Mochilão América do Sul - Relatos de Viagem
Mochilão América do Sul: Relatos de mochilões por vários países da América do Sul. O clássico Mochilão Bolívia, Chile e Peru em 30 dias e muitos outros roteiros pelas rotas sul-americanas.
1186 tópicos neste fórum
-
- 1 resposta
- 1.3k visualizações
Sempre tive um sonho de ir ao Peru e Bolívia e esse ano consegui realizá-lo!!! Esse é o primeiro mochilão internacional que eu realizei na minha vida e, comparando com outros compartilhados nos blogs pesquisados é um pouco diferente. Eu optei por uma hospedagem mais simples, em hostel, mas resolvi gastar um pouco mais com alimentação, realizar alguns tours com agências receptivas e fazer um passeio de trem luxuoso evitando assim, não passar tantos perrengues e problemas. Como a famosa bactéria, que faz com que muitos viajantes adoeçam e também não quis ficar perdida nos atrativos turísticos sem saber o significado histórico. Afinal, não tenho mais 20 pouco an…
Última resposta por frkehl, -
- 0 respostas
- 888 visualizações
Fala pessoal, quem quiser saber mais sobre o mochilão que fiz sozinha esse ano entre 15/02 e 15/03 é só dar uma olhada ai embaixo, dúvidas só perguntar! Fiz um instagram só para divulgar essas fotos, pois são muitas e todas ótimas! @onemonthinsouthamerica O roteiro, mapa, etc, você encontra aqui - esse site é ótimo para quem não conhecer, vale a pena dar uma olhada! http://tripline.net/trip/Bolivia_-_Chile_-_Peru-4334007271371006A9FCE6F129803C93 Segue relato: Saturday, February 15, 2014 São Paulo, Brazil (11:05 am) Santa Cruz de la Sierra (12:10 am) O centro da cidade é bonito, a região da catedral. Há algumas coisas para se fazer em cidad…
Última resposta por BarbaraPracek, -
Chile e Bolivia: Santiago, Atacama, Uyuni, Pucon e Puerto Varas em 18 dias (setembro/2014) 1 2 3
por Priscilacastro58- 25 respostas
- 5.6k visualizações
Sempre faço meus roteiros com base nos relatos e na ajuda aqui do fórum e sempre me prometo escrever o meu relato como retribuição, o que vou deixando para depois e nunca faço rssss. Dessa vez cumprindo o prometido. Viajei de 31 de agosto a 17 de setembro de 2014 com meu namorado. Roteiro: Santiago (3 dias). San Pedro de Atacama (4 dias). Tour Uyuni com retorno à San Pedro (4 dias). Pucon (3 dias). Puerto Varas (2 dias). E mais 2 dias de deslocamentos. Gastos Totais: R$ 3.000,00 por pessoa que levamos já cambiados em dólar (conseguimos uma boa cotação, mas analise a cotação da época que você for, muitas vezes você perde dinheiro no recambio de real para dólar e d…
Última resposta por Priscilacastro58, -
Olá pessoal do mochileios.com a muito tempo vem sonhando em realizar uma viagem pela America do Sul, assim como muitos aqui no grupo e, conhecer a tão sonhada Macchu Picchu!!! No mês de setembro de 2014 pude realizar o meu grande sonho e, assim partir rumo a cidade perdida dos incas. Acompanhei vários relatos de pessoas que me ajudou bastante a traçar minha rota e prever os gastos . Moro em Campinas/SP e. queria gastar o mínimo possível então a viagem de ônibus apareceu como a alternativa mais em conta, já que as de avião estavam muito mais caras. A idéia era partir de ônibus de Campinas para Campo Grande/MS, depois pegar um ônibus para Puerto Guijarro, Santa Cruz, L…
Última resposta por tainocap, -
- 1 seguidor
- 9 respostas
- 4.2k visualizações
Oi pessoal, estou relatando meu mochilão que aconteceu no final de 2011 e começo de 2012! Sim, que vergonha rsrsr, mais antes tarde do que nunca né! hehehe E gostaria de agradeçer de todas as formas o pessoal dos Mochileiros.com, por toda ajuda que precisei, para fazer este mochilão! Planejamento da viagem! Resolvi que era hora de deixa em segundo plano meu trabalho e dar lugar as experiências, mais fantástica da minha vida “Conhecer o mundo”! Foi assim que em novembro de 2011, como dizem meus amigos ”Me deu a louca” ãã2::'> e decidi em 2 dias que iria para a Chile, Bolívia e Peru, mais para contar sobre este mochilão, ainda não achei nenhuma pal…
Última resposta por Rapha Oliver, -
- 0 respostas
- 1.3k visualizações
Preparativos Com base em infinitos relatos (maioria do Mochileiros), alguns blogs (amo o Dividindo a Bagagem - que é de uma professora minha super fofa =D) e no livro Guia Criativo para o Viajante Independente na América do Sul fomos (eu e Iuri - meu namorado) fazendo e refazendo nosso roteiro até atender a quase todas as nossas espectativas (o Lago Titicaca teve que ficar para a nossa próxima ida à Bolívia, assim como cidades como Copacabana, Potosí, etc.). No fim das contas ficamos com o seguinte plano: - Rio de Janeiro - Santa Cruz de La Sierra - Sucre (de avião, tudo no mesmo dia) - Sucre - Potosí - Uyuni (passeio de 3 dias terminando em S. P. do Atacama) - At…
Última resposta por JulianaFully, -
- 15 respostas
- 17.6k visualizações
Relato de viagem de 16 dias pelo Chile e Argentina feita em companhia de minha namorada Joicy. Roteiro: [col]7/12 Santiago 8/12 Pucon 9/12 Pucon 10/12 Pucon 11/12 Pucon/Puerto Varas 12/12 Puerto Varas 13/12 Puerto Varas/Bariloche 14/12 Bariloche 15/12 Bariloche 16/12 Bariloche 17/12 Bariloche/Mendonza 18/12 Mendonza 19/12 Mendonza 20/12 Mendonza/Santiago 21/12 Santiago 22/12 Santiago|[/col] Decidimos fazer esta viagem a despeito de toda a crise e volatilidade cambial que está ocorrendo, quase mudei para uma viagem nacional em cima da hora, mas não da pra adivinhar o que vai ocorrer no futuro e nossa vontade de conhecer os belos lagos …
Última resposta por Lia Klimas, -
- 5 respostas
- 2.1k visualizações
Parte II – Depois da Bolívia, vou continuar minha história, mas agora pelo Peru e um dia no Equador. Todos os registros, experiências e dicas, também compartilho na minha página no face, que convido todos para curtirem, e caso queiram alguma dica desta viagem ou de outros lugares dos álbuns da página, é só escrever por mensagem. https://www.facebook.com/clickspelomundo?ref=hl Meu planejamento inicial era passar por 3 países em 22 dias: Bolívia: La Paz e Copacabana – Já relatado (bolivia-la-paz-e-copacabana-t102533.html) Peru: Puno, Cuzco e região do vale sagrado, Nazca e Lima. Ecuador: Quito / Laguna Quilotoa – Ia pra Galápagos, mas um assalto e uma cirurgi…
Última resposta por Marthon Luiz Garcia Livram, -
- 1 resposta
- 1.1k visualizações
Aqui vou contar pra vocês como eu e + 3 pessoas fomos ao Chile num carrinho não muito adequado (Spark, Chevrolet – 2010) saindo de Córdoba, Argentina e parando para conhecer as cidades no caminho. Saindo da cidade de Córdoba, passamos por San Luís, uma província que me deixou bastante curiosa por um motivo bem particular… a cidade NÃO TEM SEMÁFORO!!! Bom, pelo menos no centro da cidade, e avenidas principais. É incrível ver que as pessoas respeitam o pedestre e o passe do outro carro, e somente isso! Além do mais existem rios e lagos muito bonitos para se ver por lá. Próximo destino: Mendoza… ah, Mendoza. A cidade foi erguida num deserto e hoje, graças ao sistema de irr…
Última resposta por Li Rodrigues, -
- 2 respostas
- 1.2k visualizações
Olá, pessoal! Em outubro do ano passado me cadastrei aqui no Mochileiros e 1 ano depois eu já estava viajando seguindo as dicas de vocês. Nossa! Como vocês me ajudaram! Me inspiraram, me encorajaram e acima de tudo me orientaram da melhor forma possível, com suas dicas que valeram ouro na minha viagem! MUITO OBRIGADA! Nunca havia pensado neste roteiro, fui convencida por vocês! Então quero agradecer de novo, de novo e de novo, imensamente, a todos que escreveram seus relatos, porque tenho certeza que é um dos destinos mais fodásticos do planeta! Nenhuma foto que vi, nenhum relato que li, nada do que me contaram chega aos pés do que são o Atacama e o Salar de Uyu…
Última resposta por renatinhacv, -
- 17 respostas
- 5.7k visualizações
E ai pessoal! Estava devendo um relato da nossa viagem e hoje resolvi pagar a dívida. Vou tentar ser sucinta e objetiva sem deixar detalhes importantes de fora, ok? Vou escrever cada parte em 1 post diferente pra não ficar muito pesado, principalmente com as fotos. Saída: Rio das Ostras – RJ - Brasil Destino: Ushuaia - Argentina Período: 01 a 26 de setembro de 2011 Carro: Palio 1998, 1.0, sem ar condicionado, sem aquecimento, sem modificações Passageiros: Debora e Luiz Valor total gasto: +/- R$ 10.000 Documentação providenciada pré-viagem: • documento do carro no nome do Luiz Não é obrigatório, mas o ideal é que o documento do carro esteja no nome de…
Última resposta por Rogér1o Cruz, -
- 42 respostas
- 10.1k visualizações
Existem muitos tipos de pessoas nesse mundão, mas podemos classificar todo mundo de forma BEM GENÉRICA em duas categorias: o povo filé e o povo fubá. Não preciso explicar muito, né? O povo filé é a galera fina e elegante (não necessariamente rica) e que sabe se comportar bem em qualquer ambiente. O povo fubá é nóis galera!!! Kkkkkkkkkkk (sempre prontos pra qualquer presepada da vida!!) Em 2012 fizemos uma aventura juntos por Bolívia e Peru, (link do relato aqui) num grupo um pouco maior e a galera se empolgou e quis ir novamente pra algum outro lugar em 2013... Só que entre a “empolgação” e o “vamos ver” alguns desistiram, por vários motivos. Mesmo assim fomos em 6 pe…
Última resposta por W Braga, -
- 1 seguidor
- 57 respostas
- 11.2k visualizações
Galera, tive a oportunidade de voltar para a Bolívia e Peru, pouco mais de um ano após ter realizado a grande viagem da minha vida (pesquise: Mochilão 5x4) Dessa vez fomos em grupo (uma galera composta de mochileiros virgens + eu e minha esposa, que servimos de guias) Fui o responsável pela logística. Pensa num povo animado e companheiro!!! Não consegui ser suscinto!!! Vou tentar relatar alguns episódios engraçados, outros tensos, algumas roubadas e principalmente dicas de preços, serviços e lugares! Saímos de nossa cidade no dia 10/10 à noite, véspera de feriado estadual, rumo a Corumbá. Chegamos dia 11/10 bem cedo (4:30a.m.) e esperamos uma pa…
Última resposta por Humberto Antonio Siqueira, -
Patagônia Chilena(Torres del Paine) e Argentina (El Calafate e El Chalten) Novembro de 2009! 1 2 3 4 6
por Adam Tavares- 56 respostas
- 13.1k visualizações
Pessoal, tudo certo? Depois de 2 anos e meio , criei vergonha na cara e vim fazer o relato da trip que fiz em novembro de 2009, a idéia era ficar uns 30 dias na patagônia, Porém como verão a seguir fiquei bem menos! Desculpem pelos erros de português e pelo relato pobre, fazem 2,5 anos que fiz a viagem então algumas coisas fugiram da memória, levem em consideração que é meu primeiro relato e escrevo muito mal rs.. O Roteiro Inicial seria: SP x El Calafate x Torres del Paine x El Chalten x Ushuaia.... Porém ficou: SP x El calafate x Torres del paine x El chalten x Sp... De 30 dias fiquei 13 dias... Foi uma viagem inesquecivel com muitos altos e …
Última resposta por LeoMax, -
- 1 resposta
- 1.1k visualizações
Como eu sempre venho aqui no Mochileiros.com pegar informações, nada mais justo que dividir a minha experiência com os futuros viajantes da mesma rota. Segue meu relato. Fiz a travessia dos Andes saindo de Santiago no Chile para Mendoza Argentina. Aluguei o carro em Santiago e devolvi em Santiago pela Econorent. A viagem é super tranquila e com paisagens lindas. Fizemos as 29 curvas medonhas (Essa parte da viagem não é tranquila rs), mas é uma aventura. Passamos pela famosa estação de Esqui Portillo e fiquei morrendo de vontade de conhecer, mas já estava fechada (Quem sabe na próxima). Na aduana é necessário paciência. Fila de duas horas e não tem como fugir. Vár…
Última resposta por Pedrada, -
Faaaala, povo! To voltando aqui pra fazer mais um relato. Quem leu o primeiro, sabe que eu já fui pro Uruguai e pra Argentina sozinha em fevereiro de 2013. Dessa vez, a ideia era fazer o roteiro clássico por Bolívia, Chile e Peru, mas o orçamento não deu, então tive que mudar os planos. Já que minhas primas Cassiany e Lisiany iriam comigo e nunca haviam ido pro Uruguai e pra Argentina, então decidimos ir para lá. Daí, eu pensei que poderíamos incluir o Chile, assim, eu já conheceria um país novo. Destinos escolhidos, bora fazer o roteiro e ver o orçamento. ROTEIRO INICIAL Poa > Chuí (domingo à noite – 29/12) 1º DIA – Chuí/Chuy > Parque Nacional de Santa Ter…
Última resposta por ellentsq, -
- 1 seguidor
- 7 respostas
- 3.5k visualizações
Hola viajeros!! Vou contar um pouquinho da minha aventura pela América do Sul no final de 2013. Foram 2 meses mochilando... Comecei na Venezuela e terminei no Chile. O tipo de viagem que parecia um sonho distante, uma ilusão. Não tinha tempo, nem grana, nem companhia... Mas, O PRIMEIRO PASSO JÁ É A METADE DO CAMINHO. Decidi que queria sair e ver esses lugares, viver essa experiência e, a partir daí, tudo conspirou para que essa viagem virasse realidade e fosse incrível. Preciso contar que não sou muito de planejar as coisas e organizar tudo antes, então meu roteiro foi sendo feito pelo caminho. Sabia que lugares queria conhecer e fui indo... Foi assim: De 18 de setem…
Última resposta por ericap, -
- 28 respostas
- 7.7k visualizações
Fala rapaziada...to escrevendo depois dos primeiros 21 dias de viagem com umas dicas que eu espero incentivar a galera sem grana! Tipo eu! Pra fazer uma trip eu coloquei o quesito dinheiro como ultima coisa a se pensar, mesmo pq se pensar mto acabaria nao indo pois sabia que tinha pouco, muito pouco pra gastar! Sai de Sao Jose dos Campos(1h de SP) rumo Foz do Iguacu, 12h de trip pela empresa Pluma R$75. Tem 2 rotas essa viagem, uma mais cara que a outra verifique isso na hora de comprar passagem. Cheguei em Foz e me hospedei num Albergue/Camping Paudimar Campestre! Claro que camping!!! R$7, com piscina, cozinha, quadra de futebol...bem loco o ambiente! Conheci os 2 lad…
Última resposta por Jose Kizner, -
Demorei, mas vim! (a volta pro trabalho e a correria do cotidiano me impediram de postar antes..) O INÍCIO Fiz meu primeiro mochilão em janeiro de 2012.. a ideia de viajar nesse esquema surgiu em fevereiro de 2011 e se efetivou em novembro, quando conseguimos marcar data, escolher os países e tudo mais.. a viagem foi realizada em conjunto com minha grande amiga Natacha Reis.. O relato ficou bem grandinho, mas são informações que julgamos importantes, sobre experiências, impressões e perrengues.. espero que gostem! ;P DICA: como não tínhamos equipamento nenhum, compramos nossas mochilas na Arco e Flecha. É uma loja grande, com várias opções de equipamentos pa…
Última resposta por Dedekah, -
Quando eu decidi mochilar e escolhi 24 dias entre Bolívia, Peru e Chile! 1 2 3 4
por AnaCarolineRamos- 33 respostas
- 4.8k visualizações
Oi mochileiros!! Este é meu primeiro relato do meu primeiro mochilão! Obrigada ao site Mochileiros.com, aos colaboradores, relatadores e incentivadores! Bom, eu amo viajar e a escolha destes países para o primeiro mochilão foi: 1) O sonho de conhecer Machu Picchu, Atacama e Salar do Uyuni; 2) E claro o custo x benefício x aventura Vou tentar relatar aqui da maneira mais didática possível. Referente aos valores, vou tentar especificar da melhor forma possível. No começo anotava tudo, depois do quinto dia... esqueça! Eu me chamo Ana e sou de Curitiba - PR, viajei com um grande amigo de BH. Nossa viagem aconteceu entre 16/06/2014 a 09/07/2014, conf…
Última resposta por leopbicalho, -
- 1 seguidor
- 7 respostas
- 2.7k visualizações
Essa viagem foi feita de 06/set a 20/set - 2014 2 dias de deslocamento + 2 dias de viagem (voos), totalizando 11 dias nos destinos Gastos totais: R$ 3200,00 (inclusas passagens saindo de São Paulo) Roteiro: Argentina: Córdoba>Salta 2 dias>Humauaca e quebradas 2 dias>Iruya 1 dia>La Quiaca fronteira Argentina/Bolívia Bolívia: Villazón pegando o trem para Uyuni>Uyuni 3 dias Chile: San Pedro do Atacama 3 dias Como moro na Amazônia e minha mãe em São Paulo e tenho apenas 1 mês de férias no ano, minhas viagens tem que ser de no máximo 17 dias mas a desse ano foram apenas 15 dias e foi no tamanho certo! Comecei o roteiro por Córdoba na Argentina pois m…
Última resposta por Cris*Negrabela, -
- 0 respostas
- 964 visualizações
BOAS DICAS - Baixem o aplicativo COMO LLEGO, te orienta em tudo em Buenos Aires pra ir a pé, de carro, de ônibus ou metrô - As praças e alguns pontos de ônibus contém wi-fi gratuito - Turismo em Buenos Aires é feito em 5 dias tranquilo, contato que o tempo esteja bom e não tenha dias chuvosos. Dei sorte com lindos dias de sol, sem muito frio. - O Zoo Lujan é um lugar feio demais, parece uma roça no meio do nada. A única vantagem é ver animais quem nem sempre vemos em outros zoos e poder tirar fotos e tocar nesses animais. Não tive a impressão de estarem dopados como as pessoas comentam. Fui com a FABEBUS, que super indico (ver site google). São pontuais e fazem a v…
Última resposta por Marcela87, -
Cusco | La Paz | Copacabana | Ilha do Sol | Arequipa | Canion del Colca Setembro 2014
por Luciana Reis- 0 respostas
- 1.6k visualizações
Oi povo! Mais uma vez aqui pra compartilhar informações em retribuição a toda ajuda que a gente encontra no site! Saimos do RJ dia 06/09 e voltamos dia 27/09: Graças a uma promoção LINDA da Avianca, tivemos uma giga conexão em Bogotá, seguindo pra Lima e finalmente Cusco. B O G O T Á Tinhamos várias horas ociosas antes de embarcar pra Lima e queríamos aproveita-las batendo perna no Centro Histórico. Mas estava chovendo e tivemos que ir direto pro Cerro Monserrate. Trocamos uns poucos pesos na casa de câmbio em frente às esteiras das bagagens. A taxa era pouca coisa melhor do que as outras $1 = 1.820 COP No final do saguão, no 1º piso, há u…
Última resposta por Luciana Reis, -
- 3 respostas
- 1.5k visualizações
Seguem as dicas e preços: viagem - Rio, SP - Santiago - Calama - SPA - Uyuni (4 dias) - SPA (4 dias) - Santiago (4 dias) - Rio. Viagem não confortãvel. Preparem para altitude, relaxem com os albergues sem aquecimento e comida controlada. Bolívia é linda, mas é pobre, pouca estrutura. Os motoristas são explorados pra kct... não fiquem putos com grosserias, vc é turista, e eles ganham pouco para fazer as suas diversões. relachem, tratem bem. Não pensem em pechinchar. A empresa ganha e tira mais ainda dos motoristas. O que mais precisei: levem remédio para dor de cabeça. Enfatizando, não joguem qualquer papeis oficiais fora, incluindo ticktets, vão precisar nas alfân…
Última resposta por Li Rodrigues, -
Salve salve mochileiros! Meu namorado e eu saímos numa trip fantásica pela Bolívia, Chile e Peru e como agradecimento, aos relatos lidos aqui, iremos postar o nosso roteiro com informações ,gastos e fotos. Data da viagem: 30/06/2013 – 25/07/2013 Roteiro: São Paulo La Paz Oruro Uyuni San Pedro de Atacama Arica Tacna Arequipa Cuzco Aguas Calientes – Machupicchu Copacabana Ilha do Sol La Paz Antes da viagem: -Dinheiro: 1450 dólares, cada um -Documentos: passaporte, carteira de vacinação, ISIC -Passagem pela Boliviana de Aviación SP – La Paz, ida e volta, 828 reais, cada um -Mochilão comprado no site da Centauro - Nord Outdoor …
Última resposta por olv.ok, -
- 35 respostas
- 9.5k visualizações
Santiago – San Pedro do Atacama – Salar de Uyuni - (18 dias) Introdução No dia 24 de Março de 2013, eu e minha amiga Sara. Fizemos esse mochilão, que já era um sonho antigo e mesmo não anotando todos os detalhes, consegui lembrar algumas informações importantes para ajudar. Como nossa viagem teve grande ajuda do mochileiros.com, resolvi colaborar da mesma forma, principalmente com detalhes que não lembro de ter lido em outros relatos. Em alguns momentos, observei preços diferentes de alguns relatos que li. É bom tomar cuidado, e ver a data em que foram escritos, principalmente porque o Chile sofreu muitos reajustes de preços recentemente, não só na área de…
Última resposta por alanamarques, -
- 18 respostas
- 7.8k visualizações
Mais uma viagem intensa! Difícil fazer relato curto, mas... enfim tá tudo aí! A princípio digo que essa foi a viagem que mais me ferrei de todos os meus mochilões e aventuras por aí. Fiquei nos piores hostels da minha vida, passei mal quase todos os dias com a altitude, ferrei meus joelhos mais ainda, e confesso que na primeira parte dela eu quis desistir! Mas Charles, meu irmãozão e companheiro de outro mochilão, me deu força e me convenceu do contrário (Valeu, Negão!). O motivo dessa quase desistência e o resto da trip, vocês conferem abaixo. Passei pelo Perú e depois fui ao Equador. E assim fui para: Cusco, Salkantay, Machu Picchu, Huaraz, Trujillo, Guayaquil, Mon…
Última resposta por Gabi Mattiello, -
Roteiro 10 dias no Chile [Com fotos] - 4 dias na Patagônia (Lagos Andinos) e 6 dias em Santiago 1 2 3
por julicsbc- 21 respostas
- 20.6k visualizações
Olá pessoal ! Muitas das minhas aventuras teve como base as dicas dos viajantes do Mochileiros.com. Chegou a minha vez de dividir minha experiência e ajudar alguém que tenha vontade de fazer uma viagem inesquecível como a minha. Pois bem, tudo começou 4 meses antes. O 'namoro' com o destino, a pesquisa das passagens, os passeios, as hospedagens e etc. Depois que vi as fotos de uma amiga, tive certeza de que era lá que queria ir nas próximas férias. Escolhi ficar por 10 dias, para não ter que 'correr' pelas cidades...odeio isso! hihi Fomos eu e Rafaela, minha prima e companheira de viagem. Decidimos conhecer primeiro o Sul, pois lá era certo que veríamos neve. Deixam…
Última resposta por julicsbc, -
- 20 respostas
- 4.2k visualizações
E ae galera!!! Já tem algum tempo que vinha tentando formular como contar esta experiência incrível que tive em meu primeiro mochilão. Então aqui estou para relatar um pouco como foi. Sempre tive uma enorme vontade de fazer uma viagem conhecendo a América do Sul, porém, nunca tive coragem de fazer sozinho. Aí que em uma conversa despretensiosa em meu trabalho, descubro que meu chefe sempre teve esta mesma vontade mas nunca puderá devido a alguns fatores (filhos, esposa, oportunidade) que no momento não lhe impediam mais (havia se separado e os filhos já estão crescidos). A partir deste momento comecei a pesquisar aqui no Mochileiros.com alguns relatos de como …
Última resposta por cibelecarvalho, -
- 13 respostas
- 3.3k visualizações
30 dias nos andes – Bolívia, Chile e Peru – Julho/Agosto de 2014 Pessoal, minha andança foi assim (estrelinha nas cidades que só usei de conexão): Brasília Corumbá* Puerto Quijarro* Santa Cruz de la Sierra* Sucre* Potosí* Uyuni San Pedro do Atacama Calama* Arica* La Paz Cusco Pisac Arequipa Chivay Puerto Maldonado* Iñapari* Assis * Rio Branco Brasília Foi meu primeiro mochilão. Tirei grande parte das dicas daqui do mochileiros.com, e vou retribuir com meu relato e dicas de tudo o que eu li e vivi dando informações úteis a vós, leitores Vamos lá: PRÉ VIAGEM: • Planejar, mas não muito: nenhum plano é seguido do começo ao fim, assim como voc…
Última resposta por ricardoruri,