Trilhas na Bahia
Trilhas e Trekkings na Bahia: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas, travessias e trekkings na Bahia
61 tópicos neste fórum
-
- 0 respostas
- 3.3k visualizações
Chapada Diamantina Extreme (Trekking) Participantes https://www.facebook.com/pedraodobrasil 27-99805-8885 Guia https://www.facebook.com/formigueiro.formiga 10 a 23 de Agosto de 2017 Foram 203 km. Subidas e descidas alucinantes. Rios e Gerais. Cachoeiras iradas. Assim se resumiu o TREKKING de 13 dias na Chapada Diamantina. Bahia Segue abaixo os detalhes. 1°dia Lencois Ribeirão do meio Serra do Veneno Sr Anizio Vale do Muriçoca Toca da onça Cachoeira do Palmital pernoite camping 11 km. Saida 11hs chegada 18hs 2°dia Cachoeira do Pamiral Cachoeirado capivara Toca …
Última resposta por PedrãodoBrasil, -
- 0 respostas
- 1.2k visualizações
Dez meses se passaram da última vez que trilhamos juntos. Somos cinco: Eu (Djair), Daniel, João, Luciano e Wilson unidos pelo mesmo prazer: a natureza. Nossa missão é ir ao encontro dela com nossas cargueiras nas costas percorrendo trilhas, subindo e descendo os mais variados terrenos na busca de belas paisagens. Nosso gosto é pela imensidão dos grandes vales, pelo frio e silêncio das montanhas, pelo nascer e pôr do sol, o brilho das estrelas, é de se sentir pequeno diante de algo maior. Nosso derradeiro encontro ocorreu na Serra da Mantiqueira, na famosa trilha da Serra Fina, considerado por muitos um dos trekking mais duros, um dos mais difíceis do Brasil. Sei q…
Última resposta por dji_pedro, -
- 0 respostas
- 1.5k visualizações
Norte Sul x Sul Norte 14/08/16 - Lençóis Taxi Fiat para Palmeiras. Carona num Opala para Palmares, Capão (Feirinha) + Frete, amigo Formiga(Ricardo) até o Bomba. Saída Bomba 11:20hs, chegada Igrejinha 17:00hs – 18km. 15/08/16 – Igrejinha Dona Raquel, André e subida Funis, retorno Igrejinha 7,7 km. 16/08/16 – Igrejinha x Mucugê, nos perdemos e passamos a noite no leito do rio Cumbuca 28 km. 17/08/16 – Rio Cumbuca x Mucugê, 07:20 x 12:30hs, 13km. 18/08/16 – Iniciamos a saída de Ibicoaba (Fumacinha) por baixo, Subida da Fenda e dormimos na Toca do Vaqueiro. 10:40 x 17:00hs. 14 km. 19/08/16 – Toca do Vaqueiro x Mucugê. Via Gerais do Mochobongo, Rio Mucugê…
Trekking 8 dias - CHAPADA DIAMANTINA agosto 2016 ( Relatos, Gastos e Roteiro ) Vale do Patí e Vale do Capão
por Romeu Bart- 1 seguidor
- 9 respostas
- 5.1k visualizações
Trekking 8 dias Vale do Patí e Vale do Capão - CHAPADA DIAMANTINA - AGOSTO 2016 VÍDEO DO TREKKING COMPLETO: ( CLIQUEM EM HD ) Informações úteis sobre gastos, e sobre economizar no seu trekking ( coisa q eu não consegui fazer por falta de informação ) Período da viagem toda 01/08/16 á 15/08/16 Período do Trekking 06/08/16 á 13/08/16 Saída de: São Paulo/SP á Salvador/BA Gasto total da viagem: R$ 2.800,00 Gasto total somente do Trekking: R$1.600,00 ( Gasto do guia, com alimentação inclusa os 8 dias e hospedagem ) Roteiro da viagem: Saída de: São Paulo x Salvador ( vôo de 2 horas ) Salvador x Lençóis ( ônibus 7 …
Última resposta por Diego da Costa, -
- 1 resposta
- 9.6k visualizações
Muito bom o relato! Otimas dicas para se chegar à praia do espelho! Você passou alguns dias em Caraíva? Acampou ou ficou em alguma pousada? Valeu!
Última resposta por Kassyo Quijada, -
- 1 seguidor
- 37 respostas
- 25.1k visualizações
[align=justify][t3]Travessia do Vale do Pati[/t3] Felizmente após longa espera, apliquei freio à rotina estafante e concretizei o tão sonhado trekking à grandiosa Chapada Diamantina, na excelente companhia de meu grande amigo Peter Tofte. Acertamos os detalhes por e-mail e telefone e planejamos um destino diferenciado para cinco dias, desde o Vale do Capão à Andaraí. O Vale do Pati, esculpido em quartzito rosa e com encostas cobertas pela mata atlântica, foi um dos maiores produtores de café no século XX, juntamente com o Vale do Capão. Chegou a comportar mais de dois mil habitantes, centro comunitário, comércio, igreja, etc. O café que trouxe o apogeu ao vale, ta…
Última resposta por Roberto Brandão, -
- 2 respostas
- 1.4k visualizações
Olá meu povo,assim começa essa viagem fantástica. Fomos eu,meu marido e uma amiga, saimos de BH dia 12 de junho, chegamos em São Luis dia 13 e lá ficamos 2 dias na pousada Mediterraneo. Dia 15 saimos 5 h, de van, para Barreirinhas, o senhor da van nos deixou no ponto das toyotas de linha para seguirmos pra Atins, fomos com Chico, um cara gente boa, paciente, quando parava pra descida dos nativos , a gente descia também, conversava, fazia fotos, etc... e ele esperava numa boa. Em Atins ficamos na casa do sr. Pedro e dona Maria, super simpáticos e preço muito bom. Dia 16 saimos as sete h, caminhando rumo a Canto de Atins, onde nosso guia nos esperava. A caminhada foi de 2 h…
Última resposta por Marcelo Farinha, -
- 5 respostas
- 2.9k visualizações
Travessia Vale do Pati Considerado o trekking mais bonito do Brasil, Pati é o sonho de todo trilheiro. Acordei numa manhã de terça-feira chuvosa e fria no Vale do Capão, abri a barraca no Camping do Seu Dai e pensei... Será? Deitei mais uns minutinhos e repentinamente uma empolgação súbita surgiu me fazendo desarmar a barraca em 5 milésimos de segundos como alguém que fosse perder o último ônibus com destino ao paraíso. E de fato era. Minha mochila estava super pesada, retirei algumas roupas e guardei-as ali mesmo com Seu Dai, ela continuou com muito peso mas a euforia era tanta que fui assim mesmo com quase 15 quilos nas costas. Me dirigi até o moto-táxi para contr…
Última resposta por mona-e-derson.medeiros, -
- 16 respostas
- 9.2k visualizações
A Chapada Diamantina é uma miragem de pedra, alta e colorida no meio dos tons ocres e secos do sertão baiano. O relevo e as chuvas no verão promovem a profusão de rios, vegetação rica e abundante, grutas, cachoeiras e serras. E tem a traicional "Travessia do Vale do Pati", q embora fosse + uma pernada dentro da mega-pernada q me propusera, a travessia do Capão ate Andaraí tinha lá o seu status de ser a "mais famosa do país", "a Santiago de Compostela tupiniquim", a "travessia do Brasil", entre outros tantos predicados. Quiçá pq esse trecho fosse um dos q melhor resumem esse espetáculo repleto de cenários e detalhes interessantes. Era ver pra crer. Enfim, o gde dia, o fec…
Última resposta por paula.souza, -
- 21 respostas
- 18.2k visualizações
Primeiramente, gostaria de agradecer ao Mochileiros.com pelas informações que obtive com outras pessoas que fizeram o percurso e aos meu colegas de Trilha Henrique Rosa e Jorge Alberto Rêgo. Fizemos em 2 dias e meio a trilha da cachoeira da fumaça (chapada diamantina) sem guia, passando pelos principais pontos: Ribeirão do Meio, Serra do Veneno, Vale da Muriçoca, Palmital, Rio Capivara, Cachoeira do Capivara, Cachoeira da Fumaça por baixo, Serra do Macaco, Cachoeira da Fumaça por cima até Vale do Capão. De 26/09/09 a 29/09/09: Dia 1 (26/09/2009): Saímos os três de Salvador de carro às 01:30h (madrugada). Como conhecíamos a estrada foi fácil chegarmos em Lençóis. A…
Última resposta por Guilherme360, -
- 1 resposta
- 2.7k visualizações
Planejei bastante esta trilha para fazer com meus amigos Lucas, Dito e Carlinhos. Lucas já havia feito a Trilha das Mulas (Lençóis-Capão) comigo e essa seria sua segunda trilha na Chapada Diamantina e a primeira de Dito e Carlinhos. Partimos de Salvador na noite de 26/05/11, chegando no início da manhã do dia 27/05, partindo imediatamente para a trilha. A primeira etapa da trilha é a mesma do Ribeirão do Meio (escorrega). Antes de chegarmos no rio Ribeirão, paramos no bar do Fusquinha para algumas fotos. Carlinhos, Lucas, Dito e Eduardo. Próxima parada, leito do rio Ribeirão, onde tiramos diversas fotos num belo céu azul! Às 07:30h atravessamos o rio e começam…
Última resposta por fabiano.caprini-volponi, -
- 0 respostas
- 2.2k visualizações
Fazemos parte de um grupo chamado Pegada Trekking da cidade de Jequié-Ba composto por Vandic Reidner, Gerson Almeida, Gildson Souza, Laudemir Santos, Denis Reis e Allan Pires. Sempre estamos indo a Chapada Diamantina. Esse é lugar é muito especial pra nós. Além de ser incrivelmente lindo é um lugar com muita trilha a ser explorada, e é o que temos feito. Já fizemos a trilha do vale do Pati por várias vezes e também a travessia Capão Lençóis mas nunca havíamos feito a travessia completa de Andaraí a Lençóis passando pelo Pati e pelo Capão. No ano de 2014 decidimos que íamos fazer essa travessia começando no dia 2 de Janeiro de 2015. Porém chegando mais próximo do dia, al…
Última resposta por Denis Paulo Costa Reis, -
- 1 resposta
- 2.9k visualizações
* Trilha realizada no mês de junho de 2014; * As fotos estão em anexo, conforme a ordem do roteiro. Olá! Mochileiro. Nesse relato será apresentado uma rota pouco divulgada na região da Chapada Diamantina, que é o circuito das três cachoeiras, localizadas no município de Mucugê-BA. Para conquistar essa rota e curtir todos os atrativos que fazem parte da mesma, a dupla Faaeel e Graziela contou com a ajuda de um amigo que eles conheceram na Vila de Igatu, que pertence ao município de Andaraí-BA. Seu nome é Kbça Dnanti, que conhece várias trilhas de Igatu e arredores. Além de kbeça, o grupo foi formado por: Alex, Luiza, Jucelia, Mateus e Tharcia, que racharam uma cond…
- 2 respostas
- 4.3k visualizações
Pretendo fazer um relato prático, sem muitas firulas com informações precisas de hospedagem, passeios e valores pra quem quiser programar uma viagem por lá. Já adianto que o meu relato não é da viagem mais econômica do mundo, pois não sou a favor de economizar em férias. O meu negócio é aproveitar o tempo da melhor forma possível, então não espere que eu escreva que pedi carona, viajei em caminhão de bóia-fria, que andei estradas de terra de 10 km sendo que podia pegar um transporte. Por outro lado, não sou favor de certos abusos de agências de Lençóis que queriam cobrar R$900 pela Travessia do Pati em 3 dias. Ao todo gastamos aproximadamente R$1500 por pessoa em 1…
Última resposta por brunosl, -
- 4 respostas
- 4k visualizações
Bom, esse relato é mais pra dizer sobre o que não fazer nessa travessia porque foi uma tentativa meio frustrada. Bem que o guia avisou “tem gente que pensa que querer é poder, mas não é não” rs ... Sai do Rio de avião rumo a Salvador com 2 amigas dia 20 de maio. De La pegamos o ônibus Salvador – Palmeiras de 16:30, 8h de viagem com finalidade de chegar no Capão. Quando chegamos a pousada tinha reservado um carro pra pegar a gente em Palmeiras. Geralmente tem taxi (10 reais por pessoa), mas nesse horario de noite tem que pedir pra pousada mandar alguém (20 reais por pessoa). Mais 40 min de saculejo até a pousada Tatu Feliz (40 reais / pessoa). É uma excelente opção,…
Última resposta por olivevinicius, -
- 2 respostas
- 2.6k visualizações
Primeiramente gostaria de agradecer a todas as informações que obtive aqui no fórum mochileiros.com que foram de grande valia no planejamento dessa trilha. Tudo começou quando em 2010 visitei Lençóis com minha namorada. Eu já havia estado em Lençóis outras duas oportunidades, e essa era minha terceira vez na chapada. Na ocasião fizemos a maioria dos passeios mais tradicionais partindo de Lençóis, e reservamos um dia para um passeio mais pesado, conhecer a Cachoeira da Fumaça por cima. Como eu estava muito fora de forma na época, os quase 12km de trilha partindo do Capão, considerando a subida inicial foram muito pesados para mim, mas conhecer a vista da cachoeira é im…
Última resposta por muriloplant, -
- 1 resposta
- 5.3k visualizações
Nome principal da Trilha: Trilha da Cachoeira da Fumaça por cima Outros nomes: Fumaça por cima, Vale do Capão x Cachoeira da Fumaça. Localização: Município de Palmeiras - Chapada Diamantina - Bahia Distancia Média do Percurso: 12 KM ida e volta Tempo Médio do percurso: De 4 a 6 horas ida e volta Nível de Dificuldade: Intermediário Altitude Máxima: 1.350m GPS Tracklog: Google Earth: Trilha-da-Cachoeira-da-Fumaça-por-cima.kml Melhor Época: Onde Acampar: Transporte: Equipamentos Básicos: Descrição: Apesar de ser uma das trilhas mais exploradas pelas agências de receptivo da Chapada Diamantina e disso significar as vezes muita gente na trilha, vale muito a pen…
Última resposta por brufavaro, -
- 9 respostas
- 3k visualizações
A Chapada Diamantina é o lugar onde a rotina não existe (p/ quem assim deseja) e onde vc encontra inúmeras opções de trilhas (conhecidas ou não pelos turistas). Digo isso pq minha proposta era simplesmente descansar e apreciar a natureza. Claro, planejei sim conhecer as atrações mais famosas, mas isso foi o q menos fiz. Confesso que não esperava me surpreender tanto, mas aconteceu. 1° dia - Fui pra Lençóis sozinha, saindo de Salvador. Era 21 de janeiro de 2013. Na Rodoviária, fiz a troca pela passagem comprada pela internet, no guichê da RealExpresso (R$ 55). As 7h10 o ônibus partiu p/ Lençóis. Parou só p/ embarque e desembarque em Feira de Santana e Itaberaba. Depoi…
Última resposta por rfurla, -
- 3 respostas
- 5.8k visualizações
Integrantes: Eduardo Borges, Daniela Batista e Lucas Pinheiro Eu havia prometido em 2008 a Lucas, então meu estagiário, que o levaria para conhecer a Chapada Diamantina. Marcamos primeiramente para março/2009 nossa tão esperada viagem. Lucas estava muito ansioso, porém, no dia de viajarmos choveu muito e desistimos de viajar. Remarcamos nossa viagem para maio/2009. Neste meio tempo, soube que minha prima Daniela estava louca para conhecer a Chapada Diamantina. Convidei-a, e ela topou na hora! Viajamos na noite do dia 30/04/2009, chegando em Lençóis por volta das 04:30h do dia 01/05. Pegamos nossas mochilas, enchemos nossos cantis com as garraf…
Última resposta por eusouantonio, -
- 15 respostas
- 5.7k visualizações
Travessia do Vale do Paty (Capão – Andaraí) Bom, antes de começar o relato queria agradecer todos do Mochileiros pela ajuda, indicações, dicas, e relatos postados que me inspiraram e ensinaram tantas coisas! Valeu, pessoal! Fomos minha esposa e eu encarar a travessia do Paty pelo roteiro mais “clássico”, partindo do Vale do Capão e chegando a Andaraí em cinco dias. Nossa viagem incluiu, além da travessia, mais três dias em Lençóis para conhecermos a cidade e os pontos turísticos mais próximos. Como a Chapada é imensa e o tempo sempre será pouco para conhecê-la, optamos por não irmos para o sul desta vez, então deixamos Ibicoara, Igatu e todas as suas belezas para …
Última resposta por Tenysson76, -
Travessia do Vale do Pati - Capão x Andaraí - Chapada da Diamantina (Vídeo Relato)
por carlos lannes- 4 respostas
- 3.7k visualizações
Carlos Lannes, Carla Araujo e Sebastian Saboia partimos para a clássica travessia do Vale do Pati. Nesta travessia contratamos um rapaz nativo do Vale do Capão por nome Adauto o qual nos cobrou 600,00 reais para nos conduzir nesta aventura, segue o vídeo de nossa expedição.
Última resposta por carlos lannes, -
- 0 respostas
- 2.2k visualizações
Alo galera que quer conhecer o Vale do Capao ( chapada diamantina ), estou mandando algumas informacoes p/ todos aqueles que tem duvidas s/ grau de dificuldade das trilhas, ou seja, se precisa contratar guia ou se dar para fazer por conta propria. Tentarei ser o mais objetivo possivel. Entao, vamos la. Eis as trilhas que da p/ se fazer a partir do Capao: 01. Cachoeira da fumaca: !!! Dar para fazer s/ guia, tranquilamente. Nesse aspecto, uma das trilhas + demarcadas, alem do grande fluxo de gente que vai e ja conhece o caminho ( siga os outros... ). Dificilmente alguem se perde. 02. Cachoeira do Rio preto: # # Dificil para quem nao conhece. Muitas b…
Última resposta por Teimosozen, -
- 12 respostas
- 7.2k visualizações
“O bom da viagem é a demora”. Seu Lurde, vaqueiro aposentado, 68 anos, Guiné/BA Galera: Estive no feriado de 12/10 nos Gerais do Machambongo, um trecho do PN Chapada Diamantina pouco conhecido, que fica ao sul de Mucugê. Quem conhece o Parque sabe que Mucugê fica quase no meio dele. A área mais explorada fica entre Lençóis, Capão e Andaraí (Cachoeira da Fumaça e Vale do Paty). A área é muito bonita. Como desta vez não tinha mapa do local contratei um guia, o excelente Neinho, de Guiné. Além de entender muito da Chapada e de natureza é uma figura humana excepcional. Fizemos a trilha no Sentido Ibicoara-Mucugê. Passo o relato, recomendando a trilha para qu…
Última resposta por peter tofte, -
- 1 resposta
- 2.1k visualizações
Depois de muito tempo esperando a oportunidade de ter esse contato e fazer a travessia nesse vale mágico da chapada diamantina, eu resolvi eu fui com mais 3 pessoas nessa trilha fantástica, bonita e muita dureza em alguns momentos 1° DIA - Saímos de Lençóis de Toyota ate Guiné. Onde forma mais ou menos 80 km entre asfalto e off – road, que levaram 02 horas para serem percorridos. Em Guiné iniciou-se a trilha, subimos até os Gerais do rio Preto, onde contemplamos as montanhas que formam o Vale do Paty. Continuamos a caminhada longa, percorreremos os Gerais do rio Preto, parando para um lanche à beira do rio e também tomar um banho porque o calor que estava é difíc…
Última resposta por Frida_ssa, -
- 5 respostas
- 5.7k visualizações
Chapada Diamantina Terceira parte da aventura solo pela Chapada Diamantina, realizada entre os dias 7 de janeiro e 10 de fevereiro de 2011. A navegação pelas trilhas foi feita utilizando apenas o mapa “trilhas e caminhos” e bússola. Link para a parte 1: circuito-fumacinha-cachoeira-do-buracao-chapada-diamantina-parte-1-t54637.html Link para a parte 2: travessia-mucuge-x-igatu-x-andarai-chapada-diamantina-parte-2-t55278.html Dia 16: Cachoeira do Sossego. No dia anterior o tempo havia fechado, e desde então a ameaça de chuva era uma constante. Essa manhã não foi diferente, amanheceu com chuva fina e grande nebulosidade. Ainda assim, preparei tudo para a …
Última resposta por Nilton Vasques, -
- 6 respostas
- 4.1k visualizações
[align=center]Chapada Diamantina Quarta parte da aventura solo pela Chapada Diamantina, realizada entre os dias 7 de janeiro e 10 de fevereiro de 2011. A navegação pelas trilhas foi feita utilizando apenas o mapa “trilhas e caminhos” e bússola. Link para a parte 1: http://www.mochileiros.com/circuito-fumacinha-cachoeira-do-buracao-chapada-diamantina-parte-1-t54637.html Link para a parte 2: http://www.mochileiros.com/travessia-mucuge-x-igatu-x-andarai-chapada-diamantina-parte-2-t55278.html Link para a parte 3: http://www.mochileiros.com/circuito-mixila-x-xxi-cachus-de-lencois-chapada-diamantina-parte-3-t56238.html Dia 22: Travessia da Fumaça - Avante pela …
Última resposta por Antonio Junior.o, -
- 9 respostas
- 12.6k visualizações
Chapada Diamantina Segunda parte da aventura solo pela Chapada Diamantina, realizada entre os dias 7 de janeiro e 10 de fevereiro de 2011. A navegação das trilhas foi feita utilizando apenas o mapa “trilhas e caminhos” e bússola. Link para a parte 1: circuito-fumacinha-cachoeira-do-buracao-chapada-diamantina-parte-1-t54637.html Dia 9: De volta a Mucugê. Domingo pela manhã fui até a praça de cidade, onde acontecia a famosa Feira de Cascavel, tomei um delicioso café da manhã, com pastéis e caldo de cana fresquinhos. Depois disso, fiquei andando pela feira até o horário do ônibus, vi algumas coisas curiosas, como a forma…
Última resposta por Antonio Junior.o, -
- 13 respostas
- 10.9k visualizações
Chapada Diamantina Relato de uma aventura solo pela Chapada Diamantina, realizada entre os dias 7 de janeiro e 10 de fevereiro de 2011. A idéia era realizar as principais trilhas da região, sem me preocupar com os lugares periféricos. Para isso, comecei em Ibicoara, no sul da chapada, e passei por Mucugê, Igatu, Andaraí, Lençóis e Vale do Capão. O transporte foi realizado todo de ônibus, o que me fez perder muito tempo devido as baldeações e aos poucos horários disponíveis. A navegação das trilhas foi feita utilizando apenas o mapa “trilhas e caminhos” e bússola. A hospedagem e alimentação foi a mais simples possível, sem nenhum luxo. Para ficar mais organiza…
Última resposta por Luan_*7, -
- 25 respostas
- 14.7k visualizações
Bom galera, depois de muito tempo juntando coragem enfim venci a preguiça e o relato vai sair. O intuito principal dele é enriquecer o acervo do forum sobre a Chapada Diamantina e estimular quem visita apenas as atraçoes mais acessiveis a ir mais fundo e conhecer o que lá tem de melhor. 21.02.2009 SALVADOR - LENÇOIS Saímos eu e meu pai em plena sexta feira de carnaval daqui de Salvador, sem dúvida que se não estivessemos tão fissurados em fazer a trilha teriamos adiado mais uma vez, porque a tentanção de ficar era grande e aumentou quando inventamos de nos despedir passando rapido pelo circuito so para "sentir o astral" fomos ficando, ficando e terminou que quase…
Última resposta por anapaulapam, -
- 2 respostas
- 2.6k visualizações
Fui para o paraíso Itacaré, na Bahia, em 2008 com minha mãe, minha tia, que organizou boa parte da viagem, e sua filha. Passamos em Itacaré três noites e no final aproveitamos para passar uma noite em Ilhéus. Foi a primeira vez que fui tripulante de um avião e aprendi bastante sobre ser mochileira. Vocês podem ver esse relato e as fotos também no blog http://ideiastuta.blogspot.com/2010/03/itacare-e-ilheus-ba-um-relato-de-viagem.html. DIA 1 Somos de Recife e, para chegar em Itacaré, pegamos um ônibus para Itabuna na rodoviária, no finalzinho da tarde. Viajamos a noite inteira e só chegamos no destino no outro dia. DIA 2 De lá, na rodoviária de Itabuna, pe…
Última resposta por Florjasmim,