Trilhas em Goiás e Distrito Federal
Trilhas e Trekkings em Goiás e Distrito Federal: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas, travessias e trekkings em Goiás e Distrito Federal
47 tópicos neste fórum
-
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 346 visualizações
Última resposta por Roberto Brandão, -
Trekking em Brasília 1 2 3
por jvictor- 27 respostas
- 20.4k visualizações
olá galera sou iniciante na pratica de trekking! Moro em brasilia e gostaria de saber por onde começar? quais os acessorios que precisoo? dicas e muito mais flw
Última resposta por Fellipesillvaoff, -
- 3 respostas
- 4.2k visualizações
Olá amigos mochileiros. Hoje vou compartilhar com vocês um relato sobre a travessia das 7 quedas da Chapada Dos Veadeiros com eventos que podem ajudar todos que quiserem realizar a travessia, ou estejam pensando em fazer a primeira trilha com camping. Todo mundo que ingressou nesse mundo de trekking passou por perrengues que acrescentou grande vivência e amadurecimento, conhecimento dos limites do corpo, aprendizados valiosíssimos que carrega-se para o resto da vida. Esse fim de semana eu e a Nanda realizamos a famosa travessia das 7 quedas pela segunda vez junto com quem nunca havia feito e com quem já fez, mas não adquiriu muita noção ainda. E essa experiência…
Última resposta por Isa SV, -
- 5 respostas
- 3k visualizações
Bivaque Minha mulher comprou um saco de bivaque na França, na tradicional Vieux Campeur, encomendado por mim. O Survival Bivy Lite da RAB é levíssimo, 200 gramas. Depois de 10 anos fazendo trekking resolvi testar o bivaque. A vantagem é que não levamos o peso da tenda. Meu menisco do joelho direito agradece. Assim resolvi desencanar um pouco desta questão de dormir num bivaque. O pessoal diz brincando que bivouac, origem da palavra bivaque, é um termo francês que significa sofrimento. Psicologicamente sempre achamos que estamos mais protegidos se temos a fina parede plástica de uma tenda entre nós e a natureza, quando dormimos. Proteção do frio, da chuva, dos …
Última resposta por Marcos Supertramp, -
- 30 respostas
- 16.3k visualizações
Olá pessoal, Pretendo ir pra Chapada em abril/2010 e fazer a travessia Leste, que sai de Alto Paraíso, passa pelo Sertão Zen e depois termina no complexo de cachoeiras Macacos/Macaquinhos. Alguém aqui já fez essa travessia e poderia me dar algumas dicas? Abraços e feliz 2010! Carlos Lessa
Última resposta por romulocampos, -
- 5 respostas
- 11.7k visualizações
Opa galera! Estou tentando coletar algumas dicas de lugares para fazer camping selvagem na região do Centro-Oeste, que não seja com tantas limitações assim, podem ajudar? Abraço povo!
Última resposta por Charles Araujo, -
Trilhas, Aventuras e Cachoeiras no Oeste Goiano – Municípios de Caiapônia e Piranhas
por Anderson Paz- 1 seguidor
- 3 respostas
- 9.1k visualizações
Período: 15 a 19/11/2017 (período chuvoso) Cidade-Base: Caiapônia/GO, a 550 km de Brasília e 335 km de Goiânia. Relato escrito pela companheira de viagem Maria Fernanda. Fiz só algumas pequenas adaptações. Dessa forma muitas vezes vai estar se referindo a mim na 3ª pessoa...hehehe Além dela o Raphael também integrou o grupo, na verdade foi ele o mentor da viagem em seu Uninho Mille. Dia 15/11, quarta: - Saída DF: 05h30 - Chegada Caiapônia: 13h30 - Estrada via Iporá em ótimo estado de conservação ao longo de todo o trajeto - Fomos direto às Cachoeiras Jalapa e Tobogã. No caminho de terra à direita avista-se ao longe …
Última resposta por Anderson Paz, -
- 0 respostas
- 653 visualizações
https://www.metrojornal.com.br/foco/2019/10/22/bombeiros-turistas-perdidos-chapada-dos-veadeiros.html É preciso muito cuidado ao tentar fazer trilhas (principalmente se a pessoa não conhecer direito o trajeto).
Última resposta por Rogerio K C, -
- 0 respostas
- 515 visualizações
Existe alguma empresa que organiza trekking aqui no DF? Se tiver me mandem o contato.
Última resposta por Michel Rodrigues Campelo, -
- 6 respostas
- 6.9k visualizações
Olá, pessoal! No feriado de 02 de novembro fui à Cidade de Goiás. Lá procurei um guia e o único que encontrei na cidade para ir a Serra Dourada foi o Zé Garcia. O cel dele é 62 - 9933-7916. O passeio custa 80 reais, ele leva e traz. A estrada pra lá é bem ruim, cheia de buracos (sai da GO-070 e entra próximo a Mossamedes, na GO-164). Parte do parque é reserva da UFG, subimos de carro até o portão de entrada. Essa subida não é aconselhável para carros baixos, no entanto fomos numa Brasília-76 que dá conta! À esquerda do portão da reserva, tem um pequeno caminho para a caverna dos morcegos. Já dentro da reserva tem uma casa onde fica um guarda, onde pagam…
Última resposta por Cleide Miranda, -
- 10 respostas
- 5k visualizações
Enfim, o meu primeiro trekking: a Travessia das Sete Quedas, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO). Há muito tempo que queria realizar essa travessia, mas acabamos adiando, adiando, até que dessa vez conseguimos! A ideia de fazer trekking é antiga e, ao longo dos últimos anos, fui comprando alguns equipamentos (sempre com a ajuda dos fóruns do Mochileiros), e fazendo trilhas curtas. Mas foi só no feriado de Corpus Christi que concretizamos essa experiência incrível. Nos dois dias de caminhada cruzamos paisagens belíssimas, tomamos banhos deliciosos nas águas do Rio Preto e uma noite perfeita na área de camping, que é super organizado e muito agradável. Apesar d…
Última resposta por Rafael H, -
- 1 resposta
- 902 visualizações
Olá, galera! Estou querendo realizar essa travessia, precisando de dicas sobre esse trajeto. Consultei algumas agências, mas estão cobrando muito caro pelo passeio, estou pensando em fazer por conta, só com um tracklog. Se alguém puder dar alguma dica.. Desde já Obrigado!
Última resposta por Cléria, -
- 0 respostas
- 1.3k visualizações
Olá pessoal! Meu nome é Vilmar Coelho, após muitas buscas não consegui encontrar um grupo de pessoas que gostem de Trekking. Então quem se interessa por esse tema por gentileza se manifeste. Sou apaixonado por treeking com pernoite em montanhas para apreciar a natureza. Contatos: Site: https://vilmarcoelho.com WhatsApp: 62992470363 Instagram: @vilmarcoelho Facebook: https://www.facebook.com/vilmar85
Última resposta por vilmarcoelho, -
- 0 respostas
- 1.1k visualizações
Olá viajantes e mochileiros desse meu país, se você quer conhecer, ou já conhece e quer muito voltar a Chapada dos Veadeiros GO, eu indico com 100% de certeza o grupo de viagens MD Tour, eles tem pacotes nos principais feriados, acredite ou não, TUDO INCLUSO, é isso mesmo meu povo, TUDO INCLUSO, desde o transporte saindo de Brasília, ida e volta, hospedagem, alimentação, passeios guiados e já pagos, até fotos em alta qualidade eles tem toda preocupação em registrar e te enviar tudo depois.... Caso alguém esteja pensando em ir a Chapada dos Veadeiros, de uma olhadinha nas opções.... Espero ter ajudado! Face: www.facebook.com/mdorganizacao Insta: /mdorganizacao …
Última resposta por Duarley Noronha, -
- 0 respostas
- 862 visualizações
Bom dia Estarei de férias em novembro e estou pensando em viajar para chapada do veadeiros, sei que nesse período pode chover, alguém já foi nessa época? Tenho 15 dias de férias e gostaria de juntar outro destino que seja viável fazer junto, alguma dica?😉
Última resposta por Karieli, -
- 1 resposta
- 782 visualizações
Será que essa agência Travessia (http://www.travessia.tur.br) é boa? Alguém já usou de seus serviços? Na região da Chapada dos Veadeiros será que existem outras opções boas? Valeu.
Última resposta por Ricardo Mendonça, -
Caminho de Cora Coralina : Nova opção de trilha em Goiás (quase 300km de percurso)
por lobo_solitário- 3 respostas
- 2.6k visualizações
Pra quem curte fazer trilhas (seja caminhando ou de bike), será inaugurado agora 20/04/2018 o Caminho de Cora Coralina em Goiás. Com um percurso de quase 300 quilômetros, o Caminho de Cora Coralina passa por oito cidades históricas, muitas delas da Região Turística do Ouro e dos Cristais, e por três unidades de conservação: os parques estaduais da Serra dos Pireneus, da Serra de Jaraguá e da Serra Dourada. As cidades são: Corumbá de Goiás, Pirenópolis, Cocalzinho, São Francisco de Goiás, Jaraguá, Itaguari, Itaberaí e cidade de Goiás, além de sete povoados que compõem esse roteiro. O percurso já foi todo sinalizado e a maior parte da rota será feita dentro das reservas, …
Última resposta por mralog, -
- 0 respostas
- 729 visualizações
Desativado
Última resposta por conta deletada, -
- 2 respostas
- 3.6k visualizações
Diz a velha Bíblia que “o coração dos homens faz os planos, mas a resposta certa vem da boca de Deus” Bem, estava eu tocando a vida em Curitiba, planejando comprar um lote em algum lugar da zona rural da região metropolitana quando por volta do final de julho recebi notícia de convocação de um concurso público prestado em 2012, e teria que me mudar pra Brasília. E assim aconteceu, um galego saiu do frio e chuva curitibana para o sol e secura intensos do planalto central. Cidade nova, começar tudo do zero, círculo social praticamente zerado. Ficava me questionando se haveria morros pra subir e acharia pessoas para fazer trilhas e me apresentar a região. Resolvi procura…
Última resposta por craquel, -
- 7 respostas
- 5k visualizações
No último dia 08 de novembro encontrei-me com um grande amigo que não via há mais de um ano, desde o trekking em Huayhuash, em setembro de 2013. Peter Tofte veio à Brasília a trabalho e resolvemos fazer uma trilha pra jogar um pouco de conversa fora. Peter sugeriu que repetíssemos a Travessia Sete Quedas no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, trilha que eu tinha percorrido em janeiro de 2013 e Peter em junho do mesmo ano. Como a travessia é meio curta sugeri que ligássemos a Travessia Sete Quedas à Travessia do Buracão, aumentando assim o percurso e sua dificuldade. O Fábio tinha me chamado pra fazer a Travessia do Buracão há alguns anos, mas como não pude ir tinha …
Última resposta por renato5129, -
- 25 respostas
- 10.9k visualizações
Com o propósito de permitir uma maior visitação dentro de algumas Unidades de Conservação, o ICMBio vem implementando políticas voltadas à atração e ao bem estar da população dentro dessas unidades, como a estruturação das mesmas, a sinalização das trilhas e o treinamento de profissionais. Ações bastante necessárias, afinal os Parques Nacionais foram criados para preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de ecoturismo. Na segunda-feira, 07 de janeiro, o Fábio me l…
Última resposta por Rafael -valorizar o Brasil, -
- 1 seguidor
- 22 respostas
- 17.2k visualizações
Aproveitamos a última semana para realizar uma pernada desejada há algum tempo, a Travessia das Cataratas dos Couros à Cachoeira do Segredo, na Chapada dos Veadeiros. Como Peter e eu iremos fazer o circuito de Huayhuash esse mês, a caminhada ainda serviu pra desenferrujar as articulações. A maior fonte de informação foi um relato aqui do mochileiros: travessia-segredo-a-cataratas-dos-couros-chapada-dos-veadeiros-45km-t48595.html e em conversas com um guia de São Jorge. Confesso que o relato superestimou tanto a distância, que não passa de uns 32km, como a dificuldade da travessia e que fomos preparados pra uma pernada bem mais complicada do que encontramos. Pra quem tem n…
Última resposta por Rafael -valorizar o Brasil, -
- 15 respostas
- 6.4k visualizações
EXPEDIÇÃO MULETA DO SACI Chapada dos Veadeiros / GO Travessia Sete Quedas - 23,5 km Saída: Portaria do Parque - São Jorge/GO Chegada: As margens da rodovia GO-239 - No pé do Morro do Buracão Integrantes: Bruno - 37 anos - Goiânia/GO Fabrício - 25 anos - Jundiaí/SP Gabriel - 28 anos - Sorocaba/SP mas mora em Querência/MT Maíra - 20 anos - Assis/SP mas mora em Franca/SP Eae galera, Há quatro meses, por meio e incentivo desse fórum, resolvi fazer um tópico para fazer uma travessia na Chapada dos Veadeiros. No começo não tinha nada definido, mas sabíamos que seria na Chapada. Os relatos do Renato e do Petter nos incentivaram muito e nos deram inf…
Última resposta por Claudio Fabrino, -
- 2 respostas
- 18.3k visualizações
História: Na região próxima a Formosa-GO, temos a microbacia do Rio Itiquira (palavra de origem tupi – y-tykyra – que significa água vertente, água em abundância, o minadouro). No curso deste rio existem várias quedas d’água com alturas variadas, a cachoeira do Indaiá com 15 metros de altura, a cachoeira Véu de noiva com 30 metros, algumas cachoeirinhas e o Salto de Itiquira com 168 metros de altura, uma das maiores cachoeiras da América Latina. A cachoeira do Indaiá recebeu este nome, devido a grande presença no local da palmeira de nome Indaiá, nome este, também dado à fazenda na qual está localizada. Devido a abundância de água no subsolo da localidade e a exploração c…
Última resposta por Shirley Oliveira, -
- 1 resposta
- 1.5k visualizações
Para quem tiver passando por Brasília, próximo ao município de Formosa GO, fica a dica de uma trilha que começa na cachoeira do indaiá, passando por outras duas cachoeiras até chegar o topo do salto do Itiquira, seguindo a trilha mais a diante você acaba chegando no parque do Itiquira, no parque se pode vê de perto a queda do salto do Itiquira de mais de 100 metros, fiz recentemente essa trilha recomendo mas sempre acompanhado de um guia.
Última resposta por LinharesXT, -
- 7 respostas
- 7.5k visualizações
Depois de ver os planos de ir pra Chapada dos Veadeiros com o Peter Tofte frustrados por ele já ter marcado uma trilha com o Edver no Pico Paraná e de não encontrar passagens num horário que me favorecesse para acompanhá-los nessa trip, resolvi aproveitar o fim de semana do feriado do dia 02/11 para fazer alguma trilha próxima. Escolhi uma caminhada que passasse pelas principais cachoeiras da região, seguindo o córrego da Matinha até a Cachoeira da Onça, de lá atravessar a extremidade norte da Serra Dourada, acampar próximo ao córrego da Pedra, descer das nascentes do Córrego Riachão até a Cachoeira do Zé Mineiro, local do 2º acampamento. De lá, descer aproximadamente 5k…
Última resposta por Rafael silva mesquita, -
- 4 respostas
- 3.3k visualizações
Devo agradecer principalmente ao Peter Tofte e ao Renato5129, pois seus relatos sobre essa travessia me ajudaram muito. Depois de algumas semanas de planejamento, juntei tudo que precisava (ou achei que precisava). Queria começar a caminhar cedo pra aproveitar bem o dia (sábado, 06/12), daí acordei antes das 4:00h da manhã e logo já estava na estrada. Cheguei em Cocalzinho de Goiás e ainda andei mais uns 5 km até um posto de combustível que tem na saída pra Brasília. Ali era o ponto de partida. Mochila nas costas, espírito pronto e lá foi eu!! Minha principal orientação era ir pra oeste, eram umas 7:00 da manhã. Logo no começo da trilha, passei pelo pasto …
Última resposta por raelmiranda, -
- 1 seguidor
- 15 respostas
- 5.9k visualizações
14 de fevereiro de 2014, 03:30h da manhã, o despertador toca e, como por um milagre, eu acordo bem humorado mesmo tendo deitado depois de meia noite. Um trekking consegue até acabar com minha preguiça em acordar cedo, ainda mais que estava a caminho da Travessia Leste, já desejada há algum tempo. Como não tínhamos 4 dias livres, tivemos que tirar o trecho Alto Paraíso – Moinho do nosso roteiro e iríamos fazer Alto Paraíso – Zertão Zen – Vale do Macacão – Santuário das Pedras (Macaquinhos). Ao ir escovar os dentes tive certeza que São Pedro estava de sacanagem comigo, depois de 20 dias de sol intenso, o barulho da chuva que começou na tarde anterior mostrava que ela evolui…
Última resposta por rafael_santiago, -
- 14 respostas
- 9.8k visualizações
1 Dia.. 06:00 - Acordamos na cidade eu, meu irmao e o VIP man (camping dos escoteiros) e fomos tomar um café da manha reforçado na Lanchonete Hibisco, da Clarice, que tem o melhor misto com ovo no pão de abóbora da vila e o melhor suco de açaí! Clááássico das trilhas esse café da manhã, compramos mais alguns mantimentos (gergelico hehehe) e fomos em direção ao parque nacional. 07:30 - Chegamos ao parque, que aparentemente estava fechado, mas logo avistamos um guarda que abriu a porteira pra gente. Como já tínhamos feito a reserva eu apenas me identifiquei, peguei o cartão de identificação do grupo e começamos a trilha nesse horário msm. 07:50 - A caminhada com…
Última resposta por JulianaFelix, -
- 17 respostas
- 10.8k visualizações
“Nada é eterno, exceto a mudança” Heraclitus, 500 AC Fui convidado para fazer esta trilha. Mais que prontamente aceitei. Divulgo esta excelente iniciativa do ICM Bio, sinal de mudanças que todos os trilheiros ansiavam. Os Parques Nacionais estão ficando mais abertos ao público, com a criação destas trilhas cuidadosamente planejadas e demarcadas. Dia 21/06 Saí as duas da tarde de Brasília. Pouco antes de São Jorge parei para tirar fotos do Jardim de Maytrea. Não sei o que é mais bonito, o nome do lugar ou o lugar. Os campos limpos com os morros e os buritizeiros em linha numa vereda fazem uma composição belíssima. Um casal de araras azuis passou voando enqu…
Última resposta por Ventho C. da Paz,