Travessia da Serra Fina
Relatos e troca de informações sobre a Travessia da Serra Fina, considerada por muitos montanhistas como a mais difícil do Brasil
50 tópicos neste fórum
-
- 9 respostas
- 8k visualizações
Oi pessoal. Esse é um relato da primeira travessia que eu fiz na Serra Fina planejando terminar em 4 dias, mas só fui completá-la em 6. Tudo começou depois daquela propaganda em cima da Pedra da Mina, já que medições feitas em 2000 a colocavam como 4º maior ponto do país (recentemente pelo Projeto Pontos Culminantes foram encontradas algumas medidas que fizeram a Pedra da Mina cair para 7ª posição, porém essas medidas não foram ratificadas pelo IBGE e com isso se manteve a 4ª posição da Pedra da Mina). Com o relato do Sérgio Beck em mãos iniciei pela Toca do Lobo e terminando no Sitio do Pierre (de oeste para leste). O álbum de fotos com alguns croquis e image…
Última resposta por Augusto, -
- 4 respostas
- 1.9k visualizações
Nós já tínhamos ouvido falar da Travessia da Serra Fina, mas não tínhamos ideia da beleza e das dificuldades dessa trilha. Tínhamos planejado fazer a trilha saindo da toca do lobo, dormindo a primeira noite no alto do Capim Amarelo, seguindo até a Pedra da Mina na 2ª noite e na 3ª noite dormindo no Pico dos três estados, terminando a Travessia no dia seguinte na Fazenda Engenho da Serra, mas como nada acontece como planejamos, tivemos que abortar a travessia na Pedra da Mina e descer pela rota de fuga conhecida como Paiolinho. A falta de água, o sol quente e a altitude acima dos 2.000m, na maior parte do tempo, contribuíram muito para o perrengue que passa…
Última resposta por Coxinha_vga, -
- 3 respostas
- 5.7k visualizações
Travessia Serra Fina – 3 dias Quem foi Fomos só eu, Cristiano Amaro, e meu irmão Atla Amaro. Os outros parceiros tiveram dificuldade em negociar folga, já que precisaríamos de alguns dias da semana livre. Planejamento e Preparativos Como essa travessia é considerada uma das mais difíceis do Brasil iniciamos o planejamento e os preparativos com bastante antecedência. Programamos nossa saída de Curitiba para o dia 10/05/13 (sexta) e retorno no dia 15/05/13, que acabou sendo antecipado em 01 dia (mais abaixo saberão por que). Uma das maiores dificuldades da Serra Fina é a escassez de água, de modo que planejamos que cada um levaria 5,5 litros do liquido precioso, …
Última resposta por maska, -
- 12 respostas
- 4.5k visualizações
Travessia da Serra Fina - Primeiro Dia Depois de muito tempo, consegui entrar em um grupo que poderia ir a Serra Fina sem ser no feriado e com isso fugir da grande quantidade de pessoas que ali vão nos feriados, principalmente o de corpus christ. Eu, Luci, Carlo, Marco, Tiago e Ricardo. Todos, menos o Tiago que iria no dia seguinte pelo Paiolinho na Pedra da Mina, saímos de Sampa às 23:30, via viação Cometa, para a cidade de Passa Quatro (MG) (R$45,00). A viagem é demorada porque o ônibus vem de pinga pinga por São José, Taubaté, Cruzeiro até chegar em Passa Quatro por volta das 3:40 am. Deu tempo de arrumar a mochila, colocar o peso para parte inferior dela, …
Última resposta por Raffa, -
- 1 seguidor
- 10 respostas
- 4.7k visualizações
[align=center]Travessia da Serra Fina, solo. Já fazia algum tempo que eu ouvia falar da Travessia da Serra Fina, considerada a “mais difícil do Brasil”, fiquei intrigado com esse “título” e resolvi conferir de perto. Após algumas pesquisas descobri que a Serra Fina, na verdade, é um lugar “badalado”. E que em feriados, verdadeiras procissões cruzam suas cristas. Além disso, vi pessoas reclamando que agências de turismo estavam monopolizando os pontos de camping, como? Contratando carregadores (sherpas) que corriam na frente e reservavam os melhores lugares. Diante disso, tinha que evitar feriados, mas como conseguir 4 dias livres fora de feriado? A oportunida…
Última resposta por Sandro, -
- 11 respostas
- 3.3k visualizações
Feriado que começou com a frustração da previsão de chuva pro Sudeste inteiro. O que sobrava era a vontade de fazer a tal da Serra Fina: se não fosse agora, dificilmente conseguiria fazer ainda em 2012, já que são 4 dias. Do grupo de 3-4 que aparentemente iam, 2 desistiram. E conforme a data ia chegando perto, eu ia ouvindo mais gente cancelando, e mais gente falando que ia estar feio, perigoso e complicado. Mas o problema é esse, quando eu quero muito uma coisa, por mais idiota que seja, perco a noção e vou atrás. E não foi diferente, fazer Serra Fina com chuva foi uma ideia totalmente de gente sem noção. COMEÇA O FERIADO Nada menos que 7 horas pra ir de São Paulo a…
Última resposta por Joel C.A, -
- 3 respostas
- 2.4k visualizações
Boa noite senhores, já que o sono não vem, vou aproveitar e mandar o relato de nossa ultima empreitada. 12/07- O amigo Jonas "mochileiros.com" me envia um e-mail falando de um projeto, o qual seria a subida da Pedra da Mina, essa já feita recentemente por ele + Morro do Tartarugão "17º maior montanha do Brasil", visto da Pedra da Mina e se possível o Cabeça de Touro, 19a. Jonas colheu algumas inf. sobre como seria da P.Mina p/ os picos citados. Tudo acertado partimos pra Passa Quatro. Nos encontramos em casa Sexta as 20:30 e partimos direto p Passa Quatro, fazendo apenas uma rápida parada para jantar, tendo em vista que todos estavam famintos pois estava vindo …
Última resposta por Otávio Luiz, -
- 0 respostas
- 922 visualizações
Dessa vez fomos nos aventurar na conhecida Travessia da Serra Fina, considerado um dos mais difíceis trekkings do Brasil. A escassez de água e a altitude acima dos 2.000m contribuem muito com a dificuldade, e dificilmente não passaríamos por um perrengue, já que, filmando levaríamos mais tempo, e 4 dias não seriam suficientes. Mas valeu muitíssimo a pena, o lugar é fantástico! Espero que gostem! Fizemos o vídeo em 2 episódios de 15 minutos cada. Segue abaixo os links. 1ºEpisódio 2º Episódio
Última resposta por Ecotrekker, -
- 0 respostas
- 805 visualizações
Nós já tínhamos ouvido falar da Travessia da Serra Fina, mas não tínhamos ideia da beleza e das dificuldades dessa trilha. Tínhamos planejado fazer a trilha saindo da toca do lobo, dormindo a primeira noite no alto do Capim Amarelo, seguindo até a Pedra da Mina na 2ª noite e na 3ª noite dormindo no Pico dos três estados, terminando a Travessia no dia seguinte na Fazenda Engenho da Serra, mas como nada acontece como planejamos, tivemos que abortar a travessia na Pedra da Mina e descer pela rota de fuga conhecida como Paiolinho. A falta de água, o sol quente e a altitude acima dos 2.000m, na maior parte do tempo, contribuíram muito para o perrengue que pass…
Última resposta por Ecotrekker, -
Travessia da Serra Fina – 4 dias da Toca do Lobo a Itamonte com corrida de Aventura 1 2
por Visitante- 12 respostas
- 5.8k visualizações
A travessia da Serra Fina sempre foi um desejo que a cada ano parecia mais e mais inalcançável, sempre que marcava uma data, me enchia de expectativa e ansiedade para por fim nos últimos dias, constatar que a previsão do tempo não era nada favorável. Porém, estava decidida que este ano eu faria a travessia, e não seria em feriado e nem com previsão ruim. Conversando com o Tiago que prontamente aceitou o convite, faltava apenas marcar a data e escolhemos a Quinta-feira pós feriado de 7 de Setembro. Data marcada para o dia 13/09, bastava convidar quem topasse a empreitada, que fosse capaz e não somente com vontade de realizar a trip, também deveria dispor de tempo já que i…
-
- 14 respostas
- 7.8k visualizações
SERRA FINA – A GRANDE TRAVESSIA ENTRE O INFERNO E O PARAÍSO. ..........Já é final de tarde quando dois homens de meia idade, quase que cambaleando, descem por uma crista de pedra rumo ao acampamento base da Pedra da Mina. Um branco e magrelo o outro barbudo e de chapéu. Os dois indivíduos lutam contra o vento que vez ou outra tenta jogá-los montanha a baixo. Estão molhados, com muito frio e tentam localizar o caminho se guiando por pequenos totens de pedras, mas a forte neblina e a chuva não os deixam enxergar um palmo à frente do nariz. Quem olha a cena vê logo que os dois sucumbirão ao mal tempo a qualquer momento, parece só questão de tempo. Der repente o magrelo …
Última resposta por DIVANEI, -
- 10 respostas
- 3.3k visualizações
Olá galera!! Espero que gostem do meu relato sobre a Travessia da Serra Fina! Pra quem duvida, ela é difícil sim. Não sei se é a mais difícil, mas ela é muito difícil!! PRÉ-TRAVESSIA A Travessia da Serra Fina é tachada por muitos, como sendo a mais difícil do Brasil. Ela fica localizada bem na divisa entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, fazendo parte da Serra da Mantiqueira. Apesar de estar localizada bem próxima ao Parque Nacional do Itatiaia, estas montanhas só foram exploradas em meados dos anos 50. Esta travessia também conta em seu roteiro com duas das dez maiores montanhas do Brasil, a Pedra da Mina (2.798m) e o Pico dos Três Estado…
Última resposta por Maicon SER, -
- 31 respostas
- 10.1k visualizações
Caros amigos. Resolvi compartilhar com vocês este "breve" relato da Travessia da Serra Fina, realizada pelo Grupo Camelos de Mochila em Julho de 2009. Trata-se de um Relato Fotográfico com 61 fotos e informações relevantes para aqueles que pretendem fazer a travessia da Serra Fina pela primeira vez e também uma fonte de recordações para todos aqueles que já estiveram por lá. Somos um grupo de amigos do Rio de Janeiro, apaixonados por Montanhismo e Cicloturismo e que de vez em quando se reúne pra fazer umas doideiras por aí. Visitem o nosso site e entrem em nossa comunidade: http://www.camelosdemochila.com camelosdemochila@yahoogrupos.com.br SERRA FINA A SERRA Q…
Última resposta por Alberto Monte, -
- 4 respostas
- 2.5k visualizações
Olá caros mochileiros . Vou fazer um relato despretencioso( não me considero um montanhista experiente para tal ) e pretensamente engraçado da minha empreitada na SF . Desde a ideia uterina , aqui no site ,ate o nascimento da criança , de cesarea e sem anestesia ... mas no final , filho é filho e todos ficam felizes !! Vamos por partes como diria Jack ... Me associei ao site aqui , tudo blz . Vi os relatos da SF e pensei : essa é cascuda , vou encarar ! Comecei a pesquisar , ler relatos , ver fotos e vídeos . E a vontade crescendo como tinha que ser ... Me assustava muito os relatos de frio , pois sou friorento . Mas a galera aqui do site me ajudou nas duvidas e …
Última resposta por pespis, -
- 18 respostas
- 3.5k visualizações
“Travessia Serra Fina” 21 a 24 de Abril de 2011 – Feriado de Páscoa. Após uns 3 meses de preparativos, desistências e confirmações para a travessia fechamos o grupo com 8 pessoas: Marcos (eu), Manoel, Ricardo, Rafael (Kino), Débora (SP), Gabriel, Vinicius e Fabrício (RJ). Eu e o Manoel chegamos à Passa Quatro-MG na noite de 20/04/2011 por volta das 21:20h. no horário previsto. A espera foi braba, até chegamos a pensar que a galera não iria mais, e cogitamos a possibilidade de irmos só nós dois. Mais depois de alguns telefonemas e troca de mensagens de texto, confirmamos que já estavam a caminho. Motivo do atraso foi o transito, por causa do feriadão o resto da ga…
Última resposta por Marcos R. S., -
- 16 respostas
- 2.3k visualizações
A travessia da Serra Fina dispensa apresentação de tão clássica que é. Em meados de março, ao olhar o calendário, pensei que o feriado de corpus Christi seria uma ótima data para realizar, ou melhor, tentar realizar essa fantástica travessia. Lancei o convite para os demais integrantes dos SL’s. Não demorou muito e a ala perrengueira dos Sem Limites aceitou de pronto. Vivi, Becheli, Wel, Bruno, Danilo, Neilor e um convidado especial o Mario, amigo carioca do Well, disseram que estavam nesta incursão. Foram dias e dias de muitos emails para organizar a travessia. Organizar em nosso dicionário não significa estudar relatos e fazer planos mirabolantes, mas apenas definir s…
Última resposta por Cris*Negrabela, -
- 20 respostas
- 4.5k visualizações
Segue abaixo um relato de horas de tensao durante 3 dias na Travessia da Serra Fina ! Uma história verdadeira envolvendo: barracas dizimadas , horas de uma marcha frenética pela via de escape, vendavais apocalipticos, montanhistas feridos, barrinhas de cereais e agencias de turismo mercenárias..... - Sim essa história (nao estória) realmente nos ocorreu nesse feriadao de 3 a 6 de junho. Foram momentos de tensao a partir do instante em que tivemos que pensar em escapar dali e nao mais continuar com o plano original de fazer essa incrivel travessia. Espero que esse relato possa conter detalhes interessantes que ajudem alguem a se programar para …
Última resposta por Pé de Breque, -
- 7 respostas
- 2.8k visualizações
“Salve Galera Mochileira” Demorou mais tah aew..rsrsrsrs Relato da Travessia da “Serra Fina” Realizada de 30 de Julho à 02 de agosto de 2009. Faz mais de um ano quando ouvi falar pela 1ª vez dessa travessia, para ser mais exato foi em junho de 2008 quando meu amigo Manoel, vulgo Mané, me ligou eu estava trampo, ele disse: “Vamos para Serra Fina, entra aew na Net e vê as fotos que você vai ficar loko pra ir também”. Pois bem, fui dar uma olhada pra ter uma noção de onde era e saber por que tanta euforia da parte dele. Realmente achei o lugar lindo e procurei saber mais como era a tal travessia, onde ficava e como era o esquema pra ir até lá. Depois de ter ma…
Última resposta por Marcos R. S., -
- 8 respostas
- 3.6k visualizações
Caros, Semana passada estava em Piracicaba, sem minha mulher nem meus filhos, que tinham saído de férias, quando olhei pra minha cargueira e resolvi fazer a travessia da Serra Fina na Mantiqueira. Já namorava essa travessia faz vários anos, mas nunca tinha calhado de dar certo fazer. Bom, em dois dias reuni o material de navegação necessário, chequei o equipo, passei no supermercado e pé na estrada. Já sabia que o verão não é a época recomendada pra essa trilha, por causa das tempestades que assolam toda Mantiqueira e que são ainda mais violentas acima dos 2.500 m de altitude. A previsão do tempo era de trovoadas esparsas o que achei de bom tamanho pra um janeiro... Pr…
Última resposta por Augusto, -
- 1 resposta
- 3.8k visualizações
SERRA FINA CAMINHANDO ENTRE GIGANTES Texto por Alan S. Kronemberg NA MANHÃ de uma quinta-feira, 27/09, Eleonardo Louvain e eu descíamos do ônibus em Passa Quatro, pequena cidade do sul de Minas, com 50 Kg de víveres e equipamentos nas costas. Tínhamos pela frente uma longa e difícil jornada: a travessia da Serra Fina. Após cruzarmos a pracinha local admirando ao longe as montanhas, nosso breve destino, chegamos à pousada São Rafael onde um quarto nos aguardava para algumas últimas horas de conforto. Era nosso plano partir no dia seguinte. O maciço da Serra Fina fica numa região isolada e de difícil acesso da Mantiqueira. Posto nos mapas pela primeira vez em 1923…
Última resposta por peter tofte,