Piauí
Perguntas e Respostas sobre destinos do Piauí
29 tópicos neste fórum
-
- 3 seguidores
- 3 respostas
- 287 visualizações
Fala galera Eu não curto muito planejar viagem, prefiro ir e ver qual é. Mas dei uma breve pesquisada sobre a Serra da Capivara e vi que não tem como ir sem guia pro parque e tal, e que tem que contratar com antecedência. Com isso venho perguntar: tem lugares por lá que dá pra ir sem guia? Além de sem guia, sem carro? Provavelmente vou ver de agendar um ou dois dias com guia pra das os rolês no parque, mas aí tenho a dúvida de se tem como fazer passeios conjuntos, contratando guia com outras pessoas também, ou eu que tenho que juntar um grupo pra contratar o guia. Alguém relatos sobre isso? E outra, com que antecedência será que preciso contratar o g…
Última resposta por ClariceFranco, -
Guia Completo e Relato: Serra da Capivara + Serra das Confusões (6 Dias, Com custos) 1 2
por Érica Martins- 3 seguidores
- 17 respostas
- 15.1k visualizações
Pessoal, como não consegui garimpar na internet os circuitos que integram os dois parques e antecipar o que fazer com tão pouco tempo disponível, coloco aqui um guia o mais completo possível com as informações após a viagem. Aviso que será um post longo porque a região é complexa e enorme. O planejamento e escolha dos lugares e circuitos é essencial para aproveitar o máximo da viagem. De qualquer forma, você só conhecerá o essencial. Nem sei quanto tempo seria necessário para conhecer só os sítios arqueológicos da Serra da Capivara. A região é riquíssima de sítios, formações geológicas e descobertas sobre a história do homem que não existem em outra parte do planeta.…
Última resposta por thassio, -
- 2 respostas
- 588 visualizações
Oi!! Alguém poderia me dizer se é possível cruzar o litoral do Piauí a pé, começando ou terminando pelo rio Parnaiba? Não encontrei nada a respeito na Internet. Obrigada!!
Última resposta por D FABIANO, -
- 1 seguidor
- 2 respostas
- 4.3k visualizações
Considerações Gerais: Não pretendo aqui fazer um relato detalhado, mas apenas descrever a viagem com as informações que considerar mais relevantes para quem pretende fazer um roteiro semelhante, principalmente o trajeto, preços, acomodações, meios de transporte e informações adicionais que eu achar importantes. Sobre os locais a visitar, só vou citar os de que mais gostei ou que estiverem fora dos roteiros tradicionais. Os outros pode-se ver facilmente nos roteiros disponíveis. Os meus itens preferidos geralmente relacionam-se à Natureza e à Espiritualidade. Informações Gerais: Em toda a viagem houve bastante sol e calor. Chuva leve a moderada de cerca de…
Última resposta por Enorac, -
- 1 seguidor
- 4 respostas
- 16.7k visualizações
Olá Muito se sabe sobre o local, porém há poucas informações de como conhecê-lo. Estou planejando em visitar o canyon junto com um grupo de amigos, saindo de Teresina - PI. Alguém por aqui, que já foi , conheça algum guia, local pra ficar ou acampar, que possa ajudar ??? Qualquer informação do tipo já seria uma grande ajuda. Grato . . .
Última resposta por rodrigo cf, -
- 0 respostas
- 1.2k visualizações
Olá pessoal! Gostaria de fazer uma viagem para a Serra da Capivara em janeiro de 2020. Gostaria de saber quantos dias são suficientes para a Serra e se possível a i fixação de uma.praia próxima para passar uns dias. Sou de São Paulo. Obrigada
Última resposta por Kelma de Freitas, -
- 1 seguidor
- 8 respostas
- 9k visualizações
DATA DA VIAGEM: FERIADO DE TIRADENTES, ABRIL DE 2017 Informações Iniciais: Trecho 1: João Pessoa/PB – Parnaíba/PI, dormindo em Maracanaú/CE, ~ 1.160 km, via BR-101 e BR-304, ambas em boas condições com trechos ruins no litoral norte do Ceará. Trecho 2: Parnaíba/PI – Jijoca de Jericoacoara/CE, ~ 230km Trecho 3: Jijoca de Jericoacoara/CE – João Pessoa/PB, dormindo em Maracanaú/CE, ~ 980km. Gasolina (preço médio do litro R$ 3,80): ~ R$ 900,00 (~ R$ 225/Pessoa) Transporte: Carro (Sandero motor 1.6) Grupo: 4 Mulheres Hospedagem em Parnaíba: Pousada Chalé Suíço, via Booking, Quarto quádruplo R$ 160/dia (R$ 40,00/dia/pessoa) com ex…
Última resposta por Érica Martins, -
- 3 respostas
- 6.5k visualizações
Navegando pelo Delta do Parnaíba Ir de barco ou de busao? Eis a duvida cruel q tive ao decidir como me trasladar os quase 150km q distam da cidade piauiense Parnaíba até sua vizinha maranhense, Tutóia. Já haviam me alertado q de busao a viagem era breve - em torno de 2hrs - e cômoda, enquanto q de barco era tediosa e demorada. Algo de 10hrs! Com desvantagens tão obvias assim, ir de barco tinha apenas a seu favor o fato de percorrer um trecho significativo dos 2700 km2 do Delta do Parnaíba, espetáculo natural resultado do derradeiro suspiro no mar do Rio Parnaíba, ilustrado por 77 ilhas, milhares de igarapés labirínticos, manguezais, dunas, praias desertas, fauna riquíssi…
Última resposta por Marciaso, -
- 0 respostas
- 588 visualizações
Pessoal, alguém sabe empresa de ônibus ou alguma outra forma de ir de Barra Grande para São Luís? Obrigada!
Última resposta por paula.paradellas, -
- 7 respostas
- 6.6k visualizações
Oi galera! Fiz um passeio pela Rota das Emoções a qual inclue 3 estados: Piauí, Ceará e Maranhão. E pude apreciar muitas maravilhas durante a viagem como conhecer o rio preguiças, lagoas lindas em Jericoacoara e conhecer Barra Grande município de Cajueiro da Praia (localizada a 410 km da capital Teresina), onde pude fazer passeios inesquecíveis com a orientacao de um nativo de la o Evando, que tambem e dono de uma pousada na regiao a qual fiquei hospedada por ser bem aconchegante e possuir um preço bem acessível, entre essas aventuras fiz o passeio para conhecer o cavalo marinho, pratiquei pescaria, além de praticar muito kitesurf pois o local é bem propício para esse tip…
Última resposta por Daniel Albuquerque, -
- 3 respostas
- 2.3k visualizações
Estive nesse incrível e desconhecido Parque Nacional no carnaval desse ano. Considero o período de 4 dias bem adequado para conhecer a região. Sou Paulista e moro na GdeSP e saí da Paulistânia as 20:00 hs da sexta-feira dia 24/02 atraves de voo direto GRU - THE. Cheguei na capital piauiense as 23:00 hs mais ou menos. Preferi dormir para descansar e no dia seguinte ( sabado 25/02 ) as 10 da matina encontrei meu amigo Teresinense , pegamos o carro e fomos rumo ao sudeste do estado. Demoramos umas 10 horas de carro até chegar no nosso destino porque optamos por jantar em Oeiras na metade do caminho . ( o nornal seriam 7 horas ) A cidade maior e mais conhecida da regiao é …
Última resposta por Viagens da Leticia, -
- 0 respostas
- 776 visualizações
Alguém pretendendo ir nesse período?
Última resposta por maagiu, -
Serra da Capivara 1 2 3
por Studart- 21 respostas
- 15.4k visualizações
O Parque Nacional Serra da Capivara está localizado no sudeste do Estado do Piauí, ocupando áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. A superfície do Parque é de 129.140 ha e seu perímetro é de 214 Km. A cidade mais próxima do Parque Nacional é Cel. José Dias, sendo a cidade de São Raimundo Nonato o maior centro urbano. A distância que o separa da capital do Estado, Teresina, é de 530 Km. A maneira mais rápida de chegar ao Parque é através de Petrolina, cidade do Estado de Pernambuco, da qual dista 300 Km. A cidade de Petrolina dispõe de um aeroporto onde opera atualmente a Gol, e a BRA, ligando a região com …
Última resposta por felipefgf, -
- 2 respostas
- 13.3k visualizações
Ola pessoal ao fazer o roteiro para a Serra da Capivara achei muito poucas informações sobre o local e por isso resolvi escrever este relato que espero seja útil para aqueles que estão interessados em conhecer aquela região: Chegamos de avião por Petrolina e de lá pegamos o ônibus Gontijo com destino a cidade de São Raimundo Nonato (apenas 1 onibus por dia com saída as 14:10 - R$59,00 a passagem) – recomendo comprar a passagem com antecedência na rodoviária de Petrolina pois o ônibus vai lotado. São 5 horas de viagem ate a cidade de São Raimundo nonato em um ônibus sem ar condicionado em um lugar onde a temperatura quase sempre passa dos 30 graus rs, porem a viagem é mu…
Última resposta por Adriano Silva, -
- 4 respostas
- 3k visualizações
De volta ao Piauí. Por uma causa nobre, muito mais que nobre. A Serra da Capivara. Não sei exatamente quando a Serra da Capivara entrou no meu subconsciente. Nos anos 90 eu gostava de ler e folhear (então raros) livros sobre parques nacionais, nem sempre atualizados. Talvez ele já estivesse lá e talvez tenha entrado no meu subconsciente desde então. Mas não me lembro. Sei que entrou na lista dos lugares a ir nos últimos anos, quando passei a ler e pesquisar com mais frequência sobre lugares a se conhecer no Brasil (e no mundo). No momento que talvez tenha sido o último suspiro do Brasil antes do coma, a Serra da Capivara figurou com merecido destaque no encerr…
Última resposta por mcm, -
- 1 seguidor
- 51 respostas
- 20.7k visualizações
Delta do Parnaíba constitui-se num espetáculo raro da natureza. Formado por mais de 80 ilhas e ilhotas é o único que deságua em mar aberto nas Américas) sendo comparado aos rios Nilo, na Africa e Mekong, na Asia. O rio Parnaíba é considerado a quarta maior bacia hidrográfica do País, ficando atrás das bacias do Amazonas, Paraná e São Francisco. O Delta começa a se formar quando o rio desce dos 709 metros de altura da Chapada das Mangabeiras em direção ao mar. O leito do Parnaíba bifurcado, forma os braços Igaraçu e Santa Rosa. A partir daí surgem dezenas de igarapés e canais que rodeiam ilhas de vários tamanhos, até desaguar no Atlântico formando cinco braços…
Última resposta por lucasrto, -
- 1 resposta
- 5.6k visualizações
O Delta do rio Parnaiba é incrivel, ha voos de teresina a parnaina com a piquiatuba por 140 reais o trecho. Passeio de barco com alimentacao inclusa e bebida a parte, valor. 60 reais e transfer 20 reais de qq lugar de parnaiba ate o porto do tatu de onde saem os barco (15 a 20km)
Última resposta por Cristiane Hipólito, -
- 3 respostas
- 3.8k visualizações
O Piauí era o destino na minha mente desde 2012, quando fui ao Maranhão pela segunda vez naquilo que já era a primeira quebra de planos que fiz em 2011: conhecer um estado nordestino a cada dois anos, intercalando as viagens brasileiras com eventuais viagens internacionais, de acordo com a possibilidade. Mas o Maranhão era um sonho de infância... e conhecê-lo foi tão bom que precisei repetir a experiência logo depois. 2013 foi um ano financeiramente difícil, então ficou para este ano a retomada do roteiro original. As opções do Piauí eram quase que desconhecidas pra mim. Imagino que o estado divida com Sergipe e Paraíba a posição de menos comentado quando se pensa em …
Última resposta por Pat Alves, -
Teresina, Cidade de Luz, Encontros e Encantos Teresina é a única capital do Nordeste que não possui litoral. Mas o mar negado à cidade foi compensado pela natureza com dois rios generosos que a banham: o Parnaíba e o Poty. Por essa característica, há quem chame a capital piauiense de Mesopotâmia do Nordeste. A presença dos rios é marcante na vida dos teresinenses. A origem da cidade está ligada ao rio Poty, que deu nome à Vila Nova do Poty, depois denominada Teresina, em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, mulher de Dom Pedro II. Na zona norte da cidade, os dois rios se unem e se transformam num só leito em direção ao Atlântico. O espetáculo, de rar…
Última resposta por rogersp, -
Pessoal, aqui vão as infos da minha viagem pelo Piauí, neste carnaval de 2011. Ao todo, por 10 dias de viagem, gastei cerca de R$1.200,00, já inclusa aí a passagem aérea comprada em promo da Gol, em janeiro/2011: ida acerca de 199,00 e volta por 10,00. Fui com uma amiga e optamos por conhecer a Serra da Capivara, o Delta e o 7 Cidades. Iniciamos pelo primeiro, pra justamente “matar” logo o que acreditávamos que demandaria mais tempo – tanto de estadia quanto de deslocamento. Começamos bem então. A Serra foi, pra mim (e pra minha amiga), o melhor da viagem. Destaques gerais importantes (pra desanimar ou animar de vez!): - ir de busão pelas pequenas …
Última resposta por nnaomi, -
- 8 respostas
- 4.4k visualizações
Olá mochileiros! Já conheço o site há um tempo e pego muitas dicas de viagem aqui. Chegou a hora do meu primeiro relato como agradecimento a todas as informações compartilhadas pelos demais e também como incentivo àqueles que queiram conhecer esta bela região do sul do meu estado: o Parque Nacional Serra da Capivara. Área aproximada de 130 mil hectares, o parque toma parte de 4 municípios: São Raimundo Nonato (cidade base para maioria chegar à região), Coronel José Dias, Brejo do Piauí e João Costa. Fiz o passeio apenas eu e o guia Rafael Martins (89-9407-1381; 89-8115-8757). Achei a diária cobrada muito cara (R$100,00), sendo que o transporte não é incluso neste valor. M…
Última resposta por betodbf, -
- 1 resposta
- 2.6k visualizações
A Serra da Capivara no Piauí é espetacular!!! Os melhores meses são de Abril a Julho. Os dias são frescos e a noite agradável. No mês de junho as noites podem chegar a 10 graus. A pousada zabelê fica no centro da cidade, e tem preço justo. Uma estadia de três dias fica em R$180,00, por pessoa, em quarto duplo. Tem um albergue dentro do Parque com preço R$95,00 por dia (os quartos possuem ar-condicionado), com café da manhã (não lembro o valor) e refeições a RS16,00. No Parque somente é permitida a entrada com guia. Entrada no Parque R$12,50 (Brasileiros) R$25,50 (Estrangeiros). O Guia Rafael Martins é um dos melhores! (89) 9407-1381 e 81158757 rafael.capivara@yahoo.…
Última resposta por betodbf, -
- 0 respostas
- 1.9k visualizações
Eu fiz a viagem para Barra Grande do Piauí em 2010. Até então, nunca tinha ouvido falar do litoral piauense. Foi uma deliciosa surpresa. Barra Grande foi descoberta pelos gringos há alguns anos, mas continua sendo desconhecida da maioria dos brasileiros. É hoje um dos points mundiais de kitesurfe. Ela fica a mais ou menos 5 horas de carro de Teresina. Lembra muito Jericoacoara, no Ceará, mas é menos desenvolvida para receber quem procura conforto e sofisticação. Praia longa, de areia fininha e fofa, mar calmo, sol e muito vento. A alta temporada no vilarejo é de agosto a outubro, quando as areias são invadidas por estrangeiros e o mar fica tomado por kitesurfe. E…
Última resposta por silviaamorim, -
- 0 respostas
- 4.6k visualizações
Verão de 2006, eu e Alex decidimos fazer uma trip diferente, atravessamos e sertão do Piauí até alcançar os Lençóis Maranhenses. Uma das paradas foi justamente o Parque Nacional Serra das Confusões. Quando dormimos na cerâmica da Serra da Capivara, a mulher havia nos indicado, segundo ela, o único guia que fazia o parque das Confusões, Waltércio era o nome dele. Contato feito, arrumamos uma carona para Caracol na caminhonete do próprio IBAMA e, lá na cidade, contratamos o transporte que iria nos deixar no parque e nos buscar 2 dias depois. Ficamos 3 dias e duas noites (acampando) no parque. Dia 01 - No primeiro dia saímos de Caracol e fomos até a comunidade de Guariba…
Última resposta por Harpyja, -
- 3 respostas
- 4.8k visualizações
Três anos depois de deflagrada a campanha para conhecer o que for possível do Brasil nos fins de semana, coloquei os pés no estado nordestino que me faltava: Piauí. Terra de Parques Nacionais pouco visitados. Terra do delta do Parnaíba. Terra da única capital nordestina não litorânea. Nome da revista (carioca) de textos imperdíveis. Foi no esquema de sempre: rolou promoção, recuso não. Cheguei na sexta-feira à noite a Teresina, peguei o carro e fui direto saborear uma carne de sol no Favorito Comida Típica. Os pratos são para dois ou três, então fiquei nos petiscos. Muito bons! E com cajuína pra acompanhar! No sábado de manhã cedo, fui explorar um pouco do ce…
Última resposta por Pedrada, -
- 0 respostas
- 1.4k visualizações
Oi galera! Fiz um passeio pela Rota das Emoções a qual inclue 3 estados: Piauí, Ceará e Maranhão. E pude apreciar muitas maravilhas durante a viagem como conhecer o rio preguiças, lagoas lindas em Jericoacoara e conhecer Barra Grande, onde pude fazer passeios inesquecíveis com a orientacao de um nativo de la o Evando que tambem e dono de uma pousada na regiao a qual fiquei hospedada por ter um preço bem acessível, entre essas aventuras fiz o passeio para conhecer o cavalo marinho, pratiquei pescaria, além de praticar muito kitesurf pois o local é bem propício para esse tipo de esporte. É um lugar muito bonito e visitado por muitos estrangeiros. Mando aqui algumas imagens…
Última resposta por Emanulima, -
- 0 respostas
- 1.3k visualizações
Oi gente! Conheci Barra Grande localizada no Piauí e adorei! Fiz passeios como o do cavalo marinho e pratiquei muito kitesurf! O lugar é muito tranquilo e exótico, muito bom para relaxar. Fiz o passeio da rota das emoções e conheci locais dos três estados: piauí, ceará e maranhão. Muito bom! Emanuela
Última resposta por Emanulima, -
- 12 respostas
- 5.2k visualizações
Parque Nacional de Sete Cidades Criado em 1961 para proteger um dos mais importantes sítios arqueológico e geológico brasileiros, o cenário no mínimo leva a comparação dos monumentos a seres e coisas que temos contato cotidianamente. Mas, se observado mais amiúde deparamos com formações moldadas pela ação do vento e da água há 400 milhões de anos, o que nos remete a uma reflexão sobre a origem da vida na terra, o dilúvio tratado no livro sagrado dos cristãos, enfim uma reflexão sobre nossa origem. Para se chegar a Sete Cidades é preciso um pouco de coragem. A viagem a partir de Fortaleza é de judiar os ossos. De ônibus, são de 8 a 10 horas de viagem. De fortaleza…
Última resposta por billythekid, -
- 0 respostas
- 2.4k visualizações
Pessoal, estive no Parque Nacional Serra da Capivara em julho/2008 e quero deixar aqui um relato para ajudar quem está planejando uma viagem para esse lugar incrível. As fotos estão em http://lrafael.multiply.com/photos/album/26/Pq_Nacional_Serra_da_Capivara_PI_-_jul08 A cidade-base para conhecer o Parque Nacional da Serra da Capivara é São Raimundo Nonato, no sudeste do Piauí. Isso todo mundo já sabe. O que poucos sabem é que se pode trocar o "conforto" da cidade pela rusticidade dos vilarejos próximos à entrada Boqueirão da Pedra Furada (BPF) do parque, estando assim em contato constante com a natureza da região e a bem poucos quilômetros das serras e sítios arq…
Última resposta por rafael_santiago,