que a outra. O difícil é encontrar alguém para viajar junto nesta época do ano. Outra opção seria ir à Venezuela, mais especificamente ao Salto Engel, sem duvida uma boa aventura e com custos bem …
Última resposta por er smo, -
Shit happens! Você já ouviu essa expressão antes? É certo que imprevistos podem acontecer em uma viagem, sempre digo isso, mas TODOS os imprevistos de uma vez? Aí já é sacanagem né? Hahaha Eu nem vou dizer que vou tentar escrever pouco. Nunca consigo mesmo, então já sabe, textos longos. Espero sinceramente que esse diário ajude você, que vai fazer a mesma trip ou uma parecida. EDITADO: Estou incluindo o roteiro em formato DOC para que você possa alterá-lo se quiser. As informações nele não estão todas corretas, isso foi o que eu levantei antes da trip. Boa leitura. Paraguai e Argentina 21 a 24-04-11.doc
Última resposta por Karenldc, -
- 4 respostas
- 3.9k visualizações
E ae galera Eu e meu primo saímos em uma viagem pela Bolívia, Chile e Peru com pouca grana no bolso e sem muito conhecimento, ficamos 1 mês viajando e gastamos R$ 3500.00. Vou postar uma versão resumida com os apuros que a gente passo e dicas de viagem pra quem quis copia essa loucura ou precisa de umas dicas, na continuação vou colocar a historia completa para quem se interessar. Nos começamos em Santa Catarina, de SC pra Mato Grosso do sul tem 1 hora de fuso horário no verão, saímos de manha de Formosa do sul em SC só passamos em Campo Grande e pegamos o ônibus pra Corumbá (não compre as passagens de ônibus ou trem para Santa Cruz na rodoviária de Corumbá, e…
Última resposta por Elliott, -
- 18 respostas
- 4.1k visualizações
Este é o meu relato (sendo postado com muito atraso) do mochilão que fiz em Julho de 2011, para Bolívia e Peru. Desculpem a falta de informações de preços, horários e etc... Demorei muito para postar e então não me recordo exatamente. Mas se surgirem dúvidas, postem que talvez eu recorde Espero que gostem! Quando cheguei na rodoviária de Santa Cruz me dei conta de que estava na Bolívia quando vi a grande muvuca de carros, pessoas no mercado de rua, as cholitas (mulheres de chapeuzinho e saias) vendendo sanduíches suspeitos e folha de coca. Pegamos um onibus para La Paz, 18 horas depois chegamos e fomos direto para o Mercado de las Brujas, onde as mulheres vendem amu…
Última resposta por rkoerich, -
- 14 respostas
- 3.2k visualizações
Esta viagem estava na minha pauta há mais de três anos... Fiz um estágio e toda a grana que recebi durante um ano guardei para este fim. Faltava apenas as companhias de viagem, que a cada conversa de bar se animavam, mas a cada manhã de ressaca desistiam. Enfim, apareceu uma bela promoção da TAM/LAN e comprei as passagens... fui sozinho! Comecei a montar o roteiro em janeiro de 2013, 90% das informações via mochileiros, ao mesmo tempo comecei a procurar passagens. Primeiro comparativo foi ônibus X avião. Avião ganhou, poderia desfrutar mais dias nas cidades e o custo também era menor. A dica fica em comprar tudo por uma mesma companhia, através do ‘multitrechos’. Meu rot…
Última resposta por renato.affonso, -
- 11 respostas
- 4.4k visualizações
Em retribuição as valiosas informações que levantei aqui no site, vou postar algo a respeito da viagem que fiz com minha esposa para parte da Bolívia e do Peru. Roteiro: Brasília - Santa Cruz – La Paz – Copacabana – Puno – Arequipa – Cusco e arredores – Santa Cruz – Brasília. Período: 17 dias Câmbio médio: USD = 2,17 reais; USD = 7 bolivianos; USD = 3,05 solis. Despesas: As despesas com passeios, hospedagens, alimentação, dentre outros, estão para duas pessoas. 1º dia - 24/10/2008, sexta-feira - Partimos de Brasília, às 18h50, do dia 24/10, chegamos a Santa Cruz na madrugada do dia 25/10. Vôo cansativo, conexão em São Paulo e escala em Campo Grande. A…
Última resposta por Isângelo&Lili, -
- 2 respostas
- 658 visualizações
Fala pessoal, tudo bem? Bom, em Julho deste ano fiz meu primeiro mochilão pela América do Sul passando por Bolívia, Chile (ficamos apenas 2 dias) e Peru. Como falta tempo pra escrever sobre essa experiência, algumas coisas que passamos, histórias que ouvimos, pessoas que conhecemos... Enfim, como fica complicado relatar tudo isso por texto pela falta de tempo, resolvi fazer um "teaser" do que vivemos nesses intensos 25 dias. Espero que o vídeo instigue quem ainda não fez essa viagem e está na dúvida se faz ou não. É uma experiência sensacional e com certeza foi o primeiro dos muitos mochilões que virão! Apesar de eu participar pouco do fórum, na época em que a…
Última resposta por adriano_leal, -
Patagônia - "Frio nas Canela" - 14 dias (Ushuaia, El Calafate, El Chaten, Torres del Paine, BA) 1 2 3 4
por rafaelfrocha- 30 respostas
- 15k visualizações
[t1]INTRODUÇÃO[/t1] Olá mochileiros, Depois de coletar muitas informações aqui no site, montar meu roteiro e planejar os detalhes de minha viagem para Patagônia, sinto-me na obrigação de dividir minha experiência com vocês. Apesar de ser um destino onde se anda bastante (trekking), minha viagem foi bem light e vocês saberão por que no decorrer do relato. Foi uma viagem a dois: eu e minha mulher (agora - ex-mulher - atualizado em 03/03/2013 ). Um queria andar demais, o outro queria andar de menos. O plano inicial foi 18 dias mochilando, e o realizado foram apenas 14 dias. Infelizmente voltei com a sensação de que podia ter aproveitado mais, mais tinha que ad…
Última resposta por rodolfolage, -
- 24 respostas
- 6k visualizações
Viagem feita em maio e junho de 2013 por Chile e Peru. Bom galera essa é a segunda mochilada descrita pelo viagens de um gordo. Dessa vez eu viajei sozinho pelo Chile e Peru. Vou começar com um resumo geral da viagem e depois detalharei cada parte. Cidades visitadas: Santiago - Calama - San Pedro de Atacama (deserto do Atacama) - Arica - Tacna - Arequipa (Canions del Colca) - Cuzco - Aguas Calientes (Machu Pichu) - Cuzco - Lima Transporte: Rio - Santiago - Calama e Cuzco - Lima - Rio (Avião) / O restante foi feito de ônibus. Hospedagem: Sempre em quartos coletivos de hostels Perído: Entre 25/05 e 13/06 de 2013 (20 dias) Despesas: Entre R$5.000,00 e R$5.…
Última resposta por Marcos Santanna,