Tocantins
Perguntas e respostas sobre destinos no Tocantins
100 tópicos neste fórum
-
- 13 respostas
- 17.7k visualizações
Caros Mochileiros, Graça a esse fórum, fiz uma viagem inesquecível no Jalapão, talvez a melhor viagem desses 4 anos que eu passei no Brasil. Pelo fato de ter preguiça de escrever em português (que não a minha linguá materna) e já que tem muitos relatos super bem feitos sobre esse tema no site (recomendo os relatos de Ramon D'Amico, ao Hélio Prates e ao Luis Arau), quis dar uma contribuição diferente aos futuros mochileiros do Jalapão através um check-list de dicas uteis. Pensei que poderia ser interessante já que eu senti dificuldade para reunir todas as informações desse fórum de maneira sintética. 1/ Sem ou com Guia? Tem que ser sem! Mais liberdade, mais em con…
Última resposta por Hélio Jr1502432675, -
- 4 respostas
- 8k visualizações
As fotos estão da ordem contada no texto https://www.facebook.com/fernandojulio.o/media_set?set=a.915977405154063.1073741978.100002254351992&type=3 https://www.facebook.com/fernandojulio.o/media_set?set=a.915979608487176.1073741979.100002254351992&type=3&uploaded=87 Jalapão – Lugar conhecido entre as dunas douradas e cachoeiras de águas cristalinas Trilheiros como eu não gostam de viajar com passeios fechados, com agencias etc... Porem para ir ao Jalapão não se tem muita escolha, pois lá só anda carro 4x4, pois dos 1200 km percorridos, 900 km são na areia/terra. A primeira aventura foi achar uma agencia, pois tenho uma amiga que já foi para lá, mas el…
Última resposta por Si Joplin, -
- 1 resposta
- 10.6k visualizações
No final de agosto estive no Jalapão e vou contar em detalhes minha experiência para os interessados em conhecer o JALAPÃO, de longe o destino mais EXUBERANTE e icônico que já conheci, e olha que já fui ao Atacama, Machu Pichu, Chapadas dos Veadeiros, Diamantina, dentre outros destinos ecoturísticos. Sempre gostei de planejar e organizar minhas viagens no meu próprio carro (um Duster 4x4). Mas o JALAPÃO é muuuuito roots! Assim que comecei a planejar a viagem já percebi que ia ser furada ir no meu carro e acabei contratando um pacote com uma empresa de Palmas. Foi a melhor coisa que podia ter feito. Durante toda a estrada tinham diversas camionetes 4x4 atolad…
Última resposta por Luerce, -
- 0 respostas
- 2.4k visualizações
Olá! Me chamo Matheus e gostaria de contar aqui como foi minha experiência de conhecer o Jalapão em outubro de 2016, junto com meu amigo Pedro. Inicialmente a ideia era fazer um mochilão. Mas logo no início das pesquisas percebi que seria complicado pois os atrativos são muito distantes entre si e sempre requerem um 4x4. Em Mateiros (cidade base para a maioria dos passeios), não existem saídas regulares. Então decidi comprar um pacote completo pra não dar furo e não estragar nossas férias. No final do post conto melhor e dou dicas da compra do pacote, já que tivemos um problema com isso. Primeiro dia o passeio começou às 8hs. Saímos de Palmas com destino a Pon…
Última resposta por Matheusde1988, -
- 0 respostas
- 1.6k visualizações
Setembro de 2016 Voltaria lá: talvez, se fosse em um passeio particular. Lembrete: NUNCA VÁ SEM UM GUIA EXPERIENTE, NÃO HÁ PLACAS DE INDICAÇÃO, ESTRUTURA DE MECÂNICOS, GASOLINA ETC... E ATÉ CARRO TRAÇADO ATOLA Quanto gastei: R$ 1.600 por 04 dias Primeiro dia: Partindo de Palmas (07:00) em uma Frontier, primeira parada em Praia dos Borges em Novo Acordo, linda mas infestada de mosquitos leve quilos de repelente. Depois estrada a palavra para o Jalapão é estrada terrível pulando o tempo todo, batendo a cabeça não há um minuto de sossego em que você consiga descansar ( fomos eu e uma amiga e mais duas moças que não conhecíamos juntamente com o guia). A ca…
Última resposta por Geotur, -
- 0 respostas
- 1.5k visualizações
“Visitante, seja bem vindo. Sua presença é um prazer. Nós estamos com alegria, o Jalapão ama você!” com esta cantiga somos recebidos pelos moradores do vilarejo de Mumbuca, próximo a cidade de Mateiros que junto a São Felix e Ponte Alta são as três cidades que oferecem opções de hospedagem, alimentação, guias e combustível para os turistas. Jalapão - Cachoeira Velha Quando falamos de Jalapão, na verdade nos referimos a região do Parque Nacional do Jalapão e seu entorno. O parque fundado em 2001, localizado no leste do Tocantins, quase na divisa com Maranhão, resguarda uma região quente, árida, com clima de deserto, porém verde pelo cerrado. Este deserto verde poss…
Última resposta por daniel.carnielli, -
4 dias pelo Jalapão 1 2 3 4 6
por rgoliveira- 59 respostas
- 15k visualizações
Olá Pessoal Fui ao Jalapão no final de dezembro com meu marido e alguns mochileiros que conheci aqui no fórum! Gostaria de deixar registrado nossa viagem e algumas dicas para aqueles que pretendem ir, retribuindo a ajuda que o fórum sempre me prestou no planejamento de todas as nossas viagens! Fizemos uma viagem de 4 dias pelo Jalapão que incluiu: Dia 1: Chegada em Ponte Alta do Tocantins, Cachoeira e Rio Soninho, Cachoeira da Fumaça e Pedra Furada Dia 2: Canion Sussuapara, Rio Novo, Pôr do sol nas Dunas Dia 3: Fervedouros, Cachoeira da Formiga, Comunidade Mumbuca, Encontro do Rios Formiga e Soninho Dia 4: Nascer do sol na Serra do Espírito Santo, Cachoeira da V…
Última resposta por ElaineCristina, -
- 1 resposta
- 2.4k visualizações
Pessoal, fui agora em Junho/Maio de 2016 ao Jalapão e como tive muita dificuldade de encontrar boas informações sobre este roteiro, gostaria de dividir o meu com vocês! Fui com uma agência chamada Jalapão Total (Instagram @jalapaototal). Normalmente não gosto de viajar com agências, mas para o Jalapão é o único jeito devido a região ser muito extensa, com identificação/placas quase inexistentes e acima de tudo com o turismo ainda muito cru. O que é o Jalapão: O Jalapão é um parque (parque estadual do Jalapão) enorme, de cerca de 34 mil km² e fica no estado do Tocantins. Ele é tão grande que ocupa 9 cidades (Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Félix do Tocanti…
Última resposta por Fabi Prado, -
- 5 respostas
- 11.1k visualizações
Fui no Carnaval com minha mãe e irmã para o Japalão. Uma viagem bem diferente e com paisagens lindas! Período: março - carnaval de 2011 Tempo: 5 dias Investimento: R$ 700,00 por pessoa obs: passagem para Tocantins por programa de milhagem Para ir para o deserto do Japalão de SP, pousamos em Palmas e pegamos um transfer para Ponte Alta do Tocantins - Portal do Jalapão. Tem um ônibus que sai às 15h perto do aeroporto e vai para a cidade. Mas é bom ligar e reservar pessoalmente, pois deixei para a dona da pousada reservar, e quando cheguei lá... cadê a reserva. Final da história, tivemos que pegar um transfer/taxi que nos custou 320,00. Como o erro foi da dona da…
Última resposta por jéssica.bonifácio, -
- 2 respostas
- 8.2k visualizações
Quando minhas amigas me chamaram pra uma trip pro Jalapão, eu tinha uma vaga de ideia de algo parecido com a Chapada Diamantina, mas acabei descobrindo que os dois destinos, exceto por alguns morros com aquela característica achatada, são bem diferentes. Pra ir pro Jalapão você tem que saber que: • A estrutura pra turismo é bem rústica, o que pra mim faz parte do encanto do lugar, mas que não é o perfil de todo mundo. • Se passa bastante tempo no carro, já que o Jalapão é um circuito de cerca de 1000km, tem poucas trilhas abertas e os atrativos ficam um pouco distantes um do outro. Se conforto for importante pra você, dá uma olhada no carro do guia, porque depois…
Última resposta por 1beatrizlima, -
- 9 respostas
- 4k visualizações
Jalapão? É de comer? Faz dois anos que ouvi pela primeira vez falar sobre o Jalapão... como adoro aventuras e desbravadora é meu sobrenome, resolvi conhecer essa região localizada no estado do Tocantins. Primeira etapa do “dever de casa”, depois de decidido o destino, era buscar a melhor forma de me deslocar pelo Parque Estadual do Jalapão. Pesquisei pelo site dos Mochileiros, entrei em contato com algumas agências e por fim optei pela 40° no Cerrado (http://www.40grausnocerrado.com.br/). Empresa que oferecia um pacote mais completo pelo mesmo preço das demais. Pronto, foi só arrumar as malas e partir para a tão sonhada aventura! Desloquei-me de Salvador até Palmas p…
Última resposta por Amilsem Junior, -
- 0 respostas
- 1.8k visualizações
Olá pessoal... Vamos compartilhar com vocês o relato da nossa viagem que ocorreu em: 28 de abril a 04 de maio de 2016. Fomos em um grupo de 4 pessoas: eu, o maridão, o cunhado e um amigo nosso de infância. Tudo começou quando eu já demonstrava interesse em conhecer o Jalapão e o maridão viu uma promo fantástica da Tam em Janeiro/2016(ida e volta sem taxa 175,00 por pessoa) e disse: agora é a hora que iremos conhecer o Jalapão. Compramos, comentarmos posteriormente com as demais pessoas e animados, juntaram-se a nós! O site mochileiros sempre ajudou em todas as viagens que já fizemos, agora vamos contribuir através desse relato que tem no nosso roteiro a cidade de PALMAS…
Última resposta por FRED & TATI, -
- 4 respostas
- 3.2k visualizações
Meus queridos, só posso dizer uma coisa: visitem o Jalapão! Tava doida para ir, mas vi que não compensava ir sozinha porque era tudo muito caro. Tive a grandissima sorte de conhecer aqui no Mochileiros a Paloma, Alex e Michele de Cuiabá que também estavam a procura do quarto elemento para fechar o quarteto - e encontraram: eeeeuu! kkkkkk Fomos agorinha, agorinha: de 17 a 24 de fevereiro de 2016. E como o Mochileiros me ajudou a viabilizar minha viagem, nada mais justo do que compartilhar as dicas que encontrei! Grana cuuuuurta, por isso, contratamos um roteiro mega otimizado de 3 dias no Jalapão (com guia) e 3 dias livres em Palmas (por pura falta de grana me…
Última resposta por Michele SP, -
- 1 resposta
- 1.5k visualizações
Muito desejei conhecer o Jalapão ; pesquisando encontrei a agencia Norte Tur em Palmas-TO e fiz a expedição com eles. A Telma me atendeu pelo telefone e foi sensacional inclusive me indicando com quem eu poderia alugar bicicleta em Palmas. Esta indicação me permitiu conhecer a cidade de Palmas muito além do que eu veria sem a "bike". A expedição foi com o guia e "piloto"Flávio no comando em um 4x4 Ford Galloper. A logística da viagem expedicionária foi perfeita, com chegada aos pontos atrativos em horários oportunos e não coincidentes com outro operador local. Fervedouros(nascentes brotantes do solo), cachoeiras e praias de rio, as dunas do Jalapão e a subida da serra do …
Última resposta por jocileia, -
- 5 respostas
- 3.1k visualizações
Águas cristalinas e termais, 147 metros de extenção, menor rio do Brasil, 3º menor rio do mundo segundo o Guiness Book. Nasce de uma pedra e a pressão da água forma uma hidromassagem natural. Muitos peixinhos, passarinhos, camaleões. Lindo demais. Fácil Acesso. 4 restaurantes e 4 pousadas com preço acessíveis. A noite e de madrugada a água fica mais quente. Ideal pra família, passeio romântico ou com amigos. Super recomendo
Última resposta por Trota Nando O Ateu, -
- 4 respostas
- 3.8k visualizações
Parque do Jalapão Resolvi escrever a respeito desse passeio ao Jalapão (algo que não fiz após outras viagens) por um motivo principal: a falta de relatos a respeito dessa área ainda não tão conhecida em terras tupiniquins. Por isso, gostaria de poder ajudar, mesmo que pouco, outros viajantes na escolha desse lindo destino. Comprei minha passagem em Janeiro, após verificar que várias companhias aéreas estavam em promoção para os meses de Maio e Junho. Na lista de destinos, vi Palmas por 450 reais ida e volta (de São Paulo, onde vivo). Já ouvira falar do Jalapão, então pensei: é essa! Comprei para o feriado de Corpus Christi.…
Última resposta por Eugenia de Jesus, -
- 0 respostas
- 1.1k visualizações
Em Setembro do ano passado fui para o Jalapão com o intuito de conhecer uma fazenda herdada pelo meu filho. Tive a enorme sorte de conhecer através de indicação de um amigo de Palmas, Lourenço Cansanção, proprietário da agência Jalapão VIP. Além de ter sido extremamente atencioso e profundo conhecedor da região (o que era fundamental pra mim) depois de conhecer a fazenda ficamos 2 dias conhecendo os atrativos desse paraíso ainda um pouco escondido que é o Jalapão. Como a viagem a principio não foi para ser "turistica" e eu estava com pouco tempo, estou voltando agora em Julho com meu filho, minha mãe e uma prima de São Paulo para conhecer com mais calma o Jala…
Última resposta por mariana.nascimento-costa, -
Viagem ao Jalapão 1 2
por ritaneves- 13 respostas
- 3.4k visualizações
Eu fiz uma viagem para o Jalapão, fomos em 6 amigos de Mogi, essa galera já viaja junto há três anos, já fizemos altas viagens, mas essa foi de arrepiar. Chegamos em Palmas depois de um atraso monstro no vôo da TAM e lá estava o nosso guia, cara gente boa, gaúcho perdido no Tocantins e torcedor do Grêmio. A empresa dele chama Rota da Iguana e o cara tem uma tatoo de iguana na perna. Fomos comer e nos recuperar para sair cedinho com Destino ao famoso Jalapão no dia seguinte. Ele chegou com uma frota maneira demais, tudo caminhonete zerada, no primeiro dia de passeio...uhhhh!!!! Milhões de lugares maneiros começamos num canyon, fizemos uma cachoeira e terminamos numa dun…
Última resposta por pri_turella, -
- 1 resposta
- 2.7k visualizações
Quero contar como foi nossa aventura no Jalapão, que era um sonho quase impossível de se realizar.... a princípio dizem que o Jalapão é um deserto, o que não é verdade. O cerrado lá é magnífico, muito verde, muita água, uma natureza exuberante!!!!! Saímos do Rio de Janeiro no dia 22/01/2015 ás 06.00 pegamos a BR040 e fomos dormir em Cristalina em Goiás. Um fato que é verdade é que não tem banco 24hs em lugar nenhum, por isso leve todo o dinheiro que puder. A maioria não aceita cartões. Em alguns lugares aceitam cheques. No segundo dia, 23/01/2015, dormimos na cidade de Campos Belos em Tocantins, pois tivemos que entrar em Brasília para conseguirmos dinheiro, isso nos t…
Última resposta por Nilceia, -
- 3 respostas
- 2.4k visualizações
JALAPÃO – 20 a 27 de AGOSTO de 2014 Primeiramente um bom dia/tarde/noite a você que lê este relato e se interessa por conhecer e incluir este destino no seu roteiro de lugares a serem visitados. Chamo-me Bruno e juntamente com minha noiva Camila efetuamos a visitação entre os dias 20 – 27/08/14 a Palmas, Jalapão e Taquaruçu. O nosso intuito de escrever é apenas auxiliar outros viajantes, retribuir e contribuir com dicas para que mais e mais pessoas possam desfrutar das belezas naturais do Cerrado. Esperamos que possamos dirimir eventuais dúvidas e auxiliá-los na sua tomada de decisão. Escolhemos o Jalapão como destino pois a tempos procurávamos uma boa opção p…
Última resposta por polyanna01, -
- 2 respostas
- 6.1k visualizações
No fim do ano passado eu detectei que haveria um feriadão de 4 dias garantido (sem forca) em 2014. Sexta-feira santa mais Tiradentes. Viva! Hora de escolher algum canto para aproveitar! O lugar escolhido acabou sendo o Jalapão. Não era a melhor época – eu tinha que a melhor época é a de seca, que começa em maio --, mas era o que eu tinha em mãos. Lendo um pouco sobre o lugar, decidi antecipadamente que não iria por conta própria, por dois motivos básicos: 1) nunca dirigi um 4x4 e, principalmente, 2) as longas distâncias em estradas muito ruins e sem comunicabilidade (celulares raramente pegam na região). Disparei alguns e-mails para as agências e acabei fechando com a…
Última resposta por Hiltonmc, -
- 0 respostas
- 975 visualizações
Fizemos uma expedição de cinco dias para o Jalapão, em setembro de 2014, com a empresa Norte Tur. Altamente recomendo o local, a expedição e a empresa. O nosso guia, Flávio, é um cara positivamente fora do comum. Muito flexível, prestativo, profissional e tem uma concepção muito bacana sobre turismo, sustentabilidade e respeito às comunidades da região. E, naturalmente, conhece MUITO da região como um todo! A experiência é indescritível, o Jalapão é o verdadeiro "Deserto das Águas". Viaja-se muito em paisagens desérticas, com lindas paisagens e em um local repleto de vida selvagem. É possível avistar muitos animais. E quando se menos espera, estamos diante de cânyons…
Última resposta por Diego Canhada, -
Excursão para o Jalapão Recentemente tive a chance de tirar um plano de viagem da gaveta. O Jalapão! Escolhi o Jalapão assim que vi as fotos na internet e li a descrição do fervedouro... tai algo que eu ainda não tinha experimentado. Primeiro achei que visitar o Jalapão seria simples como visitar a Chapada dos Veadeiros, onde vou com meu carro e contrato um guia. Então, iniciei a busca por aí, entrei no site do governo do Tocantins, peguei o telefone dos guias que estão na pagina e liguei para saber se era possível, o primeiro que atendeu minha ligação foi o Flavio da Norte-Tur que me explicou que era difícil visitar o Jalapão de forma independente e me disse q…
Última resposta por Luis Arau, -
- 1 seguidor
- 14 respostas
- 4.1k visualizações
Dia 9 Amigos mochileiros, resolvi postar esse relato pra encorajar os aventureiros a conhecer o Jalapão por um bom preço. Eu mais 5 amigos decidimos ir para Jalapão por conta própria, Alugamos uma Amorok 4x4 na Movida do aeroporto de Palmas, carro excelente e muito confortável, a tração 4x4 é fundamental essa época do ano. No dia 9 saímos pela manhã do distrito de Taquaruçú onde eu moro em direção a Ponte Alta, parada rápida na cidade pra comprar gelo e cordas e sacos plásticos pra ensacar toda bagagem na carroceria, mesmo com capota marítima entra muita poeira. Então iniciamos o trajeto em estrada de chão, primeira parada no canyon do Sussuapara de Ponte Alta, pequeno m…
Última resposta por KIRL, -
- 1 resposta
- 2.1k visualizações
A melhor viagem... O Parque Estadual do Jalapão foi criado em 12 de janeiro de 2001 e se encontra localizado no município de Mateiros, no estado brasileiro do Tocantins. O parque abrange uma área de quase 150 mil hectares e é considerado como o maior parque estadual do Tocantins. A vegetação é predominantemente de cerrado ralo e campo limpo com veredas. Pegamos um feriado de 4 dias, viajamos de noite e chegamos lá de madrugada, tudo isso para não perder nem um dia dessa expedição. Fechamos nosso pacote com a agência Norte Tur - Guia Flávio. Ele foi nos buscar no aeroporto e nos levou ao hotel em Palmas (que foi o único gasto que não estava incluso no pacote - …
Última resposta por Luiz Henrique Campos, -
- 2 respostas
- 1.9k visualizações
Fui pro Jalapão, após muitos anos de vontade , em agosto de 2014. Antes passei pela Chapada dos Veadeiros (ainda vou terminar tal relato) e de Brasília cai direto em Palmas. Considerações iniciais: Antes de mais nada a primeira coisa que devo dizer é: não leve roupas claras: seja biquíni, casaco, blusa, calça, e mesmo acessórios... vá por mim, arrependimento na certa. Calçado: pra mim o calçado ideal é de trekking, não que as trilhas tragam muita dificuldade, elas são de fácil acesso, mas estes calçados são mais resistentes, não irá destoar tanto quando estiver sujo, raspões em pedras não trarão machucados e o principal: a segurança como um todo. Além do calçado de tr…
Última resposta por Li Rodrigues, -
- 0 respostas
- 1.3k visualizações
Olá pessoas! Estou de férias em Palmas, e acabo de voltar do Jalapão (cheguei ontem). Agendei tudo com o Fernando da livre expedições, inclusive o valor do pacote de 4 dias e 3 noites (4-7/09/14-R$1400+100 por quarto single) porem como estava sozinha e o outro casal que iria no mesmo pacote desistiu, fui remanejada para o pacote da jalapão extremo, com o guia Alex. Então vamos lá: Dica 1: se você tiver um grupo, e bastante tempo livre, dá para ir sozinho, mas antes baixe o mapa da região no google maps e deixe salvo no seu gps/celular. Dica 2: Se você não tem muito tempo, experiência em estradas de terra/areia, uma 4x4, e um grupo, compensa mais ir com guia mesmo. Por…
Última resposta por rafapichini, -
Jalapão: desbravando o Tocantins, com Palmas, Taquarussu, Natividade e um pouquinho mais...
por Mirian_rr- 2 respostas
- 3.2k visualizações
Já não era de hoje que sonhava em conhecer o Jalapão... Nestas férias, resolvi não mais adiar. Depois de uns contatos por aqui, informações trocadas por e-email, agendei minha ida ao Jalapão, para os dias 29/jan a 01/fev, com o pessoal da Norte Tur. Mas como estava em férias, me programei para ficar mais tempo e explorar melhor a região do Tocantins. Já saí do Rio de Janeiro com algumas ideias e contatos... Taquarussu, Porto Nacional, Natividade, Ilha do Bananal, Parque do Cantão seriam meus alvos... Conforme o combinado, o pessoal da Norte Tur, a agência que me levaria ao Jalapão, me aguardava no desembarque em Palmas, para o transfer ao meu local de hospedagem. Pri…
Última resposta por mahgiu, -
- 8 respostas
- 9.1k visualizações
Passeamos no Jalapao nesta Pascoa (por favor desculpem a falta de acentuacao) em expedicao organizada pela NorteTur e foi um dos melhores passeios que fizemos nos ultimos anos. O Flavio (da NorteTur) organizou tudo super bem; a turma ajudou muito mantendo um ambiente de alto astral. Super recomendo! Anexo imagem do raiar do sol visto do morro do Espirito Santo (a subida requer um razoavel preparo fisico!). Bom passeio! Pedro
Última resposta por rogeriocarnio, -
- 4 respostas
- 5.7k visualizações
Eu sinceramente nunca imaginei passar o carnaval no Tocantins, não é o destino mais procurado para esse período, mas tudo mudou quando li esse tópico jalapao-carnaval-2014-t86325.html Por curiosidade entrei em contato com a empresa Livre Expedições , a resposta foi rápida e achei o preço convidativo, ainda mais que incluía alimentação, transporte (inclusive translado aeroporto Palmas), guia, passeios e hospedagens, exceto o pernoite em Palmas que fica por livre escolha de cada um, não tive muitas dúvidas e resolvi fechar. Abaixo vai algumas impressões pessoais e o relato P a l m a s Cheguei no vôo das 23:55 vindo de Brasilia e o Fernando (dono da agência) es…
Última resposta por Márcio/Sp,