Nordeste - Relatos de Viagem
Relatos de Viagem por Estado da Região Nordeste do Brasil ( Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) - Compartilhe e leia!
Subfóruns
-
- 311
- 4.4k
- 40
- 52
- 36
- 38
- 23
-
- 0 respostas
- 4.4k visualizações
ROTEIRO PIAÇABUÇU E MACEIÓ ARREDORES No sábado 28 de abril 2012 às 7:30 peguei os mochileiros no hotel e fomos para litoral sul de alagoas com destino principal Piaçabuçu . Paramos no mirante da praia do Gunga para fotografar e prestigiar a linda paisagem, seguimos para Piaçabuçu.Chegando às 9:30 para fazer o passeio de barco com a agência Site: http://www.faroldafozecoturismo.com Telefone: (82) 3552-1298 (82) 9975-1975 valor 35 reais duração 3h sendo 1hora para chegar, 1 hora para permanece na foz e 1 hora para voltar . A maioria dos barqueiros não te levam exatamente para a foz, então eles param uns 2km do encontro do mar com o rio são Francisco e vc tem que andar mais…
Última resposta por fal, -
- 0 respostas
- 698 visualizações
Oi pessoal. Estou percorrendo e conhecendo as praias de Pernambuco, tanto de bicicleta como de carro. Neste feriado do dia do trabalho, dei uma passadinha na praia do Paiva a qual, pela falta de estrutura, pode ser considerada deserta. Se quiser ir até lá, é preciso levar tudo, já que não existe nenhum tipo de comércio. O problema é que o local tem atraído alguns turistas predatórios e seus rastros são bem visíveis. Embalagens, copos plásticos e todo o tipo de lixo já começa a tomar conta do local, cuja estrada próxima é administrada pela iniciativa privada que cobra pedágio. Não existe coleta de lixo no local, o que só piora a situação, mas o princip…
Última resposta por Kanddomblack, -
Viagem Fernando de Noronha , Maceió e Porto de Galinhas . Dicas - Fotos - Impressões - Outubro 2010
por Guerra.Adv- 4 respostas
- 23.4k visualizações
Olá a todos! Mais uma vez gostaria de postar algumas dicas, fotos e impressões pessoais sobre Fernando de Noronha, Maceió, Porto de Galinhas e alguns outros lugares que conhecemos neste mês de outubro de 2010. Desde já agradeço a todos os que anteriormente postaram as suas dicas sobre estes locais, as quais me ajudaram muito na viagem. O que relato abaixo são somente as "minhas impressões", respeitando qualquer opinião contrária ou outras dicas dos amigos mochileiros. Buenas vamos ao relato: A viagem ocorreu por 15 dias, aproveitei uma promoção de milhas da TAM que liberava qualquer destino do país (menos Noronha é claro...) por apenas 4 mil pontos (geralmente s…
Última resposta por Guerra.Adv, -
- 3 respostas
- 4.5k visualizações
Carnaval 2010 – Ilha do Marajó Aqui, um breve relato sobre meu carnaval deste ano de 2010 na Ilha do Marajó. Acho que muitas pessoas não fazem relato porque não consideram importantes, mas agora que estou planejando fazer meu primeiro mochilão pela Bolívia e Peru – 28 abril a 17 de maio – percebi que cada relato é parte importante para se montar um roteiro pessoal de viagem, por mais modesto que possamos achar que seja. Dia 13/02 – Saída de Belém às 06h30min – Porto Hidroviário na Rua Marechal Hermes, próximo à Estação das Docas. O navio é bem grande, com capacidade, acredito, para 1000 passageiros, têm três andares, assentos dispostos em filas para até quatro pes…
Última resposta por Loh_Cris, -
- 0 respostas
- 940 visualizações
Oi Mochileiros! Gostaria de contribuir com um pouco de informações interessantes e agradecer á tds q postam aqui,pois pude me valer de várias dicas ! Estive em Natal (RN) no fim do ano(2011/12) e antes recorrí ao site p/ me informar. Ficamos no Visual Praia Hotel; bom hotel, com ótima estrutura, café da manha muuito bom, bem completo e bem servido(um cara só p/ fazer Tapioca, que eu adoro!). Esse hotel fica na praia mais "lotada" de Natal; Ponta Negra. Para quem gosta de "muvuca" e muita gente circulando, é ótimo! Saí em busca de praias com menos gente, mais tranquilas e se vc curte esse esquema, vai gostar de Búzios, Pirangi, Cotovelo; o bom desses luagres é que vc …
Última resposta por Anpalves, -
- 1 resposta
- 13.7k visualizações
Prosseguindo com nosso plano de conhecer o Brasil aproveitando promoções de passagens aéreas, desta vez o destino foi Maceió. Mas dessa vez encaramos muita chuva – foi no primeiro fim de semana de novembro/11. Exatamente o oposto de nossa viagem a Cambará do Sul/RS em setembro: lá o tempo esteve espetacular, quando era um mês tido como chuvoso. Em Maceió, novembro é tido como mês seco, mas choveu praticamente da chegada à saída. Quem quiser ler o relato da Katia, com um monte de fotos, clique aqui Chegamos na sexta à noite já debaixo de chuva. No trajeto do aeroporto até o hotel, na Ponta Verde/Jatiúca, a chuva apertava e diminuía. Mas não parava. Pra piorar, o GP…
Última resposta por Frida_ssa, -
- 1 resposta
- 6k visualizações
Amigos, Estive no final de junho/2011 conhecendo a região da Chapada das Mesas em Carolina e proximidades e compartilho aqui a minha experiência no local: 1o dia - 23 e 24/06 (sexta-feira) – Chegada e Cachoeira do Itapecuru Cheguei ao minúsculo aeroporto de Imperatriz as 23:15 hs, e a minha idéia original era dormir próximo à Rodoviária, mas devido a inauguração da nova rodoviária de Imperatriz no dia 17/06, não foi possível ir para lá, visto que não há estrutura ao seu redor, sendo assim a opção foi pegar um táxi para a rodoviária antiga e pernoitar por lá para seguir viagem no outro dia. Os valores dos táxis do aeroporto para as rodoviárias são R$ 32,…
Última resposta por rafael_santiago, -
- 7 respostas
- 3.6k visualizações
Viagem Nordeste O relato é da Viagem que fiz em 2009 para o nordeste, para quem se interessar. A princípio ficaria em Alagoas, especialmente Maceió. O estado nordestino foi escolhido por ser tranquilo e bonito. Escolha acertada. A capital é linda, limpa, sinalizada, organizada, possui bastantes belezas naturais, boas opções de restaurantes e um povo acolhedor. No site mochileiros, onde cadastrei-me, fiz amizade com 2 nativos que me deram dicas valiosas, tornaram-se meus amigos e me trataram como rainha enquanto lá estive. Cheguei num dia e no outro fui para o interior de Alagoas, Japaratinga que é um lugar paradisíaco, depois para Pernambuco, onde parei para conh…
Última resposta por FlaviaBgo, -
- 9 respostas
- 27.7k visualizações
O bom das promoções relâmpagos que as companhias aéreas fazem é que dá pra você planejar bonitinho as suas férias e ainda programar junto com mais alguns amigos! Foi o meu caso, peguei uma boa promoção da GOL e planejei com mais uma amiga e seguimos para Pernambuco no dia 13 de Julho. [googlemap]http://maps.google.com/maps/ms?f=q&source=s_q&hl=pt-BR&geocode=&ie=UTF8&hq=&hnear=Olinda+-+Pernambuco,+Brasil&msa=0&msid=111222051955648664563.0004862cebe01d8a5281d&ll=-6.871893,-34.661865&spn=3.969512,7.064209&z=7[/googlemap] RECIFE E PORTO DE GALINHAS / PE Saí de São Paulo no dia 13/08 as 23h10 e cheguei a Recife as 2h1…
Última resposta por anasab, -
alagoas de ponta a ponta, com passada pelo sertao, porto de galinhas, olinda e recife em 12 dias
por marcinham- 5 respostas
- 4.6k visualizações
antes, vou fazer uma pequena observacao. todo o roteiro levou em consideracao alguns condicionadores importantes: tabua de mare, nao viajar a noite, nao visitar praia do frances no final de semana, e passeio no canyon do sao francisco nao poderia ser feito numa segunda-feira. isso implicou a necessidade de que, na maior parte dos lugares, tivessemos de passar duas noites. gastamos mais, porem, a viagem nao foi desgastante nem perigosa, pois nao precisavamos encarar estrada à noite - até porque os comentários sobre as estradas à noite nao eram muito bons. vamos ao roteiro: • Quarta - 03/03/10: Rio – Recife. Chegamos a recife quase 11:00h. De recife para port…
Última resposta por Karilyn, -
- 6 respostas
- 3.3k visualizações
http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/99/99 PICO DO BARBADO: O NORDESTE VISTO DO CÉU A paisagem da Chap. Diamantina está longe de ser marcada apenas por vales e gerais entrecortados por eventuais “chapadões” q lhe emprestam o nome. Um pouco mais ao sul, nas proximidades de Rio de Contas, uma menos conhecida “Chapada Sul” vislumbra montanhas q teimam em alcançar o céu, destoando da horizontalidade recorrente na paisagem de seu famoso Pq Nacional. E é numa delas q se eleva 2033m o Pico do Barbado, referido como pto mais elevado do nordeste e passível de alcançar mediante pernada breve, porém intensa, alternando trilha, trepa-pedra e algum farejo de direção.…
Última resposta por LEO_THC, -
- 2 respostas
- 2.2k visualizações
João Pessoa e Natal setembro de 2011. 29-08-2011 – Chegamos ao aeroporto de João Pessoa, ás 14:05h. O Djair, da Stella turismo, com quem locamos o carro, já estava no aeroporto, locamos um classic, afinal estávamos em 5 pessoas, mas quase não deu o porta malas, pois na volta veio com mais bagagens, rsrrsrsrsr. Pegamos o mapa na locadora e resolvemos ir direto para a pousada, ficamos na pousada Bessa Praia, na praia do Bessa, pousada simples, mas limpinha, não tem muita vaga para o estacionamento, mas como é baixa temporada estava tranqüilo, guardamos o carro numa boa. Não gostei muito de ter ficado na praia do bessa, achei muito longe, prefira Tambaú ou Manaíra, é …
Última resposta por lisajpbr, -
- 0 respostas
- 1.4k visualizações
Graças a Deus conheço muitos estados do Nordeste Salvador, Feira de Santana, Recife, Olinda, Porto de Galinhas, Fortaleza, Beberibe, Natal, João Pessoa, Alagoas e Aracajú. A dica que eu dou é a seguinte: João Pessoa----------------------Recife Recife-----------------------------Olinda Olinda-----------------------------Recife Recife-----------------------------Porto de Galinhas Porto de Galinhas---------------Recife Recife-----------------------------João Pessoa João Pessoa----------------------Sudeste Saindo do Sudeste (SP, RJ, ES, MG) vão até João Pessoa e aluguem um carro (ou ônibus) J.P é maravilhosa tem um lago no centro da cidade, é facil alugar um c…
Última resposta por jaisonviajante, -
- 12 respostas
- 70.5k visualizações
E aí pessoal! Após ter colhido muita informação na internet, resolvi colocar aqui, o relato da minha viagem.(Eu e minha namorada) O negócio era chegar em Recife e voltar de Maceió em 5 dias. Bom, chegamos no Recife a noite e ficamos no Marolinda Inn. O hotel é simples mas honesto. O preço ficou em torno de 76 reais com café. Fomos informados que a praia de Boa Viagem não está mais acessível. Disseram que os tubarões já estão tomando conta da parte que fica depois dos recifes, onde antes ainda se permitia banho. A opção mais interessante foi alugar um carro e nisso o pessoal do hotel foi muito bacana. Conseguiram uma locadora local que nos conseguiu um Celta 1.0 2004 CO…
Última resposta por Thiago da silva, -
- 22 respostas
- 10.3k visualizações
Olá galera. Resolvi escrever esse relato para começar a me acostumar com o site e tb pra retribuir as informações que estou colhendo para minha próxima viagem!! Esse relato é sobre uma viagem que eu e minha esposa fizemos em novembro de 2009 para o nordeste. Na verdade não foi uma viagem a passeio (não totalmente... hehe), mas eu tinha um congresso para ir. O congresso foi do dia 8 a 12 de novembro, em Porto de Galinhas - PE. Como minha cidade fica muito longe do local do congresso (uns 4000 km só), nós precisávamos sair antes e voltar depois da data marcada para o evento. Então pensei, por que não aproveitar um pouco mais essa viagem, afinal, como não temos mu…
Última resposta por annette, -
- 10 respostas
- 2.9k visualizações
Quem sai de Recife para Araruna mas acaba ficando em Pipa? Um péssimo navegador, com certeza... Queria que minha viagem fosse o menos planejada possível e de fato, o mínimo de planejamento que fiz acabou não servindo pra nada. Segue um resumo do meu relato: Equipamentos testados, malas prontas e carro em ordem. Tracei a rota para a Pedra da Boca passando por Pirpirituba umas vez que iria ver a cachoeira do Roncador. Mandei todas as informações para o meu GPS... "Atenção... um detalhe aqui. Meu GPS é um programa da Garmin instalado em um Palm T5. O suporte da Garmin diz que o programa não roda no T5 mas eu consegui fazer rodar. Testei na cidade durant…
Última resposta por Carlos Gouveia, -
- 15 respostas
- 5.5k visualizações
Sempre fui apaixonada pelo Nordeste brasileiro. O clima, as pessoas, as praias, os points, as baladas, tudo convergia para que eu regressasse mais uma vez. Escolhi os destinos bem no início do ano, próximo ao mês de Maio. Como comprei as passagens e reservei antecipadamente os albergues (costumo frequentar os credenciados pela Hostelling Internacional - http://www.hostel.org.br/pg.php - recomendo todos não só pela limpeza como pela segurança), uma boa parte dos custos já estavam pagos. Minhas férias começariam dia 01, comprei a primeira perna de Confins para Aracaju (Sergipe). Após, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Última resposta por JulianaFelix, -
Pipa, RN. Chapadão, Praia do Amor, Santuário Ecológico e Ponta do Madeiro. Jan 2011.
por Carol Azevedo- 2 respostas
- 5.8k visualizações
Olá, vou deixar por aqui um roteiro que pode ser realizado em apenas 1 dia. O destino é Pipa, no Rio Grande do Norte. Para chegar em Pipa partindo de Natal e de ônibus, é só tomar o ônibus da empresa Oceano (84 3311-3300) na rodoviária de Natal ou em frente ao Carrefour (perto do Natal Shopping). Há ônibus com freqüência ao longo do dia, em intervalos de aproximadamente 1 hora. A viagem demora 2 horas e a passagem custa em torno de R$ 12,00. Eu, irmãos e primos saímos de Natal pela manhã e descemos no terminal de Pipa. Seguimos as plaquinhas existentes na cidade e depois de 40 minutos de caminhada chegamos ao Chapadão, que é uma falésia de onde se tem uma vist…
Última resposta por Carol Azevedo, -
- 2 respostas
- 6.4k visualizações
RELATO EM CONSTRUÇÃO Enfim chegou o dia da nossa viagem até a Chapada da Ibiapaba. Em nosso blog poderão ser encontradas várias informações e dicas sobre a região, que serve de divisa entre os estado do Ceará e Piauí. Blog http://roteiroplanejado.blogspot.com/ Dia 01 - CANINDÉ Saímos, meu marido e eu, dia 12/12/10 de Fortaleza (CE), às 11h00 da manhã em um Fiat Palio. A primeira cidade como destino foi Canindé, a 120 km de Fortaleza. A estrada (BR 020) está bem danificada e é preciso ter bastante atenção para evitar acidentes. Logo no início do caminho paramos para abastecer e devido o horário, aproveitamos para almoçar logo. Ao lado do Posto havia a “Chu…
Última resposta por narabarreto, -
- 7 respostas
- 4.1k visualizações
Eu sei que demorei demaaais para postar o relato da viagem, mas é que era muita informação e acabei desistindo. Retomei agora pois uma viagem incrível dessas merece ser escrita. Na verdade minha viagem começou em Salvador no Réveillon e de lá fui para Maceió começar a conhecer as tão famosas “praias de águas transparente e quente do nordeste”. Ao todo percorri 5 estados: Bahia, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. O trajeto Rio x Salvador, Salvador x Maceió e Fortaleza x Rio foram feitos de avião e todo o resto de ônibus. 1º DIA (Rio de Janeiro x Salvador) A viagem começa no dia 30/12/2009 no aeroporto do Galeão-RJ rumo a cidade do “carnaval o ano …
Última resposta por Drika Ferreira, -
- 3 respostas
- 9.5k visualizações
Pernambuco, Maragogi e João Pessoa 12/06/2009 a 23/06/2009 Essa viagem eu fiz antes de conhecer o Mochileiros. Foi a primeira viagem que fiz sem meus pais e por conta própria. Na época retirei as dicas todas da comunidade do Orkut de Porto de Galinhas e dos sites da cidade. Resolvi contribuir e colocar esse relato aqui. Fechei as Passagens pela GOL. Comprar antecipado sempre sai muito mais barato. Ficamos hospedados na pousada Tabajuba em Porto de Galinhas. Adoramos a pousada. Café da manha nota 1000, e era uma delicia ficar curtindo a praia e a piscina do hotel, relaxando depois dos passeios. O hotel também tem numa noite show de forró, e na outra, de MPB, tud…
Última resposta por pabloslb, -
- 2 respostas
- 4.4k visualizações
1ª Parte O primeiro objetivo da viagem foi(saindo de Fortaleza) chegar à "borda" do Ceará(Penaforte-Ce, 507km), para entrar em Pernambuco somente de dia e com o pé atolado no acelerador, depois de ter pernoitado bem, pois muitos caminhoneiros nos fizeram medo de um lugar chamado Ibó, na ponte sobre o Rio São Francisco. Até chegar às margens da divisa levamos 2 dias e passamos um aperreio. É que fomos criados ouvindo histórias de violência, pistoleiros e pessoas que teríam orgulho de ter tirado vidas de seres humanos em uma cidade do Ceará. Como a infância é um momento muito forte na vida de qualquer um, preferimos enfrentar as dificuldades de transitar em uma estrada esb…
Última resposta por hkario, -
- 3 respostas
- 1.6k visualizações
Boa tarde a todos, Após muito tempo pesquisando, solicitando ajuda ao site mochileiros.com, e lendo roteiros e principalmente relatos de viagem, consegui montar o meu roteiro e fiz uma planinha com todas as informações coletadas em meses d pesquisas. E como nao sou baú rsrs vou disponibilizar ela aqui para quem quiser se orientar. Nao sou veterano em mochilões, apenas juntei diversas informações em um único lugar. Antes de começar o relato da minha viagem, apenas algumas informações sobre a planilha; Os espaços em branco, são os que eu nao encontrei informações aqui A quantidade de dia em cada cidade foi totalmente alterada, pois eu nao estava em uma corrida d…
Última resposta por Bruno <Mineiro>, -
- 1 resposta
- 5.5k visualizações
Ola, quero agradecer a todos deste site, pois antes da minha aventura fiz varias pesquisas aqui, e olhe galera, foi muito bom. E quero contribuir com vcs, de repente tem sempre alguém assim como eu, fazendo sua primeira aventura, vou ser breve, mas digo uma coisa, foi a viagem mais emocionante que ja fiz em 23 anos de casada, valeu, meu marido tava meio que cismado, falou que era maluca, fazer uma viagem assim, mas no final ele ate me agradeceu, pois ele queria ficar num lugar ´so, descansando e dormindo e eu querendo algo novo com muitas emoçoes. Minha aventura começou saindo de vitoria/es dia 20/12/2010 pela tam com destino a fortaleza. Eu, marido, filho adolecente de…
Última resposta por luzia craus, -
- 13 respostas
- 12.1k visualizações
Capitais do Nordeste em 17 dias Percorri 7 estados: Ceará Rio Grande do Norte Paraíba Pernambuco Alagoas Sergipe e Bahia 1º Dia (Brasília-Fortaleza) Minha viagem começou no aeroporto de Brasília dia 17/10/09. Peguei vôo para Fortaleza. O sistema de transporte em Fortaleza é um pouco complicado e não tive alternativa de pegar ônibus e tive de pagar táxi. E como era sábado, levei uma facada. Fiquei na Praia de Iracema. E a noite andei pelas redondezas. 2º Dia (Fortaleza-CE) Peguei ônibus logo cedo rumo a praia do Futuro. Fiquei sabendo que a Barraca Crocobeach é boa e fui lá conferir. Realmente é um espetáculo. Tudo muito caro, mas vale a pena. …
Última resposta por O.Coelho, -
- 0 respostas
- 8.8k visualizações
Fui com meu noivo para o Nordeste e gostaria de dividir essa experiência com vocês. 1º Dia: Porto Alegre/ Recife/ Porto de Galinhas Chegamos na capital pernambucana às 16h30min, do aeroporto, pegamos um ônibus até Porto de Galinhas. Pegamos em frente ao aeroporto, custa R$ 6,10 e demora 1h30min até lá. Chegando lá, pegamos uma kombi (R$ 5,00)até a praia de Maracaípe onde fica a pousada. A pousada em que ficamos chama-se Pousada do Ray, era a mais barata que encontramos, custa R$ 50,00 o quarto e não tem café da manhã nem água quente nos chuveiros, porém podiamos sair em qualquer horário quando partíssemos, o que foi muito bom. Passamos a noite em Maracaípe mesmo. Lá …
Última resposta por Lisi_Poa, -
- 8 respostas
- 7.3k visualizações
Viagem pelos lençois maranhenses.... Olá,mochileiros venho até aqui contar a vocês da minha viagem pelos lençóis. Dia 12 de julho de 2009 sai de fortaleza e fui a são Luis de avião, e do aeroporto fui até o albergue de taxi. A reserva do albergue solar das pedras (rua da palma, 127 - centro histórico são Luis MA, telefone (98) 3232-6694foi feito anteriormente para assegurar-me de um local certo para dormir. Lá é muito bom, e me receberam super bem.diaria de 23 reais para quem não tem carteirinha de albergista,no quarto coletivo. Lembre-se de levar cadeado. Dia 13 de julho fiquei por são Luis, rodando de ônibus de linha conhecendo alguns locais de são Luis. F…
Última resposta por José Luiz, -
- 6 respostas
- 3.3k visualizações
Bom meus amigos minha viagem começa a uns 3 meses atrás. Conheci pela net uma garota que mora em Aracaju. Começamos a namorar e marquei minha ida para essa bela cidade para conhece-la (a garota é claro). Na primeira tentativa (um pouco antes da páscoa) naum consegui passagem de avião, nos dois ficamos chateados, mas já estava me preparando para a grande viagem. No dia 11 de abril, consegui comprar minha passagem (só de ida) para Aracaju passando por Salvador. Como tinha um tempo livre de 3 horas para se fazer a conexão, pensei comigo mesmo que teria tempo de conhecer essa cidade que tbm naum conheço. Então começaram-se os preparativos para a viagem. A garota (mi…
Última resposta por Frida_ssa, -
- 3 respostas
- 10k visualizações
Quando a gente lembra do Rio Grande do Norte, Natal, Praia da Pipa, vem logo em nossa cabeça aquelas LINDAAAS praias...E com certeza lá tem lindíssimas praias também... Quem sabe, as mais bonitas do nordeste, mas o que muita gente não sabe, é que além das praias paradisíacas daquela região, o RN tem muito mais... O maior cajueiro do mundo fica bem pertinho de Natal, em Parnamirim, 20 Km da capital. Nesse dia, resolvi sair da praia de Ponta Negra e conhecer o tão falado cajueiro gigante. Foi super fácil chegar, tem ônibus intermunicipal que passa por lá (linha Natal –Tabatinga). Paguei 2,80 reais e em meia hora, mais ou menos, cheguei em Parnamirim. E o melhor de tudo,…
Última resposta por Simone Sousa, -
- 0 respostas
- 31.3k visualizações
Temos 7 anos de casados, e todos os anos (quando possível) procuramos viajar, sempre no mês de abril. Antes de nos casarmos não conhecíamos nenhum lugar, e tanto eu quanto meu esposo só viajávamos para casa de familiares... até o dia em que nos casamos. Desde nossa primeira viagem (lua-de-mel, é assim que chamamos cada viagem) prometemos que sempre viajaríamos e que conheceríamos o máximo do Brasil (Esse país é muito lindo, por isso precisamos explorar, conhecê-lo melhor). Assim que nos casamos (2001) fomos para Caldas Novas, passamos 10 dias lá e podemos dizer que realmente conhecemos Caldas (passeio de trenzinho, casarão, Lagoa Quente, Jardim Japonês, Hot Park, Serra d…
Última resposta por Lucélia Barcelos,