Mochilão América do Sul - Relatos de Viagem
Mochilão América do Sul: Relatos de mochilões por vários países da América do Sul. O clássico Mochilão Bolívia, Chile e Peru em 30 dias e muitos outros roteiros pelas rotas sul-americanas.
1186 tópicos neste fórum
-
Primeiro quero agradecer a todos os relatos e posts que nos ajudaram (E MUITO!) do projeto e prática do nosso roteiro. Vi como relatos nos ajudam mesmo, por isso também farei sobre a nossa viagem porque afinal, pretendo ajudar os futuros viajantes. E esse site é tão famoso e as pessoas interagem tanto, que 3 pessoas me reconheceram, no Atacama e em Cusco Pra começar vou deixar o vídeo que fizemos com todos os créditos ao Fernando, amigo e parceirão de viagem. Fomos em 4, eu e a Juliana iríamos de trem da morte e o Renato e o Fernando de avião direto de SP - Santa Cruz. Não lembro de todos os preços exatamente, mas estou fazendo o possível para detalha…
Última resposta por prividal, -
- 3 respostas
- 5.8k visualizações
Este é o relato, um pouco minucioso, do que para mim foi uma incrível viagem, que pode ser considerada perfeita dentro de nossas limitações, a uma das regiões mais belas do continente americano. Acredito que pode em muito contribuir para os futuros viajantes que pretendem visitar os mesmos lugares por onde passamos Preliminares: Planejei a viagem com um ano de antecedência e foi oferecida por mim como presente de 15 anos de minha filha que dispensou festa e optou por conhecer o Peru. Comprei com antecedência todas as passagens aéreas e terrestres, de ida e volta, que foram possíveis comprar nos trechos de viagem dentro do Brasil. Isso faz uma enorme diferença tanto e…
Última resposta por hlirajunior, -
O primeiro mochilão a gente nunca esquece – CHILE/BOLIVIA/PERU AGOSTO 2013 (com fotos e gastos) 1 2 3 4 5
por Mariliafefe- 40 respostas
- 11.5k visualizações
Oi gente tudo bom? Pra falar a verdade comigo ta mais ou menos,estou na fase depressão pós viagem sabe como é. Semana passada voltei do meu primeiro mochilão, e gostaria muito de contar meu relato e quem sabe ajudar ou inspirar outras pessoas da mesma forma que muitos relatos que li aqui me ajudaram e muito a montar meu roteiro. Tudo começou no final de 2011, eu estava para me formar na faculdade e ao invés de fazer a famosa festa de formatura planejava um mochilão. Sempre quis ir para Machu Picchu, desde que soube da existência dessa civilização na aula da tia Maricotinha da 5º série, mas a ideia de fazer uma viagem sozinha me deixava com medo e por conta disso adiav…
Última resposta por Anna Faya, -
- 13 respostas
- 1.9k visualizações
Eu e minha namorada fizemos um mochilão em 2012, meses de março e abril, totalizando 25 dias em 3 paises: Peru, Bolivia e Chile. Demorei um pouco pra fazer o relato (e nem está totalmente pronto ainda), mas vou publicando aqui a medida que for terminando (e aproveitando para reviver essa ótima experiência). Vou publicar dia a dia, acho que fica mais fácil pra assimilar. Pesquisamos bastante no Mochileiros.com antes de viajar, para montar o roteiro e escolher o que visitar (e o que não visitar), dentro de nossas possibilidades. Foi uma viagem de baixo custo, mas com muita atividade. Fizemos a trilha Inca Classica até Machu Picchu, visitamos a Isla del Sol, subimos o Cerro…
Última resposta por leocamuni, -
- 20 respostas
- 11.9k visualizações
[align=justify]Meu último mochilão (2013/2014) foi diferente dos anteriores, afinal viajamos somente eu e Jailson, as crianças estavam passando férias com outros parentes (Maria Clara com a bisa em Belém do Pará e João Pedro com a mãe em Cáceres) Então nosso percurso seria “alternativo” nesses 22 dias na “estada” Como sempre nosso ponto de partida foi o percurso Cuiabá > Cáceres > Corixa (fronteira) > San Matias > Santa Cruz de la Sierra. Para depois seguir Santa Cruz de la Sierra > Cochabamba > Iquique (via Pisica) > Arica > La Paz (via Tambo Quemado) > Santa Cruz de la Sierra > San Matias > Cáceres > Cuiabá (como gostei do m…
Última resposta por hlirajunior, -
- 7 respostas
- 2.5k visualizações
Realizamos a nossa jornada com uma Rural 1976 e um Sandero por Brasil, Paraguay, Argentina, Bolívia e Peru. Com os problemas enfrentados não vimos o Chile. Não tínhamos muitas câmeras nas mãos, mas tentamos fazer esse clip a fim de trazer inspiração para novas viagens. Já diziam os Engenheiros: "Há tantos quadros na parede Há tantas formas de se ver o mesmo quadro..." Vivemos em um continente com as mais belas paisagens do mundo, mas não buscamos inspirações nas paisagens, nem nas canções ou nos sorrisos. Mas sim, no sentimento que estes nos trazem. Nossa mais completa confiança na existência divina está depositada nas paisagens vistas na viagem. Tod…
Última resposta por wagnerponce, -
Relato da viagem de 6.800km Foz do Iguaçu-Pr\ Bariloche Arg.Julho2010 de CARRO (c\fotos) 1 2
por kamila&rafael- 17 respostas
- 17.2k visualizações
Ola pessoal, vou postar um relato da viagem que eu minha esposa e nossa filha de 11 anos fizemos em julho 2010 para Bariloche de carro , no total foram 6.800km em 10 dias, 5 dias na estrada e 5 curtindo a região de bariloche Pessoal quero deixar dito, se quiserem dicas etc pode perguntar OK !?? Obs: A qualidade das fotos não esta muito boa, devido a diminuição do tamanho das mesmas para melhor rapidez e comodidade na visualização dos amigos mochileiros ok! o importante é vcs terem uma noção de como é ir até lá de carro e como foi nossa aventura e compartilhar com vcs essa aventura, é muito bom e faz parte da viagem tbm! Começamos a planejar em março 2010 me cadastrei …
Última resposta por kamila&rafael, -
Cara, é difícil d+ escrever um relato de uma viagem que você não consegue explicar muito bem só descrevendo as experiências, que foram as melhores, e as amizades que tu faz, com pessoas iguais a você, com pessoas completamente diferentes de você e com pessoas que nem sua língua falam, mas a afinidade bate, e bate mesmo. Talvez por causa da euforia de fazer uma parada maneira, de compartilhar experiências, de falar das mancadas que acontecem, de beber a mesma cerveja ou de comer o mesmo ceviche ou ainda de passar mal por causa de uma sopa esquisita e de todo o resto. Mas o que posso dizer com toda a propriedade é que essa trip foi FODAAA!!!! Quem que quando estu…
Última resposta por felipearodrigues, -
- 10 respostas
- 3.8k visualizações
Na América do Sul a minha grande vontade de consumo era a Patagônia, depois que conheci não sabia mais para onde ir, até que descobri o Monte Roraima na Venezuela. Pronto, encuquei com a montanha e vi que precisava ser meu próximo destino... e foi! Depois de muito planejamento, pesquisas eu consegui finalmente ir. Pro Monte Roraima só pode ir com agência ou guia particular, no meu caso eu contratei a agência venezuelana Backpacker Tours que me cobrou R$660,00 no trekking de 6 dias, esse valor eu dividi em 2x, uma transferindo para conta deles e a outra metade pagando na hora. O valor pode sair mais barato ainda se você fechar com antecedência. Antes de partir tive alg…
Última resposta por leonardolima90, -
- 0 respostas
- 501 visualizações
Venho relatar meus dias nesses dois paises maravilhosos na america do sul e conversar com pessoas que ja foram nesses lugares
Última resposta por Gustavo barcelos, -
- 134 respostas
- 18.4k visualizações
Bom galera, fui meio que convencida pelo Sorrent a fazer esse relato! Hehehe Vamos começar pelo começo.. Fui para Bolivia e Peru..saindo do Rio dia 7/03 pra Sta Cruz e voltando de Lima dia 8/4 para o Rio. 31 dias alucinantes!!!! Fui com uma amiga, a Fernanda e o primo dela,o Phill que conheci na semana da viagem!! Ainda bem que ele é louco tipo a gnt e foi irado demais!!!! Beleza..mas fomos pra onde? [t1]Roteiro!![/t1] Santa Cruz de la Sierra Sucre Uyuni La Paz Copacabana Isla del Sol Arequipa Cusco Ica/ Huacachina Lima Uma dica que fizemos nessa viagem e foi essencial pra gente: Tempo de sobra. Deixamos alguns dias de sobra, na verdade qu…
Última resposta por Débora França, -
- 50 respostas
- 6.1k visualizações
Começar com aquela velha história: Quem nunca fez uma viagem assim, é sério, TEM QUE FAZER!!!...é bonito , é faceiro, é do CARA***! A melhor coisa que eu pude proporcionar a mim, o melhor dinheiro já investido, é tudo verdade, é o dinheiro que você gasta e te faz mais rico, muito mais rico!!! Hoje coleciono imagens na memória, momentos e cheiros inesquecíveis e amigos que tenho certeza pra vida toda. Então vamos lá, começar né. Primeiro a viagem era pro Equador, acrescentei Peru e não deu certo por fatores externos (rs). Resolvi então mudar a rota e ir pro Chile...Ahhh se eu soubesse como eu ia ser feliz eu teria colocado mais dias nessa viagem, mas bem, voltando..…
Última resposta por Taciano Bahia, -
- 26 respostas
- 4.3k visualizações
Ola Pessoal. Li muitos relatos de viagem que me ajudaram nessa aventura por Uruguai, Argentina e Chile, em retribuição gostaria de contribuir com meus relatos de viagem para ajudar futuros viajantes que querem conhecer os mais diversos lugares do Brasil e do mundo. Do sonho a conquista Durante muito tempo eu passei dias e dias fazendo talvez em vão rsrs inumeros planejamentos de viagem e passando raiva com a alta do dolar sem mesmo saber se um dia poderia viajar mesmo , isso pq ainda não estava trabalhando e não tinha grana para realizar meus sonhos de viagem. Lembro me das inumeros dias que passava debruçado frente ao computador simplesmente babando com …
Última resposta por UniMarlon, -
- 1 resposta
- 1.3k visualizações
Mochilão para o sul. Dia 6, ônibus para Maravilha; resolvi desviar o roteiro e adiantar as coisas para visitar minha família, no ônibus tinha três evangélicos meio que radicais, me diverti muito com seus papos extremistas sobre a vida mundana. Cheguei a tarde em maravilhe (feriado nada para fazer) me dirigia ate a casa de meu avô, tomei um chimarrão (queimei a língua) e peguei seu carro emprestado para visitar meus outros parentes (queimei a língua mais umas três vezes). Na chegada da casa de minha outra avó percebi que estava com a família meio que reunida (melhor, isso fez poupar tempo em visitar todo mundo), já na entrada senti uma sensação estranha e comecei a trem…
Última resposta por UniMarlon, -
- 12 respostas
- 1.7k visualizações
Galera, gostaria de contribuir de uma maneira um pouco diferente. Fiz um vídeo resumindo alguns dos lugares mais legais que eu visitei em 25 dias pela Bolívia e Peru. Por ser um roteiro já muito visitado e cheio de bons relatos, creio que o vídeo ofereça uma perspectiva outra pros que não conhecem e, também, uma lembrança pros que já. Segue o link abaixo: Abraços, Fernando R. Magliano
Última resposta por Fernando Magliano, -
- 0 respostas
- 983 visualizações
Acredito que deveríamos andar sempre com a cabeça aberta a novas experiências, novas experiências no sentido de aprender algo sobre o novo, sobre o mundo e as coisas, pode ate soar estranho, mas é um ponto de vista diferente menos bitolado a certos assuntos. Limitamo-nos pelo medo, por preguiça e ate mesmo por não conhecer nada além do pequeno universo que foi criado ao redor de si próprio, são poucos os que tomam iniciativa de começar um projeto diferente ou criar uma nova idéia, algumas coisas esperamos alguém fazer antes para termos coragem de fazer depois, as vezes precisamos de um exemplo para acreditar no possível. Eu tive essa experiência, planejei durante mui…
Última resposta por Gefferson Styfler, -
- 14 respostas
- 11.8k visualizações
Ae galera... estou aqui para lhes contar o que rolou na minha trip pela linda América e ajudar quem está pra sair viajando. Em primeiro lugar digo que pra mim o mais importante é o espirito do viajante. Sem o sentimento verdadeiro, sem a consciência do propósito, qualquer viagem perde seu valor. Vi muita gente mais preocupada em cheirar cocaina (o que acabou acarretando problemas grande com a policia boliviana) do que em realmente aproveitar a viagem pra um lugar tão mágico e sagrado como Machu Picchu! O povo americano é muito rico em sua cultura, perceba isso! Converse com eles, aprenda seus costumes, suas girias, suas tradições! O viajante está livre, está lidando co…
Última resposta por CricaJornalista, -
- 22 respostas
- 6.6k visualizações
E ai pessoal. Inicio agora o relato do mochilão que fiz com mais dois amigos por esses quatro países entre dezembro de 2010 e fevereiro de 2011. O relato será feito em várias partes, pois não terei como escrever tudo de uma só vez. Nosso roteiro foi definido com muita antecedência, e ficou o seguinte: Buenos Aires - 5 dias Bariloche - 2,5 dias Puerto Varas - 2 dias Pucón - 3 dias Santiago - 3 dias San Pedro de Atacama - 2 dias Salar de Uyuni (4x4) - 3 dias La Paz - 4 dias Copacabana - 2 dias Cusco + Machu Picchu - 4 dias Lima - 3 dias As passagens foram compradas com muita antecedência também, e custaram 900 reais pela LAN, partindo de Guarulhos e ch…
Última resposta por João Rosenthal, -
- 0 respostas
- 717 visualizações
Bem, eu nunca tinha viajado para fora do país, então no inicio tava meio nervosa, até pq foi tudo por minha conta, não contratei pacotes turísticos e valeu muito a pena. Roteiro da viagem.... a princípio seria Buenos Aires e Santiago, 5 dias para cada, mas me falaram que 5 dias pra Santiago é muito que não tem o que fazer, agora que já fui discordo plenamente... Acabou sendo Buenos Aires(5 dias), Valparaíso + Viña Del Mar + Isla Negra(2 dias) e santiago (3 dias). 5 dias em Buenos Aires: 1º dia Bem, pra começar o voo foi cansativo pois moro em Natal, então foi Natal - SP (5 hrs de espera) - Buenos Aires, mas foi de boa, ah... no voo pra BA conhecemos uma senhora …
Última resposta por elan, -
- 1 resposta
- 791 visualizações
Coooolegas...!!! Vou viajar em setembro para o Uruguai e Argentina de carro, queria saber quais os documentos necessários que preciso ter para entrar com meu carro nesses países? E onde tirá-los (meu carro é financiado mas estar em meu nome, não é leasing). Moro em Vitoria/ES e vou para floripa....punta....montevidéu....buenos aires....pela primeira vez....quem tiver uma dica de lugar nessa rota podem me passar também...!!! Oooobrigado...!!!!
Última resposta por Elisa Naves, -
- 39 respostas
- 10k visualizações
Todo o percurso entre cidades foi de avião, os horários e custos estão no final do relato. Saida de Curitiba e retorno a Curitiba. Nascer do Sol na região da Patagônia nesta época 08:30H por do Sol 07:30 h obs. Hoje se tivesse que optar por uma data, escolheria janeiro/fevereiro, mesmo tendo a menor chance de ver as paisagens com neve as paisagens principalmente de TDP e Chaltén são mais visíveis. Saimos de Curitiba as 06:00 da manhã destino Guarulhos, B.Aires Ezeiza, B.Aires aeropark Calafate, as 18.30 chegamos a Calafate. Tão logo chegamos ao Hostel Glaciar Libertador, providenciamos o passeio para T.D.P., já que a informação no site do Glaciar é que só tem segund…
Última resposta por Alisson&Ione, -
- 67 respostas
- 14.8k visualizações
Há alguns anos pensava em fazer meu primeiro mochilão pela América do Sul, e o Mochileiros.com foi minha fonte de pesquisa durante todo esse tempo. Li e reli inúmeros relatos de viajantes que me foram muito úteis e agora quero retribuir contando como foi a minha viagem por Bolívia, Peru e Chile (Chile na verdade apenas por algumas horas, mas mais pra frente explico) e, quem sabe, ajudar outros futuros viajantes. Roteiro: São Paulo / Santa Cruz de la Sierra / Sucre / Potosi / Salar de Uyuni / San Pedro de Atacama / Arequipa / Cusco / Trilha Salkantay / Machu Picchu / Puno / Copacabana / La Paz / Santa Cruz de la Sierra / São Paulo Duração: 27 dias (05/08 a 31/08) …
Última resposta por felipe.arruda, -
Um Mochilão para vida toda:Peru (Lima/Cusco/MP/Puno) Bolívia (Copa/La Paz/Uyuni/Salar) e Chile (SPA) 1 2 3 4 5
por Carla_SP- 1 seguidor
- 49 respostas
- 9.7k visualizações
Bom dia a todos! Antes de iniciar meu depoimento sobre o meu mochilão com meu marido sobre os lugares acima, gostaria de avisá-los que não sou das mais organizadas com questão de valores e nomes de agências/cia de ônibus, além de algumas informações mais específicas... e sei que para alguns aqui, no momento de coletar/elaborar roteiro, estes detalhes são de extrema importância, mas... não deu "friendos"! Bueno, eu e o Paulo (meu marido) resolvemos fazer este roteiro apenas 2 e meio antes, então certas preparações foram feitas um pouco na correria, especialmente relativo à parte financeira... não conseguimos levar tudo em espécie como queríamos, e com certeza faria…
Última resposta por Carla_SP, -
Olá mochileros! Vou dividir esse relato em duas partes. A primeira com os preparativos, os gastos antecipados, as preferências do roteiro, essas coisas. Do segundo post em diante o relato propriamente dito. Comecei a preparar o roteiro há uns 4 meses. Usei muitos relatos e dicas do site... não consigo me lembrar de todos. Usei muito a apostila do Victorcolonna, Link para o relato dele, com o link da apostila: http://www.mochileiros.com/bolivia-peru-e-chile-3-paises-15-cidades-29-dias-e-um-pouco-menos-de-r-3000-00-com-fotos-t43284.html. Usei tanto que adaptei para o meu roteiro, coloquei alguns dados que fui pescando aqui e ali, imprimi e levei. Muito Obrigada pela…
Última resposta por gabihink, -
- 1 resposta
- 704 visualizações
Olá! Estou criando este tópico porque li inúmeros relatos de viagens pela Bolívia e pelo Peru, a maioria deles citando a questão da alimentação, mas nenhum falando sobre isso. Sou vegetariana (assim como muitas outras pessoas aqui, imagino) e queria saber se existem opções razoáveis de comidas sem carne, quais são elas, assim como dicas de restaurantes, etc. Muito obrigada!
Última resposta por Rutinhabh, -
- 0 respostas
- 785 visualizações
Boa noite! Pessoal, quero agradecer o pessoal do Mochileiros.com que ajudaram muito nas minhas pesquisas para elaborar este roteiro. Esta viagem foi incrível. Me proporcionou sensações indescritíveis, ao se deparar com paisagens belíssimas, situações inusitadas, e tudo mais que estes países te proporcionam... o que você terá que ir para senti-las de perto. Quero deixar um trecho deste texto, o qual se enquadra perfeitamente ao mundo mochileiro - Improvável, incerto, cheio de aventuras, descobertas e desafios. “Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para …
Última resposta por brvcosta, -
Depois de um bom tempo após o retorno, finalmente resolvi escrever o relato da viagem. Eu (Marcos) e um amigo (Wagner) viajamos pela Bolívia e Peru durante aproximadamente 40 dias, em outubro e novembro de 2012. Gastamos quase 5 mil cada um, incluindo tudo, passagens, passeios (vários), alimentação, presentes, etc. Não comemos nem nos hospedamos no que há de melhor, mas também não fomos “miseráveis”. Vou tentar ser sucinto (duvido). Primeiramente gostaria de agradecer a todos que ajudaram, deram dicas, etc, inclusive durante o trajeto. Escrever o relato aqui é uma maneira de agradecer e ajudar outros mochileiros. O roteiro original pode ser conferido aqui: bolivia-peru…
Última resposta por sonia regina de lima, -
- 1 seguidor
- 18 respostas
- 5.9k visualizações
Boa Tarde a todos! Venho aqui deixar o relato sobre a minha viagem feita através da Bolívia e Peru. Muito das dicas que vou deixar aqui, acredito que já tenham no site mas sempre as vezes posso acrescentar com algo a mais. Bom fiz essa viagem gastando minimo possível (mochileiro 100%) mas conforto 0%. Brasil Sou de Catanduva no interior do Estado de São Paulo e tive que ir até Campo Grande através de ônibus (100 reais/12 horas). Lá fiquei em um tio meu e depois peguei outro ônibus até Corumbá (80 reais/ 8 horas). Sinceramente 30% do meu gasto foi no Brasil. O país caro. Considero que minha viagem começou mesmo em Corumbá. Fronteira Em Corumbá nem fiquei. Fui d…
Última resposta por tainocap, -
De carro entre Santiago, Frutillar, Bariloche, San Martin e Villaricca (Chile e Argentina outubro de 2013) com Planilha de Custos 1 2
por brunnoml- 15 respostas
- 5.2k visualizações
Olá pessoal, como esse fórum ajudou bastante na definição e planejamento da nossa viagem em família para Chile/Argentina outubro 2013, vou postar a experiência que tive viajando com mais 7 pessoas de carro pelas estradas do Chile e Argentina, partindo de Santiago, passando por Frutillar, Bariloche, San Martin de Los Andes e Villaricca. Lembrando que o roteiro também foi realizado aqui com a ajuda de outros viajantes, conforme o link abaixo: http://www.mochileiros.com/santiago-para-bariloche-8-pessoas-em-9-dias-outubro2013-t83967.html Como retornamos no dia 7.10.2013, ainda estamos arrumando as coisas e voltando a vida real no Brasil, com trabalho e afazeres d…
Última resposta por brunnoml, -
- 1 seguidor
- 56 respostas
- 8.7k visualizações
Oi gente, tudo bom?? [align=justify]Então, como muita gente faz quando volta, eu também quero agradecer os relatos que li antes de viajar. Eles me ajudaram demais! Me ajudaram a me organizar, a estimar gastos, a saber onde ir e onde não ir... Não posso falar que minha viagem foi linda e inesquecível, que foi tão especial quanto a de outros amigos mochileiros porque me lasquei bastante, mas vale a experiência, e agora que estou feliz e segura em casa, posso relembrar os momentos bons, e os mega difíceis também. Quero contar como foi a minha viagem e ajudar outras pessoas da mesma forma que fui ajudada! Como tem muita coisa, vou colocando em partes. Sejam pacientes, um …
Última resposta por Amanda_jc,