Travessia da Serra Fina
Relatos e troca de informações sobre a Travessia da Serra Fina, considerada por muitos montanhistas como a mais difícil do Brasil
50 tópicos neste fórum
-
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 451 visualizações
PEQUENA INTRO Olá pessoal, como já dividi aqui com vocês algumas das minhas iniciações no montanhismo, desde as primeiras trilhas no Itatiaia, depois a Petrô X Tere e Marins Itaguaré, vou dar continuidade contando minha experiência na Serra Fina. É uma forma de analisar como subir pouco a pouco de dificuldade. Fizemos a Travessia da Serra Fina clássica em 4 dias/ 3 noites, nos dias 18 a 21 de junho de 2024. Perdoa que dessa vez não fiz muito breve não, o misto de sentimentos foi maior. E desculpa que as fotos subiram todas deitadas, ô desgraça! GUIA E CUSTOS Eu, Rafaela, NÃO FAÇO TREKKING SEM GUIA (pelo men…
Última resposta por rafa_con, -
- 4 respostas
- 3.6k visualizações
A TRAVESSIA DA SERRA LINDA - E FINA. Relato sobre a travessia da Serra Fina – MG, realizada por Julio Celestino Pedron Romani e Cristiano Cavanha. Dizem por aí que o nome Serra Fina foi inspirado nas estreitas cristas das montanhas que a compõe. Resolvi confirmar in loco e descobri outro significado: Fina, no dicionário, refere-se ao que expressa delicadeza; delicada; cortês; de excelente qualidade. Também contam que é a travessia mais difícil do Brasil. Se é não sei, não fiz todas e particularmente acho impossível comparação como esta quando o assunto é natureza e montanha. Mas que é difícil, isto é. Após ler um dos livros sobre as conquistas…
Última resposta por Onacir Bueno, -
- 1 seguidor
- 5 respostas
- 2.3k visualizações
E m caminhadas anteriores pela Serra Fina (SF), ralando pelo Paiolinho ou suando pela Toca do Lobo, com frequência vinha à mente uma ideia meio masoquista, e visionária: por que não fazer uma caminhada que somasse a tradicional travessia Toca do Lobo/Sitio do Pierre com ataques aos Picos de maior destaque no entorno? Seria uma forma de ver essas montanhas de ângulos diferentes... Conhecer mais da SF, deixar pegadas em sítios históricos, observar a geologia e a vegetação em pontos menos afeitos à maioria dos caminhantes... Ou seja: uma chance de se arrastar a montanhas menos frequentadas, mais ermas e não menos belas que as da rota tradicional. T…
Última resposta por Duda Furtado, -
- 7 respostas
- 4.6k visualizações
Até os 60 anos fiz muitos trekkings de um dia . As chapadas, itaimbézinho e outras. Decidi que após os 6a nos, eu faria uma travessia ou um trekking mais encorpado. Completando 7 trekkings até os 66 anos. Aos 60 anos (2015), passei meu aniversario na tríplice fronteira - Monte Roraima. Até os 62 (2016/2017) fiz a trilha do ouro a partir de sjbarreiro e também o Vale do Pati. Sempre estive de olho na Serra fina - mas muito intimidado - a idade já é um limitante, claro, para quem não é atleta. Agora em Abril (2018), completando 63 , enfrentei este desafio. Contratei um guia - Pedro Pereira - (recomendo) preparei a tralha e receoso, (Não gosto de arr…
Última resposta por MatteoMuniz, -
- 1 resposta
- 1.4k visualizações
Bom dia pessoal ! Estamos indo para serra fina dia 16 de março de 2020! Se alguém conseguir ajustar as datas pra ir junto seria legal, por enquanto vamos em três pessoas, eu e minha namorada e mais um amigo nosso! Faremos no formato clássico de 4 dias, podemos nos encontrar em Passa Quatro-MG. Se alguém quiser embarcar conosco nessa aventura, será muito bem vindo!! Meu número é 45 99961-3741 Mayki 🙏
Última resposta por NoSil, -
- 10 respostas
- 3.8k visualizações
Em julho de 2.019, realizamos bate/volta nos 3 Picos mais importantes da Serra Fina (Mina, Capim Amarelo, 3 estados) A NOVELA: PEDRA DA MINA Para muitos o bate/volta na Pedra da Mina é um dos trekkings mais difíceis de se fazer em um dia, devido a quantidade de subidas e descidas fortes, tem dois lugares complicado, até pelos nomes já dá para preocupar: o "Deus me livre" e o "Misericórdia". Sem contar os relatos de pessoas que se perderam e tiveram que ser resgatados pelo corpo de bombeiros.Diante disso, esse trekking me consumiu muito tempo e estudo (coisa que geralmente não faço). Apesar de se preparar adequadamente, ainda assim, se perdemos justamente no in…
Última resposta por rodrigovdesouza, -
- 0 respostas
- 889 visualizações
Bom dia pessoal ! Estamos indo para serra fina dia 16 de março de 2020! Se alguém conseguir ajustar as datas pra ir junto seria legal, por enquanto vamos em três pessoas, eu e minha namorada e mais um amigo nosso! Faremos no formato clássico de 4 dias, podemos nos encontrar em Passa Quatro-MG. Se alguém quiser embarcar conosco nessa aventura, será muito bem vindo!! Meu número é 45 99961-3741 Mayki 🙏
Última resposta por Mayki Pole, -
- 15 respostas
- 16.2k visualizações
A Travessia Serra Fina é uma das travessias de montanha mais famosas e belas do Brasil, a travessia oferece um visual (se o tempo colaborar) maravilhoso sobre o tal famoso mar de nuvens e ela passa por mais de 20 cumes com mais de 2.000 m de altitude acima do nível do mar. Elaboramos um tutorial completo com todas as informações para você que deseja fazer essa linda travessia, veja abaixo todas informações, verdades, dicas e logística para fazer a Travessia Serra Fina em 4, 3, 2 ou em apenas 1 dia com a família do Cocô no Mato. Curta nossa página no https://www.facebook.com/coconomatooficial?ref=ts&fref=ts e veja a matéria na integra http://www.cocono…
Última resposta por SalgadoSJC, -
- 2 respostas
- 1.1k visualizações
OI Galera !! Deixo aqui a dica da Serra Fina para fazer em 3 dias, sem ajudas de carregadores. Fica a dica que é primordial um guia ou saber usar o GPS. A tilha depois do Capim Amarelo não é demarcada, principalmente no Vale do Ruá e na base da Pedra da Minha (ultimo ponto de água). Galerinha, preparem-se fisicamente, a primeira parte do capim amarelo é bastante puxado. Levem certa de 4 litros de água. Quaisquer coisas entrem em contato .... já fui 3 vezes galera !!
Última resposta por Nelsinho Mendes, -
- 0 respostas
- 875 visualizações
Travessia da Serra Fina em 3 dias – Achados e Malucos A ideia nasceu de um infortúnio feliz, vicejou nos longos meses entre uma temporada de montanha e outra, floresceu sob as incertezas do clima do início de abril 2019 e frutificou nos passos de 18 montanhistas que se tornaram amigos, ao longo de 3 dias e duas noites na Serra Fina. Explico a aparente contradição no início acima: dois jovens montanhistas, durante uma tentativa de travessia solo da SF em 2018, sob más condições visuais e climáticas, perderam a curva à esquerda, onde se deixa o Cupim de Boi e se desce para o bosque ao pé do Três Estados e desceram para o colo entre esse o Cabeça de To…
Última resposta por RogerioAlexandre, -
- 7 respostas
- 3k visualizações
O Início da travessia foi feito na Toca do Lobo, no município de Passa Quatro - MG. Chegamos até a toca com o transfer do Hostel Serra Fina (35) 997203939 feito pelo guia Cristiano (35) 991910372, recomendo ambos pela humildade e hospitalidade sem igual. Começamos a caminhada 8h da manhã e chegamos no Alto do Capim Amarelo por volta do meio dia. Vou falar uma coisa para vocês, essa é definitivamente a pior parte da travessia. Um aclive muito grande, um capim infernal, e todo o peso da mochila. Você pode pegar a sua água já na toca, ou então 1h a frente em um lugar chamado quartzito, onde existe uma água amarelada que não faz mal nenhum para a saúde, pode ser b…
Última resposta por Eduardowck, -
- 3 respostas
- 2k visualizações
Travessia da Serra Fina Full em 3 dias. Subimos, de ataque, aos cumes das montanhas próximas. Relato com fotos e tempos gastos, para ajudar quem quiser a fazer a pernada! Abraço! Travessia da Serra Fina Full - 3 dias.pdf
Última resposta por RogerioAlexandre, -
- 0 respostas
- 1.2k visualizações
Olá Pessoal, encontrei esse artigo no site do Alta Montanha e acho que vai ajudar muita gente a encontrar o equipamento certo para fazer a travessia sem se dar mal, segue o link do artigo e o vídeo abaixo: http://altamontanha.com/guia-completo-de-equipamentos-travessia-da-serra-fina/
Última resposta por Renato Santini, -
- 1 seguidor
- 2 respostas
- 3.1k visualizações
Olá Mochileiros, como vão? Espero que bem, aqui estou eu novamente escrevendo meu segundo relato do ano de 2018. Ano passado fizemos a travessia da Serra Fina em 17h, se quiserem ler o relato segue o link: O propósito para esse ano seria fazê-la em 2 dias para podermos aproveitar mais a montanha e o companheirismo da turma. Como de costume, o Nandão plantou a ideia de fazer a travessia em 2 dias e nós aceitamos de cara. Nosso parceiro Breno deu ideia de fazermos a travessia ao contrário, pois assim passaríamos no Vale do Ruah à tarde e não de madrugada. Escolhemos uma data que fosse melhor para todos e reunimos a turma. Aquele medo de fazer a Serra fina já nã…
Última resposta por E.Samuel, -
- 0 respostas
- 640 visualizações
Bom dia, Estarei saindo do Rio de Janeiro no sábado (bem cedo), rumo a itamonte para subir o pico dos três estados com mais uma amiga. O plano é subir no sábado, pernoitar lá em cima e após o nascer do sol, descer no domingo. Alguém afim de embarcar nessa aventura?
Última resposta por Philipelopes, -
- 0 respostas
- 3k visualizações
A Viagem – Resumo, equipamentos, alimentação, dicas, etc O Trekking da Serra Fina tem como uma de suas características a pouca oferta de água durante o percurso, então é normal você reabastecer sempre com 5 L em média. Isto posto, sabíamos que deveríamos levar uma mochila leve, mas sem descuidar ou ignorar nenhum equipamento de segurança e proteção contra o fio ou intempéries. Seguimos algumas filosofias do “Lightweight Trekking” e conseguimos fechar as mochilas com cerca de 11,5 kg (sem a água). Bem, saímos do Recife as 6:00 am do dia 29/08/17 em um voo da Gol. Chegamos em Guarulhos às 9:30, onde o Taxista Amaury estava nos aguardando para nos levar até Passa …
Última resposta por Igor B Santos, -
- 1 resposta
- 2k visualizações
E m caminhadas anteriores pela Serra Fina (SF), ralando pelo Paiolinho ou suando pela Toca do Lobo, com frequência vinha à mente uma ideia meio masoquista, e visionária: por que não fazer uma caminhada que somasse a tradicional travessia Toca do Lobo/Sitio do Pierre com ataques aos Picos de maior destaque no entorno? Seria uma forma de ver essas montanhas de ângulos diferentes... Conhecer mais da SF, deixar pegadas em sítios históricos, observar a geologia e a vegetação em pontos menos afeitos à maioria dos caminhantes... Ou seja: uma chance de se arrastar a montanhas menos frequentadas, mais ermas e não menos belas que as da rota tradicional. T…
Última resposta por RoVosOliveira, -
- 22 respostas
- 13.9k visualizações
Este é um relato detalhado dessa trip que chegou ao topo da Pedra da Mina cruzando a Serra Fina de sul a norte. Iniciamos a caminhada em Queluz/SP, seguindo pela margem do Rio Claro até chegar próximo à sua nascente, que é a base da Pedra da Mina, para depois descer do outro lado pela Trilha do Paiolinho. Iniciamos no dia 24/07 (Quinta-feira) e levamos 4 dias para chegar no topo e depois mais 2 dias para retornar à São Paulo. Estávamos em 4, mas logo no segundo dia tivemos uma baixa. As fotos estão no Flickr:. # Preparativos Tudo começou em 2007. Na época o Carlos Lessa, mais conhecido com Cela (montanhista do UNICERJ) enviou e-mails para mim e par…
Última resposta por Guilherme Guigo, -
- 1 resposta
- 4.8k visualizações
RELATO TRAVESSIA SERRA FINA: No feriado do dia sete de setembro/17 eu criei coragem para realizar este desafio - A Travessia da Serra Fina trilha no Sudeste do Brasil uma travessia cobiçadas e que tbm e considerada uma das mais difíceis do Brasil. Localizada na tríplice divisa de SP/RJ/MG. Começa pelo Pico do Capim Amarelo (2570 m) e passa por diversos picos acima dos 2000 m de altitude e em duas das dez mais altas montanhas do Brasil: Pedra da Mina (4° 2798 m) e Pico dos 3 Estados (10° 2665 m). Estava com um grupo de 14 pessoas do Trilhas&Passeios ❤️❤️❤️. Começamos a Travessia da Serra fina, dia 07/09, às 5h30 pela toca do Lobo, tds os integrantes pegaram …
Última resposta por Miria.Ctba, -
- 3 respostas
- 2.7k visualizações
Álbum com todas as fotos da travessia estão em: https://goo.gl/photos/nfzuWXFzDoqd68vh8 Travessia realizada entre dias 29/07 a 01/08/17. - Introdução - No geral, quem faz a travessia da Serra fina pela 1º vez, logo se encanta com a beleza do lugar e também sente na pele a fama da travessia estar entre as mais dificeis do Brasil. O que ela tem de dificil, tem de recompensas, o que faz que muitos retornem. Já tendo feito outras 2 vezes no sentido tradicional, agora era hora de experimentar a travessia no sentido contrário, que dizem ser mais dificil, mas que oferece outras experiências, pespectivas e visuais diferenciados. E mais perrengues, obv…
Última resposta por Renato37, -
- 8 respostas
- 5.8k visualizações
Bem, sei que há trocentos relatos sobre essa clássica travessia, então aqui vai mais um.... Álbum, com todas as fotos da travessia estão em: https://photos.app.goo.gl/gh3c4PJaBMSHoF887 Travessia realizada entre dias 12 a 15/06/2014. Eram 3:55h da manhã de uma fria madrugada de quinta-feira qdo saltei do ônibus na minúscula e pacata rodoviária de Passa Quatro (MG), que mais parecia um galpão qualquer. Após pegar meu chum...ops, cargueira do bagageiro do busão, Vivi, Marcão e alguns amigos do Sandro já se encontravam no local a minha espera e dos demais. Michel também já estava no local, mas só foi aparecer meia hora depois, pois se…
Última resposta por Renato37, -
- 1 seguidor
- 139 respostas
- 58.5k visualizações
Pessoal, Estive fazendo a travessia da Serra Fina nesse fim de semana, e resolvi deixar algumas dicas, como todos os sites por ai trazem o caminho detalhado, eu prefiro dar algumas dicas e sugestões que não aparecem neles. Dia 1 Tínhamos decididos fazer a travessia em 3 dias saímos em 5 pessoas bem preparadas, e conhecemos mais uma amigo que se juntou a nós no caminho, partindo de Passa Quatro subimos de carro até a já conhecida Fazenda Toca do Lobo. Se você preferir subir de taxi sai por uns R$ 60,00 (4P4 com Eliana (35). 3374263 e 3371.3937, os taxistas Schmidt e Bonifácio fone (35)3371.2013 ) o carro pode ser deixado dentro da fazenda sem problemas somente fa…
Última resposta por Rafael Frois, -
- 2 seguidores
- 4 respostas
- 8.4k visualizações
Olá Mochileiros, estou aqui escrevendo mais um relato da nossa aventura desse sábado dia 24-06-2017, dessa vez foi a famosa Travessia da Serra Fina. Antes da chegada da nossa tão aguardada travessia da serra fina, estávamos todos ansiosos pela data do dia 24-06-2017, Treinávamos toda semana - cada um fazendo seu treino particular e postando no grupo do WhatsApp para incentivar o outro. Anteriormente fizemos a travessia Marins x Itaguaré, como podem ler nesse link: travessia-marins-itaguare-1-dia-otimo-treino-para-serra-fina-t143519.html. Apesar de estarmos treinando firme e fazendo todos os planos, o "medo" da serra fina incomodava alguns do grupo. Às vezes eu me pe…
Última resposta por Rafael Frois, -
- 2 respostas
- 1.4k visualizações
Saudações Guerreiros! Segue resumo da nossa Travessia da Serra Fina 2016. Realizada em 4 Dias (Clássico), Partindo da Toca do Lobo até o Maracanã, Maracanã x Pedra Mina, Pedra Mina x 3 Estados, e sítio do Pierre. Foi Perrengue, mais contemplamos um visual irado. MONTANHA!
Última resposta por Bravo Expedições, -
- 0 respostas
- 1.5k visualizações
Salve! Postando mais um relato, vamos ver se esse sai melhor que o anterior! Meu último relato de viagem foi sobre a Praia do Bonete em Ilhabela, e foi lá que eu conheci o Wagner, o cara que me chamou pra essa trip. Dessa vez ele me chamou pra algo "um pouco" mais pesado que a Trilha do Bonete... Serra Fina. Invertida. Beleza né, vamos nessa, já que eu gosto de me ferrar e sabia que nessa seria o auge da minha ferração. Pra quem não conhece a Serra Fina, ela fica localizada na Serra da Mantiqueira, divisa de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e tem várias montanhas acima dos 2000 metros, incluindo a Pedra da Mina, a maior montanha de SP, …
Última resposta por Spagnuolo, -
- 0 respostas
- 2.1k visualizações
Travessia da Serra Fina em 3 dias De 16/112015 à 18/11/2015 Inicio: Toca do Lobo em Passa Quatro/MG Final: Garganta do Registro em Itamonte/MG Percursso: 30km Uma clássica travessia de montanha, a Serra Fina é considerada uma das travessias mais duras e difíceis do Brasil. Situada no coração da Serra da Mantiqueira, constitui alguns dos picos com mais de 2.000 metros de altitude, dentre alguns, o Alto do Capim Amarelo, Pedra da Mina e Pico dos Três Estados, este, marco da divisa entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Geralmente percorrida em quatro dias, exige do montanhista um bom preparo físico, uma boa noção de navegação e logística (no…
Última resposta por anderstain, -
- 12 respostas
- 4.1k visualizações
Galera, quero deixar registrado minha experiência na tentativa de realizar a travessia da Serra Fina no feriado de Páscoa de 2013 sozinho, espero que sirva como uma orientação para quem não fez e desperte saudades em quem já realizou essa travessia. Peguei meu carro numa quarta-feira de noite e segui sentido Rio na Dutra, uma parada em São Jose dos Campos na casa da minha irmã para dar um abraço e estrada novamente, cheguei em Passa Quatro às 3:00 da manhã, encostei a caranga num Posto de gasolina que estava aberto e pedi informações ao frentista de como chegar na Toca Lobo, onde começaria então minha caminhada. O mesmo não sabia me informar muito mas naquele horário,…
Última resposta por wesleisan, -
- 6 respostas
- 2.6k visualizações
Este é meu primeiro relato. Não tenho o costume de escrever sobre minhas trilhas, mas esta é uma aventura que merece ser contada, que deve ser compartilhada com as pessoas que gostam de trilha, para que possam ter ideia de quanto é bela e desafiadora fazer esta travessia. Saindo de Sampa Combinamos de nos encontrar na estação da Barra Funda por volta das 22:30, na quarta feira que antecedia o feriado de Corpus Christi. Encontrei com o Adilson na estação de Santo André e de lá partimos para Barra Funda. Para variar, fomos um dos primeiros a chegar, logo em Seguida chegou o Daniel, e depois foi chegando o resto da galera. De um grupo de 15 pessoas eu conhecia apenas o …
Última resposta por valves, -
- 4 respostas
- 4k visualizações
Fonte: http://coconomato.com.br/travessia-da-serra-fina-em-1-dia/ Como uma pessoa pode mudar em apenas um dia? Fazer uma travessia dessa em um dia indo ao seu limite extremo, faz você se conhecer melhor, fortalece seu psicológico e faz com que você dê muito mais valor pelas coisas que tem. Cada vez que vou para uma trilha eu volto mais simples, mais desapegado de todas as mentiras hipócritas dessa sociedade e com certeza cada vez mais apaixonado pela vida que tenho. Essa é a melhor forma de se conhecer, de evoluir seu espírito. Travessia da Serra Fina em 1 dia – A idéia e os preparativos No último ano fomos para Serra Fina duas vezes, uma abortamos…
Última resposta por Pedro_alexandre_sp, -
- 0 respostas
- 1.6k visualizações
fotos Videos
Última resposta por Trilheiro nomade,