Trilhas em Goiás e Distrito Federal
Trilhas e Trekkings em Goiás e Distrito Federal: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas, travessias e trekkings em Goiás e Distrito Federal
47 tópicos neste fórum
-
- 3 respostas
- 3.9k visualizações
História: A Trilha dos Cânions está localizada na Vila de São Jorge, em Alto Paraíso de Goiás-GO, dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, local que foi criado em 1961 e conta com uma área total de aproximadamente 655 km². A visitação do Parque Nacional está restrita a uma pequena área dele e é dividida em três trilhas. Descrição: Apesar de ser uma trilha mais longa do que o Roteiro dos Saltos, o desnível entre a sede e as cachoeiras que encontramos no Roteiro dos Cânions é menor, tornando o acesso a esta trilha um pouco mais suave que sua vizinha de parque. Para conhecer as 03 atrações desta trilha, é necessário percorrer 14 quilometros em meio as belezas …
Última resposta por Li Rodrigues, -
- 0 respostas
- 2k visualizações
História: A Trilha dos Saltos está localizada na Vila de São Jorge, em Alto Paraíso de Goiás-GO, dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, local que foi criado em 1961 e conta com uma área total de aproximadamente 655 km². A visitação do Parque Nacional está restrita a uma pequena área dele e é dividida em três trilhas. Descrição: Da sede do Parque Nacional até o mirante onde podemos avistar os belos Saltos do Rio Preto, é necessário encarar uma trilha de 4,5 km com alguns trechos bem íngremes (apesar de mais curta, o desnível entre a sede e as cachoeiras é maior do que o que encontramos no Roteiro dos Cânions, tornando esta trilha mais cansativa que sua viz…
Última resposta por portaldascachoeiras, -
- 20 respostas
- 11.2k visualizações
Há alguns meses recebi uma mensagem do Peter Tofte, dizendo que se mudaria para Brasília e me convidando pra um trekking. Sempre fui fã dos relatos do Peter e gostei muito da ideia de caminhar ao lado de alguém que tenho como referência no trekking aqui no fórum. Lógico que aceitei a proposta no mesmo instante! Primeiramente pensamos em fazer a Travessia Leste na Chapada dos Veadeiros, mas devido ao tempo necessário para esta travessia, optamos por fazer algo menor. Sugeri a Travessia da Serra da Aranha, mais curta, mas por um terreno bastante irregular e sem água, ou a Travessia dos Pirineus, saindo de Cocalzinho de Goiás, passando pela Cidade de Pedra, Cachoeiras dos …
Última resposta por Lielto, -
- 8 respostas
- 3.1k visualizações
Tive o prazer de integrar um grupo do pessoal do ICMBio que está abrindo uma nova trilha dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. A ideia é criar uma alternativa para quem dispõe de dois dias e quer fazer uma caminhada mais radical. Já tinha combinado com o Renato aqui do Mochileiros uma trilha para o final de semana do dia 12 e 13, mas qual não foi minha surpresa quando ele me repassou o convite que o Fabio do ICMBio havia feito a ele. Aceitei sem pensar meia vez, apesar da previsão de chuva tenebrosa para o final de semana. A trilha tem 15 km no primerio dia e 8 Km no segundo, passa pelo Jardim de Maytrea e termina na base do Morro do Buracão. Saímos por vo…
Última resposta por heltonp, -
- 13 respostas
- 3.9k visualizações
Continuando com a exploração das serras do norte goiano, aproveitamos o final de semana da Páscoa para conhecer a Serra da Bulcaina, descrita na carta do IBGE como Serra do Cafundó, próxima ao Povoado de Taveira. Marcamos de nos encontrar em Taveira na sexta-feira às 14:00 horas. Pra variar, cheguei uma hora atrasado. Depois de nos cumprimentarmos, rumamos em direção à serra. Fomos em seis pessoas, Fábio, Andrea, Laerte, Teófilo, Peter e mim. Ao chegarmos à base da serra, conhecemos o Sr. Bonifácio e sua família, a Sra. Valéria e seus filhos Marcos e Poliana. Todos foram muito simpáticos e disseram que poderíamos ficar à vontade para caminharmos pela região. Estacionamo…
Última resposta por renato5129, -
- 5 respostas
- 5k visualizações
A Serra geral do Paranã se extende por aproximamente 200 km no sentido Norte-Sul, entre os municípios goianos de Alto Paraiso e Formosa. No entanto, no seu limite norte, a serra possui um trecho com orientação leste-oeste, limitado ao norte pelo vale do Moinho, e ao sul pelo vale do Rio Macacão. Foi este trecho leste-Oeste que percorremos no feriado de 2 a 4 de novembro deste ano de 2012. Na sexta, dia 2 , chegamos (Andrea, Fabio e Orlando) sem pressa em Alto Paraiso. Lá chegando fomos encontrar os outros participantes da caminhada, o Gunnar e o Arthur. Acabou que o Gunnar desistiu de caminhar, mas se ofereceu a nos deixar no início da caminhada, próximo ao ponto …
- 13 respostas
- 3.8k visualizações
Aproveitei o feriadão de 12/10 e voltei novamente para a Serra de São José, perto de Pirenópolis. Desta vez sem a grande companhia do Renato (ver o relato “Travessia dos Pirineus”, do Renato). Uma pena, porque ele é uma excelente companhia e grande conhecedor dos cerrados. Mas estava trabalhando no feriadão (juntando o primeiro milhão - de libras esterlinas!). É incrível como a cerca de 100 Km de Brasília podemos encontrar emas, siriemas, perdizes, macacos, teiús, tucanos e cobras. Cheguei na casa de Dona Valdecirene por volta de 14 horas da sexta. Isto economiza uns 15 Km desde Cocalzinho. Deixei o carro lá e iniciei a jornada debaixo de sol forte. Dona Conceiçã…
Última resposta por nelmarpg, -
- 0 respostas
- 3.3k visualizações
No último sábado, fomos eu e minha esposa fazer um trekking pelas trilhas do Jardim Botânico de Brasília. O local é muito aprazível, com trilhas bem marcadas no meio da mata, onde se encontram diversos tipos vegetação desde cerrado até mata de galeria, com nascentes, água pura, muitas aves e a possibilidade de avistar ainda alguns animais silvestres. As placas no local dizem que é habitat de lobo-guará, tamanduá-bandeira, onça parda, entre outros. Mas avistá-los é muito difícil, uma vez que o parque é bastante grande, e somente uma pequena área é aberta a visitação, mesmo assim vale a pena o passeio. Nas trilhas e estradas é possível além de cami…
Última resposta por nelmarpg, -
- 13 respostas
- 4.6k visualizações
Na última semana, tinha dois dias de folga e aproveitei pra matar a fissura de dormir no mato. Programei uma trilha na Serra da Aranha, a pouco mais de 50km daqui, pra conhecer e curtir um ponto mais selvagem do município de Niquelândia. Na terça-feira, 06 de junho, estava arrumando a mochila quando meu pai me indagou sobre o que iria fazer. Contei que iria pra uma trilha na quarta e retornaria na quinta-feira. No mesmo instante, ele se prontificou a me fazer companhia, indagando que fica receoso quando vou pra trilha sozinho e que queria ver o que tem de tão interessante em acampar em montanhas. Adorei a ideia de ter meu velho pai numa trilha comigo, e já peguei outra mo…
Última resposta por Rafitche, -
- 0 respostas
- 1.6k visualizações
Ola, bom dia. eis o meu relato de um dia de perrengue no sertão de Goias mais precisamente na cidade de Serranópolis, lugar este muito conhecido por suas pinturas rupestres, rochas e o Sitio Arqueológico Pousada das Araras. Bom, eu mais uma galera a um tempo atrás resolvemos acampar na cidade, saindo de Chapadão do Céu antes de Chegar na cidade se avista uma formação de arenito conhecido como Morro da Bandeira. No dia em que vi, logo pensei a gente tem que ir lá. mas daquela vez não foi possível. Então passado alguns meses depois, programei o ataque ao morro, como não encontrei parceiro para este desafio, convidei minha irmã caçula p ir comigo e pra minha s…
Última resposta por OVERAL, -
- 16 respostas
- 10.5k visualizações
Dando sequência no projeto de exploração das montanhas, cavernas e cachoeiras da região, parti pro trekking mais pesado até aqui, na Serra da Bocaina, no município de Niquelândia. Essa serra fica a uns 45km de Uruaçu, de onde temos uma ótima visão de sua “silhueta”, na qual se destaca um pico bem mais alto que os demais e bem mais agudo também. Ela se estende no sentido sul – nordeste e é cortada pela GO-237, rodovia que liga as cidades de Uruaçu e Niquelândia. A rodovia passa a uns 4 km do início da serra, depois segue pro norte e 20km adiante faz uma curva à leste atravessa a serra e segue sentido Niquelândia. É um local bem preservado, mesmo tendo todo seu entorno ocup…
Última resposta por gvogetta, -
- 1 resposta
- 3.4k visualizações
Para aqueles que ainda não conhecem a região, ou não se localizaram ainda, o Morro do Buracão, com cerca de 1550 metros de altitude, fica à esquerda da estrada entre Alto Paraiso e São Jorge, de frente ao parque nacional, na Chapada dos Veadeiros. Relato: Partimos (Fabio, Roberto Hochin, Teofilo) de Brasilia por volta das 09:00 de sábado, saindo em direção a Alto Paraiso de Goiás. O asfalto da GO-118 está bem melhor do que estava no começo do ano, então a viagem até a chapada foi tranquila e sem incidentes. De Alto Paraiso pegamos a estrada para São Jorge, parando no rancho do Seu Waldomiro por volta de meio dia. Estando lá, não resistimos: caimos mat…
- 6 respostas
- 6.1k visualizações
A Serra do Tamanduá fica a sudeste da cidade de Barro Alto, interior de Goiás, juntamente com a Serra Sete Ranchos e a Serra da Rapadura forma um complexo de bastante beleza, relevo suave e vegetação rasteira, um lugar ótimo para a prática de trekking. O complexo de serras é cortado pelas rodovias BR-080 e BR-414, tornando o acesso a qualquer uma deles bem facilitado. Após uma ida à Brasília, dia 25 de fevereiro e de dar uma olhada pela região, decidi que esse seria meu próximo destino. Encerrei meu expediente na última sexta-feira, 09 de março às 22:00 horas como de costume e, fui pra casa arrumar a mochila pra poder curtir o sábado no mato. Acordei às 04:00 horas, tomei…
- 18 respostas
- 5.5k visualizações
Iria ficar 7 dias de folga e comecei a planejar um trekking aqui em minha cidade. Uruaçu é uma cidade na região norte de Goiás cercada de serras num raio aproximado de 30 quilômetros. Apesar de não serem de altitude elevada, média de 1000m, são praticamente cobertas por campos rupestres e cerrado de altitude, vegetação rasteira, sendo propícia para prática de trekking. Há uns meses atrás, ao subir em um dos maiores picos aqui da Serra Dourada, chamado Pico do Riachão, observei que tinha uma cadeia de montanhas, que depois me falaram ser a Serra da Baronesa, que ligava este pico a outros picos altos, os quais tinha pretensão de subir, no sentido nordeste. Mesmo com um rel…
- 3 respostas
- 3.2k visualizações
Galera, em dezembro estive no Sertão Zen. Passei um perrengue mas ao final deu tudo certo. Vou contar aqui o perrengue, a parte legal postei no meu blog. http://tupitravel.blogspot.com/2011/02/sertao-zen.html Bem, me preparei para uma caminhada de 4 dias, iria até o Sertão Zen e desceria o Vale do Rio Macaco até chegar no complexo de cachoeiras do rio Macaquinho. Audacioso, não? E era mesmo, ainda mais porquê o faria sozinho. Como não poderia dividir peso com ninguém minha mochila, uma Crampon 77 da trilhas e rumos, ficou lotada, pesando 16,5 kg sem a água. É minha primeira mochila desse porte e eu não sabia o que eram quase 20 Kg nas costas. Até cogitei que seria mu…
Última resposta por Aplicativo, -
- 1 resposta
- 3k visualizações
Quando me mudei para Brasília em junho comecei a pesquisar trilhas na Chapada dos Veadeiros e logo vi que o Sertão Zen seria uma excelente opção. O problema é que a minha esposa não aguentaria a pernada, então eu precisaria de um final de semana em que ela não estivesse em Brasília. Passou todo o período da seca e pintou um trabalho para ela em São Paulo no final de semana do dia 15, em que a previsão de chuva de cara fez com que eu desistisse do plano orignal que seria acampar lá. Durante a semana entrei em contato com o Marcos (submarcos) aqui do Mochileiro e ele, muito solícito, me enviou um mapa da trilha (http://g.co/maps/wyjd4), já que eu não estava muito seguro po…
Última resposta por submarcos, -
- 1 resposta
- 7.8k visualizações
Local: Serra da Boa Vista, Chapada dos Veadeiros Município: Alto Paraíso de Goiás Estado: Goiás Contatos: Fazenda da Cachoeira do Segredo Data da visita: 08/10/2010 a 12/10/2010 Como chegamos: BR020-BR010 até Alto Paraíso-GO239 até São Jorge-GO239 por 11km até a entrada da fazenda da cachoeira do Segredo, mais 3km de acesso até o estacionamento da fazenda. O que visitamos: cachoeira do Segredo por baixo e por cima, Serra da Boa Vista,Cânion do alto da Boa Vista, Cânion dos Couros, Cataratas dos Couros. Mapa: Linha amarela marcada no Google Earth. Linha vermelha, realmente, o que caminhamos marcado pelo GPS. Saím…
Última resposta por thiagozuza,